dicas para aumentar as vendas

Saber de dicas para aumentar as vendas pode ser um diferencial importante para o seu negócio se destacar, se tornar mais conhecido e obter mais lucratividade. Confira AGORA como melhorar suas vendas com dicas práticas e eficientes. 

No artigo a seguir você verá:

  • Como Criar uma Conta no Google Meu Negócio
  • Como Aumentar as Vendas de Clientes Existentes
  • Como Aumentar as Vendas com Novos Clientes 
  • Como Aumentar as Vendas com Mídia Social 
  • Outras Maneiras de Aumentar as Vendas
  • Conclusão

Vamos começar sua trajetória de sucesso? Boa leitura!

1- Como Criar Uma Conta no Google Meu Negócio

Uma das formas de aumentar as vendas da sua empresa, seja ela qual for, é criando uma ficha no Google Meu negócio. Com os resultados da pesquisa cada vez mais robustos e interativos, seu perfil do Google Meu Negócio (uma lista de empresas totalmente gratuita) é mais importante do que nunca para alcançar novos clientes no Google.

Nesse artigo você confere outras formas de ficar visível no Google sem pagar nada por isso!

Seu perfil do Google Meu Negócio é o resultado que aparece no Google Maps, na seção de Local da Pesquisa do Google, no lado direito, em destaque nas páginas de resultados. Assim como você pode ver na nossa ficha:

5 Dicas Para Aumentar as Vendas -Comece agora! 1

Quando você otimiza seu perfil para aparecer em pesquisas relevantes, aumenta sua exposição ao público certo e aumenta as chances de fazer uma venda.

Preencha todas as seções

As fichas completas do Google Meu Negócio têm 50% mais chances de gerar uma compra. Certifique-se de não preencher apenas o mínimo necessário, como nome, endereço, número de telefone e site. 

Preencha todos os campos do seu perfil. Quanto mais informações você fornecer, melhor será o desempenho na pesquisa, mais prospects poderão escolher o seu negócio e mais você se destacará dos concorrentes.

Obtenha comentários de valor no Google

Uma das melhores dicas para aumentar as vendas da sua empresa é aumentar o número de críticas positivas que você tem no Google. Os consumidores confiam no que os outros clientes têm a dizer e costumam usar avaliações como um fator decisivo na hora de adquirir um produto ou serviço.

Além disso, os comentários podem ajudar você a obter uma classificação por estrelas ao lado do resultado da pesquisa no Google, ajudando a aumentar ainda mais os clientes e as vendas.

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Habilite a seção de perguntas e respostas

A incerteza cria uma barreira na obtenção de novos clientes e é um empecilho no fechamento de vendas. Ninguém compra quando está com dúvida. Pensando nisso, habilite o recurso de perguntas e respostas do Google, para que qualquer pessoa possa perguntar e responder a qualquer pergunta.

Isso significa que você pode responder preventivamente a perguntas sobre sua própria empresa na sua ficha do Google Meu Negócio. Responder perguntas e preocupações comuns ajuda a aumentar as chances de um potencial cliente se envolver com você, o que pode ajudar a aumentar as vendas.

Estas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais você pode melhorar seu perfil do Google Meu Negócio para começar a aumentar as vendas da sua empresa.

2- Como aumentar as vendas de clientes existentes

Seus clientes existentes devem ser prioridade quando falamos de dicas para aumentar as vendas. Eles já demonstraram desejo por seu produto ou serviço antes, motivo pelo qual eles decidiram comprar de você, o que demonstra confiança ou algum diferencial da sua empresa que pode ter feito a diferença na tomada de decisão. 

Se você fez um excelente trabalho ao servi-los, eles devem estar preparados para fazer mais negócios com você. É claro que, saber o motivo que levou à compra é ainda melhor para ajustar estratégias, por isso, sempre que possível faça pesquisas de satisfação para entender o que os clientes gostaram e o que não gostaram referente ao seu produto ou serviço para poder aprimorar sempre. 

Estar atento aos dados de acesso do seu site e outras métricas pode dizer muito sobre o que seus clientes procuram. 

Preste atenção ao comportamento do cliente

Quando possível, estude como seus clientes usam e interagem com seus produtos e serviços. Talvez eles dependam muito de um recurso específico que o seu produto oferece, o que ajuda muito nisso é pensar nas diferentes personas do seu negócio.  

Outra abordagem para isso é oferecer um serviço mais personalizado. Hoje em dia os consumidores estão mais exigentes e um produto excelente é o mínimo que eles esperam pelo preço que pagam, dessa maneira, o serviço atrelado a um produto, como o pós-venda, costuma ser o diferencial da sua marca.

Outra ideia é oferecer uma experiência ao cliente, como a possibilidade de testar um novo produto ou serviço grátis ou algo que crie algum tipo de relacionamento à longo prazo e que você seja constantemente lembrado por ele. 

Peça feedback

O feedback é indicado sempre que você quiser ter mais noções de como seu produto ou serviço está no mercado. Será que existe um problema específico que seu produto ou serviço não está conseguindo solucionar? Alguma solução que não está sendo entregue ou está deixando a desejar?

Muitas vezes as empresas por si só não conseguem descobrir alguns problemas e como solucionar algumas dores de seus clientes. Ter o olhar dos consumidores, que são as pessoas que mais usufruem de seus produtos ou serviços é a melhor forma de elaborar estratégias mais assertivas. 

Se você pode fornecer uma gama mais ampla de serviços para seus clientes atuais, você se torna ainda mais essencial para os negócios deles. Isso significa mais vendas e um relacionamento mais consolidado.

Use o Google Forms gratuitamente para criar pesquisas de satisfação para uma lista de e-mails de clientes. 

Realize promoções regulares

As promoções de vendas e marketing são uma ótima maneira de recompensar seus clientes atuais e aumentar as vendas. Você precisa oferecer promoções regulares para que seus clientes se mantenham motivados a comprar de você. 

O fato de você oferecer promoções com frequência significa que o seu cliente também pode indicar sua oferta para outras pessoas, como referência, o que pode levar a uma base maior de clientes para sua empresa, que podem fazer uma compra esporádica ou até mesmo se tornarem clientes recorrentes. 

3- Como aumentar as vendas com novos clientes

Outra maneira comprovada de dar suporte aos seus resultados financeiros é focar na conversão de clientes em potencial. É aquele público que está ciente de você e de suas ofertas, mas ainda não comprou nada. Aqui estão algumas dicas para aumentar as vendas desses potenciais clientes. 

Faça uma análise de conteúdo

Faça uma análise completa do seu site atual, das landing pages, squeeze pages e de todos os outros materiais e conteúdos de divulgação que você oferece ao seu público seja folhetos impressos, catálogos, posts em redes sociais, email marketing e outros.

Nos folhetos ou outros materiais de vendas que divulga, você está focando mais em características ou nos benefícios? Você deve focar sempre que possível em benefícios do seu produto ou serviço, mostrar como o que você oferece facilitará a vida dele ou o deixará mais feliz.

Uma forma de diferenciar característica de benefício é substituir o “assistência técnica 24 horas” por “conte conosco em qualquer horário do dia para solucionar seus problemas em caso de falhas técnicas”, por exemplo. 

Criar pacotes e ofertas personalizadas

Às vezes, você só precisa de uma abordagem diferente para conquistar um potencial cliente indeciso. Uma maneira de conseguir isso é procurar maneiras criativas de combinar serviços ou produtos em um pacote, de modo que pareça mais vantajoso para uma pessoa obter sua solução. 

Você pode montar produtos semelhantes e agrupá-los em um único kit. O consumidor precisa sentir que está adquirindo algum benefício e vantagem agregada à compra. 

Lembre-se de precificar seus pacotes de forma adequada e não desconte tanto seus produtos que diminua o valor percebido deles. Ter um motivo específico para essas promoções e pacotes (como excedente de estoque ou uma nova linha de produtos) pode explicar o desconto e ainda gerar interesse.

Seja notado

Dentre as dicas para aumentar as vendas essa é uma das mais básicas e cruciais. Somos bombardeados por mensagens publicitárias milhares de vezes ao dia em diferentes canais de comunicação. O que diferencia um anúncio, oferta ou conteúdo que você promove do da concorrência?

Quase todas as empresas estão fazendo alguma coisa para serem vistas, mas não basta só  fazer por fazer, é preciso ser visto e lembrado e você só é lembrado agregando valor ou impactando de alguma maneira, oferecendo algum diferencial que cative um consumidor.

Aprimore suas habilidades de vendas

Publicidade e divulgação podem atrair mais leads e transformá-los em contatos quentes. Quando chegar a hora da conversão, no entanto, você ainda precisará aplicar técnicas de vendas na fase final. 

Você fez todo o trabalho para prepará-los para a compra, mas essa não é a linha de chegada. Revise os fundamentos de vendas para garantir que você não perca a chance nos estágios finais do processo.

4- Como aumentar as vendas através da mídia social

À medida que as plataformas de mídia social continuam a se expandir e se multiplicar, elas fornecem novos caminhos para alcançar e nutrir seu público. Em última análise, isso pode levar a mais vendas.

A maioria dos sites de mídia social têm um profundo conhecimento dos seus usuários. Você pode usar esses dados para ajudar a colocar sua mensagem com muita precisão e ser encontrado por quem realmente se interessa pelo que sua marca tem a oferecer. Se você ainda não o fez, crie uma campanha de marketing de mídia social e comece a testar.

Promova suas ofertas nas mídias sociais

Embora nem todo mundo na mídia social esteja interessado em comprar, você não pode perder a oportunidade de divulgar uma oferta em uma rede que agrupa grande quantidade de pessoas. Brindes ou ofertas especiais têm mais probabilidade de atrair a atenção do seu público, o que pode levar a mais vendas.

Verifique se seus perfis estão otimizados

Pense no seu perfil de mídia social como um mini site para sua empresa. Ele deve transmitir claramente quem você é, o que faz e quais valores representa. Como você pode não estar no radar por muito tempo, certifique-se de ressoar imediatamente e se conectar ao seu cliente ideal.

Certifique-se de tratar todas as plataformas de mídia social como um site individual também. Seu público-alvo para cada um será diferente; portanto, todos os seus perfis devem ser otimizados de acordo com seus objetivos e intenções. 

5- Outras maneiras de aumentar as vendas

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Além dessas três áreas principais, você também pode melhorar seus números de vendas, tentando algumas (ou todas) as dicas abaixo para aumentar as vendas.

Nutrir leads

Frequentemente, a jornada não é direta do anúncio para a venda. Ao invés disso, você encontra clientes em potencial e os conduz por um caminho que acaba com a escolha do seu produto ou serviço. Uma das maneiras mais eficazes de nutri-los nesse processo é o email marketing.

Depois de receber o e-mail de um cliente em potencial, mantenha-o em contato por meio de uma campanha automatizada. Isso ajuda a mostrar a eles que você entende seus problemas e pode fornecer uma solução. 

#DICA: Uma ferramenta ótima e gratuita para e-mail marketing é o Mailchimp

Parceria com outras empresas

Faça conexões com outros fornecedores do seu setor. Você pode indicar negócios entre si, mas também pode encontrar maneiras de formar parcerias para oferecer ofertas exclusivas de pacotes a seus clientes.

Uma empresa de restauração, por exemplo, poderia se beneficiar de ter um relacionamento sólido com uma empresa de telhados e alguns encanadores. 

Ofereça experimentações ou demonstrações gratuitas

Uma das objeções mais comuns (especialmente para uma assinatura de serviço ou software é: “Será que isso funcionará para mim?” A maneira mais fácil de demonstrar o valor do seu serviço é deixar os clientes verem por si mesmos.

Uma demonstração gratuita ou vídeo com passo a passo mostra aos clientes exatamente quanto tempo ou dinheiro eles poderiam economizar com sua oferta. 

Coloque um CTA em sua página inicial

Sabemos que um CTA (Call To Action ou chamada) é essencial para conversões em uma página de destino ou descrição do produto. Eles também podem ser eficazes em sua página inicial porque ajudam a direcionar seu visitante. 

Pense na única coisa que você deseja que um visitante da sua página inicial faça. Ligar para você? Preencha um formulário de consulta? Inscreva-se na sua lista de email? Seja qual for a resposta, deixe isso claro na página inicial com um CTA de destaque.

Conclusão

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a entender como as vendas envolvem várias etapas e como cada estratégia do funil de vendas é importante para levar a uma conversão. 

Ao invés de se apressar para colocar tudo em prática agora, comece devagar com uma ou duas estratégias e vá melhorando aos poucos e investindo em mais recursos conforme suas vendas forem crescendo. 

Se precisar de uma consultoria ou direcionamento conte com nossa agência de marketing digital Campinas focada em estratégias online. 

Fonte: 15 Low Cost Ways to Increase Sales for Your Business

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