modelo de persona

Para entender melhor como criar um modelo de persona passo a passo, você precisa primeiro entender o que é exatamente persona e porque ela é importante.

Por isso que abaixo você acompanha uma breve explicação, seguido de exemplos práticos para começar a criar personas ainda hoje!

O que é persona?

Persona é a representação de pessoas que irão se envolver com o seu produto em algum momento da sua vida, tornando-se clientes.

Ou seja, a persona seria aquele cliente ideal que você quer atingir e que procura pelos seus produtos ou serviços para resolver seus problemas e sanar suas dores.

Embora os indivíduos apresentados em um modelo de persona sejam tecnicamente hipotéticos, as informações contidas na criação de persona não devem ser hipotéticas.

Elas  devem ser concluídas com base em fatos, dados concretos e pesquisas levantadas pela sua empresa.

Por isso que, o ideal é realizar pesquisas e conversar com seus consumidores e potenciais clientes antes de desenvolver as personas.

Isso pode ser feito através de envio de e-mails, chamadas, redes sociais, etc. Salve todos os dados obtidos e sintetize informações.

Por que criar modelo de persona é importante?

modelo de persona

Desenvolver um modelo de persona é um processo que demanda esforço e pode levar tempo até sua conclusão, mas esse trabalho é necessário para garantir que cada decisão de negócio, design e marketing sejam assertivas e direcionadas ao público-alvo especificamente.

O que isso significa? Que em todas as estratégias desenvolvidas pela empresa você usaria as personas como base para tomar decisões importantes que envolvem toda a área de marketing, como por exemplo:

  • Se comunicar com uma linguagem adequada ao público
  • Criar conteúdos mais pontuais e assertivos
  • Melhorar estratégias de redes sociais
  • Ajustar suas campanhas no Ads
  • Adequar a identidade visual da marca
  • Criar artes otimizadas
  • Redesenhar o site
  • Desenvolver novos produtos e serviços
  • Dentre outros

As possibilidades são infinitas, uma vez que tendo bem definido quem são as pessoas que você quer atingir e entendendo o universo do seu público você consegue tomar decisões inteligentes e diminuir chances de perdas e campanhas com alto custo que não trarão nenhum – ou pouco – resultado.

13 passos de como construir personas

modelo de persona

1- Defina nomes

O nome da persona permite que você faça referência facilmente a um grupo de usuários durante as discussões e criação de estratégias.

Por isso, o primeiro passo é escolher nomes com sabedoria. Se você der nomes humanos às personas, certifique-se de que aqueles que visualizam os documentos não façam generalizações com base apenas em nomes. Uma persona chamada “Carla” não significa que todos os usuários dessa categoria serão do sexo feminino.

Se ao invés de nomes, preferir usar títulos como “aspirante a empreendedor”, verifique se não estão muito generalistas.

O título deve sintetizar bem os objetivos e necessidades desse público. Para pensar nisso você deve considerar as informações que ele transmite.

2- Escolha a imagem

Não se esqueça de escolher uma foto para o modelo de persona. Dê à sua persona um rosto que reflita as descrições de perfil.

Se possível, use uma foto de um consumidor real, não uma imagem simples e facilmente identificável.

3- Procure respostas

Identifique a atitude da persona em relação ao seu produto ou serviço. Por que ele está interessado no que você está oferecendo? Que tipo de soluções o modelo de persona está procurando? O que mais importa para ele?

Use comentários adquiridos de entrevistas com clientes, pesquisas ou questionários para alinhar essa parte.

4- Observe dados demográficos

Esta seção oferece uma visão rápida dos hábitos, estilo de vida e comportamento do modelo de persona. As informações devem refletir tendências de entrevistas, questionários ou pesquisas.

Uma maneira rápida de encontrar estatísticas sobre dados demográficos de consumidores é usando o Google Analytics. Colete dados sobre a origem, a idade e o estado civil dos que estão visitando seu site ou interaja com sua empresa nas redes sociais.

5- Defina o personagem (arquétipos)

Arquétipos são identidades amplamente compreendidas que caracterizam a personalidade, as motivações e os objetivos de um indivíduo.

Tenha cuidado para não utilizar palavras muito gerais, jargões que impliquem em estereótipos.

6- Verifique o grau de relacionamento com a sua empresa

Esse ponto é um dos mais importantes no desenvolvimento de uma persona.

É aqui que se estabelece qual o grau de envolvimento do modelo de persona com sua empresa. Ela já conhece sua empresa, já adquiriu algum serviço, produto anteriormente ou nunca ouviu falar.

Essa definição é essencial para você criar estratégias diferenciadas para cada tipo de persona. Até por isso, você muito provavelmente terá mais de uma persona para criar.

Recomendamos que você crie diferentes personas para representar cada nível de relacionamento e segmente muito bem. Muitas decisões de design e marketing de produtos se resumem a qual camada de usuários você está trabalhando.

7- Crie uma história

Descreva a persona em poucas palavras com base em sua personalidade, ética de trabalho, motivações e prioridades.

Eles são extrovertidos, animados, sociáveis? Ou eles são introvertidos, desorganizados? Escolha adjetivos que ajudem a definir a personalidade dessa persona e entender o que irá diferir de outros usuários ou potenciais consumidores.

8- Alinhe os objetivos

O que a sua pessoa está procurando em um produto? Eles querem algo que seja fácil de usar? Um dispositivo ou serviço que atinge um fim específico? Essas perguntas são cruciais quando falamos em desenvolvimento de produtos.

A maioria dos objetivos da persona devem ser resolvidas com o seu produto ou serviço.

Esses objetivos podem ser mais abstratos e estar envolvido diretamente com experiências e sensações, como por exemplo, segurança (apps de bancos, equipamentos de segurança), conforto obtido a partir do seu produto ou serviço (sofá, viagens) ou mais tangível, como uma nova câmera fotográfica.

Analise seus concorrentes para ver quais são os objetivos dos usuários deles e como elas se encaixam no posicionamento da marca.

9- Procure barreiras

O que está impedindo seu modelo de persona de atingir seus objetivos? Que preocupações ela tem? Quais são as suas frustrações com as soluções atuais já disponíveis?

Esta seção é fundamental quando se trata de aperfeiçoar os recursos do seu produto, serviços e atendimento e superar as barreiras que geram dúvidas na hora da persona decidir por adquirir seu produto.

10- Escreva a bio

modelo de persona

A biografia deve ser um parágrafo curto para descrever a jornada do usuário. Ele deve incluir parte de sua história, com um exemplo de uso atual.

Pode ser útil incorporar informações listadas no modelo e adicionar detalhes pertinentes que podem ter sido esquecidos. Destaque os fatores da vida pessoal e profissional do usuário que tornam esse usuário um cliente ideal para o seu produto.

11- Entenda as motivações

O que inspira sua persona a agir? Ele é motivado mais pelo medo ou pelo crescimento? Realização ou poder?

Definir as motivações é importante para pensar em diferentes estratégias, por exemplo, no momento de divulgação de um novo produto. Se o principal fator motivador for “realização” você pode criar um novo comercial que passe essa mensagem. Esse é um gatilho para fazer uma persona adquirir seu produto ou serviço.

12- Olhe as marcas relacionadas

Quais são as marcas favoritas ou mais usadas dos seus usuários? Adicione os logos nesta seção. Algumas dessas marcas em destaque podem ser seus concorrentes ou vir a ser no futuro.

Por isso, é essencial usá-las para benchmark, acompanhando de perto o que vem produzindo, lançando e implementando de estratégias.

13- Defina os canais preferidos

Como você vai atingir seu público-alvo? Você pode ter certeza que idosos não estarão no Twitter e crianças de 12 anos não estarão lendo a Folha de São Paulo.

Se o seu público for um universitário especializado em tecnologia, a melhor maneira de alcançá-lo pode ser através das redes sociais.

A partir dos dados obtidos na sua pesquisa, você terá uma boa ideia do tipo de canal que seu público-alvo está usando com mais frequência ou pode ser encontrado com mais facilidade. Existem quatro categorias gerais:

  • Mídia tradicional: televisão, rádio, materiais impressos, outdoors etc.
  • Marketing digital e social: anúncios em banner, anúncios em streaming de vídeo/áudio, Youtube, Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Pinterest etc.
  • Marketing de influência: recomendações de amigos e familiares, avaliações online em fóruns, blogs de digital influencers, etc.
  • Relações públicas: eventos, marketing experiencial, etc.

Como você pode ver, essas categorias são muito amplas. Você pode até listar todas as opções que forem relevantes para o seu consumidor.

Dicas finais

Certifique-se de envolver toda a equipe na criação do modelo de persona, pois cada um traz uma perspectiva e informações diferentes. Para mais informações sobre personas acesse este guia.

Assim que tiver suas personas bem definidas é hora de criar estratégias de marketing digital e começar a pensar em outras ações para atingir cada uma delas e buscar empatia nas comunicações e conteúdos criados.

O resultado disso será uma experiência muito melhor para o cliente, um usuário mais engajado na sua marca e mais credibilidade e retorno para sua empresa.

Uma agência de marketing digital em Campinas pode te ajudar a desenvolver os próximos passos em estratégias eficientes com foco em resultados.

Conteúdos que também podem interessar:

Sua empresa já desenvolveu as personas? Qual a maior dificuldade? Deixe um comentário contando suas experiências.

Fontes:

How to: create a user persona – Xtensio

Persona: como e por que criar uma para sua empresa – Resultados Digitais

Como criar uma persona para seu negócio: um guia prático para compreender seu cliente ideal – Hotmart

Persona: aprenda o que são buyer personas e como criá-las – Rock Content

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