Como identificar e desenvolver soft skills?
Preparamos um guia de soft skills para te ajudar a avançar na sua carreira ou no seu próprio negócio.
Certamente você já ouviu que é uma vantagem no mercado de trabalho saber analisar dados (big data), falar espanhol fluentemente etc. Mas, e aquelas qualidades comportamentais como administrar o tempo corretamente e liderar uma reunião de equipe que deixa todos inspirados? Embora sejam mais difíceis de mensurar e quantificar, esses tipos de habilidades são a cola que mantém qualquer local de trabalho.
Ser capaz de identificar suas soft skills é uma parte crítica de qualquer entrevista de emprego. Muitas pessoas optam por listar essas habilidades em seu currículo. Se você está tendo problemas para identificar suas soft skills – ou sabe quais habilidades pessoais você tem, mas deseja desenvolvê-las ainda mais – você veio ao lugar certo. Este guia o ajudará a destacar e desenvolver suas habilidades pessoais. Vamos lá?
O que são soft skills?
Soft skills são traços de caráter, atributos pessoais e outras habilidades não técnicas que o ajudam a trabalhar e se comunicar com outras pessoas. Você talvez precise estudar e aprender algumas habilidades pessoais, e outras podem surgir naturalmente. Saber ouvir, comunicar e delegar são exemplos.
O oposto são as hard skills, que são habilidades técnicas como saber programar em python, fazer um gráfico no excel ou falar uma língua estrangeira. Enquanto as habilidades básicas podem ser mais facilmente definidas e medidas, as habilidades pessoais são mais difíceis de medir. Mas isso não significa que sejam menos importantes – na verdade, se você não for um bom comunicador, terá dificuldade em passar da primeira entrevista!
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Como identificar suas soft skills?
Em muitos pontos durante sua educação ou carreira, você provavelmente trabalhou em equipe. Mas você se considera bom nesse tipo de trabalho? Você é tão bom no trabalho em equipe que você incluiria isso na seção de habilidades do seu currículo? Não tem certeza? Vamos falar sobre como identificar suas habilidades pessoais.
Descobrir quais habilidades você se sobressai é difícil, mas você pode olhar para dentro de você mesmo. Primeiro, ganhe autoconsciência de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. Então você pode realmente começar a aproveitar seus pontos fortes e desenvolver seus pontos cegos. Mostrar empatia, ter uma presença forte, expressar gratidão, comunicar-se com eficácia e gerenciar o estresse são habilidades críticas a serem desenvolvidas para ser promovido e ser um líder eficaz.
Identificar suas habilidades pessoais não é necessariamente algo que você pode fazer sozinho. Pergunte a amigos, colegas e até mesmo ex-empregadores quais habilidades pessoais vêm à mente quando pensam em você. Você também pode pedir a eles que mencionem exemplos específicos de quando você usou bem essa habilidade. Você pode até descobrir coisas sobre você que não sabia antes. Por exemplo, se você pensa que é desorganizado, mas todos com quem você fala apontam para suas habilidades organizacionais como um lugar onde você se destaca, você pode querer considerar mudar essa percepção de si mesmo – e incluí-la em seu currículo!
Aqui está uma lista de soft skills. Você se identifica com alguma delas? Você pode apontar exemplos em sua carreira em usou elas para realizar algo?
- Gerenciamento de tempo
- Trabalho em equipe
- Comunicação
- Resiliência
- Capacidade de trabalhar sob pressão
- Inovação
- Bom ouvinte
- Delegação
- Criatividade
- Ética de trabalho
- Liderança
- Solução de problemas
Veja algumas das profissões do futuro, onde você poderá colocar em prática suas habilidades pessoais.
Como listar soft skills em um currículo?
Agora que você já tem uma lista de suas soft skills, é hora de mostrá-las. Ao se candidatar a empregos, você pode considerar fazer uma lista de habilidades pessoais descritas em cada lista de empregos ou, se nenhuma estiver listada, qualidades que você acha que pode ser útil ter no trabalho. Você pode então combinar esta lista com as habilidades pessoais que você sabe que possui – essas serão as habilidades que você apresentará em seu currículo.
Incorporar soft skills no CV de forma articulada significa descrever como você ajudou a controlar os ânimos de reuniões acaloradas e como sua capacidade de se comunicar oralmente ou por escrito ajudou a fechar parcerias, influenciar pessoas ou liderar projetos para que eles avançassem e alcançassem os objetivos finais.
Dica bônus? Se você incluir soft skills em sua seção de “habilidades”, certifique-se de que elas correspondam com os exemplos da seção de “experiência”. Elas devem ter coerência e estar relacionadas entre si para que o RH Digital possa entender e fazer uma ótima seleção.
Como melhorar suas habilidades pessoais?
- Faça um curso online. Você pode aprender praticamente qualquer coisa online hoje, desde habilidades básicas como Photoshop e engenharia de rede até habilidades sociais como gerenciamento de projetos e negociação. Sites populares que oferecem cursos para aprender habilidades pessoais incluem Coursera, Lynda.com, Udemy e edX.
- Obtenha feedback de outras pessoas. A melhor maneira de alcançar essas habilidades é ganhar consciência dos pontos fortes e fracos, pedir feedback, observar e ouvir aqueles que têm um relacionamento exemplar com os outros e praticar o desenvolvimento de habilidades em todos os relacionamentos.
- Contrate um coach. Um coach pode ajudá-lo a desenvolver certas habilidades pessoais de forma rápida e eficaz, porque eles adaptam o processo de aprendizagem e prática diretamente a você.
- Pratique com um amigo. Digamos que você queira melhorar suas negociações. Sente-se com um amigo e pratique através de argumentos e estratégias de persuasão. Peça ao seu amigo que faça o papel do cliente ou do seu chefe, e depois peça por um feedback dele.
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