Nesse artigo iremos aprender:

O marketing 4.0 é uma estratégia de marketing baseada em pesquisa. Esse tipo de marketing requer mais do que apenas engajamento online entre vendedores e compradores. O envolvimento offline também tem um papel importante no desempenho da sua empresa.

Os relacionamentos digitais, quando falamos em crescimento econômico, são apenas uma parte do modelo que torna o marketing digital eficaz. A outra parte é composta pelo marketing tradicional.

Certamente concordamos que a era digital conseguiu abrir as portas para o marketing tradicional de quase todos os cantos do mundo. Mas, além da grande vantagem do escopo oferecido pelo mundo digital, quais são as diferenças mais claras entre esses dois conceitos de marketing?

Conceitos do marketing digital e marketing tradicional

O marketing tradicional é baseado na venda de um produto ou serviço. As características e funções disso são o principal objetivo dos profissionais de marketing. Se falamos de marketing digital, seu objetivo vai muito além do produto. É baseado na necessidade real de um público ou consumidor específico. O foco de tudo são os consumidores, o que lhes interessa, o que precisam e o objetivo dos profissionais de marketing é satisfazer essa necessidade.

Segmentação

A segmentação no marketing offline é baseada em um público generalizado, pois o foco está no produto e não no comprador do produto. Nas estratégias de marketing digital, a segmentação é um fator de sucesso, pois as possibilidades apresentadas pelas ferramentas de hoje são infinitas.

Comunicação

A comunicação no marketing tradicional é unidirecional, nascida das empresas e chega aos consumidores com uma mensagem clara e direta, mas com o marketing digital em cima da mesa, vemos que a comunicação é um dos aspectos que mais mudou, tornando-se bidirecional. 

O marketing online abriu o caminho para uma conversa entre consumidores e empresas, podendo não apenas falar sobre os produtos e serviços do mercado, mas também sobre valores, princípios, problemas e soluções.

Medição dos resultados

No marketing tradicional a medição, monitoramento de resultados é muito mais complexa e imprecisa. Já com o marketing digital, a medição dos resultados em termos de publicidade evoluiu incrivelmente e se tornou mais facilitada com ajuda de ferramentas de monitoramento, relatórios em tempo real, redes sociais, Analytics, dentre outros. 

Fidelidade

Junto com a comunicação, outro fator de sucesso é a fidelização do consumidor. Graças à boa comunicação e ao foco nas necessidades do cliente, o marketing digital oferece a possibilidade de criar e manter um vínculo com o consumidor que traga benefícios e um relacionamento estável de longo prazo 

Já o marketing tradicional reduz as chances de fidelizar por ter foco principal nas vendas, ao invés de se preocupar em estabelecer um vínculo contínuo para fidelizar o cliente.

A evolução do marketing tradicional para o que hoje conhecemos como marketing digital, graças aos avanços da tecnologia, nos permitiu conhecer um setor com infinitas possibilidades de atividade. 

Agora que você conhece as diferenças mais importantes entre offline e online, pode começar a definir uma estratégia de marketing digital para o seu negócio. O que você está esperando?

Do conceito de marketing digital, passamos para o que agora é conhecido como marketing 4.0, saiba o que é e quais vantagens!

A Mudança para o Marketing 4.0

Como afirma Philip Kotler, um dos mais importantes teóricos da Administração Moderna:  “o Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará”.

As empresas precisam saber como conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital, eles devem coexistir em todas as estratégias para melhorar e aumentar a satisfação do cliente

Os aspectos fundamentais que caracterizam o marketing 4.0 são esses abaixo:

  • O consumidor como o centro de tudo;
  • Dados como um fator-chave em sua estratégia através do “Big Data”;
  • Total transparência nas estratégias;
  • Acessibilidade e comunicação constante com os usuários;
  • Saiba como ouvir o mercado e ter uma atitude proativa;
  • Manter um compromisso social e econômico;
  • Ofereça segurança e privacidade.

O marketing 4.0 nos oferece uma imensa quantidade de opções e conexões entre usuários, entre empresas e o mais notável e interessante disso é a conexão entre culturas. 

Temos à disposição um grande número de informações e ferramentas úteis para atender às necessidades dos clientes, resolver problemas e nos conectar de forma estratégica.

Novas tendências em Marketing Digital

Depois de tudo o que comentamos neste post, parece que o marketing digital está no seu ponto mais alto de evolução, unindo o melhor do tradicional e explorando o melhor do digital. Existem algumas coisas que as empresas precisam estar atentas e se adaptar no marketing 4.0:

Pesquisas por voz

A maneira de pesquisar na internet está mudando. Não procuramos mais palavras simples digitando, mas sim fazemos pesquisas pontuais através de comandos de voz no buscador. Portanto, será necessário rever todos os conteúdos online que sua empresa produz, de forma que ele esteja adaptado para essa nova realidade de pesquisa.

Automação

Os processos e serviços automatizados, de e-mails a chatbots, a automação de processos é o futuro mais próximo. Obviamente, ainda precisaremos de pessoas para controlar os processos estratégicos, mas isso deverá ser cada vez mais implementado nas empresas de todos os segmentos.

Marketing de influência

A comunidade de usuários depende de conteúdo valioso, e esse conteúdo é cada vez mais apresentado por usuários com alguma influência nas redes sociais. Não é de surpreender que esse modelo de negócios evolua e atraia novas formas de publicidade nas mídias sociais.

Atendimento colaborativo

Embora o atendimento ao cliente se concentre apenas em atender às suas preocupações e, ao mesmo tempo, tentar seguir diretrizes estritas e procedimentos operacionais padronizados, o atendimento colaborativo se esforçaria genuinamente para ouvir e atender as necessidades de cada cliente. 

Em um mundo conectado, esse processo colaborativo é mais relevante para o atendimento ao cliente, no qual os clientes são convidados a participar do processo usando ferramentas de autoatendimento.

Conclusão: Integrando Marketing Tradicional ao Digital

Os observadores da indústria vêm debatendo há algum tempo se o marketing tradicional está morto, em vista da crescente influência e dos investimentos em marketing digital. No entanto, acreditamos que o digital não deve substituir o marketing tradicional. Ambos devem coexistir e têm seus próprios papéis a desempenhar ao longo da jornada do cliente.

O marketing tradicional ainda é bastante eficaz para o reconhecimento de marca, mas o marketing digital desempenha um papel mais proeminente à medida que os clientes passam a estabelecer relacionamentos mais próximos com as marcas. 

O objetivo do digital deve ser o de impulsionar ações e, diante de uma maior responsabilidade, o foco deve estar na geração de resultados, em oposição ao marketing tradicional, onde tudo começa com a interação com o cliente. 

Em essência, o Marketing 4.0 visa ajudar os profissionais de marketing a identificar e se preparar para as funções de mudança do marketing tradicional e digital na construção do envolvimento com o cliente.

Você já conhecia o termo marketing 4.0? Já iniciou essa transformação na sua empresa? Conte abaixo!

Fonte: https://www.digitalmenta.com/en/inbound-marketing/marketing-4-0/

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

5/5 (1 Review)
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *