cartão fidelidade

O cartão fidelidade sempre trouxe benefícios para empresas e consumidores em qualquer época, mas em momentos de crise pode ser ainda mais vantajoso. Você já deve ter visto várias vezes, restaurantes e lanchonetes oferecendo cartões que, ao completar um determinado número de refeições, oferecem um lanche grátis ou um desconto.

Essa é uma estratégia muito utilizada em cartão fidelidade distribuído aos clientes e também dentro de aplicativos como iFood, Uber Eats e Rappi. 

Existem cartões também de supermercados e outras empresas que funcionam através de acúmulo de pontos e troca por prêmios, o que pode estimular também as compras dos clientes, aumentando as vendas em um momento de crise, como essa gerada pela covid-19. 

Empresas como Burguer King, Starbucks, Madero, Nespresso e Dolce Gusto fazem uso de cartão fidelidade e programas que atraem e estimulam o consumo de seus clientes, além de estreitar o relacionamento através da coleta de informações individualizadas para campanhas específicas e personalizadas. Veja agora as vantagens principais de aderir ao cartão fidelidade!

1- Fortalecimento da relação com base de clientes

Ao fortalecer o relacionamento você certamente aumenta as vendas da sua empresa, pois na atualidade, os clientes não só buscam atender suas necessidades, mas criar uma conexão com suas marcas preferidas.

O cartão fidelidade oferece esse diferencial, pois é um benefício a mais para quem faz a compra e ela se sente valorizada pela sua empresa, uma vez que é um incentivo para ela voltar. 

Isso faz com que não somente os clientes já fidelizados voltem mais vezes para aproveitar as vantagens, como também novos clientes sintam o impulso de comprar novamente e quem sabe se tornem clientes fieis lá na frente e criem uma proximidade com sua marca.

Leia também nosso artigo de como melhorar a imagem da empresa e comece a aplicar hoje mesmo.

2- Identificação de hábitos de compra

Como mencionamos no começo do artigo, o cartão fidelidade também ajuda a entender melhor o comportamento do consumidor, suas preferências, escolhas e hábitos de compra. Com isso, você pode oferecer produtos e serviços que mais se adaptam ao perfil de cada um. 

Ao registrar o pedido de cada cliente, isso cria uma importante base de dados para consulta. Com isso, você observa tendências e pode criar campanhas nichadas para grupos específicos com interesses em comum. Bem legal, né?

3- Aumento do engajamento

Ao oferecer benefícios e vantagens ao seu público, você indiretamente aumenta engajamento, através de uma ampla aderência e participação. Uma pessoa satisfeita com um prêmio ou benefício que recebeu no seu programa de fidelidade, certamente irá compartilhar isso, seja em suas redes sociais ou com pessoas próximas no famoso “boca a boca”. Isso estimula que outras pessoas também participem e conheçam sua empresa. 

4- Reconhecimento dos clientes principais

Ao mesmo tempo que o cartão fidelidade permite identificar os hábitos de consumo, ele te indica quais são os clientes-chaves para o seu negócio. São aqueles que retornam frequentemente e fazem grandes compras.

Com uma análise detalhada e minuciosa você conseguirá identificar isso e até traçar o perfil do seu público principal. Através desses indicadores você passa a valorizar mais ainda esses clientes, pois são eles que movimentam e trazem um lucro real para sua empresa.

Certamente você não irá querer perdê-los, então a partir disso, você pode pensar em estratégias e prêmios para eles. Pode ser um cartão com um percentual de desconto no total da compra. Esse tipo de iniciativa irá elevar a satisfação desse público ideal. 

5- Aumento das vendas

Por mais que um cartão fidelidade não traga um impacto muito grande nas vendas, ele certamente contribui. Fale a verdade: entre comprar em um lugar que você já conhece, gosta e sabe da qualidade e outro totalmente novo, qual você prefere? 

A maioria das pessoas prefere retornar onde já conhece, onde é garantido, que sabe que será bem atendido, que têm bons produtos/serviços e que, de quebra, trará vantagens para ele. E o cartão fidelidade promove isso!

Sem contar que o custo de aquisição de cliente é menor se ele já comprou com você antes, então sobra mais dinheiro no final do mês. Pense nisso :)

6- Vantagem competitiva

Avalie a sua base de concorrentes. Eles oferecem esses benefícios e programas de fidelidade? Se sua resposta for não, então você já sabe que investir nessa solução trará uma vantagem competitiva para o seu negócio.

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