Um sistema PIM ajuda as marcas de comércio eletrônico a automatizar e maximizar as otimizações da página de detalhes do produto. É assim que funciona.

O crescimento regional/nacional tem muitas perguntas para as principais marcas internacionais sobre a otimização da página de detalhes do produto (PDP).

Quanto pode ser automatizado?

Importa se alguns deles têm duplicação?

O que fazemos com produtos variáveis que existem em uma única URL?

Posso usar descrições de produtos fornecidas pelo fabricante?

Os problemas com as descrições dos produtos são então exacerbados com catálogos de produtos maiores e pilhas de tecnologia mais complexas.

No entanto, com as pilhas de comércio eletrônico corporativo, você também pode encontrar oportunidades para automatizar e resolver rapidamente muitos problemas de descrição de produtos.

É aí que o PIM (Sistema de Gerenciamento de Informações sobre Produtos) pode ser um sonho de SEO e experiência do usuário.

Além das descrições dos produtos, o PIM pode ajudar as partes interessadas a influenciar a experiência do usuário e preencher a lacuna entre um usuário que procura e pesquisa produtos para concluir suas compras.

Para muitos, o PIM é apenas mais uma parte da pilha de tecnologia.

Mas pode melhorar as experiências do usuário e enriquecer o PDP (ProductDetails Page) com informações importantes do ponto de vista do SEO, também.

Para este artigo, me apoiarei em uma combinação de ambos, já que empresas do setor de comércio eletrônico como a Bain&Company alegaram que empresas que melhoram a experiência do cliente com ferramentas podem aumentar a receita em até 25%.

Dado que o Google está trabalhando mais para melhorar as experiências dos usuários na web através de Core Web Vitals, Speed, Mobile Friendliness, EAT e muito mais, usar o PIM para melhorar a experiência do usuário pode ser mais do que apenas adicionar palavras-chave à página.

Muitas vezes, o PIM também é responsável pelas imagens do produto.

Às vezes, este pode ser o trabalho do sistema de Gestão de Ativos Digitais, mas para este artigo, estou assumindo que o PIM lida com isso também.

Nesta coluna, você aprenderá sobre:

Automatizando tags de título do produto e Meta Descrições

Normalmente, o PIM conterá vários campos relacionados ao produto, incluindo, mas não se limitando a:

Essas informações podem ser usadas para melhorar as tags de título e as meta descrições.

Embora o Google esteja substituindo ativamente ambos os elementos, eles ainda são processados e armazenados em cache pelo Google.

Apesar de apenas a tag título ser fatorada em “classificação”, a meta descrição ainda é importante do ponto de vista da CTR.

A utilização do PIM também pode ajudar a aliviar problemas de duplicação com tags de título e fornecer melhor arquitetura de informações de documentos para o Google.

Você pode fazer isso fazendo com que a plataforma front-end (a vitrine) use dinamicamente as mesmas informações do PIM que faz para preencher o modelo de página de descrição do produto.

Essas informações também podem ajudar o Google a veicular conteúdo para consultas hiperespecíficas e retornar URLs de seu site que, de outra forma, não estão no índice de veiculação imediata.

Incluir mais informações na tag de título e meta descrição também ajuda a direcionar o Google para reescritas mais precisas de sua tag de título e meta descrição.

Isso ajuda você a evitar acidentalmente dar ao usuário informações enganosas e uma experiência de pesquisa negativa.

Automatizando descrições da página de detalhes do produto

Página de detalhes do produto

Muitas páginas de produtos consistem em descrições genéricas de produtos que o fabricante provavelmente forneceu.

Descrições duplicadas de produtos geralmente não são um problema porque o conteúdo de um PDP é mais do que apenas palavras escritas. É a proposta de valor da página na íntegra.

O objetivo é tornar a descrição duplicada um elemento de suporte da página e não o ponto focal.

John Mueller, do Google, confirmou que isso não causa um cenário de penalidade, e é apenas um problema quando eles não querem mostrar vários resultados apenas listando o mesmo conteúdo.

O caminho é usar o PIM para agregar valor.

Para a maioria das consultas relacionadas a produtos “genéricos”, o Google aumenta os resultados de pesquisa para incluir uma mistura de resultados locais e online.

Isso significa que o Google tem que decidir classificar fontes locais ou “melhores” com propostas de valor duplicadas.

A maioria dos PIMs contém dados de estoque, e a maioria das empresas que operam on-line e off-line terão integrações que permitem incluir as seguintes informações e elementos em PDPs:

Isso dá à página outro propósito benéfico e uma razão para o Google optar por classificar seu PDP em vez de outros.

Definindo Taxonomias & Relacionamentos

Na maioria dos PIMs, você pode definir taxonomias e relacionamentos com outros produtos dentro do banco de dados.

Essas informações podem então ser usadas, juntamente com elementos de personalização, para criar blocos de conteúdo adicionais (e propostas adicionais de valor) na página PDP, dando-lhe valor adicional ao usuário.

Você também pode usar esses elementos para incentivar tanto as vendas cruzadas quanto as vendas em atividade, melhorar o valor médio do pedido do usuário (AOV) e ajudar a selecionar os produtos complementares corretos.

Por exemplo, comprar uma lâmpada da página apresentando a lâmpada correta como um produto relacionado economiza o tempo e o esforço do usuário em determinar (e procurar) as lâmpadas corretas.

Taxonomias e tags também podem ser integradas com a maioria das pesquisas internas do site, portanto, garantir que os principais produtos e variações sejam marcados corretamente e ter taxonomias precisas podem ajudar os usuários com a descoberta de produtos em seu site.

Principais conclusões

O PIM é um ativo subutilizado no arsenal de SEO do comércio eletrônico e pode ser negligenciado ou visto como “não faz parte” do kit de ferramentas de marketing.

Incluir as partes interessadas do PIM em reuniões de marketing com os responsáveis por extrair informações do PIM na vitrine do comércio eletrônico pode ajudá-lo a encontrar oportunidades para melhorar ainda mais o valor de SEO da página de descrição do produto.

Ele pode fornecer oportunidades adicionais para melhorar a experiência do usuário, taxas de conversão e AOV, também.

Quanto mais específico e descritivos forem suas páginas de produtos, melhor o Google e outros mecanismos de busca podem determinar sua relevância para consultas por pesquisadores altamente motivados na busca por produtos como o seu.

Use as dicas acima para maximizar o valor do PIM da sua organização, para chegar aos seus objetivos de SEO.

Fonte: Traduzido de “ProductDetail Page SEO: HowProductInformation Management (PIM) Helps”, com autoria de Dan Taylor, publicado em 3 de maio de 2022. Disponível em: https://www.searchenginejournal.com/pim-product-descriptions/446195/#close