O que é Marketing Digital?

O marketing digital é um termo amplo  para todas as suas ações de marketing on-line. As empresas utilizam canais digitais como a pesquisa do Google, as mídias sociais, o e-mail e seus sites para se conectar com seus clientes atuais e potenciais.

A realidade é que as pessoas gastam duas vezes mais tempo online do que costumavam fazer há 12 anos. E enquanto dizemos muito, a maneira como as pessoas compram realmente mudou, o que significa que o marketing off-line não é tão eficaz como costumava ser.

O Marketing tem como objetivo a conexão com o seu público-alvo no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa encontrá-los onde eles estão gastando tempo: na internet.

Então o que exatamente é o Marketing Digital?

Do seu site até suas ferramentas de branding on-line – publicidade digital, e-mail marketing, folhetos on-line e além – há um enorme espectro de táticas e ativos que caem sob a égide do marketing digital. E os melhores comerciantes digitais têm uma imagem clara de como cada ferramenta ou tática ajuda seus objetivos globais.

Aqui está um breve resumo de alguns das ferramentas e táticas mais comuns:

Ferramentas

Seu site

Postagens no blog

Ebooks e whitepapers

Infográficos

Email Marketing

Ferramentas interativas

Redes Sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)

Cobertura on-line (RP, mídias sociais e análises)

Folhetos e livros de consulta on-line

Ativos de branding (logotipos, fontes, etc.)

Táticas

Search Engine Optimization (SEO)

O processo de otimizar o seu site para ‘rank’ mais elevado nas páginas de resultados de mecanismos de busca, aumentando assim a quantidade de orgânicos (não-pagos) do tráfego que o seu site recebe.

Marketing de conteúdo

A criação e promoção de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de leads ou clientes.

Inbound Marketing

O Inbound marketing é uma estratégia para atrair, converter, fechar e encantar clientes usando conteúdo online.

Marketing de mídia social

A prática de promover sua marca e seu conteúdo em canais de mídia social para aumentar a notoriedade da marca, direcionar o tráfego e gerar leads para seu negócio.

Pay-Per-Click (PPC)

Um método de direcionar o tráfego para seu site pagando por cliques no anúncio. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google Ads. Aprenda como anunciar no Google, neste artigo.

Marketing afiliado

Um tipo de publicidade baseada em desempenho onde você recebe comissão para promover os produtos ou serviços de outra pessoa em seu site.

Automação de Marketing

Automação de marketing refere-se ao software que existe com o objetivo de automatizar ações de marketing. Muitos departamentos de marketing têm de automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, mídias sociais e outras ações do site.

E-mail Marketing

As empresas usam o e-mail marketing como uma forma de se comunicar com seus clientes. O e-mail é usado frequentemente para promover descontos, eventos e gerar tráfego para o Website

Qual é a diferença entre Marketing Digital e o Inbound Marketing?

Aparentemente, os dois parecem semelhantes: ambos ocorrem principalmente on-line, e ambos se concentram na criação de conteúdo digital para as pessoas consumirem. Então, qual é a diferença?

O termo “marketing digital” não diferencia as táticas de marketing push e pull (ou o que poderíamos agora chamar de métodos “inbound” e “outbound”). Ambos cabem dentro do termo marketing digital.

Táticas de Outbound  visam colocar uma mensagem de marketing diretamente na frente de tantas pessoas quanto possível no espaço on-line – independentemente da relevância disso para aquele público. Por exemplo, os anúncios de banner espalhafatosos que você vê na parte superior de muitos sites tentam empurrar um produto ou promoção para pessoas que não estão, necessariamente, prontas para recebê-lo.

Por outro lado, os comerciantes que empregam táticas de inbound marketing usam conteúdo on-line para atrair seus clientes-alvo em seus sites, fornecendo recursos que são úteis para eles. Uma ferramenta simples, porém, extremamente valiosa do inbound marketing é um blog, que permite que seu site incorpore as palavras-chave que seus clientes ideais estão procurando.

Em última análise, o inbound marketing é uma metodologia que usa ferramentas de marketing digital para atrair, converter, fechar e encantar os clientes. O marketing digital, por outro lado, é simplesmente um termo genérico para descrever as táticas de marketing on-line de qualquer tipo, independentemente de serem consideradas de entrada ou de saída.

O marketing digital funciona para todas as empresas? B2B e B2C?

O Marketing digital funciona para qualquer negócio em qualquer indústria. Independentemente do que sua empresa vende, o marketing digital ainda envolve a construção de personas para identificar as necessidades do seu público e criar conteúdo online valioso. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira.

Para B2B

Se a sua empresa for B2B, seus esforços de marketing digital provavelmente serão centrados na geração de leads on-line, com o objetivo final de alguém falar com um vendedor. Por essa razão, o papel da sua estratégia de marketing é atrair e converter leads de alta qualidade para seus vendedores através de seu site e suporte a canais digitais.

Além de seu site, você provavelmente vai optar por concentrar seus esforços em canais de negócios focados como o LinkedIn.

Para B2C

Se sua empresa é B2C, dependendo do ponto de preço de seus produtos, é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital seja atrair pessoas para o seu site e torná-los clientes sem nunca precisar falar com um vendedor.

Por essa razão, você provavelmente está menos inclinado a se concentrar em “leads” no sentido tradicional, e mais propenso a se concentrar na construção de uma jornada de compra acelerada, desde o momento em que alguém chega em seu site, até o momento em que eles fazem uma compra .

Para as empresas B2C, canais como Instagram e Pinterest muitas vezes pode ser mais valiosos do que plataformas focadas em negócios como o LinkedIn.

Quais são os principais benefícios do Marketing Digital?

Ao contrário da maioria das ações de marketing off-line, o marketing digital permite que os comerciantes vejam resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, você vai saber o quão difícil é estimar quantas pessoas realmente viram essa página e prestaram atenção ao seu anúncio. Não há nenhuma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer ação de marketing.

Aqui estão alguns exemplos:

Tráfego do site

Com o marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que viram a homepage do seu site em tempo real usando o Google Analytics. Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, qual dispositivo eles estavam usando e de onde vieram, entre outros dados de análises digitais.

Esses dados ajudam você a priorizar os canais de marketing corretamente, com base no número de pessoas que os canais estão trazendo para o seu site. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego é proveniente de pesquisa orgânica, você sabe que você provavelmente precisa gastar mais tempo em SEO para aumentar essa porcentagem.

Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes que eles tenham uma interação com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes que elas cheguem ao estágio final na jornada do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais precisas sobre como atraí-las para o seu site.

Desempenho de conteúdo e geração de leads

Imagine que você criou um folheto do produto e publicou-o através de caixas de correio das pessoas – esse folheto é uma forma de conteúdo, embora offline. O problema é que você não tem ideia de quantas pessoas abriram seu folheto ou quantas pessoas jogaram no lixo.

Agora imagine que você tenha esse folheto em seu site. Você pode medir exatamente quantas pessoas acessaram a página onde ela está hospedada e você pode coletar os detalhes de contato daqueles que fizerem o download através de formulários. Você também pode mensurar quantas pessoas estão envolvidas com o seu conteúdo, e irá gerar leads de qualidade.

Que tipo de conteúdo devo criar?

O tipo de conteúdo que você cria depende das necessidades de seu público em diferentes etapas da jornada de compra. Você deve começar criando buyer personas para identificar quais são os objetivos e desafios do seu público em relação ao seu negócio. Em um nível básico, seu conteúdo on-line deve visar ajudá-los a atingir esses objetivos e superar seus desafios.

Em seguida, você precisará pensar quando eles estão mais propensos a consumir este conteúdo em relação ao estágio em que estão na jornada do comprador. Isso se chama mapeamento de conteúdo

Com o mapeamento de conteúdo, o objetivo é segmentar o conteúdo de acordo com:

As características da pessoa que vai consumi-lo (que é onde a persona-compradora entra).

O quão perto essa pessoa está de realizar uma compra.

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