gestão de marketing digital

Uma boa gestão de marketing digital é indispensável para expandir seus negócios. Depois de ativar sua campanha com anúncios, automações de e-mail e funis de vendas, você poderá ver sua empresa começar a evoluir e gerar mais resultados e, certamente, é isso que todo empreendedor quer.  

Desde a definição de metas e orçamento até a criação de publicidade no Facebook e no Google, são muitos caminhos que você pode seguir e estratégias de marketing digital que você pode aplicar para obter mais sucesso no seu negócio. Abaixo iremos te ajudar com alguns conselhos para começar a colocar em prática ainda hoje!

1- Defina seus objetivos

Você quer conversões, seguidores, curtidas e ser o número 1 em pesquisas do Google? Imagino que sim. As opções realmente são infinitas no marketing digital, mas é inteligente decidir qual será o seu principal objetivo em sua campanha para uma boa gestão de marketing digital.

Se você quiser disparar e-mails, exibir anúncios no Google e em outras plataformas de redes sociais, considere a contratação de uma agência de marketing digital especializada para ajudá-lo.

Existem vários tipos diferentes de objetivos nos quais você pode se concentrar. Alguns dos mais importantes que você deve conhecer são a conscientização da marca, o crescimento dos seguidores, as conversões e a geração de leads.

A conscientização da marca deve estar no topo da sua lista. Quantas vezes você já ouviu falar para procurar alguma coisa no Google? É disso que se trata reconhecimento de marca. Quando as pessoas começarem a usar o nome da sua marca para referenciar algo genérico, isso significa que você atingiu o mais alto nível de reconhecimento. Certamente é um processo demorado até atingir esse patamar, além de outras inúmeras estratégias e de marketing e otimizações de produto que devem ser implementadas.

Além disso, ganhar seguidores não é tão fácil quanto parece. Claro que você pode dizer a todos os seus amigos e familiares para curtir sua empresa no Facebook ou seguir você no Instagram. Mas você ainda precisará de um plano de marketing digital.

Lá você poderá exibir anúncios segmentados para um público específico e pedir que eles curtam sua página. Envie e-mails para seus clientes atuais solicitando curtidas ou seguidores. A divulgação é a chave para qualquer negócio. 

Levar as pessoas a converterem e comprarem seu produto exige muita persuasão. Se você quer que sua campanha de marketing digital seja focada em conversões, você deve direcionar as pessoas para que cliquem no seu anúncio, abram um email e façam uma compra efetivamente. Já a geração de leads deve levar em conta outra estratégia. 

2- Defina o público-alvo

Que tipos de pessoas você deseja segmentar? Se você já tem um website e está fazendo análises, pode usar esses relatórios para ver que tipos de pessoas estão comprando seus produtos. 

Se você está apenas começando, você precisará fazer alguma pesquisa inicial para entender melhor o seu público. Você pode olhar os canais dos seus concorrentes para ver quem eles estão segmentando, mas evite copiar o público deles. Você deve encontrar um nicho de mercado que pode estar perdendo e que tenha muito potencial.

Encontre o seu nicho de mercado. Uma campanha de marketing digital bem-sucedida tem um público bem definido. Você pode pesquisar seus clientes atuais por conta própria ou contratar uma empresa especializada em pesquisa de mercado para esse job.

3- Crie as personas

Crie uma buyer persona para sua marca. Descreva essa pessoa em detalhes – o que ela faz para ganhar a vida, sua renda anual, situação familiar, idade, interesses e outras questões importantes para traçar um perfil.

Digamos que você esteja abrindo uma empresa de café artesanal em sua comunidade local e o preço médio de uma xícara de café seja cerca de R$ 15. Vamos simular uma persona para essa empresa:

Steve é ​​um profissional de marketing de 27 anos que ganha R$ 120.000 por ano em seu trabalho. Ele adora o seu bairro e está sempre buscando um novo lugar divertido, onde possa passar os dias para trabalhar fora do escritório. Steve adora aprender sobre novas tecnologias, mas também gosta de atividades ao ar livre. Ele passa seus sábados fazendo compras no mercado de agricultores locais e levando seu cachorro para passear no parque. Ele espera um dia ter sua própria empresa de tecnologia. Embora ele goste de poupar dinheiro, ele muitas vezes consome alimentos e bebidas locais.

Este é um breve resumo de um cliente ideal para uma cafeteria local. Ao criar as personas, você deve considerar os dados demográficos, os medos, os objetivos e os comportamentos de seus clientes. 

4- Defina o orçamento

Para realizar uma gestão de marketing digital assertiva, você precisa criar um orçamento. Tenha em mente que a publicidade digital é a forma mais barata de publicidade, quando comparado à publicidade tradicional.

Se você está contratando uma empresa de marketing digital, lembre-se de que precisará definir um orçamento para pagar esses serviços, além de ter um orçamento para investir no Facebook ou Google Ads para sua campanha no mercado digital.

Você pode começar analisando a receita disponível da sua empresa. É importante definir uma meta razoável e realista para o seu negócio. Se você estiver promovendo uma campanha publicitária do Facebook e quiser ganhar R$ 10.000 por mês e sua margem de produto for R$ 100, precisará gerar 100 vendas a partir dessa campanha publicitária. E com isso em mente, você pode definir seu orçamento com base na margem de lucro que deseja gerar.

5- Escolha os canais adequados

Na gestão de marketing digital deve-se utilizar o máximo possível de canais e oportunidades de negócios que puder explorar. Se o seu público for uma empresa você deve pensar em canais diferentes daqueles que usa para se comunicar com os consumidores e divulgar produtos e serviços. 

Você pode anunciar em sites de mídia social como Facebook Ads, Instagram, LinkedIn e até Pinterest. Os anúncios do Google também são populares e podem levar o site da sua empresa rapidamente ao topo dos resultados de pesquisa. 

Não deixe o email marketing fora da sua campanha de marketing digital. O envio de e-mails é muitas vezes negligenciado pelas empresas, mas essa é uma das melhores maneiras de fazer o seu negócio crescer.

Uma combinação de marketing em canais de mídia social, envio de e-mails, otimização do seu site, uso de links patrocinados e Google Analytics pode impulsionar a sua empresa.

6- Faça pesquisa de palavras-chave

Se você planeja executar campanhas no Google Ads ou otimizar seu site para mecanismos de pesquisa (SEO), precisará fazer uma pesquisa de palavras-chave. Palavras-chave são frases que os usuários digitam nos mecanismos de pesquisa para encontrar um produto, serviço ou buscar uma informação ou resposta para uma pergunta. 

Se você não quer exibir anúncios, você deve pelo menos otimizar seu site para a pesquisa orgânica do Google. Isso significa investir em SEO de qualidade. O SEO é gratuito, ao contrário do Ads, e é usado para colocar sua página de forma orgânica no topo das classificações de pesquisa do Google.

O truque para encontrar palavras-chave para o seu negócio é se colocar no lugar do seu cliente. Pense em uma lista de palavras-chave que você acredita que os clientes irão pesquisar e, em seguida, faça um teste. Você pode digitar palavras no Google e consultar as opções de preenchimento automático. Isso ajudará você a ter uma ideia do que os clientes estão pesquisando.

Você também pode usar sites como Answer The Public. Este site fornecerá uma rede de perguntas que as pessoas estão pesquisando nos mecanismos de busca com base na palavra-chave digitada. 

Em seguida é importante pesquisar o volume de pesquisas mensais dessas palavras e o grau de dificuldade de chegar na primeira página. O melhor resultado virá daquelas palavras com maior volume de busca e baixa concorrência. 

Você pode definir uma palavra-chave para otimizar uma página nova do seu site ou blog por completo ou reformular páginas já existentes. Procure sempre usar uma única palavra principal para otimizar por página. 

No Google Ads a pesquisa é um pouco diferente, pois é preciso comparar o custo por clique de cada palavra e, em seguida, agrupar as palavras-chave por grupos. Com o CPC, o foco deve ser quanto cada palavra custará quando um cliente em potencial clicar no anúncio, assim como o volume de pesquisa mensal. Nosso objetivo é manter seu CPC baixo, atingindo o maior número de pessoas possível.

Depois de concluir sua pesquisa de palavras-chave, você estará pronto para começar a otimizar seu site e configurar o Google Ads. Para o SEO, você precisará alterar seu título e meta descrições, títulos H1 e alt text de imagens com as palavras-chave escolhidas para um bom marketing de conteúdo. Faça uma auditoria SEO do seu site para ver o que precisa melhorar. 

Ao criar suas campanhas de anúncios no Ads, você usará suas palavras-chave segmentadas para que, quando elas forem digitadas, seu anúncio seja apresentado como um dos principais resultados de anúncios. 

7- Configure anúncios em plataformas de mídia social

Agora que todos os seus anúncios estão concluídos e suas metas estão definidas, você pode fazer uso da mídia social na sua estratégia de gestão de marketing digital. Onde quer que você decida anunciar (Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Twitter), você precisará criar anúncios atrativos que interajam com o seu público. 

Como a publicidade no Facebook é a forma mais popular de publicidade em mídias sociais em uma campanha de marketing digital, mostraremos um exemplo abaixo.

  1. Para criar um anúncio você deve ir no gerenciador de anúncios do Facebook dentro da sua conta comercial do Facebook. Eles primeiro pedirão que você escolha seu objetivo. Comece com a estratégia de “reconhecimento da marca”.
  2. Você escolherá um nome para sua campanha e deve decidir se deseja otimizar seu orçamento ou não. Será solicitado que você crie um público para seu anúncio. Você pode usar um público recomendado através de uma lista de e-mail, para que o Facebook possa criar uma audiência para você. 
  3. Em seguida você deve definir um orçamento para essa campanha. Nosso melhor conselho é começar com um valor mais baixo e depois ir aumentando e ajustando, uma vez que no começo é provável que você não converta. Aos poucos, segmentando o público corretamente você poderá investir mais nos seus conjuntos de anúncios.
  4. Finalmente, você criará um anúncio completo com imagens e copys que irão interagir com o seu público.

8- Gerencie seus perfis na mídia social

A mídia social não é apenas um componente importante em uma campanha, mas para a gestão de marketing digital. Por isso que o monitoramento de suas contas é necessário e não deve ser negligenciado. 

Você deve sempre procurar conseguir novos seguidores, mesmo que já tenha uma boa quantidade de fãs. Não se contente com os clientes que já tem, uma vez que é sempre importante ampliar o seu alcance e cada vez se tornar mais conhecido por outros nichos. 

Para que sua comunicação digital seja bem-sucedida, verifique se você tem uma boa reputação online. Isso significa interagir com seus clientes em suas contas de mídia social, além de responder a clientes insatisfeitos que fazem críticas negativas. Alcançar pessoas que tiveram uma experiência ruim (embora possa ser assustador no início) gera confiança e rapport com seus clientes.

Como proprietário de uma empresa, a melhor coisa que você pode fazer é certificar-se de que está lendo comentários ativamente nas mídias sociais, além de interagir com os clientes.

9- Formule uma estratégia de marketing por email

O marketing por e-mail não deve ser deixado de fora em uma gestão de marketing digital, pois pode ser uma ação importante para trabalhar autoridade da marca. Você pode trabalhar a estratégia de email marketing em sintonia com as redes sociais.

Você pode usar as mídias sociais para coletar e-mails, que você pode usar para campanhas segmentadas de e-mail. Você também pode usar e-mails para incentivar o crescimento dos seguidores em suas plataformas de mídia social, ou seja, uma estratégia conversa com a outra. 

Se você acha que não tem tempo para enviar e-mails, configure pelo menos algumas automações. Automações podem ser criadas para dar boas-vindas aos usuários, lembrá-los de que eles deixaram algo no carrinho de compras no caso de um e-commerce, atualizá-los sobre novidades e produtos e muito mais! 

Você pode usar o MailChimp para essas automações e configurar o envio do e-mail de boas vindas para um dia depois que um assinante se inscrever na sua lista. Você pode adicionar quantos e-mails desejar para essa sequência. 

Automatizar e-mails pode poupar muito tempo, mas é bom enviar e-mails não automatizados também. Uma sequência de emails de boas-vindas é ótimo, mas o que acontece se você interromper o envio de e-mail marketing? Seus clientes rapidamente esquecerão sua marca.

10- Configurar o remarketing

O remarketing é uma ferramenta que você deve usar em qualquer campanha e gestão de marketing digital. Ele permite que você recupere vendas que você pode ter perdido. Se alguém navega pelos seus produtos, mas não faz uma compra, você pode segmentá-los com anúncios dos seus produtos na mídia social, Google Ads ou e-mails. Junto dessa estratégia de remarketing você pode oferecer cupons de desconto para incentivar e persuadir o fechamento.

Os e-mails de remarketing podem vir na forma de e-mails de abandono de carrinho. Se você adicionar algo ao seu carrinho de compras e não comprar, poderá receber um e-mail sobre ele posteriormente, incentivando você a voltar e finalizar a compra. 

Grandes empresas como a Amazon têm um remarketing poderoso, elas enviam e-mails sobre o que você deixou em seu carrinho ou sobre produtos semelhantes aos produtos que você comprou ou clicou. Essa estratégia deve ser parte da sua campanha de marketing digital para atrair os clientes que passam despercebidos.

11- Crie uma estratégia de blog

O blog é uma parte fundamental de sua campanha de marketing digital que pode parecer insignificante, mas traz bastante resultado para o seu negócio. Os blogs podem reforçar seu SEO, aumentar o engajamento do cliente e solucionar as dores do seu público. 

Uma ótima dica para escrever blogs é certificar-se de que você está criando conteúdo relevante. Seus blogs não precisam ter 3.000 palavras, mas lembre-se de que quanto maior os posts, maiores serão suas chances de classificação no Google. 

Se alguém clicar em um dos seus posts curtos, eles terminarão de ler rapidamente. Isso significa que o tempo gasto no site será bem curto. Os usuários levarão muito mais tempo lendo um artigo mais longo que tenha frases envolventes e gráficos interessantes. Se os usuários ficarem bastante tempo em seu blog, o Google irá identificar seu site como importante, o que pode ajudá-lo a subir no ranking de pesquisas.

Ao escrever um blogpost, você também pode ajudar a responder às perguntas de seus clientes em potencial sobre sua empresa ou produto. Não importa qual seja o seu produto ou serviço, seu site irá se beneficiar muito com a criação de um blog.

Se você não sabe por onde começar, nossa equipe de especialistas pode ajudá-lo a criar ótimas estratégias de gestão de marketing digital. Entre em contato conosco hoje para ver como podemos ajudar sua empresa a atingir todo o seu potencial.

Fontes:

11 Steps to Building a Results Focused Digital Marketing Campaign – Lyfe Marketing

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