Como anunciar na internet: dicas para conseguir ótimos resultados
Sabemos que todo negócio precisa estar na internet e todos buscam praticamente a mesma coisa: atingir seu público-alvo, obter bons benefícios investindo pouco.
Mas, quais os segredos e estratégias para atingir esse objetivo? Será que é viável?
Anunciar na internet é uma das formas mais eficazes para ganhar visibilidade e conseguir converter potenciais clientes. Levar a sua empresa a um patamar em que ela seja referência ou ao menos conhecida é o sonho de qualquer empreendedor.
Diferente da publicidade tradicional, anunciar na internet é pré-requisito para qualquer empresa que queira captar mais clientes e fazê-lo se interessar por ela.
Empresas pequenas a grandes vêm investindo em marketing digital para alcançar seu público-alvo com mais agilidade, economia e eficiência do que investir em divulgação em panfletos, outdoors e comerciais televisivos.
O custo com marketing digital pode ter um custo mais baixo e ser muito mais eficiente em termos de retorno sobre o investimento.
Para começar a colocar em prática, se informe sobre as principais dicas para obter os melhores resultados. Vamos lá!
Benefícios de anunciar na internet
Já pensou ter um restaurante que funciona todos os dias, inclusive feriados e finais de semana, 24 horas por dia? Deve ser um custo absurdo, certo?
E se você tivesse essa presença online o tempo todo, sem precisar gastar muito com isso? Parece perfeito.
Para conseguir essa visibilidade constante você pode anunciar na internet. Criar anúncios online faz com que você fique visível e seja encontrado por milhões de pessoas a qualquer momento do dia.
Empresas grandes e também pequenas obtém muitos benefícios ao anunciar na internet, independente do segmento que atuam.
Com um orçamento ajustado ao seu bolso, você poderá gerar um aumento do tráfego para o seu site ou para sua loja física e aumentar suas vendas.
Você quer números que comprovem e sustentem essas afirmações? Você sabia que em 2017, o marketing digital cresceu 21% em comparação com o ano anterior? A soma chegou a R$ 312,4 bilhões! Esse número ultrapassou a publicidade tradicional em TV, segundo a PwC.
Se for feito de forma estratégica, assertiva e mensurável você terá realmente retornos atraentes. O melhor de tudo isso é que, com os anúncios na internet, você pode utilizar ferramentas para acompanhar os resultados em tempo real.
Essa flexibilidade permite que você ajuste e altere suas campanhas para alocar melhor seus recursos investidos. Com isso, você evita chances de investir altos números e ter pouco retorno.
Veja agora quais as possibilidades de anúncios na internet. Existem várias opções e você deve escolher aquela que melhor funcionar para você e de acordo com seu orçamento. Confira!
Formas de anunciar na internet
1. Anúncios nos mecanismos de busca
Um dos métodos mais utilizados hoje em dia é o Search Engine Marketing (SEM). O Google é o melhor nisso. Na verdade, O Google tem uma ferramenta para você fazer anúncios patrocinados: o Google AdWords.
Esse anúncio ajuda a melhorar posicionamento do seu site através de links patrocinados pagos.
Através de técnicas de SEM, você pode anunciar seus produtos, serviços ou até mesmo conteúdo por meio do serviço de publicidade do Google ou de outras empresas. Nessa estratégia, sua empresa é exibida no topo dos resultados dos mecanismos de busca, aumentando diretamente suas chances de conversão. Saiba também como anunciar no Google de graça e obtenha resultados excelentes.
Este tipo de publicidade online utiliza o custo por clique (CPC). Isso quer dizer que você paga cada vez que alguém clicar no seu anúncio e não pela exibição em si.
Existem várias formas de personalizar as campanhas utilizando diferentes estratégias e você pode aprender se familiarizando com a ferramenta no Google Ads. Qualquer pessoa pode fazer uma conta e criar anúncios. Você pode definir uma quantidade total de gasto para aquela campanha e quanto deseja pagar por cada palavra-chave.
2. Anúncios nas redes sociais
Não podemos falar de anúncios na internet e esquecer das redes sociais. Essa é uma das formas mais eficientes para se comunicar e relacionar com seu público.
Os anúncios em redes sociais, seja Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube estão se tornando cada vez mais populares entre as empresas, uma vez que trazem resultados interessantes quando bem estratégicos.
Trata-se de uma ferramenta poderosa para encontrar seu público, falar diretamente com eles e melhorar sua reputação e credibilidade. O mais legal das redes sociais é que você pode segmentar o público por idade, gênero e interesses.
3. Banners
Você já deve conhecer os banners físicos, mas no meio digital existem também os banners digitais que aparecem em diferentes lugares e em diferentes formatos.
Você pode criar e personalizar os banners com design diferentes e tamanhos ajustados para suas necessidades. Os usuários que verem e clicarem no anúncio são direcionados para uma página que tanto pode ser o seu site, quanto uma landing page.
Trata-se de uma estratégia com um apelo visual forte, mas que ultimamente está sendo deixada de lado pelas empresas, uma vez a maioria das pessoas ignora esse tipo de anúncio.
Talvez o Google Ads ou as redes sociais traga melhores resultados para você, a princípio.
4. E-mail marketing
O e-mail marketing já uma ferramenta muito conhecida de marketing online. Muita empresa deixou de investir, acreditando ser uma estratégia ineficiente e intrusiva.
Entretanto, quando bem feita pode ajudar a converter a um baixo custo de investimento.
Disparar emails para uma lista de clientes ou parceiros é uma estratégia barata e que pode dar certo se você criar emails realmente interessantes com conteúdos de valor.
Evite enviar apenas propagandas por email e traga informação, conhecimento, curiosidades, dicas e outros assuntos do universo da sua empresa que ajudem seu público a solucionar suas dores.
É uma forma bem aceita e amigável de publicidade e você deve considerar usar como parte da sua estratégia de marketing digital.
5. Remarketing
O remarketing é uma das melhores técnicas de publicidade na internet para empresas. Por que ela é tão eficiente? Porque ela permite que você crie anúncios personalizados para um público que já acessou seu site, mas que por algum motivo não efetuou uma compra.
Esse público será constantemente lembrado da sua empresa ao acessar sites parceiros, redes sociais e até mesmo aplicativos. Com isso, você aumenta potencialmente suas chances de conversão.
É possível fazer remarketing no Google AdWords e também o remarketing no Facebook.
Se nos seus relatórios no Google Analytics, você constatar que muitos usuários acessam seu site e não compram nada, talvez seja hora de você rever suas estratégias e investir em mais anúncios e também melhorar visual ou conteúdo do seu site.
Cuidado para não utilizar o remarketing de forma agressiva, ela deve ser bem dosada para não cansar e irritar seu usuário, causando um efeito negativo.
Você pode investir em uma ou mais estratégias. O ideal é utilizar diferentes estratégias digitais, atuando em diferentes frentes para aumentar seus lucros e chances de sucesso.
Veja agora algumas dicas finais que podem te ajudar a ganhar mais visibilidade no meio digital.
Dicas poderosas para melhorar sua visibilidade
1. Tenha um bom site
Por mais que você invista em anúncios estratégicos e bem feitos, para um público ideal, você precisa ter um bom site.
A maior parte desses anúncios irá redirecionar para uma página e se essa página for lenta, com conteúdo ruim ou visual pobre, dificilmente uma pessoa irá prosseguir com uma compra.
Você precisa ganhar o respeito e confiança do seu público, por isso tenha um site que ofereça uma excelente experiência ao usuário.
Coloque informações claras sobre sua empresa, produtos e serviços de forma que seja atrativo e tenha gatilhos que levem à conversões.
2. Conheça seu mercado
Além do site você precisa conhecer o mercado e público. Você pode ter o site mais lindo e responsivo, anúncios incríveis, mas se for direcionado para o público errado, você nunca irá converter.
Segmente bem seu público, faça pesquisas para conhecer quem são eles, seus gostos e necessidades para criar ações mais inteligentes e impactantes para o público certo.
3. Defina os anúncios
No meio digital existem inúmeras possibilidades de ações e ferramentas de marketing digital. A dúvida da maioria das empresas deve ser qual escolher.
Por mais que seja importante investir em ações diferentes de marketing digital, você não precisa estar em todas elas.
Esteja onde seu público está. Se ele usa Instagram, então você obrigatoriamente precisa ter uma presença lá. Seus potenciais clientes assistem vídeos? Então crie campanhas no YouTube.
4. Defina bem os objetivos das campanhas
Antes de começar a criar e disparar campanhas por todo lado, você precisa pensar bem sobre quais seus principais objetivos.
Você deseja gerar mais tráfego ao site, gerar mais engajamento, ganhar visibilidade e reconhecimento, converter? Defina uma estratégia por vez para ter melhores resultados e concentrar melhor seus esforços.
5. Utilize um bom CTA
Incentive seu público a clicar, comprar, curtir, através de bons CTAs (call to action). Investir em boas chamadas para ação, com frases bem elaboradas que convertem é a melhor forma de atrair seu público.
6. Mensure tudo
O mais importante de tudo é mensurar. Você precisa acompanhar constantemente os resultados das campanhas para maximizar as estratégias e ver o que funciona melhor para sua empresa.
Nem sempre você conseguirá obter resultados tão expressivos de primeira. Você precisa fazer testes e ajustar as ações e campanhas nas próximas vezes. Esteja atento às métricas de marketing digital para fazer as melhorias.
Com este guia você saberá aproveitar melhor as oportunidades que aparecem no meio digital.
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O conteúdo gerou algum valor para você? Se tiver dúvidas sobre quais as melhores estratégias para sua empresa, deixe um comentário.
*Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência com 5 anos de mercado e mais de 50 clientes em todo Brasil. Formada por profissionais certificados, especializada na criação de campanhas para Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, LinkedIn e outras mídias.
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