artigo para blog

Criar artigo para blog que converta é um desafio para muitas pessoas. Sabemos que todo mundo cria textos, ainda mais na internet, que é um ambiente democrático e livre para se expressar sobre os mais variados assuntos.

Entretanto, criar um conteúdo realmente interessante que converta é muito mais difícil de conseguir.

Esse artigo pretende te ajudar, de forma prática, a criar artigo para blog eficiente, que traga resultados para sua empresa. 

No artigo você verá:

  • Por que o blog é importante?
  • O que é um blog?
  • Como escrever artigo para blog em 10 passos 
  • Entenda seu público
  • Escolha o primeiro tema do blog
  • Pense em um título provisório
  • Escreva uma introdução cativante
  • Organize seu conteúdo em uma estrutura
  • Escreva seu artigo no blog
  • Revise seu artigo
  • Insira uma CTA no final
  • Otimize o SEO da página
  • Escolha um título poderoso
  • Conclusão

Vamos lá?

Por que o blog é importante?

Você provavelmente já ouviu falar como o blog é fundamental para o sucesso do seu marketing. 

Sem um blog, você não terá nada para divulgar nas redes sociais, terá menos interação com seus leads e clientes, além de menos páginas para colocar aquelas chamadas e links para landing pages que geram leads de valor.

Então, por que, quase todos os empresários e até mesmo muitos profissionais de marketing não conseguem criar um artigo para blog consistente?

Talvez porque falte tempo, dedicação ou vontade de produzir conteúdos realmente interessantes, pensar nas melhores palavras, criar frases elaboradas e pensar em toda estrutura, conteúdo e estética daquele post/artigo. 

Para fazer um artigo para blog poderoso ou blogar é preciso ter habilidade com texto, gostar de escrever, dominar o português e ter muita força de vontade. 

O que é um blog?

Um blog é uma página que surgiu nos anos 90 para publicar conteúdos online. Antigamente o blog funcionava mais como um diário, em que as pessoas compartilhavam suas experiências pessoais.

Hoje o cenário mudou e encontramos muitas empresas com blogs corporativos criados com o objetivo de se tornarem autoridade no segmento e mercado que atuam, além de ganhar mais visibilidade e obter mais credibilidade junto ao seu público-alvo. 

Se você está em dúvida sobre se deve criar um blog ou site, leia nosso artigo sobre o assunto. 

Como escrever artigo para blog em 10 passos

Guia: Como Fazer Artigo para Blog que Converte 1

1- Entenda seu público

Antes de começar a escrever seu primeiro artigo para blog, você deve ter uma compreensão clara do seu público-alvo. Quais os assuntos de interesse? O que eles querem saber? Quais suas maiores dúvidas?

É aqui que a criação da persona é muito útil e norteia o desenvolvimento dos conteúdos. Considere o que você sabe sobre suas personas de comprador e seus interesses enquanto estiver criando um tópico para sua postagem no blog.

Por exemplo, se seus leitores são empresários que estão procurando informações sobre abrir a própria empresa, você muito provavelmente não precisa desenvolver conteúdos relacionados a outros interesses que fogem do nicho do público.

Tente ser o mais focado possível na sua estratégia e nos assuntos que for desenvolver. Eles devem, de certa forma, pertencer a um mesmo universo. 

Abordar temas muito generalistas que fogem do propósito da sua empresa, do segmento que atua e dos produtos/serviços que você oferece, pode fazer você dispersar seu público e perder acessos no seu blog.

Se você tem uma agência de marketing digital, como a nossa, por exemplo, você pode falar sobre esses temas:

  • Redes Sociais
  • Google Ads
  • Marketing de busca
  • Personas
  • Outros

Veja alguns que criamos:

Guia: Como Fazer Artigo para Blog que Converte 2
Guia: Como Fazer Artigo para Blog que Converte 3

2- Escolha o primeiro tema do blog

Antes mesmo de começar a escrever qualquer coisa, você precisa escolher um tema para o seu blog. O tópico pode ser bem geral se você está começando agora.

Por exemplo, na nossa agência de marketing digital começamos com “O que é marketing digital”. Se você é um encanador, pode começar a pensar a escrever sobre torneiras com vazamentos e assim por diante.

Depois, ao fazer sua pesquisa, você pode expandir o tópico para discutir sobre assuntos mais específicos, como casos de vazamento de torneira. Aqui na agência apresentamos outros assuntos relacionados ao marketing digital, como “O marketing na era Google”.

Se quiser, você pode criar artigos mais informativos (que costuma ser o mais recomendado) ou algum artigo para blog que conte uma história, de uma experiência que você teve recentemente.

Além de criar artigos informativos e de histórias, você pode considerar dividir também sua experiência com seus leitores divulgando dicas de como fazer. Esse tipo de artigo costuma ter muitos acessos, atraindo um tráfego legal para o seu blog.

3- Pense em um título provisório

Em seguida, você pode criar algumas sugestões de títulos diferentes – em outras palavras, formas diferentes de falar uma mesma coisa. Criar o título antes de iniciar o artigo ajuda a manter o foco ao longo do artigo e ter uma orientação acerca do tema. Caso contrário, você pode começar a adicionar conteúdos muito abrangentes que fogem do propósito inicial.

Importante: Um título provisório nem sempre será o título definitivo. Ao terminar de produzir o artigo para blog, você deve voltar a ele para definir e ajustar, caso necessário. (Veja mais informações sobre isso no decorrer do artigo, na seção ‘título’).

4- Escreva uma introdução cativante

Primeiro, consiga a atenção do leitor. Se você perder o leitor nos primeiros parágrafos – ou até mesmo nas primeiras frases – da introdução, eles irão sair do seu blog, antes mesmo de darem outra chance para você.

Com tantos blogs e sites existentes e facilmente encontrados no Google, sobre todos os assuntos possíveis, não há porquê um usuário insistir. Basta sair e clicar no próximo site ou blog que lhe interessar.

A enorme concorrência faz com que você tenha que ser cada vez mais exigente com as estratégias de marketing de conteúdo que você utiliza nos seus artigos.

Para chamar a atenção do leitor de primeira, você pode fazer uma pergunta que aguce a curiosidade, contar uma história, piada, estatística, fato interessante ou simplesmente ser empático e direto.

Veja algumas dicas do que fazer na introdução (e no texto todo):

  • Seja direto, objetivo
  • Escreva em tom de conversa
  • Traga dados interessantes
  • Instigue a curiosidade do leitor
  • Adicione citações de impacto (de referência)

Nunca escreva um artigo muito técnico ou com uma linguagem muito formal, a não ser que seu público seja de especialistas. Caso contrário você irá afugentar toda pessoa que acessar o seu site.

Os usuários no mundo digital costumam procurar por informações escritas leves e de fácil compreensão. Ninguém quer ler e reler um texto várias vezes ou ter muita dificuldade para entender. Procure ser o mais claro e conciso possível. Criar parágrafos curtos e com bastante pontuação ajuda a dar um descanso e facilitar a leitura.

Uma ideia também é listar na introdução, os assuntos e tópicos que serão discutidos no artigo para blog.

Isso dará ao leitor uma razão para continuar lendo, além de trazer de forma bem objetiva tudo o que será abordado no artigo.

5- Organize seu conteúdo em uma estrutura

Às vezes, os posts de blog podem ter uma enorme quantidade de informações, o que quando não bem organizado pode gerar bastante confusão tanto para o leitor, quanto para o próprio redator na hora de escrever.

A dica, portanto, é organizar as informações para que os leitores não se sintam intimidados pela quantidade de conteúdo que, muitas vezes, pode ser bem longo. Longo não precisa significar cansativo, tudo vai depender da forma como você dispõe essas informações (layout) e também da leveza do texto.

Para organizar basta você definir quais assuntos pretende abordar no seu artigo e listá-los como tópicos. Isso facilita muito na hora de desenvolver os conteúdos por seção. Procure estruturar de forma coerente, de modo que você agrupe os assuntos relacionados próximos um do outro.

Essa estrutura de tópicos você pode organizar em uma tabela no Excel ou no Word, como  preferir.

6- Escreva seu artigo no blog

O próximo passo – mas não o último – é realmente escrever o conteúdo. Agora que você tem a estrutura, você está pronto para preencher os espaços em branco. Use o seu esboço como um guia e certifique-se de explorar todos os tópicos, conforme necessário.

Escreva sobre o que você já conhece e, se necessário, faça pesquisas adicionais para reunir mais informações, exemplos e dados, dando a devida atribuição ao utilizar fontes externas de informações.

7- Revise seu artigo

Falta pouco agora! O processo de revisão é uma parte importante ao desenvolver qualquer trabalho e quando falamos em artigo para blog não é diferente. Portanto, não negligencie essa parte.

Uma ideia é você utilizar o Language Tool para verificar possíveis erros gramaticais, de pontuação e concordância. Vale a pena passar também o texto no CopySpider para verificar se o artigo não está apresentando plágio de outros sites.

Guia: Como Fazer Artigo para Blog que Converte 4

Escolha uma imagem visualmente atrativa e que tenha relação com o assunto desenvolvido.

Isso é importante para você fazer com que o usuário acompanhe você até o final do artigo, por isso que, se o artigo for mais longo, considere colocar mais de uma imagem ao longo do texto para trazer um apelo visual e um descanso em meio à leitura.

Além disso, como as redes sociais tratam o conteúdo com imagens de forma mais proeminente, os recursos visuais são agora mais responsáveis do que nunca pelo sucesso do conteúdo do seu blog nas redes sociais. De fato, foi demonstrado que o conteúdo com fotos relevantes recebe 94% mais visualizações do que um conteúdo sem imagens relevantes.

Aparência visual

Ninguém gosta de um artigo para blog todo bagunçado, sem estrutura e beleza. A formatação do texto e recursos utilizados no texto contribuem para trazer uma estética mais agradável ao post.

Em um artigo adequadamente formatado e visualmente atraente, você notará que os títulos e subtítulos seguem uma estrutura específica e são usados para dividir o texto em partes, de acordo com os temas tratados. Esses cabeçalhos são estilizados de forma consistente.

Além disso, as capturas de tela (prints) ajudam a trazer mais imagens para o artigo, além de ter um viés mais prático, por mostrar exemplos reais e deixar o texto o menos abstrato possível.

Manter essa consistência faz com que o seu conteúdo (e sua marca) tenha uma imagem mais profissional e visual.

Tags

As tags são palavras-chave específicas usadas para que o público encontre seu post de acordo com os temas relacionados abordados no artigo.

Elas também permitem que os leitores procurem mais conteúdo na mesma categoria em seu blog. Evite adicionar uma lista grande de tags a cada postagem. Procure colocar umas 2 ou 3 por artigo e de 10 a 20 fixas no blog todo, que se relacionem com os temas que for desenvolver no futuro.

Guia: Como Fazer Artigo para Blog que Converte 5

8- Insira uma CTA no final

Ao final de do artigo, é recomendado inserir um CTA (Call to Action) que indique o que você quer que o leitor faça a seguir. Pode ser ler outro artigo relacionado, acessar uma página de produto, baixar um e-book, inscrever-se em um evento ou webinar, deixar um comentário, compartilhar nas redes sociais, dentre outras possibilidades. Veja como fizemos:

O CTA é importante, pois por mais que o usuário tenha acessado seu blog apenas para se informar, ele pode acabar se interessando por ler mais conteúdos criados pela sua empresa ou ainda adquirir um produto ou serviço que você oferece e é neste ponto que você será capaz de obter um lead – ou às vezes até converter em casos bem específicos.

9- Otimize o SEO da página

Depois de terminar de escrever é hora de otimizar o seu texto para o Google. Se você tiver muita prática, você já pode fazer isso durante o desenvolvimento do artigo, o que traz mais agilidade.

Não fique obcecado em incluir várias palavras-chave. O ideal é se ater a uma palavra-chave principal específica e uma long tail, caso ela não atrapalhe a experiência do leitor.

Caso fique muito forçado, evite usar uma palavra que não tenha muita aderência ao seu texto ou que seja difícil de trabalhar no artigo.  O Google detecta esse truque e isso pode prejudicar o rankeamento do seu blog.

Procure também criar uma URL mais curta e mais amigável.

Meta Descrição

As meta descrições ou meta description são as descrições abaixo do título da página do post que aparecem nas páginas de resultados de pesquisa do Google.

É um parágrafo de texto que fornece aos pesquisadores um breve resumo do artigo antes de clicar nele.

Devem conter entre 150 a 160 caracteres e fornecer aos usuários uma visão geral do que trata o artigo. Além disso, pode ajudar a melhorar sua taxa de cliques nas pesquisas.

Títulos e Cabeçalhos da Página

A maioria dos softwares de blogs usa o título do post como o título da página, que é o elemento SEO mais importante em um artigo. Se você seguiu as dicas até agora deste artigo, você já deve ter um título que inclua naturalmente a palavra-chave definida,

Procure criar subtítulos não muito longos (na média de 65 caracteres é o ideal) e que sejam claros. Além disso, o título deve, por regra, antecipar e resumir o conteúdo que virá a seguir no parágrafo. 

Texto âncora

Texto âncora é a palavra ou palavras que apontam para outra página – no seu site ou em outro site. Selecione cuidadosamente as palavras-chave que você deseja vincular a outras páginas do seu site, pois os mecanismos de pesquisa levam isso em consideração ao classificar sua página para determinadas palavras-chave.

Também é importante considerar quais páginas você vincula. Considere criar links internos para páginas que você deseja uma boa colocação para essa palavra-chave. Você pode até conseguir classificar na primeira página de resultados do Google, por conta do uso dessa estratégia. 

Otimização Mobile

Com os dispositivos móveis respondendo agora por quase 2 de cada 3 minutos gastos online, ter um site que seja responsivo ou projetado para dispositivos móveis se tornou cada vez mais importante e indispensável.

Além de garantir que os visitantes do seu site (incluindo os visitantes do seu blog) tenham a melhor experiência possível, a otimização para celular resultará em alguns pontos de SEO no seu site/blog.

Veja como a navegabilidade fica muito melhor e o texto mais legível e atrativo quando otimizado:

Guia: Como Fazer Artigo para Blog que Converte 6

Em 2015, o Google fez uma mudança em seu algoritmo que penaliza sites que não são otimizados para dispositivos móveis. Em maio de 2016, o Google lançou sua segunda versão da atualização de algoritmo compatível com dispositivos móveis – criando um senso de urgência para as pessoas que ainda não atualizaram seus sites.

10- Escolha um título poderoso

Por último, mas não menos importante, é hora de criar o título definitivo do artigo. Ao começar a editar seu título, lembre-se de que é importante manter o título preciso e claro.

Depois, trabalhe para tornar seu título atrativo – seja por meio de uma linguagem forte, aliteração ou outra tática literária.

Se conseguir, otimize para SEO colocando algumas palavras-chave lá de forma natural.

Finalmente, veja se você pode encurtá-lo sem que a frase perca o sentido. O Google considera 65 caracteres ou menos para colocar suas páginas nos mecanismos de pesquisa.

Conclusão

Neste artigo você obteve informações importantes e práticas de como criar um artigo para blog poderoso e que traga conversões. Pode ser desafiador criar um artigo realmente forte, mas tudo vem da prática e persistência.

Quanto mais você criar conteúdos para o seu blog, seguindo essas dicas, mais facilidade você terá em desenvolver e menos tempo irá levar para criar um post.

Por mais difícil que possa parecer no começo, se você tiver facilidade em escrever e habilidades de comunicação, mais fácil será para você colocar as suas ideias e organizá-las na forma de um texto.

Você verá que o sacrifício vale a pena, quando os leads começarem a aparecer e sua credibilidade aumentar em médio e longo prazo.

Outros conteúdos que podem te interessar:

Fontes:
How to write a blog post: a step-by-step guide – Hubspot
7 tips to write a blog post that converts – Optin Monster

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *