5 Vantagens de Oferecer um Chat Online

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O atendimento ao cliente é um dos setores mais importantes para essencialmente todo tipo de negócio. Afinal, ser capaz de fidelizar clientes através do bom relacionamento é uma estratégia que ajuda a gerar mais oportunidades de negócios, assim como impacta positivamente a disseminação da marca e propagação do negócio.

No competitivo mercado digital, cada vez mais empresas trabalham para transformar o atendimento online em um de seus principais diferenciais competitivos e, por este motivo, investem em ferramentas de comunicação modernas, como ferramentas de chat online.

O chat online é um canal de atendimento que possibilita conversas em tempo real entre sua equipe de representantes e os visitantes acessando a página de seu negócio. Além disso, soluções mais robustas também contam com recursos capazes de potencializar suas chances de conversão.

Tudo isso traz diversos benefícios para seu negócio e, para que possa realmente entender como uma ferramenta de comunicação instantânea pode impactar seu negócio, apresentamos neste conteúdo as 5 principais vantagens de oferecer um chat online!

1. Aumenta a velocidade do atendimento online

De acordo com diversas estatísticas obtidas a partir de pesquisas realizadas por empresas que já oferecem este canal de atendimento, podemos identificar alguns dados realmente interessantes sobre porquê ele é considerado a melhor forma de comunicar-se com negócios no ambiente digital, confira:

  • Em uma pesquisa realizada pela Invesp, o índice de satisfação com o atendimento via chat foi de 73%, contra 51% para o e-mail e apenas 44% a respeito do atendimento por telefone;
  • Desses mesmos clientes, 79% afirmaram que a possibilidade de comunicar-se instantaneamente com representantes é o maior diferencial do chat e 51% apontam como vantagem a possibilidade de continuar navegando na página mesmo através de dispositivos móveis durante o atendimento.

A correlação desses dados deixa claro como oferecer um rápido tempo de resposta pode afetar a satisfação dos clientes. Afinal, nenhum consumidor deseja aguardar por muito tempo na linha de telefone ou esperar para receber o retorno de um e-mail.

Através de uma ferramenta de chat, sua equipe pode conversar com clientes em tempo real através de mensagens de texto, assim como acontece através de aplicativos de mensagens como o próprio WhatsApp, por exemplo.

Além disso, o chat online oferece recursos projetados para agilizar a comunicação e melhorar o desempenho de sua equipe, como:

  • Mensagens gravadas e atalhos para resposta rápidas;
  • Previsão do que o consumidor está escrevendo para que sua equipe possa preparar uma resposta com antecedência;
  • Transferência instantânea de arquivos, imagens, links e outros documentos diretamente através da janela de chat.

Dessa forma, você poderá resolver situações sem precisar de qualquer outro canal de atendimento e evitar que clientes em potencial saiam de sua página com dúvidas ou problemas não resolvidos.

2. Possibilita a abordagem proativa

Monitorar visitantes em tempo real enquanto navegam por suas páginas e abordá-los através de pop-ups da janela do chat são recursos comumente oferecidos por ferramentas profissionais de chat online.

Conhecido como convite proativo, esta funcionalidade é capaz de mudar completamente o posicionamento de seu negócio em relação ao atendimento online – permitindo que trabalhe de forma proativa e não reativa, aguardando pela iniciativa dos próprios consumidores.

Dessa forma, você pode configurar diferentes mensagens e personalizá-las para cada página individualmente, como a página de checkout, página de produto e preços, entre outras.

Assim, sempre que um visitante acessar suas páginas, receberá a mensagem configurada através de um pop-up do widget de chat online instalado em seu website. Com isso, duas coisas acontecem automaticamente:

  1. O consumidor se torna automaticamente ciente que existe uma equipe de atendimento, disponível para ajudá-lo imediatamente caso seja necessário;
  2. Seu negócio elimina a barreira de comunicação imposta pelo ambiente digital, tornando-se capaz de abordar visitantes da mesma forma que representantes realizam uma abordagem no varejo.

Muitas vezes, tudo que você precisa para gerar uma nova oportunidade de negócio é aproximar-se dos consumidores com uma simples mensagem de boas vindas: “Olá, posso ajudá-lo?”

3. Auxilia na conversão de leads

Através de recursos como formulários offline ou formulários para captação de dados de contato do cliente, como e-mail e telefone, você poderá cadastrar leads em sua base de forma automática a partir das conversas via chat online.

Além disso, não deixe de personalizar a comunicação e oferecer excelente atendimento ao cliente para aumentar suas chances de converter visitantes em leads qualificados.

Para isso, não deixe de levar em consideração as preferências, necessidades e dados como quais páginas cada visitante acessou para cadastrá-los em bases segmentadas.

Isso o ajudará a impulsionar resultados com campanhas de e-mail marketing, por exemplo, pois o permitirá garantir que está enviando conteúdo relevante de acordo com o perfil de cada lead.

4. Pode ser integrado a outros canais e ferramentas

Hoje, a maior parte de soluções digitais podem ser integradas com outras ferramentas para agilizar e automatizar processos – isso não é diferente para as soluções profissionais de chat online.

Já pensou em ser capaz de rastrear os chamados e atendimentos vindo das redes sociais, chat online, telefone, e-mail, SMS, callback e outros canais em uma única ferramenta de atendimento omnichannel?

Isso é possível e, na verdade, além de integrar seu chat online à outros canais de atendimento, também é possível integrá-lo a ferramentas como sistemas de CRM, plataformas de e-mail marketing, ERPs, entre outras soluções.

Tudo isso pode ajudá-lo a centralizar suas informações e gerar relatórios mais completos sem que seja necessário rastrear cada canal de atendimento individualmente.

5. Melhora a eficiência de sua equipe de atendimento

Diferente do atendimento via telefone, por exemplo, o chat online permite que um único integrante de sua equipe consiga atender, em média, até 4 consumidores em potencial ao mesmo tempo.

Além disso, com ferramentas e canais integrados – como mencionamos acima -, seus representantes poderão acessar facilmente dados de cadastro dos leads, histórico de atendimento, histórico de compras, etc.

O rápido acesso à informação e a utilização de recursos projetados para agilizar a comunicação te permitem potencializar a eficiência da equipe de atendimento ao cliente.

Ofereça um chat online na página de seu negócio

Hoje, o chat é considerado o melhor canal de atendimento digital e a partir dos benefícios e diferenciais apresentados no conteúdo, fica fácil entender porque vale a pena investir neste setor para conquistar cada vez mais clientes.

E você, já oferece um chat online em sua página? É a melhor maneira de alavancar o atendimento online para gerar mais oportunidades de negócios e impactar seus resultados. Leia nosso guia sobre como escolher o melhor chat online para seu negócio.

Guest post produzido pela JivoChat, ferramenta de chat online omnichannel para negócios digitais.

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