Marketing de Guerrilha: entenda o que é e os principais cases

Para que uma marca tenha sucesso em suas atividades é necessário estar atento a todas as estratégias disponíveis no mercado, com destaque para aquelas que estejam alinhadas às ações da companhia. Em relação a isso entra em evidência o marketing de guerrilha.

Uma ação do mercado criada para estabelecer uma imagem diferenciada para uma companhia, adotando práticas que consigam destacar não só os atributos oferecidos por um produto ou serviço, mas também características que estejam associadas ao perfil da marca.

Tudo com o propósito de se obter uma atenção diferenciada por parte do seu público almejado. Uma ação necessária diante de um mercado cada vez mais competitivo que se encontra nos dias atuais, onde diferentes companhias disputam o interesse da audiência.

Ação essa que ocorre também no meio industrial, onde uma empresa de elevadores de carga, de grande valor para o meio fabril, precisa destacar os seus serviços de forma diferenciada, para superar a possível atenção recebida por seus concorrentes.

Nesse sentido, a presença dos canais digitais é um dos grandes responsáveis por essas mudanças que vêm ocorrendo no setor comercial. Estabelecendo assim uma realidade no qual a relação entre as empresas e o público apresenta-se cada vez mais íntima.

Tal como ocorre com as redes sociais, plataformas em pleno nível de crescimento que oferecem um canal de comunicação tanto para os clientes como para as empresas. Ambos podendo interagir entre si através de um mesmo tipo de programa.

Se por um lado isso se mostra positivo, é importante estar atento que essas vantagens acabam sendo direcionadas a todo tipo de empreendedor que esteja presente na internet, desde um fornecedor de barras e perfis de alumínio até um negócio de pequeno porte.

Todos esses sendo empreendimentos que buscam a atenção dos usuários para alcançarem de maneira mais rápida os seus objetivos no mercado. Sendo necessário adotar estratégias únicas para que essa atenção do consumidor possa ser não só conquistada, como mantida.

Para isso, uma estratégia em particular acaba recebendo uma atenção diferenciada, que é o chamado marketing de guerrilha. Uma ação cujo prêmio a ser conquistado em um ambiente de batalha é a consideração de um público em relação a uma marca.

O diferencial do Marketing de Guerrilha

Muitas são as estratégias que devem ser consideradas para que uma empresa alcance os melhores resultados possíveis dentro do mercado. Tal como o marketing digital, o marketing de relacionamento, além de outras possibilidades a serem analisadas.

Tudo de acordo com a área de atuação de uma companhia, o seu perfil de público, além de outras características que podem estar associadas aos métodos de ação de uma empresa. Sendo preciso alinhar uma empresa à sua audiência para que ela tenha sucesso.

Facilitando para que um possível cliente busque na internet sobre onde comprar madeira para telhado e encontre um número amplo de companhias que trabalham com esse tipo de fornecimento, e assim aumentando as chances de vendas dessa área.

No entanto, como destacado no exemplo acima, é comum que esse usuário acabe sendo exposto a um número extenso de possibilidades, com o contato de diferentes empresas que possam ser contratadas para oferecer ao público tal tipo de mercadoria.

Sendo esse um dos sinais que apontam para o mercado de competição profunda que é possível se encontrar atualmente, com o auxílio trazido pelos canais digitais. Um cenário no qual é necessário adotar estratégias otimizadas para se ter sucesso no mercado atual.

Contando então com a opção de práticas que atuam exatamente nessa conquista de atenção por parte do público, destacando-se o chamado marketing de guerrilha. Uma estratégia que age de forma direta, assim como um plano real de batalha.

Até porque a origem dessa tática teve origem justamente em um cenário de confronto bélico, da mesma forma que o computador foi desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial e hoje possui outra função.

Contudo, as origens do marketing de guerrilha estão associadas a outro confronto histórico, a Guerra do Vietnã, evento que é considerado uma das grandes perdas do exército americano dentro da história.

Nessa batalha os EUA acabaram sendo expulsos do Vietnã, após baixas consecutivas contra o exército dos vietcongues. Povo esse que venceu um embate duro contra o poderio bélico americano, e mesmo assim saiu vitorioso, tudo por meio de estratégias otimizadas.

Seja por conhecer melhor o terreno, além de outras ações inspiradas por um planejamento mais criativo. Inspirado nessa ideia, o publicitário americano Jay Conrad Levinson desenvolveu a base desse modelo comercial taxado como marketing de guerrilha.

Um conjunto de ideais cujo foco está na adoção de estratégias criativas, capazes de surpreender o seu inimigo, facilitando o alcance do prêmio a ser disputado nessa batalha. O inimigo sendo seus concorrentes e o prêmio a intenção de compra de um grupo específico.

Modelo comercial que se destaca justamente por causa dos benefícios diferenciados que costumam estar associados a uma estratégia de perfil otimizado. 

Podendo beneficiar diversos setores, até mesmo empresas focadas na elaboração de projeto de terraplenagem ou empresas de materiais de construção, sendo possível obter uma abordagem mais efetiva ao público.  

Vantagens que destacam o marketing de guerrilha

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing costuma estar alinhado a características disponíveis na sociedade, com o surgimento de novas ações estando associado ao processo de constante modificações do mercado como um todo.

Hoje o acesso a serviços como até mesmo a execução e manutenção de jardins podem ser facilmente encontrados nos meios digitais e isso acaba trazendo diversos benefícios, mas também desafios, sendo preciso saber como se adaptar a esse campo competitivo.

O marketing de guerrilha surge então como uma solução de destaque, por meio de ações diferenciadas que garantam a atenção de um consumidor para uma empresa em específico, aumentando assim as possibilidades de sucesso para essa companhia em particular.

Levando assim a um número amplo de benefícios no mercado, entre eles:

  • Maior engajamento com a marca;
  • Melhor reconhecimento no mercado;
  • Destaque no cenário digital;
  • Resultado otimizado em vendas.

Vantagens essas que permitem com que uma empresa possa alcançar os melhores resultados possíveis, tudo de acordo com a maneira em que os seus produtos, serviços e ações são visualizados pelo seu público de interesse.

Sendo essa a razão dessa estratégia de guerrilha estar sendo tão adotada no cenário atual, no qual um cliente pode olhar para outras questões além do custo de elevador para deficiente, por exemplo, mas também pelo destaque de tal marca em relação ao mercado.

E os efeitos do marketing de guerrilha de fato podem ser observados por todo o mercado comercial, com diferentes companhias de setores distintos adotando essa estratégia para alcançar uma atenção de destaque em relação aos seus respectivos públicos.

Tanto no ambiente físico como no digital, já que quando bem aplicada é muito comum que essas ações passem a viralizar nas redes, ou seja, sejam compartilhadas por diferentes perfis na internet, com um incentivo ou não por parte dessa marca em particular.

Casos de sucesso

Para entender melhor o sucesso capaz de ser obtido via marketing de guerrilha é indicado não só falar sobre essa estratégia, mas de fato apresentar exemplos de companhias que tiveram uma boa performance ao desenvolverem ações do tipo.

Entre alguns casos de destaque é pertinente citar algum como:

Máquina da Felicidade da Coca-Cola

Para se ter acesso rápido a uma lata de refrigerante, as máquinas de vendas se destacam como uma opção de destaque. E foi esse o conceito trabalhado pela Coca-Cola com as Máquinas da Felicidade.

Uma ação na qual ao comprar uma lata de Coca-Cola esse consumidor era surpreendido com algum tipo de produto, associando então o refrigerante a uma porta para a sua felicidade.

Prisão ao ar livre

Para divulgar a 3ª temporada da série Orange is the New Black, a Netflix realizou uma ação de guerrilha, pintando a fachada de um prédio para simular um presídio, colocando uma série de figurantes para circular na área com um uniforme laranja igual ao usado na série.

Uma ação de sucesso, mas como tudo que envolve uma intervenção na cidade é preciso contar com a permissão dos órgãos locais, assim como uma obra necessita muitas vezes de um licenciamento ambiental simplificado.

National Geographic

É comum na TV americana um evento anual conhecido como a Shark Week, a Semana do Tubarão, com a exibição de programas e filmes voltados a esse animal marinho.

Para divulgar a programação especial para o Shark Week o canal National Geographic colocou em circulação nas cidades ônibus panfletados com a imagem enorme dos dentes do bichos, criando a ilusão de que o veículo estava sendo mordido pelo tubarão.

007 em Ação

Para o lançamento do filme Operação Skyfall (2012), foi feita uma ação no qual os participantes participavam de desafios aleatórios, assim como o espião do cinema, para receberem ingressos para o lançamento do novo filme.

E da mesma forma que o marketing de guerrilha teve sucesso nas ações citadas, ele também pode ser adotado pelos mais diversos tipos de mercadorias, desde uma bancada inox expurgo até um frasco de perfume.

O essencial é apresentar uma estratégia criativa, capaz de garantir uma atenção diferenciada por parte do público a ser conquistado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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