conteúdo viral

Entre as muitas vantagens do Marketing Digital, uma delas é ter maior controle sobre suas estratégias. E isso vale até para ações que dependem do engajamento do seu público com a mensagem transmitida. O conteúdo viral é uma dessas opções !

Ao colocar em prática algumas técnicas, as chances de seu conteúdo gerar tráfego orgânico relevante tornam-se muito maiores. Mas como fazer isso? Desde escolher os canais mais adequados para estimular o compartilhamento, até mesmo a mensagem precisa para impactar seu público.

Para facilitar esse desafio e aumentar suas chances de gerar conteúdo viral, discutiremos alguns tópicos relevantes sobre essa estratégia neste artigo:

  • O que é conteúdo viral?
  • Quais são os benefícios desta estratégia?
  • Confira 6 técnicas eficientes para se tornar viral

Vamos lá? Boa leitura!

O que é conteúdo viral?

Em primeiro lugar, precisamos entender melhor o significado dessa estratégia.

Por mais que o Marketing Digital ofereça inúmeras maneiras de atrair consumidores em potencial com as técnicas certas, o conteúdo viral não é tão simples de produzir.

Conteúdo viral é toda a comunicação de uma empresa ou de um usuário que se torne viral. Ou seja, quando é compartilhado em diferentes canais digitais por um grande número de usuários, ganhando um grande alcance.

Essa estratégia funciona quando a mensagem transmitida pela empresa se torna mais relevante do que, por exemplo, a própria empresa. Este conteúdo pode ser válido para um anúncio tradicional ou até mesmo para uma publicação em um blog da empresa.

O mais importante é passar uma mensagem relevante e estimular essa vontade de compartilhar com um amigo. Normalmente costuma ser um conteúdo engraçado, incomum, surpreendente ou mesmo polêmico. Essa é a maneira mais eficaz de atingir seu objetivo.

O objetivo é despertar emoções nos usuários. Uma propaganda divertida da sua marca, por exemplo, pode fazer o usuário querer compartilhar aquele momento com os amigos.

O mesmo vale para conteúdos que revelam um grande segredo ou trazem uma super novidade, incentivando mais pessoas a falarem sobre o que foi descoberto.

Embora dependa da reação do público e, portanto, reduza seu controle, existem algumas técnicas para aumentar as chances de sucesso. E parte desse desafio é entender o comportamento do seu público para oferecer conteúdo mais relevante para se tornar viral.

Quais são os benefícios desta estratégia?

O mercado está cada vez mais competitivo em busca de atenção e recursos do consumidor. O que as empresas devem fazer é encontrar maneiras de se diferenciar.

Afinal, o usuário é impactado por inúmeras informações ao longo do dia, e é preciso ser assertivo em sua mensagem.

Produzir conteúdo viral aparece como uma opção válida para fortalecer ainda mais a autoridade da sua empresa e, é claro, o reconhecimento de sua marca. Abaixo, você confere os principais benefícios dessa estratégia.

Maior alcance

Para que o conteúdo se torne viral, isso significa que ele gerou muitos compartilhamentos. Ou seja, é uma mensagem de alcance muito mais amplo. Em vez de limitar seu impacto, por exemplo, ao seu público habitual, ele acaba atingindo usuários que nem conheciam sua marca.

Em um cenário cada vez mais conectado e com menos barreiras físicas, é uma oportunidade de expandir seus negócios e alcançar mais pessoas que podem vir a ser potenciais clientes.

Para o e-commerce, por exemplo, pode ser uma chance de se comunicar com consumidores em potencial em cidades mais remotas.

Abordagem natural

Os consumidores também não querem mais uma abordagem agressiva das empresas.

Você quer uma maneira melhor de se apresentar aos usuários que não conheciam sua empresa, a não ser por meio de conteúdo engraçado ou relevante? A reação dos consumidores em potencial tende a ser muito melhor.

Sem forçar a presença de sua marca em um público específico, a impressão se torna ainda mais favorável. Para quem planeja, por exemplo, fidelizar o cliente, iniciar um relacionamento a partir dessa dinâmica pode ser um grande facilitador.

Custos mais baixos

O grande segredo na produção de um Conteúdo Viral é justamente seu crescimento orgânico. 

Sua empresa não precisará investir em anúncios pagos, por exemplo, porque o compartilhamento será natural.

Como consequência positiva, o ROI de uma campanha de conteúdo viral torna-se excelente.

Sem muito esforço, a mensagem da sua empresa poderia alcançar usuários com os quais você nem pensava que poderia se comunicar.

Reconhecimento da marca

Por mais que o foco principal do Conteúdo Viral nem sempre seja a empresa envolvida, essa estratégia também ajuda a posicionar sua marca como uma autoridade em seu segmento. 

É uma forma de estabelecer a sua marca como referência. Em um mercado tão competitivo, pode ser natural estar presente nos canais digitais e se diferenciar da concorrência.

Confira 6 técnicas eficientes para se tornar viral

Investir em conteúdo viral pode ser uma estratégia muito eficaz para aproveitar todos esses benefícios. Veja abaixo por onde começar! 

1. Conheça o seu público

Para promover o conteúdo organicamente, a mensagem precisa ser impactante para seu público principal. Somente com o sucesso desse público é possível que o conteúdo se torne viral.

Portanto, é essencial saber os menores detalhes sobre quem você deseja impactar.

2. Use os canais mais apropriados

Agora é hora de definir quais canais são mais adequados para se comunicar com seu público e se tornar viral.

O mais importante é encontrar as plataformas de massa mais utilizadas por aqueles que você deseja impactar. As redes sociais, por exemplo, não podem ficar de fora da sua lista.

É no Facebook, Twitter e até no YouTube que suas postagens podem ganhar mais relevância.

De acordo com a BroadbandSearch, os usuários passam mais de duas horas por dia conectados às redes sociais. Sem dúvida, são os canais mais relevantes para transmitir a sua mensagem de forma eficaz.

3. Aposte em conteúdo interativo

Outra técnica relevante para a criação de Conteúdo Viral é apostar na interatividade.

Ferramentas simples de usar que aumentam as possibilidades de engajamento. Essa é uma forma de chamar a atenção do usuário após abrir o conteúdo, por exemplo.

Fornece uma calculadora interativa que permite ao usuário determinar quanto ele precisa investir, por exemplo, em SEO em suas páginas. Uma forma de se tornar viral é permitir que seu conteúdo seja usado com mais frequência e eficácia na rotina de sua persona.

Oferecer questionários, calculadoras e perguntas e respostas é uma forma de estimular o usuário a compartilhar o conteúdo.

Afinal, depois de descobrir, por exemplo, algo divertido ou relevante que o seu material oferece, as chances de compartilhá-lo com um amigo ou colega de trabalho são muito maiores.

4. Não pense apenas em se tornar viral

Outro ponto importante ao planejar um Conteúdo Viral é justamente não focar apenas nisso. Como já dissemos, o sucesso desta estratégia também depende da reação do público, e é essencial não jogar todas as cartas nesta opção.

Dessa forma, é necessário montar sua estratégia pensando em criar conteúdo relevante para sua buyer persona.

Se for viral, excelente! Mas caso isso não aconteça, você ainda tem um conteúdo interessante para impactar seu público e continuar gerando tráfego.

5. Chame a atenção do usuário

Da escolha da imagem ao título do conteúdo, os detalhes fazem a diferença na hora de criar um Conteúdo Viral.

Afinal, como já discutimos neste artigo, é crucial chamar a atenção do usuário rapidamente. Portanto, imagens e títulos devem ser analisados antes que uma definição seja dada.

Não importa o quão relevante seja o conteúdo, os usuários só clicarão em materiais que chamarem sua atenção.

Considerando as informações coletadas anteriormente, escolha cuidadosamente quais imagens serão utilizadas, chamadas para ação (CTAs) e o título de sua mensagem.

6. Entregar conteúdo de qualidade

Mesmo que as imagens escolhidas chamem a atenção do usuário ou o título garanta um grande número de cliques, o conteúdo só se tornará viral se for relevante.

Em outras palavras, o que será entregue precisa ser útil para aqueles que são afetados por isso.

Caso contrário, o usuário ainda pode se sentir enganado por sua empresa, o que prejudica a reputação de sua marca.

Embora seja uma estratégia muito dependente das reações do público – o que não é tão simples de controlar – a produção de Conteúdo Viral pode gerar muitos resultados positivos. Com as técnicas corretas, é possível promover sua marca de forma orgânica e se posicionar como uma autoridade.

Se gostou do artigo, compartilhe! Se inscreva para receber conteúdos exclusivos por e-mail.

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    Analista de conteúdo e marketing da Accenda Digital

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *