Você sabe o que é ZMOT? Essa sigla que significa Zero Moment Of Truth, ou Momento Zero da Verdade em português, é a chave para compreender o caminho que seu cliente segue antes de realizar a compra.

Entender como ele pesquisa e o que usa no momento da escolha é uma ótima forma de se fazer presente em sua decisão de compra.

Para isso, vamos te ajudar a entender o que é o ZMOT e como ele pode te auxiliar nesta presença com seus 4 pilares. 

Mas antes de tudo vale pontuar que esse conceito foi criado pela Google em um estudo em parceria com a empresa Shopper Sciences. Eles entrevistaram mais de 5.000 empresas e buscaram identificar o comportamento e os motivos que levam a decisão de compra pelas pessoas.

Assim, o ZMOT surge como uma forma de explicar as atitudes, modos e formas dos consumidores realizarem suas escolhas de consumo.

ZMOT e seus 4 Pilares

Para que possamos compreender como o ZMOT influencia o processo da jornada de compra é preciso entender os 4 pilares que estruturam a sua base. Eles são responsáveis por nos dar os caminhos corretos nesse processo, que é uma das principais táticas do Marketing Digital atualmente.

Talvez você esteja se perguntando: Por que o ZMOT é tão importante?

Ele é importante porque vai te orientar a levar o conteúdo certo, na hora certa, até o seu cliente, evitando que você precise bombardeá-lo com inúmeras informações a todo momento. Ao contrário disso, o ZMOT vai te ajudar a otimizar suas campanhas para que sejam mais eficientes para você e para seu consumidor.

Agora que você já sabe o motivo de darmos tanta importância a essa forma de entender a jornada da decisão de compra, chegou a hora de apresentar seus 4 pilares e como eles podem te ajudar.

São eles:

  • Ranqueamento em Mecanismos de Busca
  • Avaliações e Comentários
  • Tabelas Comparativas
  • Cupons e Promoções

Ranqueamento em Mecanismos de Busca

Se você é recém chegado ao mundo do Marketing Digital talvez não tenha plena noção da importância de ser bem ranqueado nos mecanismos de busca. Para ter uma ideia, o Google, sozinho, é responsável por mais de 95% de todas as pesquisas feitas na internet.

O 1º colocado em buscas orgânicas no site recebe em média 33% dos cliques enquanto o segundo fica com apenas 15,4%, e essa taxa de cliques diminui gradativamente. O 15º ranqueado recebe apenas 0,04% das pessoas, ou seja, praticamente nada.

Com esses dados fornecidos pela pesquisa da Chitika fica fácil entender a importância de estar bem ranqueado no Google!

Por isso, procure maneiras de melhorar o SEO da sua página para que ela seja melhor posicionada na busca orgânica. 

Avaliações e Comentários

Imagine que você deseja comprar um computador da marca X, mas não tem certeza se ele é realmente tudo que está prometendo no site da empresa, o que você faz?

Se sua resposta foi: procurar pela opinião de outros compradores, saiba que esse é o caminho mais comum tomado pelos seus clientes.

De acordo com a Bright Local, 95% das pessoas entre 18-34 anos procuram por reviews na internet antes de realizar uma compra e 57% delas só compram se as opiniões forem entre 4 e 5 estrelas.

Assim, disponibilizar reviews, avaliações e dar a oportunidade para que seus consumidores façam comentários positivos sobre você é uma das maneiras mais fáceis e efetivas para convencer seu público de que sua marca deve ser a escolha deles.

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Tabelas Comparativas

É comum que fiquemos em dúvida entre alguns produtos ou modelos quando estamos ponderando sobre uma compra. Para isso, tabelas comparativas te ajudam a ver as qualidades de cada uma das opções e escolher pela que melhor suprir suas necessidades.

Oferecer esse tipo de conteúdo ao cliente auxilia na escolha da decisão de compra e contribui com vários pontos para a sua marca.

Apresentar uma comparação de diferentes pacotes de uma mesma empresa ou versões de um mesmo produto, ajuda o consumidor a comparar o custo-benefício e tomar sua decisão. Além do mais, criar tabelas comparativas é uma forma excelente de melhorar a User Experience (UX) do seu domínio.

Cupons e Promoções

Pelo ZMOT buscar compreender o processo de decisão de compra, muitas pessoas pensam que assim que o cliente escolhe um produto o processo acaba. Mas não é bem assim.

Após a decisão há mais uma fase, que nada mais é do que a pesquisa de preços.

Buscar por descontos e cupons é mais comum do que achamos, afinal a Access Development descobriu que 85% das pessoas pesquisam por melhores preços na internet antes mesmo de visitarem uma loja física e que 80% dos consumidores online usam cupons.

Fornecer essas ofertas a eles é uma estratégia certeira de atração e fidelização.

Conclusão

O ZMOT está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores. 

As pesquisas prévias que eles fazem de forma automática se tornam uma mina de ouro de possibilidades para o Marketing Digital. Assim, saber como eles decidem e porquê decidem é fundamental para melhorar suas estratégias. 

E então, já sabia o que é ZMOT? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário nos contando o que achou deste conteúdo!

*Guest post produzido pela ZMOT Institute.

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