Anunciar Empresa no Google

Decidir anunciar empresa no Google é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu negócio. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, não é mesmo? E o Google, como você já deve saber, é uma empresa que possui a ferramenta de busca mais acessada ao redor do globo

Ou seja, se você aparecer no Google, você também irá aparecer para o seu potencial cliente, pois é através do buscador (e outros meios que você verá mais adiante) que eles podem encontrar sua empresa. Com isso, você aumenta as chances de vendas (converter leads), além de ter mais visibilidade do seu site.

O que é o Google Ads?

Por que anunciar empresa no Google? 1

Pra quem ainda não sabe exatamente ou tem muitas dúvidas sobre isso, saiba que o Google Ads é uma plataforma de anúncios pagos no Google. Através dela, você pode anunciar seus produtos ou serviços da sua empresa através de diversas campanhas.

Ela foi lançada nos anos 2000 e, desde então, vem aprimorando e já se tornou a principal escolha de plataforma de anúncios pelas empresas. Através dela é possível criar anúncios que podem aparecer na pesquisa, no display, no Youtube, na Playstore e até no Gmail. 

Você pode definir o valor que quer investir e acompanhar os cliques. Com ela, você aumenta as visitas para o seu site, torna sua marca conhecida e aumenta diretamente as chances de conversão. 

Portanto, mais importante do que captar leads, o Ads ajuda a converter os leads, que é o sonho de todo dono de negócio. 

Para se ter uma ideia, o Google Ads em 2016 gerou uma receita de quase 80 bilhões de dólares. O segundo lugar ficou com o Facebook, uma das redes sociais mais acessadas do mundo.

Resumindo, no Google Ads os anunciantes pagam ao Google para aparecerem na internet. 

Por que o Google Ads traz tanto retorno?

Anunciar empresa no Google Ads traz um retorno mais imediato do que outras estratégias que são de médio e longo prazo.

Se você quer aparecer rapidamente e alcançar mais clientes, o Ads muito provavelmente é a melhor opção para você.

Isso porque ela investe diretamente em audiência qualificada. O que isso quer dizer? Seus anúncios aparecem para pessoas que estão procurando seus produtos ou serviços no momento da compra. Quando falamos na jornada de compra de um consumidor, isso é muito importante.

Com isso, aumentam-se significativamente as chances de fechamento de uma venda. 

A principal premissa do Ads é alcançar seu público no momento que ele tem interesse em comprar ou está buscando informações sobre seus produtos ou serviços.

O Google faz isso através de uso de cookies e palavras-chave, que ajudam a determinar quando e onde os anúncios serão exibidos, melhorando a experiência do usuário e te dando mais oportunidades de aumentar suas vendas.

Vantagens de anunciar empresa no Google

O marketing de busca é um dos canais de maior conversão existentes na atualidade no marketing digital. 

Se os seus concorrentes investem nisso e você não, certamente eles irão captar todos os leads e você ficará a ver navios. 

Ser encontrado no Google e aparecer para seu público em potencial é a melhor forma de divulgar sua empresa no meio digital. Confira então quais as principais vantagens de anunciar empresa no Google!

Flexibilidade na definição de orçamento

Se você quer mais autonomia na hora de administrar o valor que investe nas suas campanhas, o Google Ads é o mais indicado para isso. 

Através dele, você consegue definir o quanto quer gastar por campanha. O valor mínimo dependerá do custo da palavra-chave escolhida. 

É claro que, quanto melhor a palavra, ou seja, quanto maior volume de busca (quantidade de pesquisas), quanto mais empresas estiverem utilizando a mesma palavra, maior será o custo dela.

Depois de definir isso, você deve ajustar o gasto por dia e por lance. Com o Ads, você tem mais controle do valor gasto e define um orçamento total. Além disso, você pode pausar a campanha quando quiser caso ela não esteja sendo satisfatória para você ou gerando os resultados que você esperava.

Todas as empresas podem anunciar

Claro que, quanto maior o valor que você investir e a quantidade de vezes que anunciar sua empresa no Google, maior será o seu retorno. 

Porém, independente do tamanho da empresa e do nicho do seu mercado, você tem espaço para anunciar no Google. 

Uma dica valiosa é que quanto mais segmentado for o seu anúncio, para um público específico, você terá mais chances de vendas.

Pagamento por clique

O diferencial dos anúncios do Google é que você só paga por clique ou visualizações em seu anúncio. Ou seja, se uma pessoa pesquisou a palavra-chave que você definiu, mas não clicou no seu anúncio, você não perderá nada com isso.

Na verdade, você pode definir se quer pagar por clique (CPC), por impressões (CPM) ou por visualização (CPV), no caso de campanhas de vídeos.

Bom custo x benefício

Quando comparado às outras mídias é muito mais barato anunciar no Google Ads do que em anúncios televisivos, rádio, revistas e outros veículos de comunicação.

Ultimamente não vale mais a pena investir em anúncios nesses canais, uma vez que no meio digital você atinge muito mais pessoas de forma massiva e instantânea. 

Apenas em casos específicos você deve considerar usar outros veículos de comunicação para divulgação de anúncios, como por exemplo se seu público forem crianças ou idosos que não acessam muito a internet e assistem muita televisão.

Caso contrário, considere investir no marketing de busca.

Tipos de anúncios no Ads

De lá pra cá, desde a criação da plataforma de anúncios algumas mudanças ocorreram e melhorias. Agora você pode ajustar sua campanha para ser encontrado em uma variedade de lugares diferentes. Veja algumas das possibilidades abaixo de anúncios no Ads e escolha aquela que mais se adequar aos seus objetivos. 

Rede de pesquisa

Por que anunciar empresa no Google? 2

Os anúncios na rede de pesquisa são as escolhas principais das empresas na hora de criar suas campanhas de marketing digital no Google Ads.

Trata-se de aparecer nos resultados de pesquisa para certas palavras-chave que você determina no momento de criar sua campanha.

Ou seja, se por exemplo, você tem um pet shop na cidade de Campinas, você pode ser encontrado pela palavra-chave “Petshop em Campinas”.

Esse formato é o mais indicado para atrair pessoas que estão procurando soluções, produtos e serviços.

O bacana é que o anunciante só paga por clique e, se a palavra-chave não for muito concorrida pode ter um excelente custo x benefício, quando pensa-se no retorno do investimento.

Rede de display

Por que anunciar empresa no Google? 3

A rede de display são aqueles anúncios que aparecem quando uma pessoa entra em um site, páginas de notícias e blogs. Esse tipo de anúncio alcança 90% de usuários no mundo todo.

Esses conjuntos de anúncios podem ser gráficos e visualmente mais atrativos do que a rede de pesquisa, como por exemplo, os banners. Assim como o anterior, podem ser definidas as palavras-chave e informações demográficas para segmentar o público.

O anúncio pode aparecer em blogs e sites de notícia, como também aplicativos e Gmail.

Youtube

Por que anunciar empresa no Google? 4

O Youtube é um canal de vídeo extremamente acessado no mundo todo. Você muito provavelmente já se deparou com anúncios que aparecem antes de iniciar um vídeo ou no meio de um vídeo.

Então, ao anunciar empresa no Google, você pode ser um desses anúncios que aparecem nos vídeos. Através dela você seleciona o público desejado segmentado por gênero, idade, interesses, dentre outras informações importantes.

Você também pode definir o vídeo ou o canal que deseja aparecer que tenha relação com o seu produto ou serviço.

O legal desse tipo de anúncio é que você só paga se o anúncio não for “pulado” depois dos 30 segundos iniciais, ou seja, se o usuário interagir realmente com a sua campanha.

Aplicativos

Por que anunciar empresa no Google? 5

Se você quer alcançar as pessoas que utilizam um determinado aplicativo ou uma série deles, você pode promover seus anúncios nos apps para iOS ou Android.

Através desse tipo de anúncio, você pode abranger aplicativos muito acessados como Pesquisa Google, Google Play, dentre outros. Essa estratégia é voltada exclusivamente para pesquisa em dispositivos móveis. 

Como fazer os anúncios?

Qualquer pessoa consegue criar uma conta no Google Ads e criar um anúncio, mas nem por isso o processo é simples e isso não significa necessariamente que você terá sucesso.

Isso porque é preciso criar uma boa campanha para ter um retorno significativo, caso contrário, o resultado será apenas dinheiro perdido.

A empresa que deseja se destacar no Google deve contar com um profissional capacitado ou agência especializada em marketing digital para gerir a campanha.

Uma boa campanha deve obedecer a alguns parâmetros e, após ser criada, deve ser acompanhada e ajustada. 

Com os dados disponíveis na plataforma do Google Ads, você será capaz de excluir palavras que não são interessantes para sua empresa, adicionar outras palavras que vêm dando mais resultado, dentre outros ajustes finos necessários para o sucesso da sua campanha.

Mais uma vez, não basta criar e esquecer. É preciso fazer uma campanha estratégica e acessar com frequência (uma vez por dia é ideal) para realizar os ajustes. 

Outras estratégias que podem ajudar

Existem outras estratégias importantes para aparecer no Google que você pode estar deixando de lado, algumas delas, inclusive gratuitas. Atuar em todas as frentes pode fazer com que sua empresa ganhe um destaque com relação aos seus concorrentes. Confira o que você pode fazer!

Google Meu Negócio

Por que anunciar empresa no Google? 6

O Google Meu Negócio pode dar um reforço nas suas estratégias para aparecer no Google. Trata-se de uma plataforma em que empresas podem divulgar seus negócios de forma gratuita. 

Surgiu em 2014 e pode ser facilmente criado, para isso basta criar uma conta no Google Meu Negócio. Lá você pode adicionar informações importantes da empresa como número de telefone, endereço, email e site. 

Você também pode colocar o horário de funcionamento da sua empresa, adicionar fotos do ambiente e as redes sociais. Isso tudo ajuda seu potencial cliente a te encontrar e saber mais sobre você.

Através dela, você pode ser encontrado pelos clientes quando eles mais precisam. Você será capaz também de aumentar o alcance da sua empresa e também de interagir com seu público. O Google Meu Negócio funciona tanto para Android quanto iOS.

Se você quer entender mais sobre como anunciar no Google de graça, confira nosso artigo com informações práticas.

SEO

Por que anunciar empresa no Google? 7

O SEO é a principal técnica utilizada para ganhar visibilidade no Google sem precisar pagar, ou seja, através da busca orgânica.

Obviamente isso não acontece da noite para o dia, é um trabalho incansável e que deve ser realizado com afinco de forma sucessiva para ter um retorno em médio e longo prazo.

Por mais que não traga um retorno imediato, o SEO deve ser utilizado por toda e qualquer empresa que queira ser encontrada nas pesquisas do Google no futuro, sem precisar investir um real para isso. 

Uma série de estratégias de SEO, incluindo marketing de conteúdo, podem contribuir para que seu site apareça na primeira página do Google. 

Google Maps

Por que anunciar empresa no Google? 8

Colocar sua empresa no mapa também é importante. Essa frase nunca foi tão ao pé da letra quanto agora. Se você quer ser encontrado, a melhor forma é adicionar a sua empresa no Google Maps. 

Esse serviço do Google ajuda as pessoas a chegarem até você, uma vez que o Google sinaliza o melhor caminho para chegar até a sua empresa, indicando a rota direto no Maps. 

Se você tem uma sorveteria, por exemplo, e uma pessoa pesquisa por “sorveteria” no Google e o endereço da sua empresa cadastrada for próximo do local atual dela, ela provavelmente encontrará a sua empresa. 

Isso ajuda você a receber mais clientes no seu estabelecimento, melhorando sua visibilidade e aumentando suas vendas. 

O Maps do Google é vinculado ao Google Meu Negócio, portanto, ao cadastrar uma conta e preencher os dados lá, você fica visível no Maps também. 

Dicas valiosas para o Ads

  • Defina palavras-chave relacionadas aos seus produtos e serviços
  • Segmente bem o público selecionando localização, interesses e outros detalhes
  • Evite escolher palavras que não tem ou tem baixo volume de pesquisa
  • Evite adicionar todas as palavras sugeridas em uma única campanha
  • Divulgue seus anúncios apenas nas cidades ou bairro que sua empresa atende

Com todas essas informações você muito provavelmente já está pensando em fazer uso dos links patrocinados para ter sucesso no seu negócio, certo? Mas, antes disso, considere ler alguns outros artigos com conteúdos relevantes dentro do universo do marketing de busca. 

Leia também:

A nossa agência de marketing digital Campinas pode te ajudar com uma série de ações e campanhas online para aumentar a visibilidade da sua empresa. 

Foi convencido dos motivos para anunciar sua empresa no Google? Tem mais alguma dúvida? Deixe sua pergunta no comentário ou entre em contato com a gente!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *