Nesse artigo iremos aprender:

O plano de contingência é um aspecto importante do gerenciamento de riscos, continuidade dos negócios e recuperação de desastres. Um sólido plano de contingência pode ser desenvolvido para lidar com cenários turbulentos e crise mundial, como a que estamos vivenciando agora. 

Para a maioria das empresas, um bom plano pode significar a diferença entre sucesso e fracasso, por isso é importante para garantir a sobrevivência do seu negócio. 

O que é um plano de contingência?

Um plano de contingência trata do controle preventivo – desenvolvido para mitigar qualquer dano financeiro ou relacionada à reputação de uma empresa por conta de eventos ou circunstâncias inesperadas. 

Um plano de contingência é o seu “plano B”, preparado especificamente para um cenário imprevisto. Apesar da necessidade de criar um plano desses geralmente surja em situações negativas, você também pode fazer um plano de contingência para quando sua empresa vê um aumento nos negócios ou quando sua organização sem fins lucrativos recebe uma doação anônima. Ou seja, ela é válida para qualquer grande mudança de cenário.

Os planos de contingência diferem do gerenciamento de crises, que é uma resposta despreparada a um evento que acabou de acontecer.

Por Que o Plano de Contingência é Importante?

Um bom plano de contingência é importante, pois garante que os negócios possam funcionar e se adaptar a situações imprevistas. E se as operações comerciais forem atingidas por um desastre natural? E se o gerente de projeto for demitido? E se houver uma queda de energia e os sistemas de informação caírem no dia mais movimentado do ano? E se, como agora, o mundo estiver vivenciando uma crise de saúde pública?

Uma empresa precisa ter um guia de planejamento de contingência para minimizar perdas e manter o seu funcionamento em dia, caso haja algum evento que possa impactar negativamente os negócios. Além do plano de contingência para situações de emergência, toda e qualquer empresa também deve criar um plano de negócios, para garantir que as metas sejam alcançadas e as incertezas sejam reduzidas.

7 Etapas Para Criar um Plano de Contingência Perfeito

Um plano de contingência de negócios é necessário para a maioria das empresas e pode economizar tempo, dinheiro e recursos da empresa. Para uma visão completa do processo de planejamento de contingência, considere as etapas abaixo:

1- Crie uma política

No caso de algo dar errado, ter um documento com a política da empresa em caso de contingência fornece diretrizes claras a serem seguidas para que todos os funcionários e membros da equipe. Isso agiliza a velocidade e garante a qualidade da resposta.

2- Reúna seus recursos

Para seu planejamento de contingência, faça uma lista dos recursos importantes que a empresa tem acesso e pode usar no caso de uma estratégia de emergência ou recuperação. Saber o que você tem facilita a identificação do que você não tem.

3- Avalie os riscos

Uma análise de impacto nos negócios pode determinar a probabilidade de ocorrência de um cenário específico e seu potencial impacto nos processos de negócios mais críticos. Essa análise pode ajudar a identificar riscos futuros e ajudar uma empresa a definir prioridades em meio ao cenário projetado. 

4- Elabore seu plano

Riscos diferentes exigem planos diferentes. Priorize seus planos para lidar com as ameaças potenciais mais significativas para sua empresa. Concentre-se em minimizar as perdas. Trabalhe com flexibilidade para dar conta de vários cenários e circunstâncias.

5- Teste seu plano

Testar um plano é essencial para garantir a sua eficácia. Realize exercícios ou simulações para medir o tempo de resposta e a execução de estratégias de recuperação. O teste do plano pode expor fraquezas ou vulnerabilidades e mostrar onde a equipe precisa ser treinada para melhorar o desempenho.

6- Atualize seu plano

É importante implementar a manutenção do plano, revisando e alterando conforme necessário. Os sistemas mudam à medida que a tecnologia da informação avança, portanto, revise seu plano conforme necessário e mantenha-o atualizado.

7- Pense em cenários improváveis

Só porque um cenário não tem chance provável de ocorrer, não significa que nunca ocorrerá. Um plano de contingência é como um seguro – garante que você tenha o que precisa no caso de um cenário instável, conturbado e caótico.

Essas dicas foram úteis para você? Comece a criar seu plano de contingência agora e garanta a sobrevivência da sua empresa em qualquer situação.

Leia também:

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

5/5 (1 Review)
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *