consultoria em SEO

A consultoria em SEO é muito importante para qualquer empresa que procure ganhar mais visibilidade. A consultoria do SEO, também conhecida como Search Engine Optimization vêm se tornando bastante popular por diferentes razões. 

Um dos motivos principais é o simples fato de que a internet vem se tornando mais popular. Sabemos que hoje em dia todo mundo está online praticamente o tempo todo. Estamos  24 horas conectados na internet seja nas redes sociais, email, canais de informação etc. Por isso que, se você quiser aparecer, ser encontrado pelos seus clientes você precisa estar classificado nos motores de busca, como o Google. 

Uma consultoria em SEO ajuda exatamente nisso, a procurar formas de colocar sua empresa no Google e atrair mais leads através de análises. 

O que uma consultoria em SEO pode fazer pela minha empresa?

Com a consultoria em SEO você poderá gerar mais tráfego (visitas) ao seu site. Além disso, você será capaz de criar conteúdos otimizados que sejam indexados no Google. Os especialistas dessa área têm o expertise para identificar os pontos fracos da empresa com base na análise SEO do seu site e demais canais. 

A partir disso e também da análise do seu segmento (área de atuação mercadológica), verificação dos principais concorrentes é possível verificar os pontos de melhoria para serem otimizados. 

Com esse estudo, uma consultoria em SEO consegue identificar as palavras-chave mais estratégicas que podem trazer melhores resultados para o seu negócio, entender os melhores nichos para investir e descobrir as necessidades do seu público-alvo. Ter uma visão global sobre seus concorrentes, possíveis públicos e mercados para investir faz total diferença para alcançar mais sucesso e é isso que o SEO te proporciona.

O que é SEO?

O SEO nada mais é do que uma técnica utilizada para otimizar seus canais online (seja site, redes sociais, aplicativos) para aparecer nos mecanismos de buscas. Através dessas otimizações específicas de técnicas de SEO você consegue aparecer nos resultados de busca orgânica (não pagas).

Essa é uma excelente estratégia, principalmente se você não quiser ficar investindo em campanhas no Ads e anúncios patrocinados pra ficar visível o tempo inteiro. Isso é visto como uma importante vantagem competitiva para qualquer empresa, além de uma economia considerável. 

Nossa agência de marketing digital em Campinas trabalha focada nisso. Desenvolvemos análises completas do seu site e, com base, nesse estudo desenvolvemos estratégias de SEO personalizadas para sua necessidade e orçamento disponível para investimento. 

Obviamente que, essa estratégia não é milagrosa, ou seja, os resultados não aparecem da noite para o dia. Para um resultado rápido, o Google Ads, que é uma forma de aparecer no Google com anúncios pagos ainda é a melhor opção.

Entretanto, se você não tiver tanta pressa ou quiser começar essa estratégia agora para que, lá na frente, não tenha que ter esses gastos de forma contínua, você pode começar a pensar nisso. 

Serviços de consultoria em SEO

consultoria em SEO

Muitos são os serviços de SEO que podem ser feitos para trazer mais resultados para sua empresa. Alguns deles são:

Direcionamentos estratégicos

Empresas que não sabem exatamente o que precisam, que não têm conhecimento nenhum sobre o assunto ou tenham uma base muito superficial precisam de uma consultoria em SEO para que possam traçar metas e obter sucesso no marketing de pesquisa à longo prazo. 

Implementação de estratégias

Se uma empresa já possui uma boa base do que é SEO, de quais medidas são necessárias para aparecer nos mecanismos de pesquisa e uma série de estratégia de seo, mas precisa de ajuda para implementação, por falta de tempo de desenvolver e otimizar, poderá contar com uma equipe especializada em implementação e para resoluções de situações técnicas. 

Indicação de software

O marketing de busca (SEO) é um universo amplo que envolve diferentes softwares desenvolvidos para fazer análises, rastreamentos e identificação de problemas. Muitos estão disponíveis no mercado e, saber quais os mais indicados para cada estratégia, além do orçamento que está disposto a investir nessas ferramentas é indispensável para fazer uma boa escolha. 

Existem softwares voltados para diferentes estratégias de SEO, por exemplo, existem aquelas que são melhores para pesquisa de palavras-chave, outros que são indicados para encontrar erros no site e outros que podem suportar melhor as ações de link building. 

Auditorias SEO

A auditoria SEO é extremamente importante para qualquer empresa. A realização de uma análise aprofundada do site, que aponte páginas que podem ser melhoradas, que tem potencial de alcançar a primeira página, melhores termos para uso para atrair público do seu segmento, bem como correção de erros do site que podem estar comprometendo seu rankeamento é essencial. Você pode procurar fazer uma auditoria geral do site todo ou optar por estudar uma landing page ou outra página específica que queira melhorar o posicionamento. 

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Consultoria em SEO: entenda de uma vez como isso pode ajudar sua empresa 1

Pesquisa e análise de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave pode ser um verdadeiro desafio para SEOs iniciantes, uma vez que são milhares de opções de palavras para explorar e utilizar. Se não for feito um bom filtro, dificilmente essas palavras trarão um retorno.

A pesquisa de palavras com alta conversão e baixa competitividade é importante, mas também é necessário fazer esse estudo com base no comportamento do usuário, analisando o contexto, realidade e objetivos da empresa. As estratégias de pesquisa de palavras precisam estar ajustadas e alinhadas aos propósitos empresariais. 

Análise dos concorrentes

Avaliar a concorrência é essencial para que você não fique para trás no mercado competitivo. Analisar tendências novas de mercado é indispensável para garantir sua presença não só online, mas no seu segmento como um todo. Se você quer ser referência de empresa para seus clientes, mas também para concorrentes você precisa estar sempre à frente inovando.

Ver o que a concorrência está fazendo, como está fazendo, quais mercados e assuntos está explorando, quais serviços e produtos estão oferecendo ou desenvolvendo, é importante para que você procure estar um passo à frente. 

Link Building

Você sabia que o link building é uma das estratégias mais importantes quando falamos em SEO? Isso porque ter vários sites apontando para o seu (backlinks) mostra que você é autoridade e referência naquele assunto e isso traz MUITA credibilidade aos olhos do Google e também dos leitores.

Muitas empresas realizam essa estratégia de link building de forma equivocada, trocando links com qualquer site, sem estratégia nenhuma envolvida. Existem sites que são mal vistos pelo Google por desenvolverem conteúdo de baixa qualidade ou plagiados e certamente não será legal você trocar links com esses sites, pois possuem um toxic rate alto. 

Terceirizar esse trabalho e contratar empresas que realizam black hat SEO pode trazer penalizações do Google à longo prazo e, com isso, dificilmente seu site poderá voltar a ter relevância e destaque nos mecanismos de busca novamente, pelo menos não com o mesmo domínio. 

Por isso que, contar com uma consultoria em SEO para que faça parcerias genuínas através de aquisição de links de qualidade e troca de guestpost com blogs de sites relacionados ao assunto gerando conteúdo relevante para seus públicos deve ser sua única alternativa. 

Garantia de qualidade

Uma empresa que já realize serviços de SEO e tenha excelente conhecimento nisso, mas precisa contar com alguma espécie de monitoramento de qualidade, um olhar mais especializado pode se beneficiar da consultoria em SEO. Avaliar constantemente o site seja o conteúdo, seja a parte técnica é fundamental para manter altos padrões de qualidade em tudo que for desenvolver. 

Esses especialistas auxiliam a sua empresa a gerar mais tráfego direcionado, obter classificações mais altas (domain score) e também mais lucros. 

Você sabe o que é SEO on page?

Basicamente são todas as ações que são possíveis realizar no seu site. Muitas empresas entendem SEO apenas com ações sociais, como construção de links, mas existem outras formas de obter resultados significativos de SEO e geralmente eles estão associados a melhorias no seu próprio website. 

Isso significa que o seu website precisa ser facilmente lido pelos mecanismos de busca e isso tem a ver com uma série de regrinhas para deixar o seu site mais amigável para trazer uma classificação mais alta. Alguns dos principais fatores para otimizar dentro do seu site são:

Tags de título

Ter os títulos H1 das páginas do seu site devidamente otimizadas para palavras-chave específicas que tenham a ver com o conteúdo tratado é muito importante. Uma página sem  H1, H2, H3, H4 e H5 estruturado corretamente pode levar o seu site a ter um posicionamento ruim. 

Tags de descrição

Todas as páginas devem ter tags de descrição. Isso é essencial para otimização do mecanismo de busca. Apenas profissionais de marketing especializados geralmente conseguem fazer essas marcações adequadas.

Meta tags

Assim como os títulos em H1, cada página também precisa ter as meta tags ou meta description. São descrições resumidas da página, informação que aparece no Google e também deve conter a palavra-chave. 

Conteúdo de qualidade

Um conteúdo de extrema qualidade talvez seja uma das principais ações para aumentar o número de pessoas que acessam o seu site e melhorar rankeamento do site no Google. Por mais que você acredite que seu conteúdo seja bom, certamente ele sempre pode melhorar. Criar conteúdo de qualidade não significa criar só textos otimizados com a palavra-chave, mas ricos e realmente interessantes para o seu leitor. Veja sobre como fazer um bom marketing de conteúdo.

Densidade da palavra-chave

Claro que de nada adianta criar um conteúdo maravilhoso se não estiver otimizado, pois isso significa que ele não será lido pelos mecanismos de busca. Por isso que escolher a palavra-chave tema do seu artigo e otimizá-la com uma boa densidade é essencial. Isso significa que a palavra deverá aparecer ao longo do texto de forma natural. Um baixo índice de densidade pode ser ruim, assim como uma alta densidade que pode ser penalizada. É uma linha tênue, por isso que equilíbrio é tudo.  

Indexação semântica latente

Quando sua página está otimizada para uma certa palavra, como por exemplo, “marketing digital”, certamente o Google espera encontrar outras palavras relacionadas a isso no seu conteúdo como redes sociais, Google Ads, SEO etc. 

Esse rastreio e identificação de palavras relacionadas ao assunto faz com que você obtenha uma classificação mais alta, uma vez que isso significa que a sua página oferece um conteúdo realmente completo sobre determinado tema. 

Estrutura do site

É preciso analisar se seu site está utilizando dados estruturados. Esses dados são importantes para que os mecanismos de pesquisa rastreiem seu site com facilidade e agilidade. Se houver conteúdos duplicados no seu site, tags erradas nos títulos, uma interface bagunçada e outros problemas isso deve ser corrigido o quanto antes.

Velocidade do site

A velocidade do site é um dos itens mais importantes para SEO da atualidade. A exigência por sites mais rápidos é algo que os usuários que navegam na internet buscam, por isso o Google prioriza isso para oferecer a melhor experiência aos usuários. Seu site precisa ser leve, carregar rapidamente para alcançar bons resultados. 

Compatibilidade com dispositivos móveis

Assim como a velocidade, a compatibilidade com dispositivos móveis também é uma exigência para qualquer site que queira se destacar no Google e outros mecanismos de busca.

Ter um site que tenha versões para telas de smartphones e tablets faz toda a diferença, uma vez que também oferece uma usabilidade melhor. Cada vez mais as pessoas têm acessado sites e páginas pelo celular ao invés de computadores comuns e ter um site otimizado para isso é altamente recomendável. 

Benefícios da consultoria em SEO

Consultoria em SEO: entenda de uma vez como isso pode ajudar sua empresa 2

1. Aumento frequente de tráfego

Um site que alcança a primeira posição no mecanismo de pesquisa gera mais tráfego para que sua empresa possa ser encontrada facilmente via Internet. Um site atrativo, com palavras-chave inteligentes, pode fazer com que seu SEO seja eficiente em atrair mais público.

2. Consciência da marca

Se seu site aparece na primeira página dos mecanismos de pesquisa, isso significa que você está efetivamente mostrando sua marca e tornando-a mais conhecida no seu ramo de atuação. O SEO oferece uma iniciativa muito perspicaz para o crescimento do seu negócio em médio e longo prazo. 

3. Rápido retorno do investimento

Como resultado, você obtém uma boa quantidade de retorno do investimento que, sem dúvida, fortalece financeiramente sua empresa para investir mais e ganhar mais. As agências de SEO estão sempre conscientes da variação nas classificações, tráfego e conversões. Dessa forma, é importante manter um histórico que traga os resultados e variações nos mecanismos de pesquisa.

4. Construção de redes

O preenchimento inteligente de palavras-chave pode ajudar a melhorar a visibilidade geral da sua empresa e é útil na presença de mídias sociais da sua empresa. A alta visibilidade de seus negócios em várias plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter e Instagram, ajudará você a elevar seus negócios globalmente.

O que não fazer

Além das dicas do que fazer para obter mais retorno em SEO, é imprescindível definir também o que não fazer para que não prejudique o seu posicionamento. 

Por mais que você desenvolva várias otimizações corretas, mas tiver algumas poucas coisas com erro, isso pode arruinar o seu rankeamento. Aqui está um resumo rápido de algumas dessas coisas:

  • Super otimização – usar uma palavra-chave de forma exagerada, repetidas vezes, dentro do conteúdo de forma forçada pode prejudicar, bem como excesso de criação de links.
  • Links não naturais – Muitos links que levam para uma mesma página ou utilizar o mesmo texto âncora sempre também pode prejudicar.
  • Spam de links – Adicionar no seu site links de qualquer lugar e para qualquer lugar. Menos geralmente é mais quando se trata de SEO.
  • Links de baixa qualidade – Você definitivamente quer qualidade acima da quantidade na era da otimização de sites para mecanismos de pesquisa. Apenas um punhado de links relevantes de altíssima qualidade superam centenas de links de baixa qualidade.
  • Conteúdo ruim – copiar, plagiar ou simplesmente escrever conteúdo de baixa qualidade pode ser prejudicial ao seu site de várias formas.

É disso que se trata a consultoria em SEO. É claro que este é apenas um resumo sobre o assunto, existem ainda muitas questões envolvidas no SEO e é um tema que está sempre se atualizando de acordo com os algoritmos do Google. Por isso que é importante estar sempre acompanhando as novidades do segmento. 

O sucesso do seu negócio pode depender de um bom SEO. Nós da Accenda Digital podemos fornecer esse conhecimento estratégico e sua implementação para trazer mais sucesso baseados em métricas e resultados comprovados. Venha conversar com a gente e entenda melhor como trabalhamos.

Fonte: https://bealwaysmarketing.com/what-is-an-seo-consultant-and-what-do-they-do/

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