Conseguir tomar as melhores decisões para criar seu website é um dos principais passos para um empreendedor digital conseguir elevar seu projeto ou negócio online para o nível seguinte. Desse jeito, é crucial perceber quais são as ofertas do mercado de softwares para construir seu website levando em consideração suas necessidades e o que seu público-alvo está buscando.

Tendo isso em mente, e com base em análises aprofundadas de dezenas de construtores de websites diferentes, através desse comparativo de criadores de sites atualizado, você terá conhecimento das vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções. Assim, você ficará mais preparado para escolher o software que melhor se encaixa no que está idealizando ou projetando.

Além desse comparativo, em forma de Excel, você também poderá ter acesso às diferentes dicas para ajudar na escolha de seu construtor de website ideal. Saiba que todas essas dicas são detalhadas com base em informações fornecidas por profissionais.

1- Escolher entre um CMS ou Construtor de Websites

Com base em seu conhecimento de programação ou de código, sua escolha entre essas duas possibilidades poderá variar muito. Enquanto o CMS se trata de software de código aberto, onde terá maior liberdade criativa e recursos, o construtor de website – como o próprio nome indica -, irá permitir que você, com base em templates já existentes, possa começar editando seu website, até que se sinta confortável com o mesmo. No entanto, também CMS famosos, como o caso do WordPress, já permitem que você use aplicativos específicos para editar seu website. 

Claramente que essa última opção de software de criação de website é a ideal para empreendedores digitais mais iniciantes. Isso porque, você será guiado para conseguir construir um site profissional sem necessitar de conhecimento de programação. Ainda assim, tenha em mente que, no momento de escolher o melhor construtor de websites, deverá levar em consideração os seguintes fatores:

  • Como são os websites online construídos com base nesse criador de websites?
  • Será possível adicionar todos os recursos e funcionalidades que seu site precisa?
  • É fácil editar, tendo funções como o famoso “arrastar e colar”?

Assim que tiver respondido a essas questões, estará mais perto de encontrar o construtor de website que melhor corresponde às suas necessidades. 

2- Qual é o valor de seu orçamento para construção do site?

Sem dúvida que esse é um dos componentes mais importantes para escolher um CMS ou software de criação de websites. Qualquer que seja o orçamento destinado à construção do seu website, ele deverá ser respeitado, até porque o restante deve ser reservado para outros investimentos, como marketing ou design. 

Dessa forma, perceba se um software de website é uma melhor resposta para o orçamento que você tem, uma vez que essas soluções acabam sendo, em média, mais baratas que o trabalho e desenvolvimento no CMS. 

De fato, na maioria dos casos, os softwares de criação de websites cobram custos mensais fixos, em planos que vão de acordo com suas necessidades a recursos ou volume de tráfego, por exemplo. De realçar que nesses casos, em cada vez mais situações, você até conseguir usar um domínio fornecido pelo software, ou até mesmo sua hospedagem (de acordo com um certo limite mensal). Por isso mesmo é que não deverá deixar de comparar os melhores softwares no mercado. 

3- Que tipo de recursos irá precisar em seu website?

Está pensando em criar um website de notícias, loja E-commerce, uma landing page ou página web com seu portfólio? Conforme sua resposta for mudando, também os recursos e aplicativos que você vai precisar adicionar ao seu software de criação de website serão diferentes.

Se, por exemplo, você está criando um website tipo blog, você não terá que se preocupar em ter páginas de venda, ou até mesmo componentes como o “check-out” ou a famosa cestinha. Logo, caso você busque por determinadas funcionalidades, como acontece muito na criação de lojas online, você deverá buscar alternativas de softwares que respondam ao que está buscando. 

Por exemplo, enquanto o Shopify é uma das escolhas ideais para você poder escolher uma loja online, o mesmo já não se pode dizer do Wix. Isto porque a Wix está muito mais voltado para criação de websites básicos do que propriamente no mercado de E-commerce. Ou seja, antes mesmo de escolher o melhor software de criação de website para você, deverá ter um conhecimento vasto de todo o mercado. Escolha sempre o software que tenha os aplicativos ou outros recursos (que podem ser pagos ou grátis).

4- Software que permita criar um website profissional

Sem dúvida que, um dos objetivos de qualquer criador de websites ou de lojas online, é que consiga obter o máximo de tráfego de qualidade possível para seu projeto/negócio. Logo, na escolha de seu software de construção de sites você deverá ter o maior cuidado de apresentar o site melhor estruturado e com ótima navegabilidade. O objetivo é que a primeira experiência de seu potencial cliente ou “lead” possa ser perfeita desde início.

Assim, só com essa imagem profissional em seu website é que seu negócio ou projeto online irá ser encarado com seriedade e credibilidade. Por exemplo, no caso das lojas E-commerce, esses fatores são essenciais não só obter mais tráfego, como também para a conversão desses usuários em clientes pagos. 

Portanto, escolha sempre softwares de construção de websites que, através de outros concorrentes ou outros websites, você já tenha provas de que é um operador que dará as bases para você entregar um website profissional e começar seu empreendedorismo digital. Se destaque pela qualidade, mas também pela diferença dos milhares de templates que terá à sua disposição. 

*Guest post da Webolto. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *