anunciar no google de graça

Anunciar no Google de graça parece ser um sonho distante e improvável, mas na verdade existem alguns recursos e caminhos que tornam esse sonho real e possível, sem precisar recorrer ao Google Adwords, que é o anúncio pago.

Por que o Google é tão procurado?

O Google é, com certeza, a maior vitrine de negócios da atualidade.

A maioria das pessoas na hora de procurar um produto ou serviço, recorre a ele para encontrar o que precisa, seja achar um restaurante para comer, uma farmácia perto da sua casa ou comprar um novo celular, por exemplo.

Por isso que todas as empresas querem anunciar no Google gratuitamente, porque isso aumenta significativamente as chances de aparecer nos resultados orgânicos, fechar negócios, obter mais clientes e aumentar sua lucratividade.

Mas os anúncios do Google não são pagos?

Aí é que você se engana… É claro que a maioria dos anúncios do Google são pagos, aqueles chamados links patrocinados ou Google Ads, mas existem algumas formas de aparecer e anunciar no Google de graça, ou seja, sem gastar um centavo sequer. Quer saber como? Veja as dicas abaixo!

Como anunciar no Google de graça?

Não pense que é super difícil conseguir isso, que você terá de se dedicar 100% todos os dias e não irá mais dormir.

Por mais que não seja tão difícil assim, a depender da concorrência da sua empresa, você também deve saber que este é um trabalho constante e que você não deve deixar de atualizar as informações da sua empresa e postar conteúdos interessantes, caso contrário, ficará para trás.

Infelizmente, dependendo do seu ramo de atuação, pode ser muito difícil conseguir colocar seu site no Google com um bom posicionamento, ainda mais de graça.

O que determina isso é o nível de concorrência. Se tiverem muitas empresas iguais ou semelhantes à sua na mesma região com estratégias de marketing mais desenvolvidas, para você certamente ficará um pouco mais complicado de passar à frente ou ficar do mesmo nível.

Às vezes já é difícil mesmo com os anúncios pagos, imagine sem gastar um tostão furado. Mas, não desista! Continue se esforçando. Caso seu segmento seja muito concorrido, vale a pena pensar em investir no anúncio pago, confira como anunciar no Google aqui.

Confira agora o passo a passo para anunciar no Google de graça e boa sorte!

1- Google Meu negócios

Para quem não sabe, o Google Meu Negócios junta várias ferramentas em um só lugar. São ferramentas úteis e diferenciadas para aumentar sua visibilidade no Google.

Para fazer uso do Google Meu Negócios você deve primeiramente se cadastrar. Lá você disponibilizará dados importantes sobre sua empresa como site, telefone, endereço e horário de funcionamento e inclui fotos, posts do blog e ofertas.

Caso o seu cliente esteja próximo a você, o pin da sua empresa aparecerá no Google Maps do celular do seu cliente, tablet ou até mesmo no computador.

Se você quer saber como anunciar no Google de graça, saiba que ele lista as empresas cadastradas no Google Meu Negócio com bastante destaque nos resultados das pesquisas orgânicas.

Ao se cadastrar lá sua empresa fica em destaque lateral nas páginas de pesquisa e Google +, além de aparecer com as informações no Google Maps.

A plataforma é muito intuitiva e qualquer pessoa com conhecimento básico de internet consegue usar, ou seja, não é preciso conhecer técnicas avançadas de marketing digital para se dar bem.

Ao fazer a inscrição você terá acesso a várias ferramentas como:

Hangout

Outra maneira de anunciar no Google de graça é através do Hangout, que faz parte das ferramentas do Google Meu Negócio.

O Hangout permite uma comunicação direta com seus seguidores. No Hangouts você pode adicionar informações da sua empresa, serviços ou produtos.

Tudo online e de forma bastante prática. É uma ferramenta de comunicação instantânea que possibilita uma aproximação com seus clientes.

Com essa comunicação mais rápida e eficiente, você aumenta as chances de fechar um negócio com agilidade, uma vez que os clientes não gostam de esperar muito tempo por uma resposta de e-mail, por exemplo, e recorrem a respostas mais rápidas.

Publicidade atrativa

Trata-se do compartilhamento de links, imagens e informações de interesse do seu público, trazendo mais credibilidade para sua marca ou empresa.

Essa é uma das maneiras de você ganhar relevância para seus clientes, disponibilizando para eles conteúdos realmente interessantes que vão aumentar seu engajamento.

Analytics

Essa é uma das ferramentas mais importantes do Google, pois é através do Analytics que você pode analisar e consultar o número de acessos ao seu site, bem como a origem deles.

Traz informações muito importantes sobre comportamento de navegação, localidade do seu público, dentre outros.

Por isso que é sempre muito importante que você faça um acompanhamento diário, ou ao menos semanal, para mensurar os avanços ou retrocessos de seus investimentos e campanhas.

2- Google Plus

anunciar-no-google-de-graca

Por mais que essa rede social não seja tão acessada quanto Facebook ou Instagram, criar uma conta no Google Plus pode fazer você ser encontrado mais facilmente no Google.

Se você quer anunciar no Google de graça, saiba que você precisa criar uma conta e usá-la ao menos minimamente.

Para isso basta criar uma conta e divulgar informações relevantes e que sejam do interesse do seu público-alvo de tempos em tempos. Pelo simples fato de você ter uma conta no Google Plus você consegue um melhor posicionamento nas buscas orgânicas.

3- Marketing de busca (SEO)

Você muito provavelmente já está familiarizado com esse termo ou quem sabe até já utilize essas técnicas de SEO no seu website.

O marketing de busca ou SEO se refere a um conjunto de ferramentas de otimização utilizadas no seu site para aumentar as chances de você aparecer no Google e conseguir um bom posicionamento nas páginas de pesquisa.

O que isso quer dizer quando falamos em como anunciar no Google de graça? Que se você utilizar as ferramentas certas, uma pessoa quando buscar algo relacionado ao seu produto ou serviço no buscador do Google, você aparecerá em destaque para ela de forma orgânica, ou seja, SEM CUSTO!

Milhares de pessoas realizam milhões de pesquisas por segundo pesquisando alguma informação, produto ou serviço e, por conta disso, parece impossível aparecer logo no começo da página.

Porém, se você usar as palavras-chave certas, que sejam muito procuradas, mas que não sejam extremamente concorridas, aliado a um conteúdo interessante e relevante ao usuário você aumenta suas chances de ficar bem posicionado.

Nesse nosso outro artigo você confere o que o Google considera como importante para rankear seu site!

Mas, para resumir, entenda alguns itens que são mais importantes para o Google na hora de analisar o seu site:

Conteúdo de qualidade

Ofereça um conteúdo relevante, interessante, que resolva os problemas do usuário e que traga informações reais, de modo claro e objetivo. Utilize palavras-chave com bom volume de buscas ao longo desse conteúdo, de modo natural, para que seja melhor rankeado. Evite desenvolver conteúdos extremamentes longos e sem pé nem cabeça. Você consegue isso através do marketing de conteúdo.

Para saber as melhores palavras-chave para usar utilize o planejador de palavras-chave do Google.

Navegabilidade

O site precisa ser de fácil entendimento, ou seja as informações precisam ser facilmente encontradas, de modo organizado e legível. O site precisa ser intuitivo, bem estruturado e ágil.

Na hora de construir um site você deve pensar como um usuário ao entrar na sua página e tornar a navegação o mais prazeroso possível.

Se um usuário entrar na sua página e achar confuso, tiver muitos banners de publicidade que redirecionam para outras páginas ou ele tiver qualquer outro tipo de dificuldade, muito provavelmente ele irá deixar o seu site e procurar outro que o atenda melhor.

Link building

Essa técnica é um pouco mais avançada e refere-se ao uso de linkagem interna de outros assuntos correlacionados e outras páginas dentro do seu próprio site.

Outra forma de linkagem é ser referenciado por outros sites, que citarem a sua página no site deles, melhorando sua autoridade e credibilidade.

Se o seu site for seguro e confiável também ajuda a ganhar um melhor posicionamento, bem como a idade do domínio do seu site e a compatibilidade do site com dispositivos móveis.

Através da análise de visibilidade SEO você consegue verificar os pontos que precisa melhorar na sua página e olhar a concorrência.

Comece hoje mesmo!

Conte com uma agência de marketing digital Campinas para realizar as estratégias de

forma assertiva. Para perceber as vantagens de como anunciar no Google de graça você deve começar a colocar em prática as dicas deste artigo.

Como você viu, anunciar no Google de graça é possível aplicando algumas técnicas básicas. Comece agora mesmo e já comece a colher os frutos dessas estratégias.

Outros artigos que podem ser valiosos para você:

Se gostou do artigo, compartilhe nas redes sociais. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Estamos aqui pra te ajudar a obter mais sucesso no seu negócio!

Fontes:
Como anunciar de graça no Google – Portal Administradores
Como anunciar de graça no Google – Alberto Valle

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *