Desindexação Massiva De Sites No Google - Abril de 2019 1

Uma breve recapitulação do incidente estranho que aconteceu no início de abril de 2019. Um incidente de desindexação em massa removeu uma série de URLs do Índice do Mecanismo de pesquisa do Google

O incidente

Na sexta-feira, dia 5 de abril de 2019, a comunidade de SEO acordou com um verdadeiro terremoto: o Google retirou milhares URLs e páginas iniciais de seu índice de mecanismo de busca. Webmasters e especialistas em SEO tiveram que verificar manualmente o status de seus URLs e homepages. Miguel Cidre, especialista em SEO, alertou sobre esse incidente no início da manhã pelo Twitter:

Embora ainda fosse cedo para saber a causa do problema, tudo parecia indicar que se tratava de um erro específico do Google, ao invés de uma mudança em seu algoritmo ou uma penalidade para um domínio específico. A aparente aleatoriedade nas URLs desindexadas, sem um padrão claro, apontavam nessa direção.

Primeiras reações

Durante a sexta-feira e o fim de semana, especialistas em SEO reagiram nas mídias sociais, tanto nos países de língua espanhola quanto globalmente:

Algo estranho está acontecendo com o índice de pesquisa do Google. Estou vendo relatórios amplamente difundidos de SEOs e webmasters reclamando que seus URLs e páginas da web estão sendo removidos do índice do Google. Muitas pessoas estão percebendo que uma boa porcentagem de seus sites não está mais constando no Search Console como sendo indexados.

A resposta oficial do Google

No sábado, 6 de abril, John Mueller (analista de tendências para webmasters do Google) pediu desculpas e ofereceu uma resposta no Twitter (com algum humor oculto), no qual ele reconheceu que essa desindexação ocorreu devido a um “problema técnico” que seria resolvido rapidamente. E dizemos isso porque o John estava feliz porque “a ferramenta Inspect URL também é útil para esse tipo de caso!”:

Atualização [09/04]: na segunda-feira, dia 9, Danny Sullivan anunciou na conta do Google SearchLiaison que eles ainda estavam trabalhando para resolver o problema, dando um prazo de 12/24 horas:

Atualização [10/04]: na terça-feira, 10, o Google SearchLiaison concluiu o incidente, pedindo desculpas agradecendo a paciência dos usuários… e a resposta da Screaming Frog foi legal:

A solução

Mesmo que tenha sido um início de manhã bastante dramático na sexta-feira, a solução para o bug do Google é bem fácil. O primeiro passo é ir em “Ações manuais” no Google Search Console, para verificar se todos os links estão bem. Se você perceber que uma das URLs de sua página está faltando nesta seção, poderá indexar manualmente seu site novamente e ele recuperará automaticamente as posições no mecanismo de pesquisa do Google.

Nossa agência de marketing digital Campinas pode te ajudar a solucionar esse problema e ainda trazer mais tráfego para o seu site através de novas práticas e estratégias.

Outros artigos que podem te interessar:

O artigo foi útil pra você? Deixe um comentário com sua consideração abaixo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *