Aqui estão algumas métricas de e-mail marketing que você definitivamente deseja acompanhar como espinha dorsal da otimização da sua campanha de e-mail:

 1. Taxa de abertura exclusiva

Ela rastreia o número de destinatários distintos que abriram seu e-mail. Essa é uma métrica diferente do total de aberturas, que inclui várias aberturas do mesmo destinatário.

2. Taxa de cliques

Sua taxa de cliques mede o número de destinatários que clicam em um ou mais links no e-mail, que levam a páginas de destino no seu site. Geralmente, quanto mais cliques, melhor para suas estratégias. Na prática, as taxas de cliques podem variar bastante por setor e pela natureza da campanha.

 3. Taxa de clique por abertura

Essa métrica divide o número de cliques exclusivos pelo número de aberturas exclusivas para informar a porcentagem de destinatários que abriram o e-mail e realmente clicaram em um link. Isso dá uma noção de quão bom o seu conteúdo está na interação com cada destinatário. 

4. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mede a taxa na qual seus e-mails são rejeitados pelos servidores de e-mail. Existem dois tipos de rejeições: rígidas e flexíveis. 

Uma rejeição forçada geralmente ocorre como resultado de endereços de e-mail inválidos ou inexistentes. 

Uma rejeição flexível pode indicar uma caixa de entrada lotada ou que a mensagem do seu e-mail é muito extensa. 

Altas taxas de rejeição são um sinal de que você deve enxugar sua lista de endereços improdutivos ou usar e-mails de confirmação para garantir que os assinantes realmente desejam receber seus conteúdos. 

5. Taxa de cancelamento de assinatura

Trata-se da taxa na qual os destinatários estão cancelando a inscrição do seu e-mail. As taxas de cancelamento de inscrição variam de acordo com o setor, mas geralmente algo acima de 1% significa que você deve melhorar o seu conteúdo, melhorar a qualidade da sua lista de contatos, otimizar a frequência de seus e-mails e segmentar melhor sua lista.

 6. Taxa de reclamações de spam

Uma alta taxa de reclamação de spam é um sinal de que seus destinatários não veem valor em seus e-mails. Isso deve ser uma preocupação, porque uma taxa excessiva de reclamações pode resultar na desativação da sua conta pelos fornecedores de serviços de marketing por e-mail.

Diferentes fornecedores especificam diferentes taxas aceitáveis ​​de reclamação de spam, mas geralmente é muito baixo – talvez não mais que 0,1%.

Você deve acompanhar essas métricas e muito mais usando o provedor de serviços de marketing por e-mail e o Google Analytics.

Se você busca obter mais resultados nessa estratégia leia o artigo completo sobre como criar um email marketing e veja as taxas de abertura e cliques crescerem!

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Analista de conteúdo e marketing da Accenda Digital

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