engajamento instagram

O engajamento no Instagram é considerada a métrica mais importante do momento, seja para quem atua como um influenciador ou para quem cria conteúdo para uma marca e deseja se relacionar com o seu público-alvo dentro da plataforma.

Para medir o engajamento no instagram é avaliado comentários, curtidas e compartilhamentos para poder avaliar se o tipo e a qualidade do conteúdo postados na rede social, fazem sentido para a audiência e de fato contribuem para que as pessoas permaneçam seguindo e interagindo com um determinado perfil.

Porém, conseguir manter uma alta taxa de engajamento dentro do instagram é um dos principais desafios de quem cria conteúdo para o Instagram.


Por isso, neste conteúdo vamos compartilhar uma série de estratégias que você pode aplicar na gestão da sua rede social, seja como um influenciador, empreendedor digital ou uma marca.

Vamos nessa?


Por que o engajamento no Instagram é tão importante?

Seja no Instagram ou em qualquer rede social, o engajamento é fundamental para criar uma relação próxima com o público e gerar autoridade para a sua marca.

Independente da rede social que você estiver atuando, trabalhar para aumentar o engajamento é um dos meios de atingir o sucesso na internet.

Conseguir transformar seguidores fiéis em compradores, criar uma legião de admiradores da sua marca, produto ou serviço farão com que você seja bem visto pelo mercado.

Por isso, mensurar o engajamento no instagram é fundamental para avaliar se o seu posicionamento na rede social e os conteúdos publicados estão sendo relevantes para o seu público-alvo e aumentando sua autoridade dentro do seu nicho de mercado.

Portanto, monitorar o engajamento se tornou a melhor maneira de entender o que a sua audiência quer e precisa. 



Entenda o algoritmo do Instagram

Todo mundo culpa o algoritmo pela falta de engajamento no Instagram. Nós discordamos disso e agora vamos te explicar o porquê:

Entender como funciona o algoritmo é o primeiro passo para ter sucesso no instagram. É através dele que a plataforma consegue entregar a melhor experiência possível para os seus usuários.

O que é o engajamento no Instagram de forma prática?

  • Mensagem recebida no Direct do Instagram;
  • Tempo de permanência na timeline parada nos posts do feed;
  • Curtidas nos seus conteúdos do Feed;
  • Comentários nos posts do feed;
  • Salvar Conteúdos do feed;
  • Enviar Conteúdos do feed;
  • Respostas e interações aos Stories: responder a enquetes e enviar perguntas;
  • Ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Destaques;
  • Enviar Stories para Outras Pessoas.. 

Todas essas interações dentro da rede social são sinais de engajamento dentro do Instagram. Significa que as pessoas estão interessadas e pelos conteúdos oferecidos dentro de um determinado perfil do instagram.

6 Formas de Melhorar o Engajamento no Instagram

1. Crie um Perfil Atrativo

Muitas pessoas falam que o criar conteúdo de qualidade é o suficiente para ter sucesso em qualquer rede social, porém o conteúdo por si só não garante isso. 

Com a soma de várias estratégias bem feitas pode-se dizer que é possível atingir a excelência. 

Por isso, o primeiro passo para melhorar o engajamento do seu Instagram é ter uma Bio para Instagram bem feita

Deixe claro sobre o que o seu perfil trata, o que você faz ou resolve e como você, seu produto ou marca ajudam pessoas.

2. Publique conteúdo de qualidade para o seu público

O segundo passo para melhorar o engajamento do seu instagram é criar conteúdos genuínos e relevantes para a sua audiência. 

Isso significa criar conteúdos educativos ou informativos que tenham o poder de transformação.

Desta forma, é possível aproximar o seu público-alvo da sua marca e torná-los cada vez mais propensos a comprar a solução que você recomenda. 

Além disso, é imprescindível você usar o conteúdo como uma forma de relacionamento e humanizar as interações dentro do Instagram. 

As pessoas dentro do Instagram gostam de consumir conteúdos de forma descontraída e indireta.

3. Acabe com a vergonha e Grave Stories

Gravar Stories é uma das melhores maneiras de se aproximar do seu público, uma vez que ali é o local ideal para você conversar, responder perguntas, criar enquetes e vender o que você oferece de maneira indireta.

Aproveite os stories para transformar seus seguidores em pessoas que irão levar em consideração você ou sua marca na hora de comprar o produto que você vende.

Hoje em dia as pessoas estão preferindo obter informações sobre produtos ou serviços de maneira indireta, através da indicação de outras pessoas, e os stories é o recurso com maior poder de convencimento atualmente no Instagram.

4. Interação é a chave

Dentro do Instagram a interação com os usuários é fundamental, tanto quanto a criação de conteúdos relevantes pensando na experiência do usuário.

Por isso, você precisa estimular as interações, seja por meio de incentivo até envio de mensagens diretas, menções do seu perfil ou da sua marca, responder às postagens ou salvar uma imagem na coleção.

Quanto mais você incentivar e encorajar as pessoas a interagirem, mais relevância você terá dentro do Instagram, maior o engajamento e também os seus resultados dentro da rede social.

5. Consistência nas Publicações é o seu compromisso com a plataforma

Apesar de a qualidade ser sempre melhor que a quantidade, também é relevante manter uma certa frequência de postagens para aumentar o engajamento com o público.

Por mais que seja sempre recomendado prezar pela qualidade e não pela quantidade, é muito importante manter uma boa frequência de publicações dentro do Instagram.

Por isso, caso você se proponha a postar no Feed uma vez por dia, é importante que mantenha essa frequência. 

Da mesma forma, caso você tenha o hábito de criar stories uma vez por dia durante 7 dias e na semana seguinte, não publica nada, é muito provável que o algoritmo reduza o alcance das suas publicações. 

Portanto, estabeleça um cronograma de postagens e siga o plano à risca, os usuários e o algoritmo do Instagram gostam disso. 

6. Use hashtags que façam sentido para o seu negócio

Ainda há mais uma dica que você pode aproveitar para melhorar o seu engajamento dentro do Instagram, que é usar Hashtags.

Por mais que isso pareça simples, as Hashtags ainda possuem um papel importante principalmente dentro da aba descobrir do Instagram.  

Para que você consiga atrair visitantes para o seu perfil do Instagram, você precisa selecionar Hashtags que tenham a ver com o seu negócio e os conteúdos que você estiver publicando. 

As hashtags precisam fazer sentido para os usuários também para o algoritmo entender e entregar corretamente às pessoas que se interessam pelo assunto de uma determinada hashtag.

Devo monitorar constantemente essa métrica?

Com certeza!

Você pode observar que através das dicas acima é totalmente possível melhorar o engajamento do seu Instagram.

Ao monitorar o engajamento de perto, você consegue avaliar se o seu posicionamento dentro da rede social está suprindo as expectativas do público alvo, e também se esses sinais sociais positivos estão se transformando em resultados positivos e vendas para você. 

Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Caso tenha ficado alguma dúvida, basta escrever abaixo nos comentários.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *