Como divulgar uma clínica: planejamento e dicas

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como divulgar uma clínica

Os profissionais de saúde que se mantêm atualizados já devem saber como divulgar uma clínica médica e compreender esse fator como algo fundamental para que o negócio siga crescendo.

Isso porque as clínicas e consultórios médicos já são locais que podem aproveitar as oportunidades que os canais digitais e as redes sociais oferecem.

Entretanto, nem todos os negócios dessa área exploram o potencial de divulgação do trabalho de maneira ideal e estratégia.

Para conseguir entender como divulgar uma clínica médica, preparamos esse material com uma série de dicas e ferramentas exclusivas de marketing para médicos visando o crescimento da sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais!

Como divulgar um consultório médico?

Como falado, as estratégias de marketing médico são capazes de alavancar o crescimento de clínicas e consultórios.

Isso porque elas estruturam a comunicação da clínica e com uma série de ações, melhoram a percepção das pessoas em relação ao trabalho da clínica.

Assim, é possível conquistar um número maior de clientes, aumentando o fluxo de pacientes e, consequentemente, o faturamento da clínica.

Por isso, separamos algumas dicas de como divulgar um consultório médico de maneira simples e eficiente.

1. Crie um excelente planejamento

Quando o assunto é fazer um consultório ou clínica médica crescer, não há uma receita exata que garanta tal resultado.

Mas, podemos afirmar que um planejamento bem estruturado certamente será importante para que as ações sejam assertivas e tragam bons resultados em menos tempo. 

Para que esse planejamento seja efetivo, é preciso levar em consideração algumas questões como:

  • Público-alvo e personas;
  • Revisão de metas e resultados;
  • Entender e monitorar a concorrência;
  • Definição de canais usados na comunicação.

Essas são algumas das etapas que um bom planejamento passa para entender como divulgar uma clínica médica.

2. Monitore sua concorrência

Entender o que os consultórios médicos ao seu redor estão fazendo em termos de divulgação é fundamental para saber como se destacar no mercado.

Ao monitorar a concorrência você pode até ganhar vantagem competitiva, pois consegue ter uma visão mais ampla do mercado ao ter informações como:

  • Acompanhar as tendências do setor;
  • Analisar a reação dos públicos em relação às ações;
  • Ter novas ideias de como aprimorar a sua própria estratégia.

Com isso, é possível abrir caminhos para novas propostas e soluções de como divulgar uma clínica. 

3. Tenha um atendimento de qualidade

A relação entre médicos e pacientes – ou clínicas e pacientes – é muito importante para acolher e construir um vínculo com os clientes dos consultórios.

Nesse relacionamento, como em qualquer outro, é preciso investir nos detalhes da comunicação. 

Assim, os pacientes têm uma boa experiência e não pensam duas vezes na hora de voltar a se consultar na clínica.

Por isso, é muito importante contratar funcionários capazes de oferecer um atendimento que seja humano e gentil, mas também rápido e eficaz.

As recepcionistas e atendentes devem ser treinadas para responder dúvidas, orientar pacientes e fazer agendamentos com agilidade e organização.

Se a sua clínica oferece o agendamento online, é fundamental ter ferramentas que sejam práticas para os seus pacientes.

Estratégias de marketing digital para consultório

Como divulgar uma clínica: planejamento e dicas 1

Hoje em dia, é inegável que a internet é um dos principais meios de busca por informações.

Se uma clínica não investe no marketing médico, pode facilmente aos poucos ser esquecida pelo público e com isso ver o faturamento da clínica cair.

Quem investe nesse tipo de estratégia amplia sua divulgação, conquista potenciais pacientes e, definitivamente, sai na frente da concorrência.

Siga a leitura e entenda como divulgar uma clínica por meio das estratégias do marketing médico.

Tenha um site otimizado e atualizado

O site da sua clínica médica é como se fosse a sua casa na internet, por isso, faz todo sentido cuidar com carinho e atenção dele. 

É importante que ele seja organizado, de forma que o paciente consiga encontrar facilmente informações como contato, endereço, profissionais que fazem atendimento, entre outros itens.

Além disso, para que o seu site se destaque e seja um dos primeiros nos buscadores, é preciso fazer a otimização do portal.

Fazer a otimização de um site permite que ele seja encontrado em uma das primeiras posições de busca do Google, ou outros buscadores, sem pagar nada por isso.

Para isso, ele deve seguir alguns padrões e técnicas recomendados pelos buscadores, como:

  • Conteúdo único e de qualidade;
  •  Velocidade de carregamento;
  • Tempo em que o site está no ar;
  • Se o site possui boa navegação.

A atualização também é fundamental! A frequência com que são feitas postagens, como artigos no blog do site, é muito importante para que o site alcance posições melhores.

Alimente o seu perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que ajuda empresas a serem encontradas com maior facilidade na Rede de Pesquisa do Google e também na ferramenta de navegação Google Maps.

Na prática, é a ficha que aparece em destaque ao lado direito da página depois de fazer a busca por alguma empresa e traz algumas informações importantes sobre o negócio, como:

  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Imagens do local;
  • Avaliações de outros usuários sobre o atendimento;
  • Site e redes sociais.

Para otimizar o seu perfil no Google, você precisa ter uma conta no Gmail, e acessar o Google Meu Negócio.

Ao fazer o login na plataforma, você precisa reivindicar a empresa e seguir as etapas de verificação solicitadas pelo Google.

Trabalhe na fidelização dos clientes atuais

Transformar seus pacientes em fãs dos serviços oferecidos pela clínica médica é uma forma de crescer sustentavelmente.

Na prática, fidelizar seus clientes significa oferecer um atendimento diferenciado, que vai além de oferecer o que ele espera. Você oferece valor em cada contato.

Algumas formas de fidelizar clientes em clínicas são:

  • Personalizar o atendimento;
  •  Pedir feedbacks de consultas e serviços prestados;
  •  Investir em um atendimento humanizado e gentil;
  • Fazer acompanhamento do pós-atendimento;
  • Oferecer informações sobre os tratamentos e serviços que o cliente usufruiu, de forma individual. 

 Crie um blog e fomente o tráfego orgânico

O blog da sua clínica médica estará dentro do seu site e é lá que você irá publicar conteúdos, como artigos e fotos, sobre os serviços prestados.

Essas publicações são muito importantes para a estratégia de Marketing Digital.

Ao criar conteúdos relevantes sobre o seu serviço e postá-los no seu blog, aumenta as chances de que o site da sua clínica ranqueie bem nas páginas do Google.

Assim, você aumenta também o tráfego orgânico, ou seja, o tipo que não precisa de nenhum investimento financeiro.

Isso também aumenta a probabilidade de novos cliques e, quem sabe, novos clientes!

É importante lembrar que esse tipo de estratégia é focado no longo prazo. Não espere resultados de um dia para o outro.

É preciso disciplina, qualidade e frequência nas postagens produzidas.

Invista em Google Ads

Você já sabe que para conquistar potenciais clientes para sua clínica de forma gratuita, é preciso investir em bons conteúdos e esperar o tráfego orgânico.

Caso você queira sair na frente, também há uma forma de pagar por isso, o Google Ads.

Com essa estratégia, você paga algum valor para que o Google priorize a página da sua clínica aos usuários que buscam o que você oferece.

Além disso, o Google Ads oferece relatórios detalhados sobre o tráfego do seu site, que podem nortear onde e em quais comunicações investir.

Saber como divulgar uma clínica usando o marketing para médicos é uma tarefa de muitas etapas e que exige um conhecimento profundo de quem vai executar a estratégia.

Por isso, é sempre bom considerar contratar profissionais capacitados, que entendam do seu negócio e possam oferecer soluções personalizadas de como divulgar uma clínica nos canais de comunicação.

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