Conteúdo de SEO Corporativo: Oportunidade, Criação Dinâmica & Escala
Conteúdo de SEO: Saiba como dimensionar o SEO da sua empresa com a criação de conteúdo dinâmico. Identifique novas oportunidades e gere receitas incrementais.
A importância do conteúdo de SEO como fator de classificação do Google é indiscutível — o SEO corporativo e o conteúdo são indissociáveis e você não pode classificar uma página sem conteúdo.
Mas já se foi o tempo emque apensas colocar as palavras-chave certas em uma página o fazia ser encontrado no topo das SERPs.
À medida que os clientes se tornaram mais experientes e os mecanismos de busca evoluíram, a concorrência pela visibilidade on-line aqueceu até o ponto de ebulição.
A média não é boa o suficiente. Hoje, ele leva conteúdo de qualidade excepcional intimamente compatível com a intenção de cada pesquisador de permear os altos escalões dos rankings do Google em termos competitivos.
As organizações empresariais enfrentam os desafios adicionais de planejamento de conteúdo e produção de volume, consistência e escala.
O mundo em desenvolvimento continua online e a IDC prevê que 65% do PIB global será digitalizado até 2022. Em seus esforços para reduzir o ruído, as marcas se tornaram editoras – e é um negócio sério.
A concorrência é acirrada. Como sua empresa pode aparecer consistentemente com o conteúdo de SEO corporativo mais eficaz? Essas 4 dicas vão ajudar.
Implantar insights de SEO corporativos na velocidade do Google
Confiar em relatórios mensais de desempenho para informar conteúdo e decisões de SEO simplesmente não funciona mais. Não quando 80% dos clientes agora esperam personalização em tempo real em toda a sua experiência com uma marca.
Quando um pesquisador expressa sua necessidade na caixa de consulta de pesquisa do Google, o mecanismo retorna o que os algoritmos acreditam ser a resposta mais relevante em milissegundos.
Como uma extensão dessa resposta em tempo real, os visitantes do site esperam que a página carregue instantaneamente — o Google informa que, se a carga de página aumentar de 1 para 3 segundos, a taxa de rejeição aumentará em 32%.
A tecnologia de conteúdo de SEO empresarial oferece o próximo passo na resposta rápida às necessidades dos clientes com otimizações em tempo real com base na experiência do cliente naquele momento
Tocar nos insights entregues em dados de pesquisa sob demanda em tempo real informa uma pesquisa mais precisa de palavras-chave e tópicos, uma compreensão das tendências locais e sazonais e oportunidades emergentes, também.
No nível empresarial, tudo isso é facilitado pelo aprendizado de máquina. É preciso apostar em um programa de marketing digital bem-sucedido.
Incorporar dinamicamente o E-E-A-T no conteúdo de SEO
Google E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness), traduzido para o português, “Experiência, Conhecimento, Autoridade e Confiabilidade” são a base da percepção do Google sobre a qualidade do conteúdo. Como você pode demonstrar essas qualidades consistentemente em escala em todo o seu conteúdo de SEO?
Entender a intenção da pesquisa impulsiona sua capacidade de criar conteúdo relevante, orientando o tipo de E-A-T que o leitor procura. Os insights do SEO informam o uso mais preciso da linguagem em todos os canais, desde seu blog e site até e-mail, social, anúncios e muito mais.
Fazer sentido e ativar esses insights simplesmente não é possível em escala sem a automação inteligente que a inteligência artificial permite.
Quando seu espaço envolve milhões de páginas com concorrentes experientes fazendo milhares de suas próprias otimizações a cada semana, ter a tecnologia para fazer o levantamento pesado da análise e recomendações priorizadas em escala é essencial.
Uma vez que você entenda exatamente o que os pesquisadores precisam cumprir, você pode se concentrar em incorporar os elementos que fazem conteúdo digno de E-A-T.
E embora as Diretrizes do Avaliador de Qualidade do Google não tenham impacto direto na classificação, elas nos dão uma visão do que o Google está analisando no que diz respeito ao E-A-T:
- A expertise do criador de conteúdo.
- A autoridade do conteúdo e do domínio como um todo determinado por links, citações, menções de marca e outros sinais externos.
- A confiabilidade do conteúdo e da marca conforme determinado por fontes específicas como o BBB.
Agora, não adianta tentar colocar todas as credenciais, prêmios e depoimentos em um único conteúdo.
É aqui que a análise do espaço como um todo e da intenção do seu pesquisador ajuda a informar exatamente quais estatísticas, validação externa, dados, endossos e outras informações impulsionarão seu conteúdo da média para obter a melhor resposta possível.
Abrace a Automação Inteligente
Abordamos brevemente a necessidade de automatizar otimizações de conteúdo, tanto pela velocidade quanto pela integralidade que a tecnologia proporciona.
Mas, indo mais fundo, existem várias outras maneiras pelas quais a automação inteligente com IA incorporada facilita o SEO em escala, incluindo:
- Priorizar as otimizações manuais para que sua equipe possa se concentrar nas coisas que irão gerar o maior impacto em termos de experiência e receita do cliente.
- Reduzir o tempo necessário para extração, manipulação e análise de dados, mesmo aumentando drasticamente a capacidade.
- Executar testes mais eficazes com mais frequência, removendo a adivinhação da sua lista de tarefas de fazer SEO.
- Analisar os potenciais impactos das forças externas e tendências do setor para manter sua estratégia de SEO um passo à frente da concorrência.
- Integrar com PPC para garantir cobertura paga onde os SERPs não estão entregando um resultado orgânico acima da dobra.
- Fazer a curadoria de KPIs de conteúdo de várias fontes dentro de um painel para fácil acesso a métricas de desempenho de conteúdo em tempo real e históricos.
Utilize uma abordagem multicanal para a sua empresa
Muitas vezes, os canais de marketing são isolados. Mas, hoje, ter uma visão holística de como o conteúdo é entregue e em que ponto da jornada do cliente isso acontece é fundamental.
A pesquisa é um canal ao qual os clientes retornarão repetidamente ao longo de sua jornada, desde a descoberta inicial até o aprendizado sobre a marca e suas ofertas, comparando suas opções, a fidelidade e deixando comentários.
Por isso, é essencial que cada conteúdo atenda a uma necessidade específica do cliente e seja otimizado para que o objetivo fique claro para os mecanismos de busca.
Em seguida, considere os canais que seus clientes usarão para cada nova necessidade. As mídias sociais podem fazer parte de sua jornada promocional. Mas você pode ter clientes que retornem lá à procura de novos lançamentos de recursos, atualizações de produtos, suporte ao cliente e uma comunidade de outros usuários para interagir, também.
O e-mail pode ser usado para suporte pós-compra e promoções explosivas, além de ser uma boa escolha para compartilhar conteúdos mais aprofundados.
O que mais importa é que em cada canal, a cada nova comunicação, você entenda:
- Exatamente quem você está tentando alcançar.
- Que necessidade imediata você está resolvendo para eles.
- Como o seu conteúdo fornece a melhor resposta.
- O que eles podem fazer a seguir, seja nesse canal ou em outro.
Reavaliar e fazer melhorias consistentes em escala
Mais uma vez, a empresa enfrenta desafios únicos aqui. Você pode estar lidando com uma rede considerável de sites que atendem clientes em diferentes locais, um site de comércio eletrônico com milhões de produtos ou uma grande entidade com dezenas ou centenas de divisões em todo o mundo.
Sites corporativos podem vir com questões técnicas complexas, necessidades de idiomas e localização e muito mais.
E quando qualquer mudança, interna ou externa, no espaço em constante evolução que é o seu site e seu lugar na web, tem o potencial de impactar a receita, ela precisa ser resolvida — rapidamente.
A auditoria automatizada de SEO é essencial no nível corporativo.
Enquanto você e sua equipe estão focados na estratégia e no planejamento de campanhas inovadoras, a tecnologia deve fazer o trabalho de verificar:
- Erros no site que podem dificultar o desempenho da pesquisa.
- Questões técnicas que podem evitar o rastreamento e a indexação por completo.
- Oportunidades para melhorar a experiência do SEO e do usuário com atualizações para a hierarquia do site, organização de informações, elementos de SEO na página e muito mais.
- Possíveis barreiras para acessar uma página ou concluir uma ação.
É importante que sua solução de auditoria do site possa acessar e analisar todos os tipos relevantes de conteúdo do site, sejam páginas HTML, aplicativos web progressivos, frameworks JavaScript, etc.
Outro elemento a ser buscado são as recomendações inteligentes. Quem precisa de outra lista de erros técnicos? Idealmente, você receberá não apenas a saída de análise habilitada para IA, mas também recomendações sobre o que fazer com ela.
Profissionais de conteúdo de SEO corporativos exigem artes e tecnologia em partes iguais
A escala e o escopo do SEO corporativo exigem profissionais de marketing com criatividade para dominar os espaços mais competitivos.
Mas, juntamente com a arte do marketing criativo, vem um conhecimento tecnológico que permite que os principais profissionais de marketing corporativo complementem seus esforços com IA, aprendizado de máquina e automação.
Isso é o que é preciso para entregar em escala os tipos de conteúdo abrangente, envolvente e de alta qualidade que o Google e seus usuários desejam.
Fonte: Traduzido de “Enterprise SEO Content: Opportunity, DynamicCreation&Scale”, com autoria de LemuelPark, publicado em 29 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.searchenginejournal.com/enterprise-seo-content/420670/
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