Google E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness), traduzido para o português, “Experiência, Conhecimento, Autoridade e Confiabilidade”. Se trata de uma estrutura que o Google usa para avaliar a qualidade e a credibilidade do conteúdo.

Resumidamente, a “experiência” se refere a experiência de vida necessária para redigir um conteúdo sobre o tópico. “Expertise” está ligada ao nível de conhecimento ou habilidade do criador de conteúdo sobre o tema. “Autoridade” mede o quando o redator do conteúdo ou o site é reconhecido e respeitado na área do tópico. Por fim, a “confiabilidade” se trata            do nível de confiabilidade e segurança do site.

Não se preocupe, se não entendeu bem, iremos explicar tudo mais detalhadamente ao longo deste artigo.

Para introduzir à explicação, primeiro saiba que o E-E-A-T não é algo novo. O Google o introduziu em suas Diretrizes de Avaliação de Qualidade em 2014. As diretrizes são usadas pelos avaliadores, para entender o quanto o conteúdo atende a esses requisitos.

A princípio era apenas chamado de E-A-T, e depois evoluiu para E-E-A-T. Apesar de não se tratar de um fator de ranqueamento, ainda possui grande importância.

O E-E-A-T auxilia na avaliação de qualidade dos conteúdos, a fim de melhorar o nível deles, ou seja, uma métrica para criar conteúdo útil e confiável para quem navegar pelo seu site.

Ele se divide em fatores on-page e off-page, e desta forma é mais fácil de entender cada parte do E-E-A-T. Vale lembrar que, com o desenvolvimento da IA, está cada vez mais fácil criar conteúdos sem demandar conhecimento humano.

Por isso, o E-E-A-T se tornou uma forma de garantir que seu conteúdo esteja alinhado com o que os sistemas de classificação do Google, e com isso seu conteúdo será recompensado.

Uma coisa é certa, o Google certamente irá encontrar mais maneiras de impedir que conteúdos de IA sem grande valor sejam classificados nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Sem mais enrolações, vamos entender o que cada fator significa, mais profundamente.

Experiência 

A “experiência” tem relação com o quanto o autor tem conhecimento real sobre um assunto, algo que de fato ele vivenciou.

Esse envolvimento pode ser, por exemplo, um guia turístico escrito por alguém que realmente visitou um local específico e tem propriedade para falar sobre os melhores pontos a serem visitados por lá; resenhas sobre filmes que o autor realmente assistiu; uma avaliação de um produto que ele verdadeiramente comprou e testou.

Isso porque a Inteligência Artificial não possui recursos para criar conteúdos com uma riqueza de detalhes que só poderia ser descrita pela experiência humana de quem vivenciou cada mínimo detalhe.

É verdade que, embora a IA não possa dar conta disso, pode chegar bem perto! Por isso, há algumas formas de provar o seu real envolvimento sobre o tópico que irá escrever.

Para mostrar sua experiência, você pode:

  • Usar fotos que você mesmo tirou ao invés de fotos oficiais retiradas de sites institucionais;
  • Compartilhar suas próprias opiniões sobre todos os pontos que você gostou e não gostou;
  • Incluir detalhes específicos que apenas quem vivenciou saberia, sem mencionar opiniões genéricas.

Expertise

O Google vê a expertise como o nível de conhecimento sobre o assunto.

Está ligado às competências do autor, tom do conteúdo (formal ou informal), quem está gerando as informações, o quanto conhece do assunto e qual é a posição do criador na área/tema que ele escreve.

Em outras palavras, pode se referir a qualificações, nível acadêmico ou mesmo conhecimento adquirido pela vivência diária. Obviamente, que este último não inclui tema jurídicos, médicos ou financeiros, pois exigem um conhecimento mais profundo, mas há temas que podem ser escritos sem a necessidade de especialização.

Assim como a experiência, a importância da expertise depende do tipo de conteúdo e do tema.

Para isso, precisa ser um assunto que o redator domine. Do contrário, é de grande utilidade que você encontre um especialista para revisar o conteúdo, assim você pode mencionar isso no artigo gerando credibilidade e confiança.

Autoridade

A autoridade pode estar ligada ao conteúdo ou ao site. Por exemplo, a “Folha de S. Paulo” tem mais autoridade para publicar noticiais que um jornal local pequeno. Um médico infectologista muito conhecido criará um conteúdo sobre “dengue” com mais autoridade do que uma pessoa comum sem especialização no assunto.

Tudo está ligado com a reputação. É comum também que esses sites possuam backlinks de outros sites autorizados, o que consequentemente aumenta a credibilidade.

Construir links com sites de alta autoridade do seu nicho é uma boa forma de criar sua própria autoridade.

Ao considerar a autoridade, lembre-se de que ela sempre estará ligada à expertise e experiência. Se não tiver experiência sobre determinado tópico, então não terá autoridade.

Aqui, vale lembrar que existem meios de medir a autoridade dos sites. O Semrush é um exemplo disso.

Agora, suponhamos que tenha experiência sobre o assunto. Então, como ganhar autoridade?

A resposta é simples, demonstrando sua experiência. Crie o máximo de conteúdo útil que cubra todos os aspectos do tema, que seja detalhado, confiável e com informações que o diferenciem do comum.

Depois de abranger todos os aspectos relacionados ao tema principal, o Google começará a vê-lo como uma fonte especializada e confiável, o que aumentará a sua autoridade.

Confiabilidade

Acima de tudo, lembre-se: se os usuários não confiarem no seu conteúdo, que valor ele tem?

O Google enfatiza nas Diretrizes do Quality Rater que a confiabilidade é o fator mais crucial no E-E-A-T. Para o seu texto ser considerado confiável seu site deve ser preciso, honesto e seguro.

Se o seu site não usar criptografia SSL (Secure Socket Layer) ou HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), o mais provável é que os usuários não confiem nele.

Além disso, há algumas ferramentas que medem a segurança do seu site, avaliando se os certificados de segurança e a segurança do servidor estão atualizados e o quão confiável é a estrutura do site, como um todo.

Para demonstrar confiança, há algumas formas. Em primeiro lugar, você precisa de uma política de privacidade e cookies, além de uma página de termos e condições. O tratamento de dados deve ser altamente seguro.

Para o Google confiar em seus conteúdos, sempre os atualize. Não basta apenas produzir um texto… é preciso revisar e fazer alterações nele sempre que for necessário.

Outro ponto é sempre exibir feedbacks, depoimentos e avaliações. Lembre-se de mostrar quando sua marca for mencionada por outras grandes ou algum veículo de mídia.

Vale ressaltar que se você administra um site de comércio eletrônico, também precisará de uma política de devoluções e uma variedade de gateways confiáveis como opções de pagamento.

Google E-E-A-T

Google E-E-A-T

Dicas sobre o Google E-E-A-T

Uma coisa que você precisa fazer se almeja publicar um conteúdo que demonstre um E-E-A-T muito alto é fazer a si mesmo algumas perguntas:

  • Qual a importância da experiência em primeira mão para este tópico?
  • Qual a importância da especialização formal e da educação para esse tema?
  • Qual a minha autoridade para tratar desse tema?
  • O que torna um site ou criador de conteúdo confiável neste tópico?

Demonstrar o E-E-A-T não precisa ser uma tarefa muito difícil, e há atalhos para que você possa fortalecer ainda mais. Por exemplo:

Recorra a especialistas 

Conseguir especialistas para embasar o seu conteúdo é essencial para aumentar o nível do seu E-E-A-T.

Antes de colocar a mão na massa, pense quem seria o mais experiente para escrever sobre o tema, quem seria o melhor porta-voz e quem poderia se comprometer a compartilhar insights, comentários e pensamentos.

Se não for possível conseguir tudo, ao menos tente contatar um especialista para revisar. Assim, já terá certo nível de conhecimento aprofundado em seu conteúdo.

E lembre-se: não caia na armadilha de publicar conteúdo sem autor. Os leitores querem saber quem é a pessoa por trás do conteúdo!

Adicionar valor além do que já existe nas SERPs 

Grande parte do conteúdo online consiste em pessoas repetindo as mesmas informações que já foram dadas. Frequentemente, esse tipo de conteúdo ocupa os primeiros lugares nas SERPs. Esse tipo de conteúdo leva o nome de “copycat”.

Uma excelente maneira de demonstrar o E-E-A-T para o Google é preencher uma lacuna de conhecimento, oferecendo algo novo e se diferenciando do comum.

Seu conteúdo ficará mais completo que os demais com esse ganho de informação e assim ganhará notoriedade.

E aqui esse tópico se une ao anterior, pois a melhor maneira de você conseguir informações novas é através de especialistas. Seja adicionando comentários e citações às suas páginas ou identificando lacunas no conteúdo dos concorrentes.

Tenha uma reputação positiva de sua marca 

Ter uma reputação positiva é o primeiro passo para conquistar a confiança de quem irá ler os seus conteúdos.

Do contrário, se sua reputação não for boa, dificilmente irão confiar nas informações passadas.

Uma das melhores maneiras de construir uma reputação positiva é coletar avaliações e depoimentos.

Para obter avaliações e depoimentos positivos, é essencial garantir que seus serviços, produtos e a experiência geral do cliente sejam excelentes.

Pense além do conteúdo escrito 

Pense no E-E-A-T além de uma tática de SEO, encare isso como uma forma de estruturar melhor a sua reputação.

Para isso, é preciso ir além dos textos. É possível demonstrar sua experiência por meio de palestras, webinars e participações em diferentes veículos de mídia, por exemplo.

Fazendo isso você terá grandes chances de falarem sobre você, aumentar sua reputação e atingir um público maior.

Facilite as informações de descoberta sobre quem criou seu conteúdo 

Os usuários devem poder identificar facilmente quem criou um conteúdo, seja ele produzido por um ou mais autores. O mesmo vale para quem revisa o conteúdo.

Em outras palavras, ninguém deve precisar fazer uma pesquisa a parte sobre o autor para entender se ele é qualificado para escrever sobre o tema. As informações de identificação dos autores devem ser dadas, logo de cara.

Crie páginas de perfil dos autores

Esse tópico complementa o anterior. Criar páginas de perfil para os autores que elaboram, contribuem ou revisam o conteúdo.

Construa essas páginas para servir de guia sobre essa pessoa, identificando quem são, a experiência deles, nível de conhecimento, áreas de atuação, foto de perfil, destaques da carreira, mais conteúdos criados pelo mesmo autor e contato.

Mostrando essas informações o perfil ficará bem completo, e quanto mais você puder dizer aos leitores sobre o autor, melhor será.

 

Contate jornalistas 

Faça sua marca se tornar destaque na imprensa. Isso é conhecido como RP digital.

Seja um porta-voz do seu setor, oferecendo informações valiosas e conhecimento aos jornalistas. Se você fizer isso, não terá dificuldade em ser destaque em algumas das principais publicações do seu setor.

Certamente, se você contribuir com um veículo, ele o citará ou adicionará um link. Desta forma, a sua autoridade irá aumentar.

Melhore sua página ‘Sobre nós’ 

A página ‘Sobre nós’ deve ser a vitrine do seu site, mostrando quem você é, qual é o seu histórico e o seu diferencial.

Considere incluir algumas das seguintes informações:

  • Sua história
  • Fatores que auxiliem na confiança
  • Sua equipe
  • Seus prêmios, títulos, associações profissionais e credenciamentos
  • Comentários e depoimentos
  • Localizações
  • Informações de contato
  • Clientes e parceiros

Demonstre fatores de confiança 

Não negligencie os elementos básicos que os visitantes esperam encontrar em um site de negócios, incluindo:

  • Página de termos e condições
  • Página de política de privacidade
  • Página de política de cookies
  • Página de política de devoluções
  • Informações de entrega

Embora pareça óbvio que você precisa ter essas páginas (algumas delas são até requisitos legais), a ausência delas é um grande sinal de alerta.

Ter essas páginas não o diferencia dos outros, mas a falta delas sugere que um site possa ser fraudulento ou não confiável.

Além disso, é crucial garantir que suas informações de contato sejam fáceis de encontrar. Por isso é preciso ter uma página de contato com:

  • Número de telefone
  • Endereço de e-mail
  • Endereço físico

Mencione as fontes em seu conteúdo 

Cite claramente as fontes em seu conteúdo e inclua links para elas.

Lembre-se de que para um visitante que não conhece seu site, será difícil confiar em afirmações ou dados sem ter a origem delas.

As informações vieram de pesquisa ou conteúdo de outra pessoa? Deixe isso claro e inclua um link para a fonte original.

Use suas imagens e vídeos próprios 

Uma das maneiras mais eficazes de demonstrar que você realmente experimentou o que está escrevendo é usar suas próprias imagens e vídeos.

Usar imagens de banco de imagens pode indicar que você não possui a experiência que afirma ter.

Mantenha seu conteúdo sempre atualizado 

Páginas não atualizadas frequentemente contêm informações antigas ou imprecisas.

Revise e atualize o conteúdo do seu site regularmente, e de preferência a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano.

Além disso, mostre a data da última atualização para que os usuários saibam que o conteúdo é atual e confiável.

Erros mais comuns de E-E-A-T

Ao longo desse artigo foi citado alguns fatos que prejudicam o E-E-A-T e dicas de como consertá-los. Mas, nesse tópico, vamos resumir todos os principais erros, como:

  • Criar autores falsos;
  • Publicar conteúdos de baixa qualidade ou cópia do conteúdo já classificado nas SERPs;
  • Deixar informações de contato ausentes (ou difíceis de encontrar);
  • Não incluir referências ou links para fontes dentro do conteúdo;
  • Não atualizar frequentemente os conteúdos;
  • Não incluir avaliações positivas;
  • Não deixar claro quem escreveu o conteúdo e a expertise do autor;
  • Falhar na proteção do site;
  • Usar imagens de banco de imagens;
  • Ter uma página ‘Sobre Nós’ fraca.

Esse artigo foi baseado no “Google E-E-A-T: Como criar conteúdo que prioriza as pessoas” (disponível em: https://backlinko.com/google-e-e-a-t)

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