26 Passos para Otimizar seus Anúncios no Google e ter Sucesso em suas Campanhas

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otimizar anúncios no google

Se você acorda e pensa todos os dias o que fazer para otimizar anúncios no Google para ter mais resultados, esse artigo será muito útil para você.  Abaixo, confira um super guia com 26 PASSOS para otimizar seus anúncios no Google e ter muuuito sucesso em todas as suas campanhas. 

Agrupamos o passo a passo em 4 categorias, com sugestões e dicas que você pode começar a aplicar hoje mesmo em suas campanhas para melhorar seus anúncios no Google AdWords.

O guia o ajudará a verificar se você está no caminho certo e sabe otimizar anúncios no Google Ads como um verdadeiro expert. Abaixo estão dicas que realmente utilizamos aqui no dia a dia da agência de marketing digital Campinas e que trazem excelentes resultados para nossos clientes.

Perguntas e dicas comuns antes de começar a otimizar anúncios no Google

Com que frequência você precisa otimizar anúncios no Google AdWords?

Essa é uma das perguntas comuns quando começamos a criar campanhas. A otimização no Google Adwords é vital para obter mais rentabilidade, mas você não pode fazer alterações todos os dias, pois as campanhas precisam “amadurecer”.

Recomenda-se aguardar 2 a 3 semanas após a campanha ter sido lançada para avaliar os resultados obtidos. Se a campanha estiver ativa por semanas ou meses, você pode realizar a análise e otimização uma vez por semana.

Em que ordem você precisa otimizar os anúncios no Google AdWords?

Se você tiver uma conta grande (mais de 10 campanhas), aconselho que você estabeleça uma ordem lógica de tarefas.

Ou seja, se você tiver campanhas da rede de pesquisa e rede de display ao mesmo tempo, aconselho fazer uma avaliação geral e ir aplicando ações de otimização separadamente. Comece pela rede de pesquisa e depois a de display (ou ao contrário dependendo do seu objetivo principal). 

Lembre-se: esse processo é vital, você não pode escapar dele, pois geralmente são necessárias alterações para melhorar os resultados. Não é complicado se você estabelecer uma rotina.

Você precisa ter capacidade analítica e uma visão estratégica de objetivos.

Se você está ciente da realidade e do contexto do seu produto ou serviço e do orçamento disponível, tudo será mais fácil.

Se você ainda está em dúvida sobre as vantagens de anunciar empresa no Google, confira nosso artigo.

26 passos para otimizar seus anúncios no Google Adwords na rede de pesquisa

Vou me concentrar primeiro nesse tipo de campanha, uma vez que são as mais usadas e também aquelas que geram mais custo para as empresas. 

Estratégia, organização de ações e otimização de anúncios no Google Adwords

Passo 1 – Estabeleça um número apropriado de campanhas

Aconselho você, em um primeiro momento, planejar ou repensar a estrutura da sua conta.

O número de campanhas está correto? Ou está tudo agrupado em uma única campanha? Quantas campanhas você precisa? Abaixo separei algumas dicas:

  • É recomendável criar uma campanha individual para cada produto, se você deseja alocar um orçamento diferente para cada um (com isso você saberá se cada produto/serviço traz uma margem de lucro diferente).
  • Você também pode estar interessado em uma campanha individual quando for voltado para países diferentes e, portanto, a um público-alvo e a um idioma diferente. Se a empresa for muito grande, considere até uma conta (não campanha) para cada país.
  • Você também pode organizar sua conta em campanhas por datas ou descontos especiais. É possível que você venda alguns produtos no inverno (viagens de esqui) e outros no verão (hotéis no litoral). Com este exemplo, você teria que fazer pelo menos duas campanhas. Outro exemplo: se você lançar uma oferta especial no Dia dos Namorados, seria aconselhável criar uma campanha apenas com esse desconto, personalizando muito bem as datas e o orçamento da campanha.

Passo 2 – Defina uma estrutura que você possa gerenciar

Não adianta criar uma mega conta com 30 ou 40 campanhas se você não conseguir gerenciá-las. 

Se você tem medo de gastar um valor muito alto ao criar várias campanhas, você pode escolher criar uma única campanha (do seu produto mais importante) ou agrupar em uma campanha vários serviços relacionados. 

Para otimizar anúncios no Google com eficiência, a ideia é criar campanhas individuais dos grupos que funcionam melhor para você, quando você já sabe que elas são lucrativas. Você começaria com algo menos otimizado à princípio, mas pouco a pouco você ajustaria sua estratégia para otimizar anúncios no Google.

Passo 3 – Ajustar o lance por localização geográfica

Se você achar que algum local oferece mais tráfego e conversões, o ideal é que você ajuste seu lance e aumente, na melhor das hipóteses, uma porcentagem do orçamento.

Se durante um período relevante de análise (2 a 3 meses), o local continuar se destacando, uma ação estratégica seria criar uma campanha apenas para esse local.

Passo 4 – Revise e otimize as campanhas

Faça todo o possível para que a campanha seja clara e compreensível para outros funcionários que trabalham com você. Eles precisam entender claramente quais palavras, produtos ou estratégia de lances estão por trás de cada campanha. 

Passo 5 – Ajustar lances em dispositivos móveis

O desafio dos dispositivos é analisar qual deles oferece melhor desempenho (CTR e conversões) para aumentar ou diminuir a oferta. Assim como a localização geográfica, essa escolha pode trazer importantes resultados para o seu negócio.

Passo 6 – Faça cópias de segurança periodicamente

Você pode fazê-los com o programa Adwords Editor (Mac e PC). Aconselho usar esse programa se a conta for gerenciada por várias pessoas, para evitar o risco de excluir uma campanha que deveria estar pausada.

Quando você exclui uma campanha, anúncio ou palavra no Adwords, ele não pode ser ativado novamente. Neste link, você encontra as etapas para fazer um backup.

Passo 7 – Revise os orçamentos

Essa é uma das principais ações de otimização que afeta a evolução de grupos e campanhas. Não é recomendado fazer todos os dias, mas uma vez por semana ou quando necessário para reduzir custos ou apostar mais em determinados produtos.

O relatório “Maior Variação” na guia “Dimensões” pode ser usado como um complemento para ver um resumo de quais campanhas economizaram e quais campanhas gastaram mais nos últimos 7, 14 ou 28 dias.

Ações para melhorar sua página de destino e otimizar anúncios no Google AdWords

Passo 8 – Verifique a qualidade da sua página de destino

Se sua página de destino (URL de destino) não for otimizada para SEO e venda, você não obterá conversões. 

Caso muito comum: “Tenho uma campanha com muitos cliques, mas zero ou muito poucas conversões, o que está acontecendo? O que faço para mudar a situação?

Uma das principais causas de tráfego sem conversão é a qualidade da página de destino. Outro fator paralelo a esse resultado é a escolha errada das palavras-chave, mas veremos isso mais tarde.

Passo 9 – Crie páginas de destino individuais / por categoria / geral

Antes de ativar suas campanhas, aconselhamos que você otimize previamente suas páginas de destino. Adapte e crie quantas páginas você precisar, dependendo do que deseja anunciar.

Também recomendo a criação de um destino que agrupe vários desses produtos, caso você queira fazer uma campanha com palavras e experiências mais genéricas ou páginas de cada produto individual. 

Passo 10 – Otimize o conteúdo de cada página

Isso inclui um conjunto de elementos que você deve personalizar com foco no SEO e, ao mesmo tempo, usando estratégia de neuromarketing. Como por exemplo:

  • Otimize a página usando um “URL amigável” com as palavras-chave que correspondem a cada produto ou categoria.
  • Escreva textos atraentes, claros, descritivos e fáceis de entender. Você precisa deixar evidente o que oferece e o que deseja que eles façam na sua página, do início ao final.
  • Mesmo se você é um comércio eletrônico, reforce o produto com técnicas de copywriting. Escreva cerca de 250 a 500 palavras por página. E super importante: crie conteúdo original, nunca copiado.
  • Deixe claras suas vantagens sobre outros concorrentes.
  • Dica arriscada, para alguns, mas eficaz para outros: escreva o preço dos seus produtos, ou pelo menos algo do tipo: “A partir de R$”. 
  • Inclua imagens, vídeos e depoimentos. O marketing de referência é o melhor para vender.
  • Inclua um formulário de contato ou um telefone (na parte inferior, se você acredita muito em seu produto e design, e na parte superior, se você acha que eles não vão gastar mais do que 5 segundos na sua página).
  • Inclua produtos semelhantes (especialmente se você é um comércio eletrônico) e botões de CTA que redirecionam para serviços complementares ou outras páginas de produtos.
  • Melhore sempre que possível o tempo de carregamento da página, para que ela carregue mais rapidamente. 
  • Teste landing page com o máximo de pessoas que conseguir para verificar a usabilidade.

Ações para otimizar o desempenho do anúncio no Google AdWords

Passo 11 – Adicione palavras-chave negativas à campanha

É uma das principais configurações para otimizar anúncios no Google em qualquer campanha de pesquisa. Consiste em adicionar palavras negativas para que, se alguém as pesquisar, elas não verão seu anúncio. Você pode adicionar um grupo de anúncios ou palavras que afetam toda a campanha. Exemplo:

Campanha – cursos de inglês presenciais

Grupo 1: cursos de inglês para crianças de 6 a 13 anos

Grupo 2: cursos de inglês para adultos +18

Possíveis palavras-chave negativas no nível da campanha: cursos de alemão, cursos de inglês gratuitos, cursos gratuitos, curso de chinês, aprender chinês, tutoriais de inglês, curso de inglês grátis, aulas on-line, cursos on-line…

Possíveis palavras-chave negativas no nível do grupo, no grupo 1: cursos de inglês para adultos, cursos inglês adultos, cursos de inglês para desempregados, cursos de inglês para pais…

Possíveis palavras-chave negativas no nível do grupo, no grupo 2: cursos de inglês para crianças, inglês para crianças, inglês primário…

Nota: se as palavras incluírem curso ou inglês, elas deverão ser definidas pela correspondência exata usando colchetes [palavra], para excluir especificamente essa palavra e evitar incompatibilidade com seus anúncios.

Passo 12 – Verifique o custo / conversão

Essa ação de otimização deve ajudar você a detectar quais campanhas têm alto ou baixo custo para cada conversão. Com ela você descobre qual campanha é mais lucrativa (ou está sendo mais lucrativa).

Se a campanha tiver um custo / conversão baixo em relação ao valor do seu produto, convém aumentar seu orçamento.

Passo 13 – Ajustar os CPCs

Analise, campanha por campanha, agrupe por grupo de lances de palavras-chave. A ideia é detectar quais palavras têm maior custo e piores resultados. 

Se você precisar economizar, considere pausá-los. Não aconselho a exclusão, pois pode ser que mais tarde você precise reativar novamente. 

Lembre-se de pausar as palavras-chave com altos custos e baixos retornos.

Passo 14 – Detectar, pausar e reorganizar palavras duplicadas

Se você tiver a mesma palavra-chave em dois grupos de anúncios diferentes, estará competindo consigo mesmo e isso aumentará os custos totais no final do mês.

Outra tarefa de otimização com palavras-chave é verificar se há palavras duplicadas e organizar bem a que grupo cada palavra-chave pertence.

Passo 15 – Pausar grupos sem conversão

Se você tiver 4 ou 5 grupos de anúncios em uma campanha, após 3 a 4 semanas, será necessário otimizá-las com base nos resultados obtidos. Dos 4 grupos, por exemplo, verifique qual é o pior e faça uma pausa.

O objetivo de ter vários grupos é testar com qual seleção de palavras você obtém o melhor resultado, para que não seja necessário manter as quatro contínuas. Ao serem pausados, os grupos que tiveram melhor performance distribuirão melhor o orçamento. 

Passo 16 – Ajuste as ofertas padrão de cada grupo

Aumente a oferta em 10% ou 20% nos grupos que oferecem resultados (conversões) para aprimorar a campanha com esse conjunto de palavras-chave. 

Ações concretas para otimizar listas de palavras-chave no Google AdWords

Passo 17 – Adicione novas palavras de cauda longa ou long tail

É um recurso útil para empresas com orçamento baixo e para empresas que têm como prioridade a lucratividade máxima.

Se você estiver em algum desses casos, precisará pesquisar ou editar suas palavras para torná-las palavras de cauda longa.

Elas tendem a ter pesquisas médias mais baixas, mas têm uma intenção de compra muito maior. O volume de impressões e cliques irá mais devagar e, por ter menos concorrência, tem um CPC mais baixo. Suponhamos que você tenha uma loja online de sabonetes:

  • Palavra-chave cauda curta (genérica): comprar sabonetes
  • Palavra-chave cauda longa (específica): sabonetes naturais de aveia e mel

Passo 18 – Reduza o número de variações de palavras na pesquisa ampla

As correspondências de palavras-chave podem ajudar a melhorar o número e a qualidade dos cliques nos seus anúncios. Eles permitem expandir ou reduzir o número de variações geradas por palavras-chave normais que, por padrão, têm a correspondência AMPLA.

A ação de otimização com o recurso da correspondência consiste em deixar um número muito pequeno de ações amplas com lance baixo (1 ou 2 para garantir a visibilidade) e o restante alterar para palavras de correspondência ampla modificada, frase e, em seguida, exata (nessa ordem).

Você consegue imaginar o número de variações que o Google pode relacionar a uma pesquisa como: “jeans em promoção”. Veja:

Jeans rasgados, calças à venda, calças baratas, comprar jeans para bebê, jeans usados, jeans de brechó e etc.

Assustador, certo? Especialmente se você tem uma loja online de jeans e cada um custa R$ 300, não será interessante que uma pessoa que procura “jeans usados” clique no seu anúncio.

Passo 19 – Use duas correspondências na mesma palavra-chave

Outra configuração altamente recomendada para suas listas de palavras-chave é ter a mesma palavra com duas correspondências diferentes. Exemplo:

Grupo 1 Jeans: “ofertas de jeans femininos” / + jeans + mulheres + ofertas

Calças do Grupo 2: “calças brancas” / [calças brancas]

Como você vê, não duplico as palavras-chave porque as mesmas estão no mesmo grupo. O que faço é repetir a palavra e colocar uma correspondência diferente para que o Google as detecte como palavras-chave diferentes.

Ele escolherá aquela que tiver mais relevância em relação ao termo de pesquisa usado pelo usuário e, em algumas semanas, você poderá saber qual correspondência gerou mais cliques e conversões.

Passo 20 – Use pesquisa ampla modificada com palavras negativas

Se você tiver um orçamento reduzido (R$ 15 por dia), inicie uma lista de itens modificados e adicione um bom número de palavras negativas. Isso ajudará você a segmentar os anúncios para pessoas que buscam sua palavra ou variações dessa palavra.

Ações para otimizar anúncios no Google AdWords

Passo 21 – Crie anúncios relevantes para as palavras-chave do grupo

É inútil orientar o anúncio para pessoas que procuram “vestidos de festa compridos”, se mais tarde você colocar no anúncio um título que diz “Moda feminina de loja online – casacos, vestidos, calças”. Você está perdendo a oportunidade de gerar mais cliques.

“Em média, os usuários clicam mais nos anúncios que correspondem exatamente à pesquisa que realizaram”.

Passo 22 – Otimize o T1 do anúncio

Certifique-se de incluir a palavra-chave importante no título 1 do anúncio e faça duas frases, com combinações diferentes, para descobrir qual é a mais atraente.

Passo 23 – Aproveite todos os caracteres dos anúncios

Novos anúncios de texto expandidos incorporam mais caracteres nos títulos e na descrição dos anúncios.

Passo 24 – Unifique o número de anúncios por grupo

Decida se você deseja fazer dois ou três em cada grupo e analise os resultados com base no mesmo volume de textos.

Passo 25 – Verifique os URLs de destino dos anúncios

Você pode usar filtros ou o relatório de URL de destino em “Dimensões”. Se você tiver 1 ou 2 campanhas, também poderá fazê-la manualmente. Verifique se as páginas de destino são relevantes para o texto do anúncio.

Passo 26 – Cuide dos detalhes e escreva anúncios originais

Ninguém disse que era fácil, mas é possível. Eu recomendo que você reveja os textos dos seus anúncios e adicione descrições melhores. Você também pode:

  • Inclua as principais palavras-chave nos campos 1 e 2.
  • Use os caracteres para deixar claro o que torna seu produto único.
  • Use maiúsculas na primeira letra da palavra, em T1 e T2.
  • No título, use as palavras com o maior volume de pesquisa.
  • Adicione extensões de anúncio apropriadas à sua empresa. Se você é um restaurante, faz sentido aprimorar a extensão de localização e a extensão de chamada.
  • Inclua preços, números ou fórmulas no anúncio (de preferência em T1 ou T2)

Agora é sua vez, você está pronto para implementar a otimização? Se quiser aumentar seu conhecimento sobre o assunto, leia também;

E com esta categoria, termino este primeiro guia para otimizar anúncios no Google AdWords, especificamente em campanhas da rede de pesquisa. Espero que tenha gostado do guia e, acima de tudo, que você possa colocá-lo em prática o mais rápido possível com sua publicidade no Google AdWords. Se você tiver alguma dúvida ao ler o artigo, deixe um comentário. 

Fonte: https://oinkmygod.com/optimizar-anuncios-google-adwords/

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