o que é o inbound marketing

Se você ainda não sabe o que é o inbound marketing esta é sua oportunidade de entender melhor o conceito e aprender como usar na sua empresa para encantar seus clientes e atrair potenciais clientes. 

O Inbound Marketing reúne diversas estratégias como marketing de conteúdo, SEO, redes sociais que proporcionam reconhecimento da marca e trazem mais oportunidades de negócios. 

Essa estratégia desenvolve ações agrupadas e interligadas que facilitam que sua empresa seja encontrada. 

Nesse artigo você poderá ver sobre:

  • O que é o inbound marketing?
  • O que é inbound?
  • Por que o Inbound Marketing é importante?
  • Benefícios do Inbound Marketing
  • Tipos de Inbound Marketing
  • Objetivos do Inbound Marketing
  • Como começar o Inbound Marketing
  • Comportamento do Consumidor
  • E a automação de marketing?
  • Conclusão

O que é o inbound marketing?

Inbound marketing tem tudo a ver com criar experiências valiosas e impactar as pessoas através do seu negócio. Isso é possível através de várias ferramentas que você pode usar à seu favor, além de uma dose de muita criatividade para atrair clientes em potencial para sua página por meio de conteúdo relevante.

Depois que eles encontram e acessam seu site e você oferece um conteúdo relevante para ele, você deve se conectar com ele de alguma forma e iniciar uma conversa, seja através de e-mail ou fazendo uso das redes sociais como aliada e canal de comunicação. Essa é a melhor forma de criar um vínculo emocional com seu público e oferecer algum valor a ele. 

Após essa etapa, lembre-se que você deve dar continuidade ao trabalho desenvolvendo conteúdos interessantes e se comunicando frequentemente para se manter presente e vivo na lembrança do seu público. 

Diferente do outbound marketing, o inbound marketing não é uma corrida incessante para atrair clientes em potencial. Ao criar conteúdo estratégico projetado para solucionar os problemas e as necessidades das suas personas, você atrai clientes em potencial qualificados e cria confiança e credibilidade para sua empresa.

O que é inbound?

O inbound marketing faz parte de um movimento maior de inbound no mundo dos negócios. 

Inbound, em uma definição mais global, é um método de atrair, engajar e encantar as pessoas para desenvolver um negócio que agregue valor e gere confiança. 

À medida que a tecnologia vai mudando, o inbound vai transformando sua forma de fazer negócios. O inbound é uma forma mais humanizada de comercializar, vender melhor e satisfazer seus clientes, levando ao crescimento da sua empresa à longo prazo e fidelização de clientes. 

A metodologia do inbound é dividida em três etapas: atrair, engajar e encantar. Empresas de inbound usam a metodologia para construir confiança, credibilidade e engajamento com seus públicos. Trata-se de agregar valor em todas as etapas da jornada do cliente com você.

Do ponto de vista comercial, a metodologia reflete em crescimento do seu negócio, e os clientes satisfeitos fornecem a energia que alimenta esse crescimento, seja por comprarem frequentemente ou por indicarem sua empresa para sua rede de contatos.

Pelo contrário, se você gerar clientes insatisfeitos, seja oferecendo seus serviços e produtos para pessoas que não tem o menor interesse pela sua oferta ou prometendo mais do que cumpre, eles certamente irão fazer com que sua empresa tenha uma má reputação no mercado, o que irá dificultar o seu sucesso.

Para criar relacionamentos duradouros com os clientes, toda equipe precisa se concentrar em ações de inbound para atrair, engajar e encantar seus prospects e clientes.

Por que o Inbound Marketing é importante?

Vivemos em uma era de abundância de informação e escassez de atenção – e o ritmo de criação de informação está se acelerando cada vez mais.

Os consumidores têm acesso facilitado, através da internet, para encontrar especificações detalhadas sobre produtos ou serviços, preços e avaliações 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Com a mídia social, isso se tornou ainda mais perigoso para as empresas, que podem rapidamente ganhar uma reputação ruim por algum comentário de um cliente insatisfeito que se torne viral.  

Sabemos que a mídia social é o canal mais rápido para compartilhar e comparar informações, o que foi ainda mais facilitado pelo uso de aplicativos nos smartphones. 

O Inbound Marketing é poderoso porque você consegue proporcionar ao consumidor as respostas que ele procura no momento exato em que ele precisa. 

Isso cria confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho que você esteja inserido.

Benefícios do Inbound Marketing

Depois de entender melhor o que é o inbound marketing, vale a pena saber os benefícios atrelados a essa estratégia, pois quando utilizada de forma eficiente, pode:

  • Influenciar as compras futuras
  • Gerar compartilhamentos nas redes sociais
  • Ajudar nos esforços de otimização dos mecanismos de busca (SEO)
  • Aumentar o reconhecimento da marca
  • Aumentar engajamento com a marca
  • Gerar leads qualificados com menor investimento financeiro

Ao contrário das iniciativas tradicionais de marketing, o inbound marketing leva mais tempo para trazer um retorno.

Por exemplo, um conteúdo forte pode oferecer benefícios imediatos e de longo prazo para sua empresa. De imediato, podemos dizer que atrai público e, mesmo após muito tempo, continuará fornecendo informações importantes se continuar postado no blog ou site.

À medida que o conteúdo ganha mais exposição, ele pode se tornar uma fonte contínua de tráfego de entrada por meio da otimização do mecanismo de busca (SEO), compartilhamentos nas redes sociais e no boca a boca.

A chave é criar uma estratégia de conteúdo adaptada às suas personas e ao estágio do ciclo de compra em que ela se encontra. 

Ao fazer isso, você está fornecendo conteúdo valioso voltado diretamente para esse visitante específico. 

Isso ajuda a diminuir o ciclo de compras, responder suas dúvidas e construir confiança, o que leva a uma venda mais eficiente e facilitada, além de leads mais qualificados.

Tipos de Inbound Marketing

o que é o inbound marketing

Não basta saber o que é o inbound marketing, é preciso saber quais os tipos de soluções utilizadas por essa estratégia.

Até porque não existe uma única ação de marketing que funcione. Todas precisam caminhar juntas para se ter eficácia.

O inbound marketing não pode ser segmentado em categorias separadas, com cada seção detendo poder independente. 

Embora dependamos de SEO para atrair visitantes da pesquisa orgânica, esse SEO não funciona se não houver um conteúdo forte. Sem as redes sociais, os blogs não alcançam mais pessoas. E, por fim, o SEO, marketing de conteúdo e redes sociais são completamente inúteis sem um processo de geração de leads. 

As campanhas de marketing de entrada mais bem-sucedidas incorporam essas ações:

SEO

O Search Engine Optimization faz parte do inbound marketing. 

Através de uma análise de palavras-chave, um site bem estruturado, otimizado, intuitivo, responsivo e outras técnicas de SEO, é possível colocar sua empresa no topo dos resultados de pesquisa orgânica do Google.

Blog

O blog é o recurso mais importante dentro do inbound marketing. Isso porque para o inbound é extremamente importante oferecer conteúdos valiosos para aumentar tráfego e gerar mais leads. 

Redes sociais

Pesquisas revelam que mais da metade das pessoas adultas acessam redes sociais de forma frequente. 

Marque presença em mídias como Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest para gerar mais engajamento e estreitar as relações com seu público. 

Lives e webinars

Leve o seu inbound marketing para o próximo nível oferecendo webinars e lives ao vivo para o seu público. Isso aumenta o engajamento, pois estimula compartilhamento e interação ao vivo.

Outras possibilidades são: produção de vídeos, e-books, newsletters, palestras etc. Ou seja,  qualquer chance de compartilhar conteúdo valioso é uma oportunidade de praticar o inbound marketing.

Objetivos do Inbound Marketing

Como um profissional de inbound marketing, seu objetivo deve ser atrair novos clientes potenciais para sua empresa, interagir com eles e encantá-los individualmente. 

Você também deve realizar parcerias com a equipe de vendas e serviços para manter todos alinhados com as estratégias, se comunicando com o mesmo tom e com os objetivos muito bem definidos para que todos caminhem em um mesmo sentido. 

Veja um pouco sobre cada etapa abaixo:

Atrair

Você muito provavelmente não quer que alguém apenas acesse seu website, ou seja, você não quer só gerar tráfego.

Você quer pessoas com maior probabilidade de se tornarem leads e, por fim, clientes satisfeitos. Como você faz isso? Você atrai mais clientes certos com conteúdo relevante no momento certo, quando eles estão procurando por isso.

Use a ferramenta de estratégia de conteúdo para criar sua autoridade na pesquisa e classificar os tópicos que mais importam para seus clientes em potencial. 

Publique seu artigo no blog ou crie um conteúdo em vídeo nas redes sociais. Crie anúncios e campanhas para aumentar o reconhecimento da sua marca com seu público-alvo. Durante cada fase, você estará relatando e analisando esses esforços para se manter informado sobre o que está funcionando e o que precisa melhorar.

Engajar

Use conversas para criar relacionamentos duradouros com clientes em potencial nos canais de sua preferência – por meio de e-mail, chats, lives ou aplicativos de mensagens como o What’s App ou inbox de redes sociais.

Use as ferramentas de conversão – CTAs, formulários e fluxos de leads – para capturar as informações dos clientes em potencial que visitam seu site. Use todas as informações dos clientes atuais e os prospects no CRM para personalizar a experiência do site usando conteúdo inteligente e toda a jornada do consumidor através de e-mails e fluxos de trabalho.

Crie fidelidade da marca segmentando públicos-alvo específicos com seu conteúdo ou anúncios nas redes sociais. 

Encantar

Use a automação de e-mail marketing, bem como conversas para fornecer as informações mais indicadas para a pessoa certa, na hora certa, sempre. 

Coloque todos os membros da equipe a par de cada etapa do processo e das conversas com os clientes e potenciais clientes. Todos devem ter acesso a essas informações para quando tiverem um próximo contato com o cliente, saibam em qual ponto de relacionamento se encontram. 

Crie um conteúdo memorável que seus clientes em potencial possam compartilhar com seus amigos usando vários formatos de conteúdo, inclusive vídeo, que é o preferido da maior parte da população. 

Como começar o inbound marketing

A primeira coisa que você deve fazer é identificar o seu público-alvo e aprender tudo o que puder sobre eles. 

Você não pode escrever conteúdo poderoso para um público que você não conhece. Algumas perguntas e dicas podem te dar um norte, como:

  • Por que seu público deve te ouvir? O que você tem a contribuir?
  • Quais ferramentas vai usar para se comunicar? Blog, Facebook, Twitter, qual o melhor canal e onde está seu público?
  • Crie e execute seu calendário de conteúdo.
  • Desenvolva um conteúdo que educa, fortaleça sua marca e traga autoridade. 

É importante criar um cronograma que disponibilize consistentemente conteúdo novo e relevante para continuar a envolver seu público. Lembre-se de que seu tema deve estar focado nos problemas do cliente, não no seu negócio.

Não se esqueça de reservar um tempo para analisar os resultados toda semana. Esta etapa ajudará você a entender a eficácia dos seus esforços e como eles podem ser aprimorados.

Comportamento do consumidor

Mais do que desejar por resultados e atingir metas, a equipe deve ter o desejo de realmente ser útil para o seu cliente, procurar solucionar as dores dele, com um foco menos comercial possível – pelo menos à princípio.

O comportamento dos consumidores mudou de uns tempos pra cá. O consumidor está mais exigente. Com um bombardeio de informações que surgem a cada minuto, principalmente no meio digital, fica muito mais difícil segurar um cliente ou encantá-lo.

Sabendo disso, o consumidor procura pelo melhor serviço ou produto, mas também pelo melhor atendimento, assistência, comunicação e uma empresa em que ele se identifique com a visão de mundo. 

Não basta mais entregar um produto incrível, precisa oferecer muito mais do que isso. Precisa ser uma empresa que inspire o consumidor, que ele se conecte emocionalmente, caso contrário, será muito fácil o seu cliente procurar outra empresa que ofereça o que ele desesperadamente procura. 

Nesse conteúdo sobre a anatomia da jornada de compra, produzido pela Globosat, você pode entender melhor as mudanças de consumo dos consumidores nessa nova era. 

E a automação de marketing?

Ela deve suportar as estratégias de inbound marketing. Combine os esforços internos com a nutrição de leads, pontuação de leads e outros componentes de automação de marketing. 

A automação de marketing capacita os profissionais de inbound marketing com ferramentas e estratégias que ajudam a converter fãs e seguidores em leads e clientes. 

A automação faz isso cultivando relacionamentos com leads que ainda não estão prontos efetivamente para comprar na jornada de compra (na maioria das vezes, por meio de campanhas de email). 

A automação também aprimora seus esforços de inbound marketing ajudando você a separar leads legítimos dos não legítimos. 

Além disso, conectar a automação de marketing ao sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) garante que nenhum dos seus leads se perca no processo.

Analise as métricas

o que é o inbound marketing

Para medir o sucesso de seus esforços de marketing você pode utilizar inúmeras métricas. Analisar as classificações de SEO; quantidade de visitas ao blog através do Google Analytics; curtidas, seguidores, compartilhamentos nas redes sociais e outras formas de engajamento podem te trazer dados importantes para ajustar suas campanhas e conteúdos.  

Estudar o quanto do tráfego gerado do seu site se transforma em leads, por exemplo, trará uma ideia real do seu retorno sobre investimento e do que é preciso ajustar para melhorar resultados.

Conclusão

Na sociedade acelerada que vivemos, onde a Internet e as redes sociais moldam nossas decisões diárias, os clientes estão expostos a mais informações do que nunca. Esse fenômeno não apenas os torna mais instruídos, mas também está causando uma mudança nos comportamentos de compra. Como resultado, os esforços de marketing B2B e B2C devem ser ajustados para responder a essa mudança.

As empresas perceberam que o marketing tradicional não é mais suficiente para gerar lucros. Ao invés disso, as técnicas de inbound marketing devem ser utilizadas para atrair mais leads e se aproximar dos clientes. Isso porque no inbound a tática é focar no cliente e prospect, ao invés da sua empresa. 

Além disso, vimos que para ter sucesso, as empresas precisam ter uma abordagem disciplinada com relação à criação de conteúdo, introduzindo ferramentas de automação de marketing que possam nutrir e classificar leads e melhorar a forma como esses leads fluem pelo pipeline de vendas.

Depois dessa aula sobre o que é o inbound marketing, você certamente está mais preparado para criar estratégias focadas e obter melhores resultados. 

Leia esses outros artigos do blog para ampliar seu conhecimento:

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Fontes: 

What is Inbound Marketing – Hubspot

What is Inbound Marketing – Marketo

Inbound Marketing – Resultados Digitais

O que é Inbound Marketing – Rock Content

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