O que é Marketing – Guia para Iniciantes

4p's Marketing

O que você sabe sobre marketing?

Você sabe o que é Marketing? Marketing é o processo de ensinar aos consumidores por que eles devem escolher seu produto ou serviço no lugar de seus concorrentes. Se você não está fazendo isso, não está fazendo marketing. É realmente tão simples! A chave é encontrar o método de marketing certo e definir a mensagem de marketing correta para usar, para educar e influenciar seus consumidores.

As empresas cometem o erro de pensar que o marketing é apenas “uma coisa”, mas o marketing trata de todas as interações do cliente com o seu negócio, desde publicidade, o que eles ouvem, o serviço ao cliente, até o pós venda.

Tudo isso é  marketing, criando a decisão dentro do consumidor, se vai escolher sua empresa inicialmente e se voltará a repetir negócios.

O marketing geralmente é confundido com publicidade e vendas, mas é importante conhecer as principais diferenças. Esse artigo lhe dará uma melhor compreensão das funções de marketing, publicidade e vendas:

Marketing vs. Publicidade: Qual a Diferença?

Marketing vs Vendas: Qual a Diferença?

Marketing: o planejamento, implementação e controle sistemáticos de uma série de atividades comerciais destinadas a reunir compradores e vendedores para troca ou transferência mutuamente vantajosa de produtos.

Publicidade: O anúncio pago, público, não pessoal de uma mensagem persuasiva por um patrocinador identificado; a apresentação ou promoção não pessoal de uma empresa de seus produtos aos seus clientes existentes e potenciais.

Vendas: o processo de vendas é tudo o que você faz para fechar a venda e obter um contrato ou contrato assinado. O processo de vendas consiste na interação interpessoal.

Dito isto, vamos dar uma olhada no que o marketing realmente é e como é usado.

Como o marketing é definido?

No primeiro dia de muitos cursos de Marketing, os professores geralmente definem “marketing” como “todos os processos envolvidos em obter um produto ou serviço do fabricante ou vendedor para o consumidor final”. Isso inclui a criação do conceito de produto ou serviço, identificando quem é suscetível de comprá-lo, promovendo-o e movendo-o através dos canais de venda adequados.

Como você pode identificar o marketing?

O marketing é melhor identificado usando o que se chama 4 Ps ou mix de marketing: Produto, Preço, Promoção e Praça. Começando com os produtos, as empresas têm muitos procedimentos que devem garantir que seus produtos estejam prontos para venda. O primeiro estágio é chamado de “estágio ideação”, onde a ideia para o produto é concebida.

Em seguida, os departamentos de marketing geralmente testam novos conceitos de produtos com grupos focais e pesquisas para determinar os níveis de interesse entre potenciais compradores. Se o nível de interesse é alto, os comerciantes podem então vender produtos em uma base limitada para rastrear as vendas. Se as vendas de produtos forem altas, os produtos serão lançados a nível nacional. Antes de os produtos irem ao mercado, as empresas devem decidir quais estilos, tamanhos, sabores e aromas devem ser vendidos e os projetos de embalagem que devem usar. Os consumidores têm muita contribuição nessas decisões.

O preço também é testado através de grupos focais e pesquisas. As empresas devem conhecer o preço ideal para vender seus produtos para obter o máximo retorno. Uma maneira de determinar o preço é estabelece-lo a um nível comparável aos concorrentes; isto é, se a empresa pode recuperar todas as despesas associadas ao produto e ainda obter lucro. Se a empresa está introduzindo um novo produto que nunca existiu, eles devem determinar o quanto o consumidor está disposto a pagar por isso. Precificar um produto em um valor acima do que os consumidores estão dispostos a pagar pode fazer com que as vendas caiam exponencialmente.

Qual é o objetivo do marketing?

O consultor de negócios Evan Carmichael’s faz um ótimo trabalho de identificar os três principais objetivos do marketing:

Capturar a atenção de um público-alvo.

Facilitar a tomada de decisão.

Fornecer ao cliente uma ação específica, de baixo risco e fácil de tomar.

Com estes propósitos em mente, cupons, vendas e até mesmo merchandising, ou como os produtos são exibidos, fazem parte do processo de comercialização. Como o marketing é a pedra fundamental de todos os negócios, o objetivo geral é vender mais produtos ou serviços.

 

Diferentes tipos de marketing?

As propagandas impressas, rádio e televisão são tipos de marketing, assim como a mala direta e o marketing digital. As empresas que vendem através da Internet otimizam suas páginas (SEO) para que elas apareçam mais altas nos motores de busca como Google e Yahoo. Newsletters, comunicados de imprensa e artigos são formas de marketing usadas para gerar leads e pedidos. Algumas empresas usam o marketing de referência para aumentar o negócio, onde os clientes satisfeitos fazem indicações. Mais recentemente, o marketing de redes sociais está se tornando um tipo de marketing que as empresas inteligentes não podem evitar quando se trata de alcançar potenciais compradores, seja publicitário no Facebook, ou publicação de conselhos no Twitter com links para um site.

Tudo dito, o marketing é algo que informa, traz interesses e faz com que as pessoas tomem decisões de compra.

Mais definições de Marketing

O marketing é o processo social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que precisam e querem através da criação e troca de valor com os outros.

Kotler and Armstrong (2010).

O processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e criam fortes relacionamentos com os clientes, a fim de capturar o valor dos clientes em troca.

Kotler and Armstrong (2010).

O marketing é o processo de gerenciamento para identificar, antecipar e satisfazer os requisitos do cliente de forma lucrativa.

The Chartered Institute of Marketing (CIM). Accessed 2012.

O enigma do marketing é que é uma das atividades mais antigas do homem e, no entanto, é considerada a mais recente das disciplinas de negócios.

Baker (1976).

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