O Google Adwords é uma ótima estratégia de marketing para os pequenos empresários. Você pode mostrar um anúncio de sua empresa para pessoas que estão procurando por seu tipo de produto e serviço no momento em que estão procurando por empresas da sua área. Esse tipo de segmentação faz com que a maioria dos proprietários de pequenas empresas queiram anunciar no Google.

Como anunciar no Google 2

O que é o Google AdWords?

O Google Adwords é um serviço de publicidade on-line que permite que as empresas exibam seus anúncios na página de resultados de pesquisa do Google. Os anúncios parecem quase idênticos aos resultados de pesquisa normais, com a única diferença de aparecer a palavra “Ad” em verde. Os anúncios do Google serão exibidos na parte superior e inferior de uma página de resultados de pesquisa.

Se você está interessado em aprender mais sobre como rankear seu site nos resultados de pesquisa orgânica, leia nossos artigo: Os quatro fatores de classificação mais importantes de 2017.

Como a publicidade no Google funciona

Quando um consumidor procura um termo ou frase, o Google mostrará os anúncios relevantes para o consumidor com base nas palavras-chave usadas na pesquisa. Sites que desejam que seus anúncios sejam exibidos na página de resultados para palavras-chave que eles acreditam que as pessoas irão usar ao procurar seu tipo de negócio. Por exemplo, um encanador localizado em Campinas pode oferecer as palavras-chave “encanamento em Campinas”, “encanador em campinas” ou “banheiro quebrado”.

Dependendo de quanto você oferece em comparação com outros encanadores na área, seu anúncio pode aparecer na página de resultados quando as pessoas pesquisam os termos que você oferece. Além de quanto você oferece, o Google também leva em consideração a relevância e a qualidade do seu anúncio e site. Então, mesmo que você tenha a maior oferta, o anúncio da sua companhia de encanamento provavelmente nunca aparecerá quando alguém pesquisar “loja de flores”.

Entraremos em mais detalhes abaixo sobre como o Google determina quais anúncios devem ser exibidos na página de resultados e quanto de publicidade no Google custa.

As vantagens da publicidade no Google

Existem três benefícios principais para publicidade no Google:

1. Os pesquisadores têm intenção de compra local

As pessoas que pesquisam no Google estão tipicamente no mercado para as palavras-chave que estão procurando. Por exemplo, se alguém pesquisar “Restaurantes em Campinas”, não é muito presunçoso assumir que eles estão procurando um local para almoçar mais tarde nesse dia. Como você pode definir a localização geográfica que deseja que seu anúncio seja exibido, você pode garantir que apenas as pessoas na sua área vejam seu anúncio. Por exemplo, você pode informar ao Google para que apenas exiba seu anúncio para pessoas localizadas em Campinas.

Compare isso com a publicidade no Facebook. Mesmo que você possa mostrar um anúncio do seu restaurante para alguém que seja um entusiasta de gastronomia, não pode mostrar no momento em que ele está procurando por um restaurante. Ao invés disso, você o está atingindo enquanto ele olha as fotos dos seus familiares. Isso não é tão eficaz.

Isto é o que torna a publicidade no Google tão bem-sucedida e diferente de qualquer outro tipo de publicidade. Você está especificamente atingindo pessoas que estão vendo seu anúncio no momento de compra de seus produtos ou serviços. Além disso, você pode segmentar apenas pessoas que estão localizadas em sua área, o que é uma grande vantagem para as empresas locais.

2. Você só paga se alguém clica em seu anúncio

Outro fator importante é que você só paga se o seu anúncio funcionar. Como o Google usa um modelo de publicidade pay-per-click, você paga apenas se alguém está procurando a palavra-chave que você ofereceu e está interessado o suficiente em seu anúncio para clicar nele.

Você pode definir o quanto você está disposto a pagar por clique em seu anúncio e definir um orçamento diário máximo. Isso difere da publicidade em jornais e revistas, que custam um preço padrão que é pago mesmo que ninguém veja o anúncio.

O Google AdWords revolucionou a forma como a publicidade funciona fazendo você pagar apenas quando o usuário tomou uma ação para visualizar seu site.

3. Capacidade de rastreamento avançado

Com o painel do Google AdWords, você pode acompanhar quantas pessoas viram seu anúncio, quantos cliques seu anúncio obteve e quantos realizam uma ação em seu site. Dessa forma, se você notar que muitas pessoas estão clicando em seu anúncio, mas ninguém está comprando nada, você sabe que precisa editar a página de destino ou o anúncio em si. Ao ter os dados analíticos de desempenho do seu anúncio, você pode fazer todos os ajustes necessários rapidamente para ter uma campanha publicitária bem-sucedida.

As capacidades de rastreamento com publicidade no Google são uma grande vantagem para pequenas empresas. Imagine que você possui uma loja de flores e decide comprar um anúncio de outdoor. A menos que um cliente lhe tenha dito, haveria pouca ou nenhuma informação dizendo se alguém veio à sua loja porque viu o outdoor. Você estaria fazendo um grande investimento sem saber se estava produzindo um retorno positivo.

Com os anúncios do Google, você pode acompanhar exatamente quantas pessoas visitaram seu site porque clicaram no seu anúncio. Há pouco risco, pois você pode parar de publicar um anúncio a qualquer momento, se você perceber que não está obtendo os resultados desejados.

Como o Google determina se o seu anúncio será exibido na página de resultados?

O Google usa uma combinação de três fatores principais para determinar quando um anúncio é exibido na página de resultados:

Lance – O lance é o preço que você está disposto a pagar por um clique no seu anúncio contra outros sites que disputam as mesmas palavras-chave que você acredita que as pessoas buscam se estiverem interessadas em seu produto.

Qualidade e relevância do anúncio – Seu anúncio precisa ser relevante para a pesquisa que foi feita. Se alguém pesquisar “flores de casamento”, não faria sentido que o Google exibisse um anúncio para um salão de beleza. Você deve incluir as mesmas palavras-chave que você está oferecendo no próprio anúncio, então o Google poderá determinar se o seu anúncio é relevante para a pesquisa.

Experiência na página de destino – Quando alguém clicar no seu anúncio, a página de destino que eles são enviados deve ter conteúdo semelhante ao próprio anúncio e as palavras-chave usadas na pesquisa. Se você possui um salão e está anunciando manicures, você quer se associar diretamente a uma página que tenha mais informações sobre manicures, ao invés da página inicial que inclui todos os seus serviços.

Quanto custa anunciar no Google?

Na publicidade paga por clique, você paga apenas se alguém clicar no seu anúncio. O custo por clique de um anúncio depende do valor do lance em certas palavras-chave. O custo varia grandemente se você estiver em um mercado onde muitas outras empresas estão dispostas a pagar um preço alto para classificar em uma determinada palavra-chave.

Por exemplo, se você é um corretor de imóveis em uma cidade pequena, você poderá oferecer menos de R$ $ 1,00 por clique em uma palavra-chave e ainda exibir seu anúncio no Google. No entanto, se você possui um escritório de advocacia em uma grande cidade, o lance será bem maior.

Você pode usar o planejador de palavras-chave do Google para ver o quanto os lances sugeridos são para o anúncio aparecer quando alguém pesquisar palavras-chave específicas. No entanto, em vez de se concentrar estritamente no custo da publicidade, você também quer pensar sobre o quanto você pode ganhar com a publicidade no Google e se isso gerará um lucro substancial para sua empresa.

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