Como ZMOT Influencia o Comportamento do Consumidor
Você sabe o que é ZMOT? Essa sigla que significa Zero Moment Of Truth, ou Momento Zero da Verdade em português, é a chave para compreender o caminho que seu cliente segue antes de realizar a compra.
Entender como ele pesquisa e o que usa no momento da escolha é uma ótima forma de se fazer presente em sua decisão de compra.
Para isso, vamos te ajudar a entender o que é o ZMOT e como ele pode te auxiliar nesta presença com seus 4 pilares.
Mas antes de tudo vale pontuar que esse conceito foi criado pela Google em um estudo em parceria com a empresa Shopper Sciences. Eles entrevistaram mais de 5.000 empresas e buscaram identificar o comportamento e os motivos que levam a decisão de compra pelas pessoas.
Assim, o ZMOT surge como uma forma de explicar as atitudes, modos e formas dos consumidores realizarem suas escolhas de consumo.
ZMOT e seus 4 Pilares
Para que possamos compreender como o ZMOT influencia o processo da jornada de compra é preciso entender os 4 pilares que estruturam a sua base. Eles são responsáveis por nos dar os caminhos corretos nesse processo, que é uma das principais táticas do Marketing Digital atualmente.
Talvez você esteja se perguntando: Por que o ZMOT é tão importante?
Ele é importante porque vai te orientar a levar o conteúdo certo, na hora certa, até o seu cliente, evitando que você precise bombardeá-lo com inúmeras informações a todo momento. Ao contrário disso, o ZMOT vai te ajudar a otimizar suas campanhas para que sejam mais eficientes para você e para seu consumidor.
Agora que você já sabe o motivo de darmos tanta importância a essa forma de entender a jornada da decisão de compra, chegou a hora de apresentar seus 4 pilares e como eles podem te ajudar.
São eles:
- Ranqueamento em Mecanismos de Busca
- Avaliações e Comentários
- Tabelas Comparativas
- Cupons e Promoções
Ranqueamento em Mecanismos de Busca
Se você é recém chegado ao mundo do Marketing Digital talvez não tenha plena noção da importância de ser bem ranqueado nos mecanismos de busca. Para ter uma ideia, o Google, sozinho, é responsável por mais de 95% de todas as pesquisas feitas na internet.
O 1º colocado em buscas orgânicas no site recebe em média 33% dos cliques enquanto o segundo fica com apenas 15,4%, e essa taxa de cliques diminui gradativamente. O 15º ranqueado recebe apenas 0,04% das pessoas, ou seja, praticamente nada.
Com esses dados fornecidos pela pesquisa da Chitika fica fácil entender a importância de estar bem ranqueado no Google!
Por isso, procure maneiras de melhorar o SEO da sua página para que ela seja melhor posicionada na busca orgânica.
Avaliações e Comentários
Imagine que você deseja comprar um computador da marca X, mas não tem certeza se ele é realmente tudo que está prometendo no site da empresa, o que você faz?
Se sua resposta foi: procurar pela opinião de outros compradores, saiba que esse é o caminho mais comum tomado pelos seus clientes.
De acordo com a Bright Local, 95% das pessoas entre 18-34 anos procuram por reviews na internet antes de realizar uma compra e 57% delas só compram se as opiniões forem entre 4 e 5 estrelas.
Assim, disponibilizar reviews, avaliações e dar a oportunidade para que seus consumidores façam comentários positivos sobre você é uma das maneiras mais fáceis e efetivas para convencer seu público de que sua marca deve ser a escolha deles.
Tabelas Comparativas
É comum que fiquemos em dúvida entre alguns produtos ou modelos quando estamos ponderando sobre uma compra. Para isso, tabelas comparativas te ajudam a ver as qualidades de cada uma das opções e escolher pela que melhor suprir suas necessidades.
Oferecer esse tipo de conteúdo ao cliente auxilia na escolha da decisão de compra e contribui com vários pontos para a sua marca.
Apresentar uma comparação de diferentes pacotes de uma mesma empresa ou versões de um mesmo produto, ajuda o consumidor a comparar o custo-benefício e tomar sua decisão. Além do mais, criar tabelas comparativas é uma forma excelente de melhorar a User Experience (UX) do seu domínio.
Cupons e Promoções
Pelo ZMOT buscar compreender o processo de decisão de compra, muitas pessoas pensam que assim que o cliente escolhe um produto o processo acaba. Mas não é bem assim.
Após a decisão há mais uma fase, que nada mais é do que a pesquisa de preços.
Buscar por descontos e cupons é mais comum do que achamos, afinal a Access Development descobriu que 85% das pessoas pesquisam por melhores preços na internet antes mesmo de visitarem uma loja física e que 80% dos consumidores online usam cupons.
Fornecer essas ofertas a eles é uma estratégia certeira de atração e fidelização.
Conclusão
O ZMOT está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores.
As pesquisas prévias que eles fazem de forma automática se tornam uma mina de ouro de possibilidades para o Marketing Digital. Assim, saber como eles decidem e porquê decidem é fundamental para melhorar suas estratégias.
E então, já sabia o que é ZMOT? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário nos contando o que achou deste conteúdo!
*Guest post produzido pela ZMOT Institute.
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