sucesso-do-cliente


Você já ouviu o termo sucesso do cliente ou customer sucess? Refere-se à importância do cliente para o sucesso de um empreendimento!

Tem como objetivo a fidelização e retenção de clientes, uma vez que quanto mais resultados ele enxerga, mais confiança ele adquire e deposita na sua empresa.

Um cliente confiante, satisfeito e feliz sempre voltará para fechar mais negócios.

Além disso, ele também indicará para outros colegas, aumentando seu leque de clientes, criando uma grande rede de negócios e aumentando o sucesso dentro da sua própria empresa.

Em resumo: o sucesso do cliente é o SEU SUCESSO!

Como colocar o sucesso do cliente em prática?

Existem algumas dicas de como alcançar o tão sonhado sucesso do cliente e trazer ele mais pra perto de você, de modo que ele te enxergue como um aliado e insubstituível no seu negócio.

Confira algumas ideias!

1- Proponha soluções personalizadas

Crie estratégias e soluções condizentes à realidade de cada cliente.

Não espere que todos os clientes tenham os mesmos objetivos, os mesmos públicos, isso dificilmente acontece.

Portanto, é preciso adaptar as ações às necessidades e metas de cada um.

2- Evite aplicar uma fórmula mágica

Não existe uma fórmula mágica que você possa usar para satisfazer seus clientes.

Se uma estratégia deu certo para um, não significa que dará certo para o outro.

É claro que você pode padronizar alguns processos, mas procure pensar fora da caixa e perguntar o que realmente seu cliente quer ou busca.

Bater um papo sincero com seu cliente, entendendo sua realidade e necessidades é a melhor forma de começar a pensar cada cliente como um indivíduo.

Essa estratégia faz total diferença para obter um resultado final satisfatório, que supere as expectativas.

Entender a importância do cliente para o sucesso de um empreendimento é isso, personalizar e pensar: como impactar positivamente o negócio de alguém?

3- Tenha ampla visão de mercado

Outra coisa muito importante é ter empatia pelo seu cliente, ou seja, saber se colocar no lugar dele.

Além disso, procure ter uma visão ampla de mercado, além de conhecimento aprofundado em marketing para propor melhores estratégias e soluções.

Ter ampla visão de mercado também tem tudo a ver com olhar para a concorrência e procurar oferecer algo não só igual, mas melhor do que o outro.

4- Gere mais valor para clientes

Na verdade, ser melhor do que a concorrência não basta. Você deve tentar fazer a diferença para seus clientes, gerando valor REAL para ele, de maneira genuína e não simplesmente para “bater” seus concorrentes.

Um cliente sabe e sente quando você faz algo apenas por objetivo comercial ou se faz com a intenção realmente de ajudá-lo a sanar suas dores, resolver seus problemas e ser bem sucedido.

Adquira esse posicionamento de querer ser o melhor para seu cliente que, certamente, você terá sucesso em seu próprio negócio.

5- Disponha de ferramentas eficientes

De nada adianta ter boas ideias, se não tiver ferramentas para torná-las realidade. Disponha de ferramentas eficientes de marketing para conquistar seus clientes.

Você pode usar alguns recursos mais simples para poder alcançar esse objetivo também. Faça uso de infinitas possibilidades como:

  • Interação em redes sociais
  • Criação e disparo de e-mails marketings
  • Contato por Whats’app
  • Relacionamento pós-venda
  • Artigos informativos valiosos para seus clientes

SEO e sucesso do cliente

O conteúdo SEO é uma excelente estratégia para alcançar o sucesso do cliente. Se você utilizar esse recurso de maneira eficiente você poderá obter muito retorno e satisfação.

Para iluminar um pouco sua mente, leia esse artigo sobre O que é SEO?

Levando em consideração a importância do cliente para o sucesso de um empreendimento

e que os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos, além da ampla concorrência, você precisa oferecer algum diferencial.

Aí que entra o SEO e o valor do conhecimento. O cliente já está saturado e exausto de receber campanhas e publicidades que chegam na caixa de entrada do email, nos sites que ele acessa e nas suas redes sociais.

Ele quer algo a mais, ele quer ser impactado com um conteúdo relevante e genuinamente interessante, que agregue algo a ele, que o faça pensar, que o ajude a resolver seus problemas.

Por isso que o marketing de conteúdo é tão importante! Leia nosso artigo sobre o que é marketing de conteúdo para entender melhor.

É dessa maneira que você conquista o coração dos clientes!

Como usar o SEO na minha empresa?

E agora? Como uso o SEO pensando no sucesso do cliente?

Uma agência de marketing digital pode te ajudar a aplicar o SEO na sua empresa, mas se você quiser tentar, confira o passo a passo abaixo e comece a colocar em prática!

1- Conheça bem seu público

Primeira coisa é conhecer bem seu público. Como ele se comporta, o que ele gosta, seus interesses, necessidades, problemas e objetivos.

Definir muito bem as personas ajuda você a pensar não só nos conteúdos que seriam mais interessantes de serem divulgados, mas também a pensar no tom e a linguagem da comunicação, além de ajudar a definir que tipo de produtos ou serviços eles estão procurando.

Se você não tiver essas informações e conhecimento em mãos, desenvolva pesquisas direto com seus clientes e potenciais clientes/usuários para obter esses dados.

Você também pode ter uma ideia melhor da intenção do usuário estudando pesquisas relacionadas, comportamento de pesquisa (incluindo padrões de tráfego depois que os usuários acessam seu site)..

Quanto mais você entender sobre seus clientes, melhor será possível atender às necessidades deles.

2- Planeje os conteúdos

Tendo isso em mãos, é hora de começar a pensar nos conteúdos mais relevantes para serem criados e posteriormente divulgados.

Faça isso pensando no interesse deles, mas também realizando pesquisas nas buscas do Google, para saber o que tem mais volume de busca e o que pode ser mais interessante trabalhar.

Feita a pesquisa das melhores palavras-chave para trabalhar, de temas interessantes, organize as pautas e estruture cada uma delas, pensando nos tópicos e densidade do texto.

Uma boa ideia é numerar as pautas e tentar criar uma sequência entre elas, como se estivesse contando uma história ou de modo que uma complemente a outra.

Uma forma de conseguir isso é usando links internos para sua própria página, melhorando a experiência do usuário e o tempo de permanência no seu site.

Use o marketing de conteúdo para ajudar na captação de leads e também para aumentar o valor da sua empresa para seus clientes atuais.

3- Reveja seus produtos ou serviços

Use o SEO para descobrir o que seu público está querendo, procurando e tente fornecer isso a ele. Pesquise o que ele mais busca no Google e torne-se a empresa que vai trazer a solução para ele.

Isso pode ser usado não só para conteúdo, mas para criar uma nova linha de produtos, por exemplo ou um novo serviço.

Fazer essa análise é fundamental para saber se há um nicho de mercado para determinado produto, ou seja, se existe uma demanda para ser atendida ou um espaço a ser preenchido.

Criar um novo produto ou serviço simplesmente porque você quer, não irá gerar retorno financeiro e nem trazer reconhecimento para a sua marca.

Mas lançar um produto que todo mundo procura, quer e espera com certeza vai fazer você se tornar mais conhecido, conquistar novos clientes, melhorar sua reputação e trazer mais lucros.

Entender a importância do cliente para o sucesso de um empreendimento e criar ações baseadas nisso é a chave para você se destacar!

4- Ofereça um ótimo atendimento

Um SEO poderoso também pode melhorar o relacionamento da sua empresa, pois pode facilitar a forma como seus clientes encontram suporte ou serviços adicionais em seu site, resultando em um melhor atendimento ao cliente.

Um dos maiores problemas do sucesso do cliente é educar o cliente sobre o produto e ajudá-lo a resolver seus problemas.

Pensando nisso, se seus clientes tiverem esse problema, é provável que outras pessoas também tenham.

Muito do tráfego para o site vem de páginas de help desk que a equipe de sucesso do cliente desenvolveu.

Termos como “como configurar meu notebook”, não apenas resolve os problemas dos usuários, mas direciona novos visitantes em potencial para o site.

Ter um site intuitivo e responsivo, com um layout agradável, uma página que carrega rapidamente, com todos seus produtos e serviços de forma bem clara e organizada no site, melhora e muito a forma como seu cliente interage com sua empresa.

5- Crie soluções para pessoas

A pegadinha do SEO é que muita empresa fica muito preocupada com os algoritmos que o Google usa para “ler” seu site e posicioná-lo na primeira página que fazem um conteúdo ilegível ou desinteressante para o usuário final.

O desafio é fazer um conteúdo valioso para o cliente (humano), mas também eficiente e otimizado para o Google (robô).

Portanto, não basta fazer um conteúdo super poderoso e relevante se ele não estiver otimizado e nem o contrário.

É essencial unir as duas coisas para não só aparecer na primeira página, como se manter nela e, principalmente, satisfazer seu público.

Toda empresa deve pensar dessa forma para alcançar os resultados desejados.

Como o Google mede o grau de satisfação do usuário?

Um dos principais desafios é entender como uma página é medida como satisfatória para um usuário do Google.

O Google tem vários algoritmos e métricas que fazem essas análises, mas uma das principais formas de medição é verificar a quantidade de tempo que um usuário permaneceu no seu site.

Se ele clicou na sua página e em segundos já saiu, retornou e clicou em outro site, muito provavelmente isso significa que seu conteúdo não era o que ele procurava, não estava interessante, organizado ou seu site era lento para carregar… Com isso, os indicadores da taxa de rejeição do seu site aumentam e isso pode interferir no seu rankeamento.

Se os mecanismos de pesquisa avaliarem a satisfação do usuário e empregarem como um fator de classificação, a meta dos profissionais de marketing de pesquisa devem ser:

  • Criar experiências altamente satisfatórias para que os usuários não retornem aos resultados da pesquisa para clicar em outra URL.
  • Criar sites que atendam à expectativa de alta qualidade do Google
  • Surpreender e encantar os visitantes para que eles retornem mais vezes.

Conclusão

Entendeu o que é sucesso do cliente? Em um mundo de negócios focado em tecnologia, o SEO é muito importante para maximizar a audiência da sua empresa.

Os mecanismos de pesquisa trabalham para ajudar os clientes em potencial a encontrar o que é melhor para eles.

Portanto, ao trabalhar palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou setor, você estará gerando novos negócios.

À medida que você se torna mais popularmente pesquisado, seus clientes colocarão pouco ou nenhum esforço para encontrar seus produtos, serviços ou informações que precisam.

Construir seu SEO pode ajudar seus clientes a resolverem seus próprios problemas, enquanto você aumenta seus ganhos.

Quantas vezes você já ouviu de alguém a frase “ah, procura no Google!” enquanto estava perguntando sobre algum produto ou serviço que precisava?

Com essas informações você começará a mudar a forma como pensa no seu cliente e trazer mais retorno para sua empresa!

Outros artigos que podem te interessar:

O que achou do artigo? Ele te ajudou a entender quais os primeiros passos para alcançar o sucesso do cliente? Deixe um comentário!

Fontes:

Customer Sucess Manager – Resultados Digitais
Improve Satisfaction With Seo – Entry
SEO Ranking Factor #1 is Satisfaction – Moz
How User Satisfaction Affects your Search Rankings – Forbes
SEO and customer sucess are more similar than you think – Customer Think

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *