Neste post vamos falar um pouco sobre ideias de conteúdos para Restaurantes e Delivery. Não existe uma receita pronta… Cada negócio tem características diferentes que devem ser exploradas e abordadas de maneira personalizada, por meio de uma estratégia bem definida de conteúdo. Parece complicado, né? Mas na verdade não é e vamos te mostrar isso nesse post.

Primeiramente, vamos alinhar um conceito importante: redes sociais são canais de relacionamento. 

E aí vem a pergunta que vai direcionar todo o processo de conteúdos para restaurantes:

Você quer se relacionar com quem?

Definição da Persona

Definir a persona é essencial para a criação de conteúdos, porque é definir para quem você está criando o conteúdo. A comunicação é adaptada de acordo com quem vai receber a mensagem. Uma empresa que vende carros de luxo tem uma comunicação diferente de uma empresa que vende bicicletas, por exemplo.

Com a persona definida, você consegue falar sobre assuntos que sejam relevantes para seus potenciais clientes e ajudá-los a sanar suas dores. Saiba como definir a persona da melhor forma

Planejamento

Planejar os conteúdos com antecedência permite que você crie uma frequência consistente de postagens, o que é muito importante para os algoritmos das redes. A consistência é muito importante.

Quando comecei a fazer postagens em redes sociais fiquei super empolgado e deixei alguns posts prontos. Postei tudo nos dias seguintes e logo as ideias acabaram… A minha frequência de postagens foi maior por uns dias, mas logo depois caiu. Isso já aconteceu com você também?

A solução para essa questão é planejamento e rotina. O recomendado é ver referências de concorrentes, de páginas relevantes para a sua persona e páginas que você gosta para listar o máximo de temas que podem ser postados (ao final deste post você vai ter mais ideias de conteúdo para restaurantes e delivery).

Com a lista de temas você consegue definir uma frequência de posts que você sabe que consegue seguir, e a rotina te ajuda a listar novos temas para sempre ter uma “gordura” de conteúdos para postar.

  • Seja criativo!
  • Faça muitos testes
  • Não pense demais sobre um assunto.

Marketing para restaurante vai além dos conteúdos de rede sociais, conheça dicas de ouro para Marketing para Restaurantes e Bares

Ideias de conteúdos para Restaurantes e Delivery

Feed e stories têm comportamentos muito diferentes apesar de serem dentro da mesma plataforma e por isso é importante analisar qual tipo de conteúdo se encaixa melhor em qual situação. Os stories só são visualizados pelos seus seguidores, ou seja, é uma forma de se relacionar com quem já te conhece e tem um potencial enorme de engajamento. Por outro lado, ele entrega muito pouco para pessoas que ainda não te conhecem.

O Feed tem um potencial maior de alcançar novas contas por meio da localização e hashtags.

É preciso ter um equilíbrio e estar presente nos dois formatos, assim você consegue se relacionar com sua audiência e ao mesmo tempo alcançar novas contas.

O algoritmo funciona da seguinte forma: ele envia para uma porcentagem pequena dos seus seguidores e avalia a interação que eles têm com o post. Se o engajamento for alto, ele mostra pra mais pessoas. Por isso, é sempre bom ter em mente que os posts precisam estimular as pessoas a engajarem com

  • Curtidas
  • Salvamentos
  • Comentários
  • Compartilhamentos

Estratégias de “marque aqui o seu crush” ou “envia para aquele amigo que vai gostar” podem ajudar no engajamento.

História da empresa

Toda empresa tem uma história para contar, mostre isso para sua persona.

Porque você faz o que faz, como começou e seus principais desafios pra chegar onde está. Isso cria uma grande identificação com as pessoas.

Bastidores

Uma forma de se conectar com sua audiência é mostrando os bastidores e dia a dia da sua empresa. Não só fotos e vídeos de alimentos sendo preparados, mas também a chegada de novos produtos, arrumação do salão antes de abrir são formas de mostrar os bastidores e trazer sua audiência para dentro da loja.

Valorize sua equipe e mostre que é parte essencial do negócio. 

Foodporn

A expressão foodporn é utilizada para representar aquelas fotos maravilhosas de pratos, drinks e sobremesas que vão deixar a persona com água na boca. Você não precisa ser o melhor fotógrafo ou ter a melhor câmera, você consegue um resultado legal com o que tem em mãos. Fizemos um artigo bacana sobre fotos de alimentos que vale a pena conferir.

Memes

Até pouco tempo atrás, somente as páginas de humor criavam memes. Agora, memes são os conteúdos mais compartilhados na internet e as empresas perceberam essa tendência e começaram a criar seus próprios conteúdos engraçados.

Como as redes sociais são ferramentas de relacionamento, os memes têm um poder muito grande de alcançar muitas pessoas por meio dos compartilhamentos. Dessa forma você traz mais leveza e humor para sua página.

Lançamentos de novos produtos e promoções

Explore os novos produtos e promoções do seu estabelecimento. Tire fotos bem bonitas e chamativas.

Além disso, é interessante lançar postagens com certa antecedência para criar a curiosidade e atingir mais pessoas.

Datas comemorativas

Datas comemorativas são muito utilizadas por empresas, mas precisam fazer sentido. Se a página é de uma Cafeteria, por exemplo, faz todo o sentido postar sobre o dia do café ou dia do barista. Mas no caso, não faz sentido postar sobre o dia do ginecologista.

Lembre-se: o conteúdo deve gerar valor para a sua persona.

Simulação de pedido online ou como encontrar a empresa

Hoje em dia, praticamente todos os smartphones já vêm com a funcionalidade de gravar a tela do celular. Dessa forma você consegue facilmente criar vídeos para instruir sua audiência a chegar ao seu site ou como encontrar o seu estabelecimento nas plataformas de delivery.

Engajamento via Stories

O que não pode faltar nas dicas de conteúdos para restaurantes e delivery: stories! Uma ótima forma de engajar com sua audiência é através dos stories, não só as famosas caixinhas de perguntas, mas também as enquetes.

Você tem um milhão de possibilidades para abordar:

  • Qual item você gosta mais? A ou B?
  • Como você conheceu nossa empresa?
  • Sugestões de pratos
  • Perguntas sobre a sua persona (hábitos, preferências, hobbies) isto pode trazer insights valiosos para a sua produção de conteúdo
  • Brincadeira de verdadeiro ou falso sobre itens do cardápio e história da empresa
  • Compartilhamento de conteúdos de outras páginas relevantes
  • E muito mais! O céu é o limite.

Dica especial para redes sociais de Restaurantes e Delivery

 

Bio

Mantenha sua bio ou página inicial organizadas e com informações de contato atualizadas.

Tenha um link para o seu site ou whatsapp, pois assim quem tiver interesse consegue fazer um pedido ou agendar uma mesa.

Destaques

Organize as informações importantes nos destaques da sua página como:

  • Cardápio
  • Como chegar ao local
  • Promoções

Agora é a sua vez!

Neste post, falamos sobre diversas dicas de ideias de conteúdos para Restaurantes e Delivery. Agora é a sua hora de praticar!

Leia novamente os tópicos deste post, faça anotações, e coloque em prática.

*Guest post produzido por Switch App.

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