Blog ou site: qual o melhor para minha empresa?

blog ou site


Blog ou site? Qual a diferença entre eles? Qual será o melhor para atingir os objetivos da sua empresa? Se você está pensando em criar uma página online e ganhar mais visibilidade no universo digital, entender os termos ajudará você a atingir suas metas.

Neste artigo vamos explicar o que é um blog e como ele se diferencia de um site tradicional. Também falaremos sobre seus benefícios. Confira!

O que é um blog?

Um blog é um tipo de site em que o conteúdo é apresentado em ordem cronológica inversa, ou seja, o conteúdo mais recente aparece primeiro. O conteúdo publicado no blog é geralmente referido como post ou artigo.  

Blogs são páginas informativas, que apresentam um conteúdo mais leve, noticioso, geralmente em linguagem mais informal, em tom de conversa. 

Os blogs têm espaço, abaixo dos posts para comentários dos usuários, para que eles possam interagir deixando uma pergunta, elogiando o conteúdo ou contribuindo com suas experiências pessoais. 

Trata-se de um espaço para expor opiniões e aprofundar mais informações sobre conteúdos variados. 

Hoje em dia existem milhões de blogs que discutem temas variados. Certamente qualquer tópico ou tema que você quiser buscar no Google, resultará em uma série de resultados diferentes para você navegar por horas.  

Quando surgiu os blogs?

Os blogs surgiram como diários online em meados dos anos 90. Naquela época, os usuários da Internet já estavam criando páginas pessoais para publicarem histórias sobre suas vidas pessoais, pensamentos e desabafos.

Devido ao crescente número de páginas da web, várias ferramentas começaram a aparecer para facilitar a criação de diários e blogs online. Essas ferramentas ajudaram a popularizar os blogs e tornaram a tecnologia acessível para usuários comuns, que não entendem de programação.

Em 1999, foi lançado o popular site de blogs Blogger.com, que foi posteriormente adquirido pelo Google em fevereiro de 2003.

No mesmo ano, o WordPress lançou sua primeira versão como uma plataforma de blogs em maio de 2003.

Hoje, o WordPress é a plataforma de blogs mais popular do mundo, correspondendo a mais de 30% de todos os sites na internet.

O que é um site?

Um site pode ser qualquer coisa na internet apresentada em formato HTML / CSS ou Java / Javascript / Python / Php, etc. Um website, como vimos, pode ser complementado com um blog.

Sites funcionais e atraentes geralmente têm um alto custo. No entanto, com plataformas e serviços como o Adobe Dreamweaver, você pode criar seu próprio site com mais facilidade.

Um blog pode integrar parte de um site, na forma de uma página separada e vinculada à página inicial. 

Um site pode ter uma única página ou centenas de páginas.

Um site pode ter:

  • Uma página inicial que exibe o conteúdo de várias seções de páginas internas do site.
  • Um blog que faça parte de um site
  • Uma página de perguntas frequentes para os leitores encontrarem mais informações e tirarem dúvidas.
  • Uma página de depoimentos e comentários de clientes.
  • Termos da empresa e páginas de declarações de privacidade.
  • Um formulário de contato que permite que os visitantes entrem em contato.
  • Uma página de serviços e produtos que exibe o que eles têm para oferecer aos visitantes.

Quando surgiu o primeiro site?

O primeiro site da internet foi o The Project, criado em 1991 pelo físico Tim Berners-Lee, físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN). Este é considerado o pai da web. Veja o primeiro site aqui

O World Wide Web tinha como objetivo inicial permitir que os profissionais do CERN trocassem informações científicas em seus próprios computadores.

Dessa maneira, eles poderiam compartilhar informações sobre o andamento de um projeto apenas estando conectado pelo servidor e sem precisar se reunir em um espaço físico. 

Na página, os usuários é possível encontrar informações sobre os códigos para criar um site semelhante, os softwares utilizados,  referências bibliográficas e o contato dos envolvidos no projeto.

Qual é a diferença entre blog ou site?

Blogs são uma espécie de site. A única diferença real entre um blog e outros tipos de site é que os blogs são atualizados regularmente com novos conteúdos.

Já os sites tradicionais apresentam um conteúdo estático, ou seja, um conteúdo organizado que dificilmente é atualizado, a não ser que seja um site de notícias.  

Considerando que um blog é dinâmico e é atualizado com mais frequência, alguns blogueiros podem publicar vários artigos por dia.

Os blogs também podem fazer parte de um site. Muitas vezes as empresas têm uma seção de blog corporativo, onde eles criam regularmente conteúdo para educar seus clientes.

Como o nosso da Accenda, veja:

Ao clicar na aba “Blog”, você será redirecionado a uma página no formato de blog com publicações de matérias informativas sobre diversos assuntos relacionados ao marketing digital. Assim:

Você pode usar o WordPress para criar um blog ou site. Muitos proprietários de empresas pequenas usam o WordPress para criar seus sites e ter um espaço para ficar visível ao público. 

Por exemplo, a Accenda Digital é um blog e um site. No nosso site temos outros conteúdos publicados em um formato que não é de blog, como Home, Serviços e Contato. Veja nossa página de serviços abaixo:

Nesse caso, usamos páginas dentro do site para organizar e apresentar informações sobre a empresa. Muitas empresas podem também adicionar formulário de contato dentro do site para captar leads, mas diferente do blog não há espaço para comentário.

Você também pode organizar os artigos do blog por categorias e tags relacionados ao assunto que você está abordando.

Blog ou site – Qual é o melhor?

Apesar das explicações, você ainda pode estar com muita dúvida sobre se deveria começar um blog ou site. Aresposta a essa pergunta depende realmente de quais são seus objetivos.

Muitas pequenas empresas têm sites tradicionais e nenhum blog. O objetivo delas geralmente é criar uma página virtual que traga informações fixas da sua empresa, que seja uma vitrine dos serviços ou produtos.

Por outro lado, cada vez mais empresas estão percebendo o potencial de um blog em sua estratégia de marketing para aumentar sua visibilidade online e tornando o meio virtual um ambiente de relacionamento com seus clientes.

Muitas empresas envolvidas no marketing digital criam blogs corporativos dentro de seus sites para aumentar tráfego nos mecanismos de pesquisa e atrair potenciais clientes que tenham interesse não só por seus conteúdos, mas por seus produtos e serviços. 

Usando palavras-chave e outras técnicas de SEO, eles conseguem atrair público orgânico e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Mesmo que você seja uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou um profissional que trabalhe sozinho, ter um blog no seu website pode ajudá-lo a atingir suas metas.

Qual é a diferença entre posts e páginas de blog?

O WordPress é a plataforma de blogs mais popular do mundo e conta com um poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo. Por padrão, ele vem com dois tipos de conteúdo: posts e páginas. 

Outra diferença com relação ao blog é o fato de conter a opinião do redator, de forma mais clara e direta. Além disso, o blog, diferentemente do site institucional, precisa ser constantemente alimentado.

Os sites demandam conhecimentos técnicos mais específicos de programação e design. Já o blog é mais intuitivo e qualquer pessoa com conhecimento básico pode facilmente acessar e postar.

O site permite inúmeras possibilidades de customização e funcionalidades, diferente do blog que é um pouco mais limitado. 

Um blog corporativo pode ser um canal indispensável para se conectar com o público, alimentando-os com informações e ajudando a sanar dúvidas que talvez estejam dificultando o fechamento de uma compra. 

Os sites são conteúdos estáticos, que incluem a página Sobre ou Quem Somos, Contato, Produtos ou Serviços, Home e muito mais. Geralmente, as páginas são usadas para criar uma estrutura dentro do website, que facilite a navegação por quem busca informações sobre a empresa. 

Benefícios do blog

Os blogs fornecem um espaço para compartilhar sua criatividade e ideias para um público mais amplo. Veja a lista de benefícios do blog:

  • Ambiente para explanar sobre assuntos variados com mais liberdade
  • Ambiente para se comunicar informalmente e com criatividade
  • Ajuda as pessoas a se tornarem autoridades em sua área de atuação
  • Ajuda a socializar com pessoas que têm os mesmos interesses que você
  • Atrai público que pode se tornar cliente no futuro
  • Uma forma de monetização, no caso dos blogueiros
  • Espaço para conscientizar e influenciar a opinião pública

Benefícios do site

Já o site traz um espelho da sua empresa, com informações primordiais sobre a história, descritivo de serviços e produtos e um canal para contato.  Veja a lista de benefícios:

  • Mais credibilidade da empresa
  • Vitrine de produtos ou serviços
  • Mais exposição e visibilidade online
  • Mais chances de conseguir novos clientes
  • Mensuração de resultados (como dados de tráfego)
  • Conhecimento do seu público (através do Google Analytics)

Qual escolher?

Para decidir entre blog ou site você precisa entender como o público funciona. Ter um site é indispensável para qualquer empresa que queira passar uma imagem profissional e transmitir mais credibilidade para os usuários que buscam a sua empresa.

Pense por um momento, se você estiver procurando por uma empresa e pesquisar o nome dela no Google e não encontrar nenhum site, você muito provavelmente acreditará que a empresa não é confiável. 

Ter um site informativo, com um layout agradável, que atraia  e convença o cliente a comprar na sua empresa, estabelecendo um vínculo de confiança é o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing digital. 

Já o blog é opcional, mas pensando na era em que vivemos, as empresas que não estiverem se comunicando, transmitindo informações e conhecimentos, muito provavelmente não se tornarão referência no mercado. 

As principais marcas e empresas criam blogs para educar seus clientes, compartilhar notícias e alcançar um público mais amplo. 

Blogar é uma parte essencial da estratégia do marketing de busca para muitas empresas e, se você quiser se diferenciar e conquistar seu espaço online você não deve deixar o blog de lado.

Conclusão

Resumindo, a principal diferença entre blog ou site é o formato, como as informações são apresentadas e a linguagem, uma vez que no site o conteúdo costuma ser mais formal e no blog mais descontraído. 

O ideal é investir em ambos para ampliar suas oportunidades, trazer mais visibilidade online e se destacar frente à concorrência. O blog e site não competem entre si, eles se complementam.

Mas, caso você tenha que escolher apenas um pense em qual seu objetivo principal para decidir. 

Se você quiser um canal para fortalecer a comunicação com seu público e trazer mais visitas para o seu site, considere criar um blog.

Agora se você quiser uma página com estrutura mais formal com um descritivo da sua empresa, crie um site. 

Boa sorte!

Outros conteúdos que podem interessar:

Conhece algum amigo que esteja interessado nesse conteúdo? Compartilhe! Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

Fontes: 

[avs_toc]

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    Analista de conteúdo e marketing da Accenda Digital

    16 respostas
    « Older Comments
    « Older Comments

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *