Anunciar no Google de graça parece ser um sonho distante e improvável, mas na verdade existem alguns recursos e caminhos que tornam esse sonho real e possível, sem precisar recorrer ao Google Adwords, que é o anúncio pago.

Pode ser uma surpresa para você saber que nem todos os métodos de propaganda online custam dinheiro, nem mesmo no Google. Nesta seção, abordaremos 7 maneiras de anunciar no Google de graça. Leia até o final e comece a implementar! 

Por que o Google é tão procurado?

O Google é, com certeza, a maior vitrine de negócios da atualidade.

A maioria das pessoas na hora de procurar um produto ou serviço, recorre a ele para encontrar o que precisa, seja achar um restaurante para comer, uma farmácia perto da sua casa ou comprar um novo celular, por exemplo.

Por isso que todas as empresas querem anunciar no Google gratuitamente, porque isso aumenta significativamente as chances de aparecer nos resultados orgânicos, fechar negócios, obter mais clientes e aumentar sua lucratividade.

Mas, os anúncios do Google não são pagos?

Aí é que você se engana… É claro que a maioria dos anúncios do Google são pagos, aqueles chamados links patrocinados ou Google Ads, mas existem algumas formas de aparecer e anunciar no Google de graça, ou seja, sem gastar um centavo sequer. Quer saber como? Veja as dicas abaixo!

Como anunciar no Google de graça?

Não pense que é super difícil conseguir isso, que você terá de se dedicar 100% todos os dias e não irá mais dormir.

Por mais que não seja tão difícil assim, a depender da concorrência da sua empresa, você também deve saber que este é um trabalho constante e que você não deve deixar de atualizar as informações da sua empresa e postar conteúdos interessantes, caso contrário, ficará para trás.

Infelizmente, dependendo do seu ramo de atuação, pode ser muito difícil conseguir colocar seu site no Google com um bom posicionamento, ainda mais de graça.

O que determina isso é o nível de concorrência. Se tiverem muitas empresas iguais ou semelhantes à sua na mesma região com estratégias de marketing mais desenvolvidas, para você certamente ficará um pouco mais complicado de passar à frente ou ficar do mesmo nível.

Às vezes já é difícil mesmo com os anúncios pagos, imagine sem gastar um tostão furado. Mas, não desista! Continue se esforçando. Caso seu segmento seja muito concorrido, vale a pena pensar em investir no anúncio pago, confira como anunciar no Google aqui.

Confira agora o passo a passo para anunciar no Google de graça e boa sorte!

1- Google Meu Negócio

Para quem não sabe, o Google Meu Negócio junta várias ferramentas em um só lugar. São ferramentas úteis e diferenciadas para aumentar sua visibilidade no Google.

Para fazer uso do Google Meu Negócios você deve primeiramente se cadastrar. Lá você disponibilizará dados importantes sobre sua empresa como site, telefone, endereço e horário de funcionamento e inclui fotos, posts do blog e ofertas.

Caso o seu cliente esteja próximo a você, o pin da sua empresa aparecerá no Google Maps do celular do seu cliente, tablet ou até mesmo no computador.

Se você quer saber como anunciar no Google de graça, saiba que ele lista as empresas cadastradas no Google Meu Negócio com bastante destaque nos resultados das pesquisas orgânicas.

Ao se cadastrar lá sua empresa fica em destaque lateral nas páginas de pesquisa e Google +, além de aparecer com as informações no Google Maps.

A plataforma é muito intuitiva e qualquer pessoa com conhecimento básico de internet consegue usar, ou seja, não é preciso conhecer técnicas avançadas de marketing digital para se dar bem.

Destaque informações relevantes nos comentários da sua empresa

Se sua empresa oferece um serviço único ou diferenciado, isso merece ser destacado nos comentários da sua ficha no Google Meu Negócio. Se você tem um bar com terraço, isso deve constar no seu descritivo do seu SEO, pois quando alguém pesquisar “bar com terraço”, se o seu endereço for na região da pessoa que está buscando, certamente sua empresa aparecerá para ela nos primeiros resultados. Deixe isso destacado nos seus comentários para que você consiga mais visibilidade. 

Mencione diferenciais em sua descrição do Google Meu Negócio

Outra maneira de obter uma exposição gratuita de anúncios para o seu negócio no Google é mencionar as comodidades populares em sua descrição. Se seu negócio funciona 24 horas por dia, você pode destacar isso para aumentar suas chances de ganhar mais visibilidade e ser encontrado para essas buscas. É uma boa ideia também colocar a localização no texto, como no print abaixo:

Mencione recursos específicos em seu site

Além da sua listagem do Google Meu Negócio, mencionar seus recursos específicos em seu site também oferece publicidade gratuita na primeira página no Google. Por exemplo, se você tem um restaurante ou padaria que oferece brunch, cite isso em seu site, de preferência mais de uma vez para reforçar e ter mais chances de aparecer na primeira página para essa busca. 

Ferramentas do Google Meu Negócio

Ao fazer a inscrição no Google Meu Negócio você terá acesso a várias ferramentas como:

Hangout

Outra maneira de anunciar no Google de graça é através do Hangout, que faz parte das ferramentas do Google Meu Negócio.

O Hangout permite uma comunicação direta com seus seguidores. No Hangouts você pode adicionar informações da sua empresa, serviços ou produtos.

Tudo online e de forma bastante prática. É uma ferramenta de comunicação instantânea que possibilita uma aproximação com seus clientes.

Com essa comunicação mais rápida e eficiente, você aumenta as chances de fechar um negócio com agilidade, uma vez que os clientes não gostam de esperar muito tempo por uma resposta de e-mail, por exemplo, e recorrem a respostas mais rápidas.

Analytics

Essa é uma das ferramentas mais importantes do Google, pois é através do Analytics que você pode analisar e consultar o número de acessos ao seu site, bem como a origem deles.

Traz informações muito importantes sobre comportamento de navegação, localidade do seu público, dentre outros.

Por isso que é sempre muito importante que você faça um acompanhamento diário, ou ao menos semanal, para mensurar os avanços ou retrocessos de seus investimentos e campanhas.

2- Google Plus

anunciar-no-google-de-graca

Por mais que essa rede social não seja tão acessada quanto Facebook ou Instagram, criar uma conta no Google Plus pode fazer você ser encontrado mais facilmente no Google.

Se você quer anunciar no Google de graça, saiba que você precisa criar uma conta e usá-la ao menos minimamente.

Para isso basta criar uma conta e divulgar informações relevantes e que sejam do interesse do seu público-alvo de tempos em tempos. Pelo simples fato de você ter uma conta no Google Plus você consegue um melhor posicionamento nas buscas orgânicas.

3- Marketing de busca (SEO)

Você muito provavelmente já está familiarizado com esse termo ou quem sabe até já utilize essas técnicas de SEO no seu website.

O marketing de busca ou SEO se refere a um conjunto de ferramentas de otimização utilizadas no seu site para aumentar as chances de você aparecer no Google e conseguir um bom posicionamento nas páginas de pesquisa.

O que isso quer dizer quando falamos em como anunciar no Google de graça? Que se você utilizar as ferramentas certas, uma pessoa quando buscar algo relacionado ao seu produto ou serviço no buscador do Google, você aparecerá em destaque para ela de forma orgânica, ou seja, SEM CUSTO!

Milhares de pessoas realizam milhões de pesquisas por segundo pesquisando alguma informação, produto ou serviço e, por conta disso, parece impossível aparecer logo no começo da página.

Porém, se você usar as palavras-chave certas, que sejam muito procuradas, mas que não sejam extremamente concorridas, aliado a um conteúdo interessante e relevante ao usuário você aumenta suas chances de ficar bem posicionado.

Nesse nosso outro artigo você confere o que o Google considera como importante para rankear seu site!

Mas, para resumir, entenda alguns itens que são mais importantes para o Google na hora de analisar o seu site:

Conteúdo de qualidade

Talvez a melhor forma de anunciar no Google de graça seja produzir um conteúdo útil para seus leitores. Publique regularmente postagens no seu blog e páginas do site que respondam às perguntas comuns que seus clientes ideais estão fazendo nos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Use as práticas recomendadas e esteja constantemente consultando as novas tendências de SEO para ajudar suas páginas a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Essas páginas ajudarão sua empresa a ficar na frente de pessoas que ainda não conhecem sua empresa. Quanto mais vezes você fornecer as informações necessárias, mais eles confiarão em você e maior a probabilidade de escolher você quando precisar de um produto ou serviço.

Leia essas 18 dicas de SEO para obter resultados mais rápidos! 

Ofereça um conteúdo relevante, interessante, que resolva os problemas do usuário e que traga informações reais, de modo claro e objetivo. Utilize palavras-chave com bom volume de buscas ao longo desse conteúdo, de modo natural, para que seja melhor rankeado. Evite desenvolver conteúdos extremamente longos e sem pé nem cabeça. Você consegue isso através do marketing de conteúdo.

Ao se sentirem beneficiados pelas informações valiosas que você oferece, eles certamente te tratarão com respeito e, com isso, você será recompensado por todo seu esforço quando torná-los clientes fieis da sua marca. 

Para saber as melhores palavras-chave para usar utilize o planejador de palavras-chave do Google.

Implemente estratégias de SEO local

O SEO local é uma forma comprovada de conseguir mais visitas de forma gratuita no Google. Se você colocar palavras-chave com base na localização nos lugares certos no seu site, poderá aparecer primeiro nos resultados orgânicos para pesquisas que incluam seu produto ou serviço e sua localização. 

Navegabilidade

O site precisa ser de fácil entendimento, ou seja as informações precisam ser facilmente encontradas, de modo organizado e legível. O site precisa ser intuitivo, bem estruturado e ágil.

Na hora de construir um site você deve pensar como um usuário ao entrar na sua página e tornar a navegação o mais prazeroso possível.

Se um usuário entrar na sua página e achar confuso, tiver muitos banners de publicidade que redirecionam para outras páginas ou ele tiver qualquer outro tipo de dificuldade, muito provavelmente ele irá deixar o seu site e procurar outro que o atenda melhor.

Link building

Essa técnica é um pouco mais avançada e refere-se ao uso de linkagem interna de outros assuntos correlacionados e outras páginas dentro do seu próprio site.

Outra forma de linkagem é ser referenciado por outros sites, que citarem a sua página no site deles, melhorando sua autoridade e credibilidade.

Se o seu site for seguro e confiável também ajuda a ganhar um melhor posicionamento, bem como a idade do domínio do seu site e a compatibilidade do site com dispositivos móveis.

Você já produziu artigos ou guest post para outros sites? Desenvolver conteúdo gratuito para publicar em outros blogs ou sites de notícia trará mais autoridade para seu nome, como um profissional, além de aumentar a relevância de páginas específicas do seu site no Google através do uso de links internos.

A obtenção de backlinks com domain score poderoso apontando para o seu site pode ajudar você a ter uma exposição significativa o Google. Se preocupe em escolher a dedo sites confiáveis com pontuação de domain score alta e tráfego bom para ampliar seu reconhecimento.

Para consultar o domain score, tráfego e outros dados importantes de outros sites, use a ferramenta gratuita Uber Suggest

No exemplo abaixo e aqui, temos um guest post nosso que foi publicado em outro site parceiro:

Fazer guest post em blogs parceiros é uma ótima maneira de anunciar no Google de graça através de outros sites em que o Google confia.

Através da análise de visibilidade SEO você consegue verificar os pontos que precisa melhorar na sua página e olhar a concorrência.

4 – Liste seus negócios em diretórios

Além do Google Meu Negócio, existem muitos diretórios que aparecem no Google. De fato, diretórios como o Guia Mais e o Trip Advisor, que já existem há algum tempo, são vistos como páginas confiáveis pelo Google, e suas páginas geralmente aparecem na primeira página do Google.

Por exemplo, se você pesquisar “melhores restaurantes de Campinas”, verá que os dois primeiros resultados orgânicos são páginas do Trip Advisor que listam os 10 principais restaurantes de Campinas, levando em consideração as avaliações e comentários dos clientes.

As meta descrições dessas páginas mencionam restaurantes e Campinas. Todas essas empresas obtiveram publicidade gratuita no Google simplesmente por ter listas sólidas no Trip Advisor.

5 – Publique conteúdo exclusivo e guias de valor

O que você aprendeu com as pesquisas que sua empresa desenvolveu durante o ano? Compartilhe seu conhecimento. Muitas empresas tem muitos dados internos que coletaram para seu negócio e guardam a sete chaves.

Claro que você não deve divulgar assuntos confidenciais da sua empresa, como informações pessoais de clientes e diferencial competitivo, mas quaisquer conteúdos de valor que você possa apresentar na estrutura de um guia, um e-book com informações aprofundadas pode trazer muito retorno para você quando falamos em mais cliques.

Se você tem informações valiosas sobre vendas, marketing, finanças ou recursos humanos, compartilhe o que encontrou com a intenção de ajudar outras pessoas. Ao fazer isso, você ganhará a confiança de seus leitores. Esse tipo de guia proporciona uma exposição gratuita no Google.

6 – Otimize sua listagem do Google Meu Negócio

Não há maneira melhor de anunciar no Google de graça do que com uma lista otimizada no Google Meu Negócio. De fato, em média, as listagens completas do Google Meu Negócio recebem 7 vezes mais cliques e têm 50% mais chances de levar a uma compra do que as listagens sem nada.

Quanto mais informações sobre sua empresa você colocar na sua ficha, mais chance de atrair clientes. Isso acontece porque nenhum cliente adquire um produto ou serviço de uma empresa que não tem referências e nem está visível. Se você adicionar fotos do seu negócio, endereço, telefone, links úteis de site e redes sociais, descritivo atrativo, mais chance terá de converter.

Manter sempre atualizado também a seção de perguntas e respostas, bem como incentivar os comentários e avaliações te trará mais chance de aparecer na primeira página organicamente.

Fazer um tour virtual 360 da sua empresa também atrai muitos olhares e pode ser o diferencial que você precisa para aparecer no Google. Se você tiver um ambiente aconchegante, organizado e atrativo faça uso dessa estratégia.

7- Ofereça consultas gratuitas

Se você tem um serviço no qual pode oferecer consultas, ensaios, aulas ou avaliações gratuitas, experimente para obter uma exposição gratuita no Google. Crie apelos à ação com chamadas no seu site e crie uma landing page específica para esse fim.

Isso aumentará seu page rank no Google para pessoas que procuram coisas gratuitas na sua área. Se você tem uma empresa de contabilidade, por exemplo, pode oferecer uma ferramenta gratuita para consulta de imposto de renda. Se você tem um escritório de advocacia especializado em marcas e patentes, você pode oferecer um recurso no seu site para consulta de anterioridade de marca. 

Outras maneiras de anunciar no Google de graça

1. Publique nas mídias sociais

As plataformas de redes sociais são gratuitas. Use o Facebook para promover seus posts informativos e incentivar perguntas e respostas nos comentários. Use o Instagram para oferecer breves instruções e mostrar seus produtos e serviços. Use o LinkedIn para publicar artigos sobre liderança de pensamento e interagir com outras empresas. Você obtém exposição gratuita para o público certo, ao mesmo tempo em que direciona tráfego para seu site e constrói sua credibilidade.

2. Participe e mantenha-se ativo em grupos online

Use os fóruns e grupos no Facebook, LinkedIn e sites de nicho para permanecer sendo visto. Você não precisa ficar postando coisas comerciais ou falando constantemente sobre seus negócios. Basta participar de conversas relevantes e oferecer seu conhecimento gratuitamente. Tornar-se um colaborador confiável pode obter leads em potencial para a sua empresa.

3. Faça parceria com um influenciador

Uma colaboração com um influenciador digital respeitado em seu setor pode trazer exposição gratuita a um público altamente relevante. Peça que eles experimentem seu produto ou serviço e publiquem em seu site, blog ou mídia social.

Peça para publicarem uma postagem de convidado em seu blog. Essas oportunidades custam apenas o seu tempo e, além de oferecer publicidade gratuita, ajudam a fortalecer sua marca.

4. Faça um sorteio ou concurso de mídia social

Brindes, concursos, promoções e campanhas nas mídias sociais geram muito engajamento. Muitas vezes, as pessoas marcam amigos e familiares que compartilham os mesmos interesses. Essa pode ser uma ótima maneira de obter promoção comercial gratuita. Você pode até exigir que seus seguidores marquem outra pessoa nos comentários, siga a página e compartilhe nos stories para participar da promoção.

5. Incentive o conteúdo gerado pelo usuário

Incentivar o envio de conteúdo gerado pelo usuário é como obter o dobro da publicidade, sem fazer nenhum – ou praticamente nenhum – esforço, pois esse tipo de concurso geralmente resulta não apenas em muitas tags, mas também em muito compartilhamento, o que aumenta ainda mais o alcance da sua empresa.

Seus seguidores provavelmente compartilharão nas contas deles, o conteúdo que eles enviam para você. Portanto, você também alcança o público deles. Além disso, seus seguidores podem repassar o conteúdo gerado pelo usuário que você compartilha em suas contas.

Outras maneiras de obter publicidade gratuita offline

Atualmente, a importância da publicidade online está muito mais em voga do que a offline. No entanto, você também não pode esquecer de anunciar off-line em sua área local. Considere algumas maneiras gratuitas de fazer isso.

1. Espalhe folhetos ou pôsteres no seu bairro

Se você tem um comércio que atende localmente, você deve considerar criar material para divulgar seu espaço nos bairros que atende. Além disso, você pode também buscar empresas na região que aceitem receber seus panfletos para colocar na recepção e entregar para seus clientes ou em portaria de condomínios, para que os moradores adquiram e consumam essa informação.

2. Apoie sua comunidade local

Quando você trabalha para causar um impacto positivo em sua comunidade, a publicidade gratuita é um resultado natural. Ser ativo e útil irá trazer notoriedade para a sua marca, o que pode resultar em vendas diretas, além de melhorar a sua imagem.

Quando as pessoas têm uma percepção positiva dos seus negócios, elas encaminham outras pessoas para você. Patrocine uma escola ou equipe esportiva. Ofereça-se para uma causa importante. Administre um grupo que agregue valor à sua comunidade de alguma forma.

3. Envie um comunicado de imprensa ao jornal local

Você tem informações interessantes para compartilhar? Nesse caso, não perca a oportunidade de espalhar a notícia por toda parte. Envie um release ao jornal local. Isso geralmente não custa nada e pode surtir muito resultado quando veículado em canais certos.

Opções de publicidade gratuita offline/online

Abaixo separamos duas ideias de formas de aparecer no Google através de recursos online e offline.

1. Entrevistas

Ser entrevistado tem uma vantagem. As pessoas aprendem mais sobre sua empresa e você tem a chance de realmente de impactar e causar uma boa impressão. Além disso, você pode distribuir suas entrevistas de várias maneiras. Você pode divulgar no blog, nas suas redes sociais, no seu canal do Youtube e assim por diante.

2. Implemente um programa de referência

Seja na loja online ou não, as referências incentivam o marketing boca a boca, que sempre foi uma forma eficaz de publicidade gratuita. Ofereça incentivos como descontos, brindes e outras vantagens, às pessoas que referenciam sua empresa. 

Comece hoje mesmo!

Conte com uma agência de marketing digital Campinas para realizar as estratégias de

forma assertiva. Para perceber as vantagens de como anunciar no Google de graça você deve começar a colocar em prática as dicas deste artigo.

Como você viu, anunciar no Google de graça é possível aplicando algumas técnicas básicas. Comece agora mesmo e já comece a colher os frutos dessas estratégias.

Outros artigos que podem ser valiosos para você:

Se gostou do artigo, compartilhe nas redes sociais. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Estamos aqui pra te ajudar a obter mais sucesso no seu negócio!

Fontes:

Como anunciar de graça no Google – Portal Administradores
Como anunciar de graça no Google – Alberto Valle
How to get free advertising on Google – Thrive Hive

5/5 (5 Reviews)

Analista de conteúdo e marketing da Accenda Digital

4 respostas
  1. Roberto Koiti kakubo
    Roberto Koiti kakubo says:

    GRATIDÃOOOOOOOO VINIVCIUS e a “ACENDA Digital Marketing “, MUUUITO VALIOSA. ESSAS INFORMAÇÕES.
    Um forte abraço. coach Roberto Koiti Kakubo

    Responder
  2. Ricardo Ratide
    Ricardo Ratide says:

    Muito bom esse artigo, realmente esse conteúdo abriu a mente de muitas pessoas que não conhece esse mercado.
    Você mostrou nesse artigo que realmente é possível ganhar dinheiro sem sair de casa.
    Muito Obrigado por compartilhar esse conhecimento.
    Vou colocar em prática!

    Responder

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *