As profissões do futuro, sem dúvidas, envolvem o aperfeiçoamento em marketing digital e os conhecimentos em áreas estratégicas da tecnologia. Com a transformação que aconteceu em 2020 devido à pandemia e a necessidade de se adaptar à internet, essas tendências se aceleraram e ganharam o mercado nos dias de hoje.

Essas carreiras estão diretamente ligadas ao meio onde os consumidores estão. Nos dias de hoje, todos vivem imersos na internet e estão o tempo todo conectados com redes sociais, aplicativos para funções básicas do nosso dia a dia e até mesmo para lazer e entretenimento.

Por isso, hoje vamos discutir sobre as profissões do futuro e as principais tendências do mercado de trabalho. Antes de tudo, vamos dar um pequeno spoiler desse debate: as carreiras mais promissoras envolvem a internet.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Qual a importância de conhecer as profissões do futuro?

Mesmo que você já tenha um trabalho definido, é muito importante saber quais são as tendências do mercado e entender como elas podem refletir na sua carreira. As profissões do futuro geralmente estão ligadas ao público-alvo e ao local onde eles se encontram.

Durante um tempo, trabalhar com secretariado foi uma tendência no mercado. As pessoas faziam cursos nesse ramo e conquistavam empregos interessantes, que davam uma remuneração acima da média.

É pensando nos salários, no reconhecimento e no destaque que você deve se ater. Quanto mais atualizado em relação às carreiras do futuro, maiores são as suas chances de investir no conhecimento certo e mudar de profissão, aumentar o seu salário e até mesmo ganhar um posto mais alto no seu trabalho atual.

Quais são as carreiras em alta no mercado de trabalho?

Atualmente algumas carreiras perderam destaque no mercado de trabalho e deram abertura principalmente para profissionais que trabalham com internet. Pessoas que entendem sobre Google AdWords, por exemplo, possuem mais chances de conseguir emprego do que outras profissões mais antigas.

Por isso, separamos aqui algumas áreas que podem ser consideradas as profissões do futuro e que você deve colocar na sua lista como um possível investimento. Veja quais são:

Programação

Em primeiro lugar, com o avanço tecnológico que tivemos nos últimos anos e a imersão da população em recursos na internet, a programação é uma das principais tendências e que estará muitos anos como uma das profissões do futuro.

Essa é uma área ampla, em que o profissional pode se especializar em diversas subáreas. Se você quer aprender sobre desenvolvimento Web, por exemplo, é possível estudar as linguagens HTML e CSS. Porém, se está interessado em trabalhar com Mobile, pode partir para os estudos em Kotlin e como funciona a ferramenta Android Studio.

As possibilidades são infinitas e revelam um futuro altamente promissor para o profissional que investir nessa carreira.

Marketing

Além disso, outra área que cresceu bastante e que tomou proporções inesperadas foi o marketing. Com a atualização desse ramo, o tradicional outbound, que é conhecido como marketing tradicional, perdeu espaço para o inbound, que é a imersão dessa ciência ao mundo digital.

Com isso, todas as campanhas publicitárias que antes eram feitas somente em outdoors, televisões e rádios passaram a ser apresentadas em diferentes plataformas da internet. É comum abrir o Facebook, por exemplo, e dar de cara com o anúncio de uma loja.

Por isso, podemos dizer que o marketing digital é também outra área que se encaixa nas profissões do futuro.

Saúde

Por fim, a saúde também faz parte dessa lista, visto que mesmo com o passar dos anos essa área sempre será importante.

Os recursos que cuidam do bem-estar do ser humano passam por constantes atualizações e precisam sempre de profissionais que atuem em prol da saúde de todos. Por isso, se você quer trabalhar em um ramo que nunca perde a força, essa é uma opção bastante interessante e que sempre estará com novidades no mercado.

Como se preparar para as profissões do futuro?

Quer crescer profissionalmente com as novas tendências de atuação no mercado? Vamos colocar então as mãos na massa!

Para isso não basta apenas saber quais são as profissões do futuro, mas também se preparar para essa nova realidade e entender que a atuação precisa de alguns complementos que carreiras mais antigas não exigem.

Entenda o que você precisa fazer para crescer para o futuro do mercado de trabalho:

Cursos

Em primeiro lugar, é primordial investir em cursos profissionalizantes. Quanto mais entendido sobre a área você estiver, maiores são as chances de se destacar entre outros profissionais. Como falamos do marketing, por exemplo, um curso de aperfeiçoamento em marketing digital pode ajudá-lo nesse reconhecimento.

Adaptação às mudanças

Além disso, é preciso que você, profissional, adapte-se às mudanças que estão acontecendo. Se você não tem o costume de trabalhar com a internet, entenda que vivemos uma nova geração e que estudar sobre esse assunto vai colocá-lo à frente na carreira que está construindo.

Inteligência emocional

Por último, é importante ter inteligência emocional, pois mesmo que estejamos em uma era onde a tecnologia é a principal tendência do mercado, entender as pessoas em sua volta e saber analisá-las no ambiente de trabalho faz com que você se destaque dentro de uma área de atuação.

Conclusão

Por isso, concluímos até aqui que as profissões do futuro tendem a usar a tecnologia como principal aliada. Isso não faz com que outros ramos também conquistem esse destaque, porém com o avanço que passamos nos últimos anos, certamente sempre haverá um toque do ramo tecnológico nas atuações.

Aproveite esse momento para se especializar, conquistar novas áreas e reaver sua atuação. Todos nós podemos crescer profissionalmente e ganhar espaço no mercado de trabalho.

1 responder
  1. Roberto
    Roberto says:

    Seu site é muito bom, gostei das postagens e já salvei aqui
    nos Favoritos. Vocês aceitam parcerias para troca de
    backlinks ou banners para melhorar as suas visitas reais? Se
    tiver interesse em crescer o número de visitantes entre no
    meu blog tambem (TrafegoPago.Blog.Br) e Fale Conosco.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *