transformação digital

O RH é o núcleo da transformação digital da empresa. A transformação digital nas empresas teve um impacto inegável no funcionamento diário das organizações.

Neste mundo em rápida mudança de novas oportunidades, cabe ao departamento de RH garantir que a empresa tenha os funcionários com as habilidades certas trabalhando em condições ideais para aproveitar todos os benefícios que a era digital tem a oferecer.

RH digital, o que é isso?

A transformação digital em Recursos Humanos reflete em um processo de otimização que envolve a mudança de processos operacionais de RH para um fazer mais automatizado, orientado por dados e tecnologicamente sofisticado.

Graças às tecnologias SMAC (Social, Mobile, Analytics e Cloud Computing) os processos de RH devem se tornar cada vez mais eficientes.

Impactos da digitalização no RH

Quando falamos sobre o impacto que a transformação digital terá sobre os Recursos Humanos, devemos pensar na função que o RH desempenha dentro da empresa.

As equipes de RH estão enfrentando agora um desafio duplo de transformar seu próprio modus operandi, ao mesmo tempo em que convertem o local de trabalho e a força de trabalho em geral.

Ou, em outras palavras, ao invés de prestar um apoio, o departamento de RH tem a missão de liderar uma agenda mais ampla de transformação digital.

Líderes de RH experientes e visionários, que mantêm a mente aberta para novas tecnologias, formas de trabalhar e prezam pela reinvenção constante, provavelmente serão mais demandados e terão mais sucesso nessa nova era.

O diretor ou gerente de RH também precisa enxergar o todo quando se trata de treinamento de funcionários ou o recrutamento do melhor candidato possível para a empresa.

Para fazer isso, é importante que ele esteja atualizado sobre as ferramentas digitais mais recentes que ajudarão a garantir o melhor resultado para a empresa à longo prazo.

Benefícios do RH Digital

A tecnologia digital vem com muitas vantagens ​​para o departamento de RH:

  • Acesso fácil aos dados sobre os funcionários e melhor percepção do seu desempenho com insights baseados em análises.
  • Tecnologia de recrutamento digital eficiente para atrair os melhores talentos.
  • Redução do tempo gasto em agendamento, preenchimento de planilhas de horas e treinamento de pessoal, incorporando a Inteligência Artificial em suas tarefas diárias.
  • Economia de tempo e dinheiro com os serviços de folha de pagamento, serviços de benefícios aos funcionários e gerenciamento de RH.

RH digital: novas regras

O foco do departamento de RH mudou para otimizar a produtividade, o engajamento, o trabalho em equipe e as oportunidades de carreira dos funcionários.

Um de seus propósitos é permitir que as pessoas realizem o trabalho de maneira mais eficaz e produtiva.

Com o apoio de recursos como aplicativos, gerenciamento de casos, inteligência artificial e bots, o departamento de RH pode criar uma experiência integrada de funcionários para dar suporte às suas necessidades contínuas.

Importância da transformação digital no RH

O fato do RH ser digital terá um impacto positivo nas empresas em geral. Porém, deve-se permanecer antenado à essas mudanças, pois, dado o ritmo acelerado da mudança digital, ignorar as novas tecnologias podem resultar em atrasos e prejuízos.

O que muitos especialistas e pesquisadores concordam, é que a transformação digital em Recursos Humanos não é apenas abraçar as novas tecnologias, mas também mudar a mentalidade.

É por isso que é tão importante estar alinhado com esse propósito, com muita vontade de mudar para esse novo cenário e não mudar por causa da pressão dos colegas ou medo de perder emprego.

Em outras palavras, é tarefa dos líderes de RH reunir talentos e iniciativas modernas para ajudar a empresa a criar um local de trabalho digital inclusivo que abrace todos os funcionários e processos dentro da empresa.

4 Funções de Transformação Digital no RH

transformação digital

A tecnologia é um grande aliado quando bem utilizado. Em todas as empresas, a transformação digital está desfazendo as barreiras e pressionando as empresas tradicionais.

Com o conhecimento se tornando acessível a todos e a tecnologia também impulsionando a otimização de custos, a única vantagem competitiva que as organizações têm são os seus funcionários e a equipe que estará à frente dessas mudanças.

Já dizia Steve Jobs:

“A tecnologia não é nada. O importante é ter fé nas pessoas e que elas sejam boas e inteligentes, e se você as der ferramentas, elas farão coisas maravilhosas. ”

Uma transformação fundamental que ocorreu na última década é a evolução do RH em sua função estratégica.

Afinal, são as pessoas que decidem como a tecnologia deve ser usada e de qual forma. Além do que, é a equipe de RH que cria uma cultura propícia para que seus colaboradores se desenvolvam.

Com isso em mente, aqui estão quatro funções principais que os líderes de RH podem considerar atuar na Transformação Digital, com base em suas necessidades e aspirações organizacionais:

  • RH como um inovador
  • RH como direcionador de negócios
  • RH como agente de mudança
  • RH como colaborador

RH inovador

Estamos todos caminhando para um futuro sem fronteiras, onde as organizações devem aprender como gerenciar uma equipe de funcionários que opera de maneira não tradicional.

A força de trabalho da nova era será multigeracional, dispersa e colaborativa – compreendendo um número crescente de pessoas da geração millennials.

Parcerias contratuais e colaborações baseadas em valor serão pré-requisitos.

Pensando nisso, as empresas devem adotar uma nova fórmula para o sucesso.

Embora muitas organizações estejam no processo de descobrir como otimizar essa situação, as equipes de RH inovadoras estão em uma melhor posição para migrar sua força de trabalho e recursos para a era digital.

As equipes de RH inovadoras devem se concentrar em três funções principais:

  • Contratação de pessoas com recursos digitais como Design Thinking, Agilidade, Orientação de Dados, Liderança de Rede, etc.
  • Criar uma cultura propícia para seus colaboradores buscarem inovação, onde as pessoas têm espaço para errar e aprender com cada um desses retrocessos.
  • Treinar e premiar os funcionários que desenvolverem novas práticas e se inovarem na sua área de atuação.

RH como direcionador de negócios

Até alguns anos atrás, o RH foi relegado a uma função de suporte em todos os setores. No entanto, na era digital, onde a transformação está sendo impulsionada pelos negócios, o RH desempenha um papel fundamental como parceiro de negócios estratégico para levantar a organização.

Em essência, a função de RH se transformará em uma função mais analítica, lidando com otimização da folha de pagamento, criando treinamento e desenvolvimento, implementando novos processos, dentre outras atividades, que sirvam de instrumentos para o desenvolvimento organizacional.

RH como agente de mudança

Mesmo que as iniciativas sejam conduzidas por uma “equipe digital” exclusiva, nenhum sucesso poderá ser alcançado se o RH não fizer sua parte.

Na verdade, no mundo corporativo de hoje, os melhores líderes de RH não apenas reagem à mudança, eles agem como agentes de mudança e levam os funcionários da empresa a uma direção positiva rumo à transformação digital.

Os melhores líderes de RH acreditam que os fatores importantes necessários para promover mudanças efetivas estão articulando vários pontos, como:

  • visão convincente
  • comunicação da lógica estratégica
  • construção da credibilidade e confiança
  • gerenciamento de projetos
  • monitoramento
  • mensuração dos resultados de mudanças
  • acompanhamento estruturado para garantir a sustentabilidade das iniciativas

Isso também poderia incluir a nova imagem da estrutura organizacional, relatórios, utilização de dados para desenvolver uma história convincente.

RH como colaborador

transformação digital

A tecnologia conjugada ao meio digital muda a maneira pela qual as organizações e sua força de trabalho funcionam.

Uma mudança tão grande quanto a transformação digital não pode ser executada por uma única função.

Já é de conhecimento de todos que a transformação digital começa com o CEO, mas não para por aí.

Embora toda a equipe de liderança sênior esteja se envolvendo nesse processo de transformação, várias organizações estão indicando Diretores Executivos Digitais para liderar esse processo de mudança.

No entanto, com o envolvimento de várias equipes, existem possibilidades de conflitos. Aqui, o RH precisa ser a força que liga a organização em uma única direção e propósito.

Outro resultado da transformação digital é a rápida mudança da cultura organizacional.

Os comportamentos da força de trabalho digital e da rede de consumidores, juntamente com sua interação com a tecnologia, estão mudando em ritmo acelerado.

Como resultado, a empresa está ficando para trás, lutando para se adaptar às mudanças atuais no comportamento e na tecnologia.

Nesse sentido, o RH desempenha um papel crucial em preencher as lacunas, criando conjuntos de talentos diversos, desenvolvendo um plano de carreira atraente para seus funcionários simplificando os processos de talentos.

Se as equipes de RH hesitarem em usar essas novas ferramentas, elas não conseguirão embarcar na transformação digital e correrão o risco de se tornarem vítimas dessa mudança.

A situação ideal para as equipes de RH na era digital é buscar serem tudo isso: inovadores, direcionadores de negócios, colaboradores e agentes de mudança.

As equipes de RH assumem enormes responsabilidades na era digital. Portanto, é fundamental que o RH, pelo menos, personifique um dos quatro papeis necessários para que as empresas prosperem na era digital.

Se você gostou desse artigo, talvez se interesse por esses também:

Fontes:

4 Roles for HR in Digital Transformation – Knolskape

Digital Transformation in HR – E-zigurat

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *