Gestão de crise: Não Deixe o Barco Afundar

olhar para o futuro

Este artigo tem o objetivo de auxiliar no seu plano de gestão de crise e mostrar que, com boas estratégias, é possível se reerguer.

Sabemos que o momento não está fácil e favorável para ninguém. Talvez os dias estejam passando e você nem se dê conta de datas e horários, e esteja simplesmente existindo e esperando isso tudo acabar.

Esse sentimento é comum e compreensível. Como lidar com toda a crise? Como olhar para as coisas por um viés positivo ou promissor quando milhões de pessoas estão sofrendo ao redor do globo? Exige muita força mesmo se levantar e seguir em frente.

Não estou falando para voltar a tudo como era antes, sorrir e encarar tudo com normalidade – como alguns estão fazendo, até porque isso não é possível nem realista, mas sim olhar as coisas com outra perspectiva e, quem sabe, observar oportunidades no seu negócio. 

Respire, observe o mercado analiticamente e pense: O que minha empresa pode fazer para ajudar às pessoas? Como posso continuar me mantendo competitivo? Como posso implementar meu plano de gestão de crise? Não desista e não deixe o barco afundar!

Para te ajudar nessa missão, criamos esse conteúdo com algumas dicas para que você olhe para o futuro e comece a realizar as mudanças a partir de hoje. Não deixe para depois. Seu planejamento deve ser agora, para que o pós-crise não seja apocalíptico.

Como Manter o Negócio Funcionando? – dicas de gestão de crise

Sabemos que as pequenas e médias empresas são as mais impactadas com a pandemia e a obrigatoriedade de fechar as portas do estabelecimento físico e ficar em casa. O fechamento repentino das lojas e empresas, provoca uma queda no consumo que repercute diretamente no faturamento da sua empresa.

Parece realmente desesperador não saber como pagar funcionários, fornecedores, as contas e arcar com as dívidas que não param de chegar. Pense que você não está sozinho. Esse é um momento delicado para todos e você precisa de adaptar à nova realidade e enfrentar os desafios que aparecem. Confira o que pode fazer para ter bons resultados na sua gestão de crise. 

1- Inove

Esse conceito nunca fez tanto sentido quanto agora. Seja você um MEI ou dono de uma pequena empresa, você deve estar sempre inovando, não apenas em momentos de gestão de crise. É através da inovação que você começará a ver novas oportunidades.

Lembre-se: inovar não significa criar algo revolucionário, uma nova tecnologia, mas simplesmente criar uma maneira diferente de lidar com um problema. O famoso “pensar fora da caixa”. 

Você deve criar uma solução nova e rápida que atenda as necessidades da sua empresa. Por exemplo: como posso fazer meus clientes chegarem até mim sem que eles se dirijam à loja física?

Os canais digitais são o caminho…

2- WhatsApp Business

Essa rede social pode te ajudar muito a se conectar com seu público. Trata-se de uma ferramenta amplamente conhecida e usada por todos e é uma das melhores formas de chegar até seus clientes.

Se você ainda não utiliza, chegou a hora de aproveitar tudo que ela tem a oferecer, afinal, o aplicativo permite oferecer um atendimento rápido aos seus clientes, estar presente e satisfazer suas necessidades.

3- Fale Com Seu Público

Ser uma marca hoje em dia significa se relacionar com seu público. Principalmente em momentos de incertezas é que você, como marca, precisa se posicionar, agregar valor, agir com humanidade e evitar oportunismos.

Ou seja, seu objetivo principal agora deve ser se comunicar e fortalecer o relacionamento com os seus clientes, ao invés de bombardeá-los com ofertas de produtos e serviços o tempo todo. 

Aproveite a quarentena e o distanciamento social, em que as pessoas estão com mais tempo em casa navegando pela internet para construir um relacionamento sólido.

Pense: como eu quero ser visto pelos meus clientes? E, com isso, comece a criar sua linha de comunicação e o tom de voz da sua empresa. 

Você pode fazer isso através das mídias sociais. Muitas empresas que se aproveitaram das mídias e criaram estratégias online estão relatando resultados palpáveis de aumento de desempenho, número de visitantes, engajamento e até crescimento das vendas.

4- Invista em Delivery

Acredite: o delivery não é uma solução exclusiva para restaurantes. Sua empresa, independente do segmento, pode se aproveitar dessa forma de entrega a domicílio.

Lojas de roupas, farmácias, pet shops, mercados e outros comércios podem usufruir dessa opção. Se o seu produto não for a pronta entrega, pense em criar um e-commerce. Essa é a melhor maneira de vender online.

5- Capacite-se

Por mais difícil que seja manter o foco nas suas atividades, tente aproveitar o tempo livre para se capacitar. Essa é a chave para fazer as estratégias de gestão de crise funcionarem. Evite ficar lendo notícias toda hora sobre a pandemia e procure ocupar sua mente com outras coisas.

Que tal estudar aquilo que há muito tempo estava querendo e não tinha tempo? Aproveite o momento para adquirir novos conhecimentos e habilidades de gestão que serão úteis para esse momento e o pós-crise.

Se não conseguir também, está tudo bem, você não precisa forçar e fazer nada que não queira, até porque fazer qualquer coisa por obrigação não fará você absorver nada de útil. Respeite o seu momento e suas limitações. Encontre a paz e motivação que você precisa para começar a se permitir. Um passo de cada vez. E, se precisar, conte conosco… Juntos vamos passar por isso. 

*Artigo escrito por Andrea Nuñez, analista de marketing e conteúdo da Accenda Digital

Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, não deixe de conferir outros artigos relacionados:

Fundamentos de Link Building

As principais estratégias de Marketing Digital

Guia prático para uma comunicação visual eficaz

6 Dicas para Melhorar Engajamento no Instagram

Como criar conteúdo viral na internet?

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    [avs_toc]

    2 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *