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Esta é uma lista das 25 melhores ferramentas de SEO para você utilizar nas suas estratégias de marketing digital. Todas essas ferramentas listadas abaixo funcionam muito bem e você pode usar para trazer mais visibilidade para o seu site. Confira!

25 melhores ferramentas de SEO


1. Aswer the public

Encontre mais de 450 ideias de palavras-chave em segundos.

A maioria das ferramentas de SEO obtém seus dados do mesmo lugar: o planejador de palavras-chave do Google.

Answer the public é um site diferente.

Esta ferramenta encontra as perguntas que as pessoas mais fazem em fóruns, blogs e mídias sociais.

E transforma essas perguntas em palavras-chave incríveis.

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Uma das pesquisas mais comuns que as pessoas fazem é comparar produtos e informações, como por exemplo “”iPhone vs. Android”.

Tanto que o Answer the Public tem uma seção de resultados exclusivamente dedicados a esse tipo de pesquisa.

O que nos leva à segunda ferramenta da nossa lista…

2. Woorank SEO e Análise de Web

Obtenha uma lista de estratégias de SEO em segundos.

O Woorank é uma extensão muito útil do Chrome.

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Primeiro, você recebe uma pontuação geral de SEO.

Em seguida, a ferramenta mostra EXATAMENTE como melhorar o SEO on-page e off-page do seu site.

A maioria das ferramentas de SEO apenas informa sobre problemas, mas não traz soluções.

O mais legal dessa ferramenta é que ele oferece a você uma lista de verificação que pode ser usada para corrigir qualquer problema.

E agora é hora da nossa próxima ferramenta gratuita de SEO…

3. Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google

Prepare seu site para a primeira indexação para dispositivos móveis do Google.

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Você deve ter ouvido falar que o Google recentemente fez uma grande mudança em seu algoritmo.

(Essa mudança é oficialmente chamada de “Indexação Mobile-First”).

Isso quer dizer que:

Se o seu site não estiver otimizado para dispositivos móveis, você está com muitos problemas.

Felizmente, você não precisa de um desenvolvedor em tempo integral para se preparar para essa atualização. Tudo o que você precisa fazer é executar seu site por meio da ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis.

Aqui ele informa se o seu site está preparado para o novo algoritmo do Google:

Melhor recurso: “Problemas de carregamento da página”

Esse recurso mostra como você pode melhorar o código do seu site. Dessa forma, o rastreador móvel do Google pode localizar e indexar todos os recursos do seu site.

4. Seed Keywords

Encontre ideias de palavras-chave completamente novas.

A maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave funciona da mesma maneira:

  • Digite uma palavra-chave primária na ferramenta.
  • Obtenha uma lista de termos relacionados.

O problema com essa abordagem é o seguinte:

Todos digitam as mesmas palavras-chave nessas ferramentas.

Bem, o Seed Keywords tem uma abordagem completamente diferente.

Ao invés de extrair palavras-chave do nada, você pergunta aos seus clientes como eles pesquisam online.

Em seguida, digite essas palavras-chave em sua ferramenta favorita de pesquisa de palavras-chave.

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Quando os resultados chegarem, você poderá usar o SeedKeywords para fazer uma pesquisa no Google pelas palavras-chave que as pessoas forneceram a você.

Dessa forma, você pode verificar rapidamente os resultados da pesquisa… e ver o nível de competitividade dessas palavras-chave.

5. SEMRush

Copie as melhores palavras-chave do seu concorrente.

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SEMRush é uma das melhores ferramentas de SEO de todos os tempos.

Tem um plano pago com muitos recursos impressionantes.

Mas a versão gratuita é bem interessante também.

Seja a versão gratuita ou paga, o SEMRush funciona da mesma maneira:

Ele encontra as palavras-chave exatas para as quais o seu concorrente está classificado.

Melhor recurso: “Keyword Magic”

Digite uma palavra-chave… e obtenha uma lista de 79.577 palavras-chave!

6. BROWSEO

Veja seu site através dos olhos de um mecanismo de pesquisa.

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Como você já deve saber, os mecanismos de pesquisa veem seu site de maneira muito diferente da sua.

E o BROWSEO oferece o tipo de visão de raio-x dos mecanismos de busca.

Melhor recurso: SERP Preview

Obtenha uma visualização simples de como sua página aparece nos resultados da pesquisa:

Isso é útil para descobrir se o seu título e descrição são adequados para SEO (ou muito longos). E otimizar seu título e descrição também pode ajudar você a obter mais cliques orgânicos.

7. Ubersuggest

Use o Uber Suggest para centenas de ideias de palavras-chave.

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Ubersuggest é simples:

Digite uma palavra-chave.

E o Ubersuggest processa centenas de palavras-chave de preenchimento automático do Google para você.

(Você também recebe informações para cada palavra-chave, como CPC, volume de pesquisa e mais)

Melhor recurso: palavras-chave negativas

Esse recurso permite filtrar termos que você não deseja ver.

Por exemplo: filtrar palavras-chave que usam o termo “gratuito” ou “pago”.

8. Google Search Console

Obtenha ajuda de SEO diretamente do Google.

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Nenhuma lista de ferramentas gratuitas de SEO estaria completa sem o Google Search Console.

Por quê?

O Google Search Console é um software de SEO muito rico em recursos. E, ao contrário de praticamente todas as outras ferramentas do mercado, você sabe que os dados são legítimos.

(Afinal, vem do Google)

Por exemplo, você pode usar o Google Search Console como um rastreador de classificação para verificar as classificações do seu site nas SERPs.

Melhor recurso: Relatório de cobertura de índice (Index Coverage Report)

O Relatório de cobertura de índice fornece uma lista de páginas em seu site que não estão sendo indexadas.

Você também pode consultar dicas de como você pode otimizar sua página.

9. Screaming Frog

Encontre e corrija problemas técnicos de SEO em segundos.

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Encontrar problemas técnicos de SEO em seu site pode ser uma dor enorme.

O Screaming Frog rastreia seu site usando um rastreador semelhante ao Google. E gera um relatório de possíveis problemas (como erros de cabeçalho HTTP, problemas de renderização de javascript, HTML inchado e erros de rastreamento).

Melhor recurso: descobrir conteúdo duplicado

Como você deve ter ouvido, o Google ODEIA conteúdo duplicado.

Felizmente, você pode usar o Screaming Frog para rapidamente identificar páginas com conteúdo duplicado.

10. Google Analytics

Veja como as pessoas encontram e interagem com seu site.

Apesar do Google Analytics não ser realmente uma ferramenta de SEO, é quase impossível realizar uma campanha de SEO sem ela.

Por quê?

Os dados no Google Analytics informam se os seus esforços de SEO estão valendo a pena.

Estou falando de dados como:

  • Tráfego orgânico
  • Taxa de rejeição
  • Fontes de tráfego
  • Tempo no local
  • Velocidade da página
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Melhor recurso: integração do Google Analytics e do Google Search Console

O Google Analytics é super poderoso por si só, mas quando você combina isso com o Google Search Console ele se torna ainda mais poderoso.

Vincular sua conta do GSC ao GA conecta você com informações úteis, como as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar seu site, sua CTR orgânica e outros dados interessantes.

11. Yoast WordPress Plugin

O melhor plugin de SEO para o WordPress.

Se o seu site é executado no WordPress, você precisa instalar o Yoast o mais rápido possível.

É de longe o plugin SEO mais robusto do mercado.

A melhor parte? É 100% grátis.

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Melhor recurso: Gerador de Sitemaps XML

Os Sitemaps ajudam o Google e outros mecanismos de pesquisa a encontrar, rastrear e indexar todas as páginas do seu site.

E com o plug-in do Yoast, você não precisa mexer no seu sitemap toda vez que adicionar uma nova página ao seu site.

Isso porque o Yoast atualiza seu sitemap automaticamente.Facilita muito!

12. Panguin

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Essa ferramenta Panguin correlaciona seu tráfego de pesquisa com as atualizações conhecidas do Google.

Por que isso é útil?

Bem, se você perceber que seus rankings caíram na época de uma grande atualização do Google, você pode descobrir o que deu errado e corrigi-lo.

Melhor recurso: ativar/desativar atualizações

O Panguin facilita o zeramento de uma atualização específica.

Por exemplo, se você é uma empresa local que se concentra no SEO local, só é possível que o Panguin mostre as atualizações do Google que afetaram os resultados locais.

13. Wordtracker Scout

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O Wordtracker Scout tem uma abordagem única para pesquisa de palavras-chave.

Ao invés de inserir palavras-chave em uma ferramenta, o Wordtracker mostra os termos mais comuns em uma página.

Dessa forma, você pode acessar uma das páginas do seu concorrente e utilizar as palavras-chave que eles estão usando em seu conteúdo.

Mostra a você quais palavras-chave da sua lista têm a melhor relação entre o volume de pesquisas e a concorrência.

14. Bing Webmaster Tools

Otimize seu site para o Bing.

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Bing Webmaster Tools é basicamente o Google Search Console, mas para o Bing.

Portanto, se você deseja que seu site seja indexado e classificado no Bing, o Bing Webmaster Tools é obrigatório.

Não basta estar no Google, você deve considerar uma boa colocação nos outros buscadores também.

Melhor recurso: ferramenta de pesquisa de palavras-chave

Obtenha ideias de palavras-chave (e dados) diretamente do Bing.

E, ao contrário do Google Keyword Planner, os dados do Bing são estritamente para pesquisa orgânica (não para o Bing PPC ou o Adwords).

15. Siteliner

Obtenha um relatório completo de SEO gratuitamente.

O Siteliner analisa seu site em busca de problemas de SEO (como páginas bloqueadas, redirecionamentos desordenados e links quebrados).

Melhor recurso: comparação com outros sites

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Com isso, você pode comparar a velocidade de carregamento e o tamanho da página do seu site com o banco de dados do Siteliner de outros sites. Útil para fazer benchmarking.

16. KWFinder

Ferramenta de pesquisa de palavras-chave sem sentido.

A melhor parte do KWFinder é que ele é fácil de usar.

Trata-se de uma ferramenta de palavras-chave legítima que muitos profissionais usam.

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Melhor recurso: LPS

LPS significa Link Profile Strength, que seria a força do link.

Este recurso basicamente informa quantos links você precisa classificar para essa palavra-chave para aumentar seu posicionamento.

Portanto, se você encontrar uma palavra-chave com um LPS de 50 ou mais, saberá que precisa realizar um sério processo de vinculação para classificar esse termo.

17. Varvy

Obtenha um check-up gratuito no site de SEO.

Varvy é uma ferramenta de auditoria SEO muito importante.

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A maioria das ferramentas de análise de SEO fornece apenas informações sobre o nível de superfície.

No entanto, com o Varvy, você obtém acesso a dados que a maioria das outras ferramentas gratuitas não mostram, incluindo compatibilidade com dispositivos móveis, ausência de alt text nas fotos, configuração de HTTPS, análise de robots.txt e muito mais.

18. Buzzstream

O Buzzstream é uma excelente ferramenta para construção de links.

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Pode ser usado por pequenas ou grandes empresas. Empresas que trabalham com link building costuma usar bastante essa ferramenta.

Ajuda a encontrar prospects com facilidade e eficiência. Através dela, você consegue realizar a busca, visualizar contatos e gerar automaticamente informações importantes.

Pode-se enviar mensagens de email personalizadas por lá mesmo e estabelecer relacionamentos para melhorar seus resultados e posicionamento da sua página.

Tem um layout fácil e organizado.

19. Majestic

O Majestic é uma das ferramentas preferidas de muitas agências de marketing.

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Isso porque ela oferece uma enorme gama de informações sobre concorrência, palavras-chave e outras como backlinks, domínios de referência, subnet de referência, ips de referência, histórico de backlinks.

Também possui ferramentas para trabalhar com link building.

20. Moz

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O Moz é um dos sites com mais relevância para encontrar oportunidades de link building, pesquisar backlinks e detectar links nocivos que podem estar atrapalhando seu posicionamento.

Você pode verificar a autoridade do domínio e outros dados relevantes para pensar nas melhores estratégias de SEO.

21. Raven SEO Tools

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A Raven SEO apresenta uma função chamada Link manager. Esse recurso ajuda a encontrar sites com altíssima qualidade. Fornece dados de URL, palavra-chave e domínio.

Através dessa análise você pode entender quais palavras estão gerando melhor resultado para os concorrentes, quais links seus concorrentes estão obtendo e quais sites pode fazer link building.

22. Ahrefs

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A Ahrefs oferece informações detalhadas de backlings ideais para quaisquer sites. Lá, você pode ver os textos âncora utilizados, os sites que tem links para eles e o poder de cada backlink.

Você pode fazer um paralelo com seus concorrentes. A ferramenta avisa quando uma palavra com potencial para backlink é publicada e quando seu concorrente recebe ou perde um backlink.

Ela também avisa quando alguém mencionar sua empresa.

23. Group High

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Utilize a Group High se você quiser encontrar os melhores blogueiros e influenciadores para melhorar seus relacionamentos e posicionamento através de parcerias de link building.

O seu alcance é imenso, podendo chegar a 15 milhões de blogs ativos! Você pode pesquisar pelo assunto, alcance, influência social, localização ou MozRank.

Ele oferece uma ferramenta eficiente de planejamento, identificação, apresentação, envio e promoção.

24. Followerwonk

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Você já deve saber que as melhores oportunidades de link building estão nas redes sociais, principalmente no Twitter.

A Followerwonk de análise ajuda a encontrar e otimizar o seu crescimento. Com ela você encontra os influenciadores do seu nicho e aumenta suas chances de backlinks importantes. Pode filtrar por autoridade social ou número de seguidores.

25. Website Grader

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Ideal para empresas que querem saber sobre a popularidade do seu site. A Website Grader oferece dados de métricas de cliques, tráfego gerado, otimização de conteúdos publicados, dentre outras informações importantes.

Através dessas infos você pode criar estratégias mais assertivas para aumentar suas chances de sucesso e melhorar resultados.

Outros artigos que você pode achar útil:

O que achou das dicas de ferramentas para melhorar o posicionamento do seu site? Use ao seu favor para chegar ao topo!

Fontes:

Best Free Seo tools – Backlink
13 Ferramentas de SEO para decolar seu ranking do Google – Neil Patel
As melhores ferramentas SEO – Oberlo

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