e-mail marketing personalizado

O email marketing é uma ferramenta incrivelmente poderosa se você souber como usá-lo.

Além de oferecer um ROI (retorno sobre investimento) maior do que qualquer outro método de marketing, também é 40x mais eficaz do que as mídias sociais na aquisição de clientes.

As rápidas inovações na tecnologia digital significam que o marketing realizado por e-mail marketing está evoluindo continuamente, e os métodos que funcionaram até alguns anos atrás não são mais suficientes. Você precisa saber como oferecer aos seus assinantes um conteúdo relevante.

A adaptação a essa nova abordagem pode parecer assustadora se você não tiver um departamento de marketing que trabalhe para você. 

Mas, não tenha medo. Estamos aqui para detalhar exatamente o que você precisa saber para criar e-mail marketing personalizado em grande escala, para que suas mensagens sejam aproveitadas e não ignoradas.

Adaptando uma abordagem personalizada ao e-mail marketing

Ao tentar aumentar a lista de e-mails da sua empresa e melhorar as taxas de conversão, é imperativo que você considere a personalização. Se a sua mensagem de e-mail for considerada irrelevante para as pessoas que a estão lendo, ela será excluída ou, pior, enviada para a temida caixa de spam.

Aqui estão algumas maneiras simples de personalizar suas campanhas de e-mail:

1. Crie linhas de assunto personalizadas

Digamos que você queira enviar um e-mail divulgando um workshop que será desenvolvido pela sua empresa. Uma maneira fácil é fazer um envio mais pessoal incluindo o nome na linha de assunto para trazer mais personalização.

Linhas de assunto personalizadas podem aumentar suas taxas de abertura em 50%, o que é motivo suficiente para investir em um software de marketing por e-mail.

Esse é o primeiro passo. O que você faz, no entanto, se eu sou um dentre centenas, até milhares de assinantes na sua lista de e-mails? Não faz muito sentido enviar cada e-mail individualmente – isso levaria muito tempo.

Felizmente, a maioria dos softwares de marketing por e-mail adicionará automaticamente o nome de cada destinatário à linha de assunto, se você solicitar.

2. Conheça seu público

Não basta colocar o nome de um destinatário na linha de assunto. Você precisa criar mensagens atraentes que atendam aos seus interesses e necessidades.

Para conseguir isso, você precisa se aprofundar e aprender o máximo possível sobre seu público-alvo e desenvolver as personas para entender especificamente, como você pode ajudá-los melhor do que seus concorrentes fazem atualmente. 

Uma excelente ideia é também analisar as métricas de email marketing para observar pontos de melhoria na produção dos seus conteúdos. Talvez uma nova abordagem, tom de voz, utilização de mais recursos visuais, menos texto, etc. Veja o que funciona para o seu público, pois não existe uma regra. 

Use chatbots

Você pode estar tentando capturar endereços de e-mail de novos visitantes no seu site, mas um formulário simples pode limitar sua capacidade de aprender mais sobre o seu público.

Os chatbots são alternativas interessantes. Eles podem envolver imediatamente os usuários, registrando não apenas suas informações de contato, mas também mais detalhes pessoais. 

Por exemplo, você pode programar um chatbot para perguntar a alguém detalhes importantes e informações que fazem a diferença para o seu negócio.

Pesquise fóruns do setor

Fóruns oferecem a oportunidade perfeita para coletar informações realmente relevantes. Filtre os painéis de mensagens para obter tópicos, perguntas e debates populares. Dessa forma, você pode entender melhor os problemas que seu público-alvo pode estar enfrentando.

Não se esqueça dos grupos do Facebook também. O objetivo aqui, neste primeiro momento, não é divulgar seus serviços, mas sim, ser rápido em coletar informações e obter ideias para produzir novos materiais e conteúdos que você possa utilizar em suas campanhas de e-mail.

Envie Pesquisas

Outra maneira de aprender mais sobre o seu público é através de pesquisas, que você pode criar gratuitamente usando ferramentas como o Google Forms.

Entre em contato com seus clientes antigos ou em potencial e pergunte a eles sobre suas experiências.

Mesmo que você precise atrair participantes através de um desconto ou brinde, essas pesquisas ajudarão a conceber uma imagem mais completa do seu público. 

Em seguida, você pode criar uma série de campanhas de e-mail altamente personalizadas que abordam pontos problemáticos específicos.

3. Segmente seu público

Com a personalização sendo um requisito para sucesso do marketing por e-mail, você não pode enviar a mesma campanha por e-mail para todas as pessoas da sua lista.

Dividir sua lista de e-mails em segmentos específicos ajudará a garantir que cada pessoa esteja recebendo apenas informações relevantes para elas. Isso ajuda fortemente na retenção de clientes.

Não se preocupe: Esse é um recurso padrão da maioria dos softwares de marketing por email.

Segmentar seu público por categorias que têm relação com o foco da sua empresa, facilitará suas estratégias de criação de e-mail marketing. 

Você pode procurar coletar informações de profissão, cidade que vive, se é casado ou solteiro, se tem filhos ou não, bem como outros dados que são indispensáveis para você montar um perfil mais preciso de cada público. 

Veja mais dicas para criar e-mail marketing aqui. 

Saiba mais sobre seus leads adicionando perguntas obrigatórias no formulário de contato. Crie formulários de contato personalizados com o HoneyBook.

Como isso pode me ajudar?

Ao produzir email marketing personalizado, você certamente aumentará as taxas de abertura, cliques e conversão.

Com a popularização do marketing digital aumentou-se a exigência e expectativa de que o conteúdo seja relevante para os interesses pessoais únicos de cada indivíduo.

A utilização do software de marketing por e-mail e a adoção de uma abordagem personalizada garantirão que suas campanhas sejam especificamente adaptadas aos seus assinantes em grande escala. Isso dará aos seus esforços de marketing por e-mail uma vantagem sobre seus concorrentes e, finalmente, converterá mais leads.

O conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente! 

Tradução do artigo original: 3 Ways to Make Personalized Email Marketing Work For You

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Analista de conteúdo e marketing da Accenda Digital

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