Guia: Como Fazer Artigo para Blog que Converte
Criar artigo para blog que converta é um desafio para muitas pessoas. Sabemos que todo mundo cria textos, ainda mais na internet, que é um ambiente democrático e livre para se expressar sobre os mais variados assuntos.
Entretanto, criar um conteúdo realmente interessante que converta é muito mais difícil de conseguir.
Esse artigo pretende te ajudar, de forma prática, a criar artigo para blog eficiente, que traga resultados para sua empresa.
No artigo você verá:
- Por que o blog é importante?
- O que é um blog?
- Como escrever artigo para blog em 10 passos
- Entenda seu público
- Escolha o primeiro tema do blog
- Pense em um título provisório
- Escreva uma introdução cativante
- Organize seu conteúdo em uma estrutura
- Escreva seu artigo no blog
- Revise seu artigo
- Insira uma CTA no final
- Otimize o SEO da página
- Escolha um título poderoso
- Conclusão
Vamos lá?
Por que o blog é importante?
Você provavelmente já ouviu falar como o blog é fundamental para o sucesso do seu marketing.
Sem um blog, você não terá nada para divulgar nas redes sociais, terá menos interação com seus leads e clientes, além de menos páginas para colocar aquelas chamadas e links para landing pages que geram leads de valor.
Então, por que, quase todos os empresários e até mesmo muitos profissionais de marketing não conseguem criar um artigo para blog consistente?
Talvez porque falte tempo, dedicação ou vontade de produzir conteúdos realmente interessantes, pensar nas melhores palavras, criar frases elaboradas e pensar em toda estrutura, conteúdo e estética daquele post/artigo.
Para fazer um artigo para blog poderoso ou blogar é preciso ter habilidade com texto, gostar de escrever, dominar o português e ter muita força de vontade.
O que é um blog?
Um blog é uma página que surgiu nos anos 90 para publicar conteúdos online. Antigamente o blog funcionava mais como um diário, em que as pessoas compartilhavam suas experiências pessoais.
Hoje o cenário mudou e encontramos muitas empresas com blogs corporativos criados com o objetivo de se tornarem autoridade no segmento e mercado que atuam, além de ganhar mais visibilidade e obter mais credibilidade junto ao seu público-alvo.
Se você está em dúvida sobre se deve criar um blog ou site, leia nosso artigo sobre o assunto.
Como escrever artigo para blog em 10 passos
1- Entenda seu público
Antes de começar a escrever seu primeiro artigo para blog, você deve ter uma compreensão clara do seu público-alvo. Quais os assuntos de interesse? O que eles querem saber? Quais suas maiores dúvidas?
É aqui que a criação da persona é muito útil e norteia o desenvolvimento dos conteúdos. Considere o que você sabe sobre suas personas de comprador e seus interesses enquanto estiver criando um tópico para sua postagem no blog.
Por exemplo, se seus leitores são empresários que estão procurando informações sobre abrir a própria empresa, você muito provavelmente não precisa desenvolver conteúdos relacionados a outros interesses que fogem do nicho do público.
Tente ser o mais focado possível na sua estratégia e nos assuntos que for desenvolver. Eles devem, de certa forma, pertencer a um mesmo universo.
Abordar temas muito generalistas que fogem do propósito da sua empresa, do segmento que atua e dos produtos/serviços que você oferece, pode fazer você dispersar seu público e perder acessos no seu blog.
Se você tem uma agência de marketing digital, como a nossa, por exemplo, você pode falar sobre esses temas:
- Redes Sociais
- Google Ads
- Marketing de busca
- Personas
- Outros
Veja alguns que criamos:
2- Escolha o primeiro tema do blog
Antes mesmo de começar a escrever qualquer coisa, você precisa escolher um tema para o seu blog. O tópico pode ser bem geral se você está começando agora.
Por exemplo, na nossa agência de marketing digital começamos com “O que é marketing digital”. Se você é um encanador, pode começar a pensar a escrever sobre torneiras com vazamentos e assim por diante.
Depois, ao fazer sua pesquisa, você pode expandir o tópico para discutir sobre assuntos mais específicos, como casos de vazamento de torneira. Aqui na agência apresentamos outros assuntos relacionados ao marketing digital, como “O marketing na era Google”.
Se quiser, você pode criar artigos mais informativos (que costuma ser o mais recomendado) ou algum artigo para blog que conte uma história, de uma experiência que você teve recentemente.
Além de criar artigos informativos e de histórias, você pode considerar dividir também sua experiência com seus leitores divulgando dicas de como fazer. Esse tipo de artigo costuma ter muitos acessos, atraindo um tráfego legal para o seu blog.
3- Pense em um título provisório
Em seguida, você pode criar algumas sugestões de títulos diferentes – em outras palavras, formas diferentes de falar uma mesma coisa. Criar o título antes de iniciar o artigo ajuda a manter o foco ao longo do artigo e ter uma orientação acerca do tema. Caso contrário, você pode começar a adicionar conteúdos muito abrangentes que fogem do propósito inicial.
Importante: Um título provisório nem sempre será o título definitivo. Ao terminar de produzir o artigo para blog, você deve voltar a ele para definir e ajustar, caso necessário. (Veja mais informações sobre isso no decorrer do artigo, na seção ‘título’).
4- Escreva uma introdução cativante
Primeiro, consiga a atenção do leitor. Se você perder o leitor nos primeiros parágrafos – ou até mesmo nas primeiras frases – da introdução, eles irão sair do seu blog, antes mesmo de darem outra chance para você.
Com tantos blogs e sites existentes e facilmente encontrados no Google, sobre todos os assuntos possíveis, não há porquê um usuário insistir. Basta sair e clicar no próximo site ou blog que lhe interessar.
A enorme concorrência faz com que você tenha que ser cada vez mais exigente com as estratégias de marketing de conteúdo que você utiliza nos seus artigos.
Para chamar a atenção do leitor de primeira, você pode fazer uma pergunta que aguce a curiosidade, contar uma história, piada, estatística, fato interessante ou simplesmente ser empático e direto.
Veja algumas dicas do que fazer na introdução (e no texto todo):
- Seja direto, objetivo
- Escreva em tom de conversa
- Traga dados interessantes
- Instigue a curiosidade do leitor
- Adicione citações de impacto (de referência)
Nunca escreva um artigo muito técnico ou com uma linguagem muito formal, a não ser que seu público seja de especialistas. Caso contrário você irá afugentar toda pessoa que acessar o seu site.
Os usuários no mundo digital costumam procurar por informações escritas leves e de fácil compreensão. Ninguém quer ler e reler um texto várias vezes ou ter muita dificuldade para entender. Procure ser o mais claro e conciso possível. Criar parágrafos curtos e com bastante pontuação ajuda a dar um descanso e facilitar a leitura.
Uma ideia também é listar na introdução, os assuntos e tópicos que serão discutidos no artigo para blog.
Isso dará ao leitor uma razão para continuar lendo, além de trazer de forma bem objetiva tudo o que será abordado no artigo.
5- Organize seu conteúdo em uma estrutura
Às vezes, os posts de blog podem ter uma enorme quantidade de informações, o que quando não bem organizado pode gerar bastante confusão tanto para o leitor, quanto para o próprio redator na hora de escrever.
A dica, portanto, é organizar as informações para que os leitores não se sintam intimidados pela quantidade de conteúdo que, muitas vezes, pode ser bem longo. Longo não precisa significar cansativo, tudo vai depender da forma como você dispõe essas informações (layout) e também da leveza do texto.
Para organizar basta você definir quais assuntos pretende abordar no seu artigo e listá-los como tópicos. Isso facilita muito na hora de desenvolver os conteúdos por seção. Procure estruturar de forma coerente, de modo que você agrupe os assuntos relacionados próximos um do outro.
Essa estrutura de tópicos você pode organizar em uma tabela no Excel ou no Word, como preferir.
6- Escreva seu artigo no blog
O próximo passo – mas não o último – é realmente escrever o conteúdo. Agora que você tem a estrutura, você está pronto para preencher os espaços em branco. Use o seu esboço como um guia e certifique-se de explorar todos os tópicos, conforme necessário.
Escreva sobre o que você já conhece e, se necessário, faça pesquisas adicionais para reunir mais informações, exemplos e dados, dando a devida atribuição ao utilizar fontes externas de informações.
7- Revise seu artigo
Falta pouco agora! O processo de revisão é uma parte importante ao desenvolver qualquer trabalho e quando falamos em artigo para blog não é diferente. Portanto, não negligencie essa parte.
Uma ideia é você utilizar o Language Tool para verificar possíveis erros gramaticais, de pontuação e concordância. Vale a pena passar também o texto no CopySpider para verificar se o artigo não está apresentando plágio de outros sites.
Escolha uma imagem visualmente atrativa e que tenha relação com o assunto desenvolvido.
Isso é importante para você fazer com que o usuário acompanhe você até o final do artigo, por isso que, se o artigo for mais longo, considere colocar mais de uma imagem ao longo do texto para trazer um apelo visual e um descanso em meio à leitura.
Além disso, como as redes sociais tratam o conteúdo com imagens de forma mais proeminente, os recursos visuais são agora mais responsáveis do que nunca pelo sucesso do conteúdo do seu blog nas redes sociais. De fato, foi demonstrado que o conteúdo com fotos relevantes recebe 94% mais visualizações do que um conteúdo sem imagens relevantes.
Aparência visual
Ninguém gosta de um artigo para blog todo bagunçado, sem estrutura e beleza. A formatação do texto e recursos utilizados no texto contribuem para trazer uma estética mais agradável ao post.
Em um artigo adequadamente formatado e visualmente atraente, você notará que os títulos e subtítulos seguem uma estrutura específica e são usados para dividir o texto em partes, de acordo com os temas tratados. Esses cabeçalhos são estilizados de forma consistente.
Além disso, as capturas de tela (prints) ajudam a trazer mais imagens para o artigo, além de ter um viés mais prático, por mostrar exemplos reais e deixar o texto o menos abstrato possível.
Manter essa consistência faz com que o seu conteúdo (e sua marca) tenha uma imagem mais profissional e visual.
Tags
As tags são palavras-chave específicas usadas para que o público encontre seu post de acordo com os temas relacionados abordados no artigo.
Elas também permitem que os leitores procurem mais conteúdo na mesma categoria em seu blog. Evite adicionar uma lista grande de tags a cada postagem. Procure colocar umas 2 ou 3 por artigo e de 10 a 20 fixas no blog todo, que se relacionem com os temas que for desenvolver no futuro.
8- Insira uma CTA no final
Ao final de do artigo, é recomendado inserir um CTA (Call to Action) que indique o que você quer que o leitor faça a seguir. Pode ser ler outro artigo relacionado, acessar uma página de produto, baixar um e-book, inscrever-se em um evento ou webinar, deixar um comentário, compartilhar nas redes sociais, dentre outras possibilidades. Veja como fizemos:
O CTA é importante, pois por mais que o usuário tenha acessado seu blog apenas para se informar, ele pode acabar se interessando por ler mais conteúdos criados pela sua empresa ou ainda adquirir um produto ou serviço que você oferece e é neste ponto que você será capaz de obter um lead – ou às vezes até converter em casos bem específicos.
9- Otimize o SEO da página
Depois de terminar de escrever é hora de otimizar o seu texto para o Google. Se você tiver muita prática, você já pode fazer isso durante o desenvolvimento do artigo, o que traz mais agilidade.
Não fique obcecado em incluir várias palavras-chave. O ideal é se ater a uma palavra-chave principal específica e uma long tail, caso ela não atrapalhe a experiência do leitor.
Caso fique muito forçado, evite usar uma palavra que não tenha muita aderência ao seu texto ou que seja difícil de trabalhar no artigo. O Google detecta esse truque e isso pode prejudicar o rankeamento do seu blog.
Procure também criar uma URL mais curta e mais amigável.
Meta Descrição
As meta descrições ou meta description são as descrições abaixo do título da página do post que aparecem nas páginas de resultados de pesquisa do Google.
É um parágrafo de texto que fornece aos pesquisadores um breve resumo do artigo antes de clicar nele.
Devem conter entre 150 a 160 caracteres e fornecer aos usuários uma visão geral do que trata o artigo. Além disso, pode ajudar a melhorar sua taxa de cliques nas pesquisas.
Títulos e Cabeçalhos da Página
A maioria dos softwares de blogs usa o título do post como o título da página, que é o elemento SEO mais importante em um artigo. Se você seguiu as dicas até agora deste artigo, você já deve ter um título que inclua naturalmente a palavra-chave definida,
Procure criar subtítulos não muito longos (na média de 65 caracteres é o ideal) e que sejam claros. Além disso, o título deve, por regra, antecipar e resumir o conteúdo que virá a seguir no parágrafo.
Texto âncora
Texto âncora é a palavra ou palavras que apontam para outra página – no seu site ou em outro site. Selecione cuidadosamente as palavras-chave que você deseja vincular a outras páginas do seu site, pois os mecanismos de pesquisa levam isso em consideração ao classificar sua página para determinadas palavras-chave.
Também é importante considerar quais páginas você vincula. Considere criar links internos para páginas que você deseja uma boa colocação para essa palavra-chave. Você pode até conseguir classificar na primeira página de resultados do Google, por conta do uso dessa estratégia.
Otimização Mobile
Com os dispositivos móveis respondendo agora por quase 2 de cada 3 minutos gastos online, ter um site que seja responsivo ou projetado para dispositivos móveis se tornou cada vez mais importante e indispensável.
Além de garantir que os visitantes do seu site (incluindo os visitantes do seu blog) tenham a melhor experiência possível, a otimização para celular resultará em alguns pontos de SEO no seu site/blog.
Veja como a navegabilidade fica muito melhor e o texto mais legível e atrativo quando otimizado:
Em 2015, o Google fez uma mudança em seu algoritmo que penaliza sites que não são otimizados para dispositivos móveis. Em maio de 2016, o Google lançou sua segunda versão da atualização de algoritmo compatível com dispositivos móveis – criando um senso de urgência para as pessoas que ainda não atualizaram seus sites.
10- Escolha um título poderoso
Por último, mas não menos importante, é hora de criar o título definitivo do artigo. Ao começar a editar seu título, lembre-se de que é importante manter o título preciso e claro.
Depois, trabalhe para tornar seu título atrativo – seja por meio de uma linguagem forte, aliteração ou outra tática literária.
Se conseguir, otimize para SEO colocando algumas palavras-chave lá de forma natural.
Finalmente, veja se você pode encurtá-lo sem que a frase perca o sentido. O Google considera 65 caracteres ou menos para colocar suas páginas nos mecanismos de pesquisa.
Dicas para se tornar um freelancer de sucesso
Abaixo separamos um guia completo para ajudar você a se tornar um freelancer de sucesso, caso você pense em investir nessa carreira. Continue lendo para saber tudo o que precisa sobre o assunto.
Capítulo 1: Encontrar um emprego freelancer
Os freelancers podem encontrar clientes em todos os tipos de lugares, mas uma das melhores opções é através de plataformas freelancers online. Dados recentes mostram que é assim que 75% dos freelancers encontram trabalho.
Utilizar uma plataforma freelancer é o melhor lugar para mostrar suas habilidades, compartilhar seu portfólio e atrair novos clientes. Os clientes sabem que encontrarão muitos freelancers nesses sites; portanto, é geralmente o local principal que as empresas utilizam para procurar talentos para trabalhar em seu próximo projeto. Determine qual plataforma freelancer é a melhor para você e invista nela!
Capítulo 2: Como criar um perfil de sucesso
Um perfil poderoso pode fazer com que um cliente deixe de procurar candidatos e escolha você. Por isso que é muito importante criar um perfil profissional que impressione. Esse é o tipo de perfil que você deseja.
Seu perfil em uma plataforma freelancer é a vitrine da sua loja, seu cartão de visita. Clientes que nunca trabalharam com você antes têm apenas seu perfil para orientá-los a contratar você ou não. Descubra como evitar as armadilhas de um perfil ruim e crie um que faça com que todos os clientes em potencial cliquem e entrem em contato.
Capítulo 3: Como precificar seu trabalho freelancer
Sem dúvida, a pergunta mais frequente feita por todo freelancer é: “quanto devo cobrar?” Essa é uma questão muito complicada, muitas vezes, pois por um lado, você fica receoso de colocar um preço muito alto e não conseguir fechar nenhum trabalho. Por outro lado, se você colocar um preço muito abaixo do mercado, o cliente não dará o devido respeito.
Primeira coisa: você deve ser compensado por suas habilidades, experiência e tempo gasto em cada trabalho. Pense em um preço que seja justo para compensar você, seu conhecimento e o tempo investido.
Capítulo 4: Como reservar um emprego freelancer
Quando você está apenas começando como freelancer, sua maior preocupação é encontrar trabalho. Você pode se sentir induzido a dizer “sim” a todos os projetos que aparecerem, para que não precise passar semanas e meses sem trabalho.
Porém, o risco é que você acabe dizendo “sim” a trabalhos que não correspondem ao seu perfil. Aprenda para quais jobs dizer “não”, bem como os prós e contras de se trabalhar com projetos de curto e longo prazo.
Capítulo 5: Como discutir um projeto freelancer com seu cliente antes de começar
Eba! O cliente gostou da sua proposta e entrou em contato para perguntar mais detalhes. Você está nesse estágio entre a proposta e contrato, onde precisa entender o que o cliente deseja e comunicar efetivamente seus requisitos. Lembre-se: antes de assinar qualquer contrato de parceria, você deve verificar prazos, escopo de trabalho e, obviamente condições de pagamento.
Capítulo 6: Como estabelecer um relacionamento entre você e o cliente
Uma das principais habilidades que você precisará adquirir como freelancer é gerenciar as expectativas de seus clientes. Para fazer isso com sucesso, é necessário começar com o pé direito, apresentando um contrato claro ao seu cliente.
Descubra como atender (e superar) as expectativas do cliente, criar um forte relacionamento com ele, aprender a gerenciar problemas sem que isso afete o seu relacionamento de trabalho. E não se esqueça, todo tipo de cliente é diferente e você precisa aprender a lidar com diferentes personalidades.
Capítulo 7: Como gerenciar seu tempo como freelancer para ter mais produtividade
Para ter sucesso como freelancer, você precisará agendar seu horário de trabalho como se trabalhasse em um escritório. É importante tratar o seu trabalho com seriedade, portanto, programe-se para trabalhar nos horários que você considera ser mais produtivo.
Aprenda todas as dicas para gerenciar todos os seus clientes dentro das horas de trabalho que você tem disponível, incluindo tempo para reuniões e revisões quando for necessário.
Capítulo 8: Como ser pago como freelancer
Depois de concluir seu trabalho, a próxima etapa será receber o pagamento. Em primeiro lugar, você precisa escolher a melhor opção de pagamento para você, pode ser algum método online como Payoneer ou Paypal, ou ainda direto na sua conta corrente.
Capítulo 9: Gerenciando suas finanças como freelancer
Como freelancer, gerenciar suas finanças pode ser muito mais desafiador do que costumava ser quando você era um funcionário CLT. Quando você é freelancer, não tem certeza do quanto ganhará no mês, muito menos durante o ano. Você também deve pensar nas taxas que deve pagar, como INSS e impostos, além de convênio e outros gastos necessários.
Capítulo 10: Como avançar sua carreira de freelancer
Ser freelancer pode trazer uma boa renda e a liberdade de trabalhar de acordo com sua própria programação. Depois de se estabelecer como freelancer, convém encontrar maneiras de aumentar sua renda e avançar em sua carreira.
Para mais dicas sobre o universo freelancer, leia este artigo de referência que utilizamos.
Conclusão
Neste artigo você obteve informações importantes e práticas de como criar um artigo para blog poderoso e que traga conversões. Pode ser desafiador criar um artigo realmente forte, mas tudo vem da prática e persistência.
Quanto mais você criar conteúdos para o seu blog, seguindo essas dicas, mais facilidade você terá em desenvolver e menos tempo irá levar para criar um post.
Por mais difícil que possa parecer no começo, se você tiver facilidade em escrever e habilidades de comunicação, mais fácil será para você colocar as suas ideias e organizá-las na forma de um texto.
Você verá que o sacrifício vale a pena, quando os leads começarem a aparecer e sua credibilidade aumentar em médio e longo prazo.
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Fontes:
How to write a blog post: a step-by-step guide – Hubspot
7 tips to write a blog post that converts – Optin Monster
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Ótimo conteúdo, parabéns pelo site! Obrigada por compartilhar informações qualidade!
Ótimo artigo, como sempre compartilhando artigo valiosíssimos que sempre me ajudam. Obrigado!!