Você já foi cliente de outra pessoa ou empresa que o tratou mal? Eu tenho certeza que não. Uma das lições mais valiosas quando falamos sobre relacionamento com os clientes é saber tratar a outra pessoa com respeito acima de tudo, por mais que não concorde com ela.

Isso me levou a perceber que nem todos tratam seus clientes da melhor maneira possível. Para uma empresa, clientes insatisfeitos podem significar menos negócios. Abaixo estão 12 maneiras de melhorar o relacionamento com os clientes, para manter seus clientes atuais satisfeitos e sua empresa prosperando. 

1- Melhore a comunicação

Manter a linha de comunicação aberta ajuda bastante no relacionamento que você constrói com seus clientes. Eles precisam ter flexibilidade e facilidade de entrar em contato com você quando tiverem perguntas seja o meio que for (telefone, e-mail, pessoalmente ou qualquer outro método com o qual você se sinta mais confortável).

Coloque a comunicação como foco principal nas necessidades do seu cliente, não nas suas. Isso mostra aos seus clientes que você valoriza suas opiniões e desejos. Melhorar sua comunicação através da disponibilidade pode ajudar bastante a melhorar seu relacionamento com os clientes.

Dica: Converse com seu cliente uma vez ao dia, para entender o que ele está esperando dessa troca”.

Ao mesmo tempo, você não deve deixar que clientes irracionais ultrapassem limites e abusem da comunicação. Por exemplo, quando um cliente que possui apenas uma pequena porcentagem de seus negócios, monopoliza sua comunicação, você pode reduzir essa troca para que não perca em produtividade. 

Existe um tempo a ser dedicado a comunicação e outro à produção, caso contrário, não poderá implementar melhorias e desenvolver as ações planejadas. Além disso, outros clientes também precisam de sua atenção, portanto, é necessário saber dividir o tempo de forma justa para todos. 

2- Tenha uma atitude positiva

Se você perguntasse a vários chefes ou gerentes de sucesso qual é a principal característica que eles procuram ao contratar novos funcionários, provavelmente obterá a mesma resposta: atitude

A energia, o espírito e a atitude com as quais você conduz seus negócios têm um efeito profundo sobre como seus clientes se sentem sobre o relacionamento com eles. De fato, isso pode afetar positiva ou negativamente todas as suas transações comerciais, presentes e futuras com esses clientes. Manter-se positivo e entusiasmado, mesmo quando você está estressado, faz com que eles queiram fazer negócios com você.

Você também deve permanecer positivo e evitar negatividade em relação a outros clientes ou concorrentes. Quando você fala de forma negativa ou degradante sobre outra pessoa, pode gerar um mal estar desnecessário. Isso fará com que eles se perguntem se você fala dessa maneira sobre eles também.

3. Esclareça os contratos

Mantenha seus contratos claros para que seus clientes saibam o que esperar de você, quais as atividades acordadas que serão desenvolvidas. A transparência do contrato pode ajudar ambas as partes a definirem suas funções, além de melhorar a comunicação, atitudes e compreensão. Quando todos souberem e entenderem o contrato, todos ficarão mais satisfeitos.

4. Demonstre comprometimento

Uma das coisas que pode melhorar seus relacionamentos com seus clientes são semelhantes às que melhoram os relacionamentos pessoais de algumas pessoas, como o comprometimento. 

De vez em quando você deve estar disposto a ceder um pouco. Nem sempre importa se seus clientes estão certos ou errados em suas solicitações. É mais importante que você esteja disposto a negociar e trabalhar com eles. Faça perguntas, resolva problemas e comprometa-se com seus clientes. Com isso, você certamente melhorará o relacionamento com os clientes.

5. Ofereça mais

Qualquer um pode fornecer um bom trabalho para um cliente, esse não é nenhum diferencial, por isso que você precisa ir além e oferecer algo mais. 

Sempre procure maneiras de impressionar os clientes, oferecendo um serviço excelente e superando suas expectativas. Seus esforços serão recompensados ​​não apenas em seus relacionamentos com eles, mas também nos negócios adicionais que eles trazem para você.

Uma maneira de fazer isso é fazer sugestões de como os clientes podem expandir seus próprios negócios. Você pode pesquisar informações para ajudar seus clientes a melhorar outras áreas da sua empresa através de oportunidades que você encontra no segmento dele e que trarão mais resultados para seus negócios. 

Seus clientes esperam ótimos produtos ou serviços de você. Você deve continuar elevando os padrões do que sua empresa oferece. Quando você impressiona os clientes, eles continuam voltando.

Para superar as expectativas do cliente, você pode fornecer um produto ou serviço mais rápido do que o previsto. Quando você entrega mais cedo do que o esperado, o cliente fica feliz com a surpresa. Por exemplo, você pode informar um cliente que o pedido estará pronto até o final do mês, sabendo que você o terá pronto uma semana antes.

6- Conecte-se no meio digital

Com a tecnologia, existem mais maneiras de iniciar conversas com seus clientes. Existem muitas ferramentas online e meios de comunicação social que você pode usar para alcançar novos clientes.

Quando você se envolve com clientes online, tenha cuidado para não criar uma conversa unidirecional. Faça perguntas aos clientes, mas também lembre-se de responder às suas dúvidas.

Além disso, crie um blog para engajar seus clientes e possíveis clientes. Desenvolva relacionamento com os clientes por meio da sua presença online.

7- Mostre apreço

Recompense clientes antigos com um programa de desconto de fidelidade. Você pode distribuir cartões de recompensa ou usar um aplicativo de programa de fidelidade para rastrear as recompensas dos clientes.

Com um programa de fidelidade, os clientes ganham pontos pela compra de seus produtos ou serviços. Depois de ganhar um certo número de pontos, o cliente recebe uma recompensa. Por exemplo, você pode recompensar um cliente com um desconto na próxima compra.

Também ofereça itens de marca de baixo custo, como canetas ou blocos de notas, ou mesmo itens caros, como camisas e bonés com o logotipo da sua marca. É uma maneira pequena, mas eficaz, de agradecer aos clientes.

8- Solicite feedback

Depois que um projeto é concluído, você pode criar e usar uma pesquisa de satisfação, ou apenas pedir casualmente a opinião de seus clientes durante uma conversa ou por e-mail. Descubra o que eles gostam e o que não gostam, mesmo quando a verdade doer.

Depois de saber o que funciona e o que não está legal, você pode melhorar a próxima experiência e o relacionamento com os clientes.

9- Seja transparente

Ao falar em comunicação, é importante perceber que é uma via de mão dupla. Às vezes, você também precisa compartilhar informações com seus clientes e ajudá-los a entender melhor um processo ou projeto. 

Explique a eles porque os prazos não podem ser cumpridos. Explique a eles o motivo pelo qual as coisas são feitas da maneira como são feitas e eles confiarão em você em todas as negociações futuras.

10- Conheça seus clientes

Descubra mais sobre seus clientes. Não adianta tratar todos os clientes iguais, pois 

são pessoas com personalidades diferentes. Entenda sobre seus objetivos, limitações, frustrações, necessidades e até mesmo questões mais pessoais, sobre o que gostam de fazer nas horas vagas. 

Esse tipo de informação parece superficial, mas faz total diferença para criar as personas e conseguir adaptar seus produtos ou serviços a cada caso. Com isso, os clientes satisfeitos certamente irão indicar sua empresa para outras pessoas. 

11- Seja presente

Quando você responde rapidamente, mesmo que a resposta seja que você está trabalhando nisso, que ainda não resolveu o pedido deles, mas está providenciado, eles sentem que você os mantém informados e se sentem satisfeitos. 

Lembre-se de que você nem sempre precisa ter uma resposta imediata. Seus clientes querem saber que você está trabalhando no projeto ou problema deles. Ao invés de se concentrar em ter as respostas certas todas as vezes, concentre-se em manter seu cliente informado sobre o progresso enquanto você chega ao fundo de um problema ou termina um projeto. Isso fortalece os laços de confiança e contribui para um melhor relacionamento com os clientes.

12- Agradeça aos seus clientes

Seus clientes devem ser seu foco principal quando se trata de negócios. Agradeça a eles por escolher você para fazer negócios. Seja autêntico e gentil quando agradecer. Mantenha-se profissional ao usar a comunicação por escrito em um agradecimento. Um simples: “Obrigado por nos escolher para fazer negócios”, pode ser suficiente.

O que achou das 12 dicas listadas? Acredita que elas podem melhorar a relação com seus clientes?
Fontes: https://due.com/blog/improve-client-relationships/

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