A internet e as ferramentas digitais passaram por diversas transformações ao longo dos  anos. A princípio, para trabalhar com design gráfico por exemplo, precisávamos de equipamentos caríssimos, programas pesados, e um treinamento extensivo até mesmo para as tarefas mais básicas. Hoje, aplicativos permitem recursos inimagináveis há algumas décadas com alguns poucos toques na tela.

            Uma das transformações que estão deixando o universo do marketing digital cada vez mais prático e acessível é o aumento dos recursos e possibilidades que dependem apenas do navegador de internet. Extensões para o Google Chrome, por exemplo, já são capazes de substituir o pacote Office, fornecer recursos avançados de manipulação de mídia, facilitar a coleta de dados e pesquisa para otimizar sites, entre outros.

            Por isso, nesse artigo você aprenderá que não precisa de programas pesados e complexos para começar 2021 com uma estratégia renovada de marketing digital, usando apenas algumas extensões para o Chrome. Vamos lá?

            Um último detalhe importante é que, embora existam dentro do ambiente do navegador, as informações de sua empresa, site ou serviço podem estar vulneráveis a ataques de interceptação, redirecionamento, cookies e fingerprinting. Por isso, antes das extensões de marketing, vale a pena instalar uma VPN para Chrome que irá proteger a conexão e a privacidade dos dados.

1.  Extensões de SEO

SEO, sigla em inglês para “otimização para buscadores” é o conjunto de técnicas para potencializar e favorecer seu conteúdo em buscas de sites como o Google. É importante estar atento às boas práticas de SEO para que seu site não seja perdido no oceano de outros websites na internet. Algumas extensões podem te ajudar a medir métricas de SEO, avaliar o sucesso de estratégias de marketing, e notar padrões em seus sites ou concorrentes:

MozBar

A MozBar é uma extensão para Chrome completa e extremamente útil para o marketing digital. Com ela, é possível ver diretamente nos resultados da busca as métricas de todos os sites, como o Domain Authority e ranking, e ao acessar cada página, é possível checar em tempo real uma avaliação do valor dos acessos, otimização das palavras-chave, comparação com concorrentes, entre outros recursos cruciais para o marketing online.

NoteAnywhere

Encontrou uma página importante, teve uma ideia mirabolante, ou precisa lembrar um dado sobre um site concorrente? A NoteAnywhere permite que você crie “post-its virtuais” que ficam presos em qualquer site. Ao acessar a página novamente, é possível ler as anotações deixadas previamente.

Keyword Surfer

Essa extensão é muito importante para elaboração de blogs e artigos, além de otimizar as palavras-chaves para empresas e prestadores de serviço: com a Keyword Surfer instalada no Chrome, sempre que fizer uma busca no Google a força da palavra-chave aparecerá automaticamente, mostrando resultados globais, locais, palavras-chave semelhantes, engajamento e backlinks.

2.  Extensões para redes sociais

            As mídias sociais se tornaram as verdadeiras substitutas do “boca a boca”, e atualmente não existe estratégia de marketing digital que não envolva uma presença inteligente e oportuna nas redes sociais. Algumas extensões para o navegador podem te ajudar a otimizar essa experiência:

URL Shortener

Precisa divulgar um link? Publicações com links grandes são visualmente desagradáveis, difíceis de memorizar, e às vezes podem consumir o limite de caracteres de algumas publicações. A solução? Encurte seus links, criando URLs que redirecionam para a página inicial. A extensão URL Shortener faz isso de forma rápida e segura.

Drag

A caixa de entrada de emails de um especialista em marketing de redes sociais pode ser um caos: notificações de login, respostas de parceiros e blogs, atualizações de feeds, eventos importantes. O Drag permite que você arraste emails do Gmail em uma interface organizada, criando separadores, categorias, planners e lembretes que transformam completamente sua experiência de leitura de emails, sem confusão e sem esquecimento.

RiteTag

As hashtags são cruciais para criar impressões nos leitores, aumentar a descoberta de seu conteúdo em redes sociais, e aumentar o engajamento com suas publicações. A RiteTag é uma extensão que recomenda automaticamente as melhores hashtags para sua postagem, evitando tags aleatórias, fracas, ou abandonadas pelos usuários.

3.  Extensões de design e segurança

Por fim, já é sabido que publicações com imagens, elementos de design gráfico e multimídia geram resultados muito melhores com o público, por isso, nossas últimas extensões irão te ajudar a ilustrar suas ideias:

Piktab e Pablo

A Piktab é uma extensão perfeita para extrair inspiração: sempre que abrir uma nova aba no Chrome, ao invés de uma página em branco você encontrará uma galeria de ideias de design e posts para as redes sociais, feitos com muita qualidade e com ótimas dicas para implementar em suas publicações.

Já a Pablo é uma extensão perfeita para diagramação, oferecendo milhares de imagens, planos de fundo, dicas e elementos para criar publicações e dispor visualmente os elementos de seus posts.

LastPass

Twitter, Facebook, Instagram, TikTok… O número de logins e senhas que precisamos memorizar cresce diariamente. E o pior: se repetirmos alguma senha, há o risco de um vazamento de dados comprometer a segurança de todas as nossas redes. A LastPass soluciona o problema, pois gera senhas únicas e seguras para cada login e depois preenche automaticamente em qualquer dispositivo. Assim, você não precisa memorizar o login de cada rede social.

            Agora, você já aprendeu como turbinar seu Google Chrome com extensões que fazem a diferença em sua estratégia de marketing digital. Confira agora como estruturar sua estratégia de SEO no blog.

5/5 (1 Review)
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *