Os 10 Fatores de Posicionamento no Google que você precisa saber para atingir o 1º lugar em 2019
Os fatores de posicionamento no Google (SEO) continuam mudando e pode ser difícil acompanhar as evoluções mais recentes. Mas, se você quiser que seu site receba tráfego, precisa saber.
Sites bem otimizados obtêm mais e mais tráfego ao longo do tempo e isso significa mais leads e vendas. Sem SEO, os usuários não vão encontrar o seu site e todo o seu trabalho será em vão. 😭
Neste guia, compartilharemos os fatores essenciais do ranking de SEO que você precisa saber para dominar o marketing de busca. No final desta postagem, você terá um site bem otimizado que gerará mais negócios.
Criamos este índice caso você queira pular para os fatores de classificação de SEO mais interessantes para você:
Quais são os fatores de posicionamento no Google mais importantes?
- Um site seguro e acessível
- Velocidade de Página (Incluindo Velocidade de Página Móvel)
- Compatibilidade com dispositivos móveis
- Idade do Domínio, URL e Autoridade
- Conteúdo otimizado
- SEO técnico
- Experiência do usuário (RankBrain)
- Links
- Sinais Sociais
- Informação Empresarial Real
Antes de entrarmos nos detalhes de cada fator de rankeamento, vamos dar uma rápida olhada nos princípios básicos de como os mecanismos de pesquisa funcionam.
Noções básicas sobre SEO ou “Como faço para classificar melhor no Google?”
Muitas pessoas se perguntam como funcionam as classificações e quais os fatores de posicionamento no Google. Por isso, antes de entrarmos nos fatores reais de classificação do mecanismo de pesquisa, vamos começar respondendo algumas das perguntas básicas que a maioria das pessoas tem sobre SEO.
O que é “Ranking” em SEO?
Como você deve saber, SEO significa Search Engine Optimization, que simplesmente significa tornar as páginas da web melhores para o ranking dos mecanismos de busca, mas como exatamente isso funciona?
Vamos dividi-lo.
Em SEO, a classificação se refere à posição do seu conteúdo nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Um ranking número 1 significa que, quando as pessoas pesquisam um termo específico, sua página da web é o primeiro resultado (além dos resultados promovidos, snippets em destaque e caixas de respostas, sobre os quais falaremos mais adiante neste guia).
A exibição nos três primeiros resultados é excelente porque quase metade dos cliques em qualquer página de resultados de pesquisa vai para essas posições.
Aparecer na primeira página, entre os 10 melhores resultados, também é útil. Isso porque 95% das pessoas nunca passam da primeira página.
O que o Google procura em SEO?
O objetivo declarado do Google é “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”. A entrega de resultados de pesquisa relevantes é uma grande parte disso. Veja como eles funcionam:
Primeiro, os bots de busca do Google (partes de softwares automatizados chamados “spiders”) rastreiam a web … Tudo o que isso realmente significa é que eles visitam páginas da web.
Em segundo lugar, eles adicionam páginas otimizadas e rastreáveis corretamente ao índice do Google e as catalogam.
Em terceiro lugar, quando as pessoas pesquisam no Google, ele mostra quais são os resultados mais adequados com base nos termos de pesquisa.
Nesse ponto, você precisa confiar nos títulos e nas meta-descrições da página para fazer com que os usuários cliquem em seu link e visitem seu site.
Como funcionam os rankings da pesquisa do Google?
Quando as pessoas querem encontrar informações, elas digitam ou dizem palavras relacionadas ao que estão procurando. Essas são chamadas de palavras-chave e veremos as que estão na seção de otimização de conteúdo deste guia.
Mas os rankings nos mecanismos de busca não são apenas palavras-chave; eles também são sobre a qualidade da informação.
De acordo com as classificações de qualidade de pesquisa do Google, quando indexa o conteúdo principal de cada página, ele verifica fatores como:
O objetivo da página
Expertise, autoridade e confiabilidade – não apenas do site e do conteúdo da página, mas também da experiência do criador individual do conteúdo. Esse é um dos fatores de posicionamento no Google mais importantes.
Qualidade e quantidade de conteúdo (marketing de conteúdo)
Informações do site e informações sobre o criador do conteúdo
Reputação do site e reputação do criador de conteúdo
Estes vão para o seu algoritmo de classificação e ajudam a determinar o ranking de SEO.
Com base nas diretrizes de classificação acima, o Google mostra aos usuários os resultados mais relevantes e de alta qualidade relacionadas ao que eles procuram. Os mais relevantes são mostrados primeiro, com o restante sendo mostrado em páginas sucessivas.
Um dos objetivos de abordar os fatores de classificação de SEO é informar ao Google quando as páginas do seu site são relevantes para determinadas consultas de pesquisa, para que as pessoas cliquem nos links e acessem seu site.
Mas que fique claro: nunca há uma garantia de classificação de uma ou de primeira página, e com as diretrizes de SEO mudando o tempo todo, as classificações dos mecanismos de pesquisa mudam com elas.
Como monitorar rankings do Search Engine
Antes de melhorar sua classificação de SEO, você precisa saber seu ponto de partida.
Existem algumas maneiras de saber isso. Primeiro, você pode pesquisar no Google usando os termos que acha que seus clientes usarão. Use uma janela privada ou anônima no seu navegador para que os resultados não sejam distorcidos pela personalização do Google. Veja onde seu conteúdo aparece.
No entanto, isso é totalmente impraticável para sites que possuem centenas de páginas. Por isso, você precisará de uma ferramenta para fazer isso por você. Por exemplo, com o SEMRush, você pode digitar seu domínio na caixa de pesquisa, aguardar a execução do relatório e ver as principais palavras-chave orgânicas nas quais está classificando. Ou use a ferramenta de acompanhamento da posição da palavra-chave para acompanhar as palavras-chave exatas nas quais você está tentando classificar.
1. Um site seguro e acessível
Sem surpresa, o primeiro dos nossos fatores de ranking de SEO tem a ver com ter o tipo certo de URL. Especificamente, esse é um URL que os bots do Google podem acessar e rastrear com facilidade.
Em outras palavras, o Google precisa poder visitar o URL e ver o conteúdo da página para entender o que é essa página. Para ajudar os bots, você precisará de:
Um arquivo robots.txt que informa ao Google onde ele pode e não pode procurar as informações do seu site.
Um sitemap, que lista todas as suas páginas. Se você estiver executando um site do WordPress, poderá configurar um sitemap por meio do Yoast SEO. Se não, então você pode usar um gerador de sitemap online.
2. Velocidade de Página (Incluindo Velocidade de Página Móvel)
Velocidade de página tem sido citada como um dos principais fatores de ranking de SEO por anos. O Google quer melhorar a experiência dos usuários na Web e as páginas de carregamento rápido definitivamente o farão.
O Google realizou uma atualização do algoritmo do mecanismo de pesquisa com foco na velocidade da página para dispositivos móveis que começou a afetar sites a partir de julho de 2018. Se o site não for carregado rapidamente em dispositivos móveis, poderá ser penalizado.
Use a ferramenta de testes para dispositivos móveis do Google para ver como seu site se destaca.
3. Mobile Friendliness
Embora estejamos no assunto de dispositivos móveis, a compatibilidade com dispositivos móveis é outro grande fator de classificação de SEO. Mais pessoas usam dispositivos móveis do que desktops para acessar a Web, e essa é uma das razões pelas quais houve mudanças na forma como o Google classifica os resultados da pesquisa.
O mobile-first agora é uma realidade, o que significa que ele está atraindo os resultados de sites otimizados para dispositivos móveis em primeiro lugar, ao invés de sites voltados para desktop.
Se seu site não for otimizado para dispositivos móveis, você corre o risco de cair nos rankings do Google.
Muitos dos fatores de classificação de SEO que veremos neste artigo ajudará você a criar as bases para uma boa classificação no mecanismo de pesquisa, mas também é necessário cuidar da experiência do usuário quando as pessoas acessam seu site.
Observe se:
Se você tem um site responsivo que redimensiona automaticamente para caber no dispositivo
Se você está usando fontes grandes para facilitar a leitura em uma tela pequena
Acessibilidade e navegabilidade, inclusive facilitando o toque nos menus
Garantir que o conteúdo essencial não esteja oculto pelos anúncios
4. Idade do Domínio, URL e Autoridade
Você sabia que quase 60% dos sites que possuem um ranking de dez pesquisas no Google têm três anos ou mais? Dados de um estudo da Ahrefs de dois milhões de páginas sugerem que poucos sites com menos de um ano atingem essa classificação. Portanto, se você já tem seu site há algum tempo e o otimizou usando as dicas deste artigo, isso já é uma vantagem.
Em alguns casos, o nome de domínio é importante e tido como um dos fatores de posicionamento no Google. Embora o Google tenha penalizado os domínios de correspondência exata (aqueles em que a palavra-chave de destino está no URL), essa penalidade geralmente é para sites com conteúdo reduzido.
Outra pesquisa mostra que os domínios de correspondência exata que são considerados relevantes, valiosos e de alta qualidade podem ver um aumento na classificação por causa disso. No entanto, se você já tiver um website estabelecido, não precisará procurar um domínio de correspondência exata para sua empresa. Concentre-se em um URL que reflita o seu negócio e otimize-o em vez disso!
Quando se trata de fatores de classificação do mecanismo de pesquisa, a autoridade é importante. Como você verá, isso geralmente é uma combinação de ótimo conteúdo (consulte a próxima dica) e sinais de SEO fora da página, como links de entrada e compartilhamentos sociais.
O Moz codificou isso em autoridade de página e escores de autoridade de domínio, ambos classificados de 0 a 100, que informam a probabilidade de uma determinada página ou domínio classificar nos resultados da pesquisa.
Você pode verificar autoridade de domínio ou autoridade de página com o Open Site Explorer. Basta inserir seu URL na caixa de pesquisa no site e você receberá um relatório mostrando autoridade de domínio, autoridade de página, links estabelecidos e novos links.
5. Conteúdo Otimizado
Conversamos muito sobre o conteúdo deste guia para os fatores de classificação do Google SEO. Isso é porque esse é um dos fatores mais importantes de classificação de pesquisa (com experiência do usuário, links e RankBrain, com os quais chegaremos em breve). Agora vamos ver o que realmente significa otimizar o conteúdo para SEO.
Se engana quem acredita que um bom conteúdo não é um dos fatores de posicionamento no Google que mais pesa no SEO.
Como dissemos no nosso guia de pesquisa de palavras-chave, o algoritmo de pesquisa do Google se baseia em palavras-chave. Estas são as palavras e frases que os pesquisadores usam quando procuram informações. São também as palavras e frases que descrevem os tópicos do seu site. Idealmente, aqueles vão corresponder.
É por isso que é tão importante usar palavras-chave no seu conteúdo.
Um fator de classificação de SEO negativo para estar ciente de conteúdo duplicado. Para SEO, conteúdo novo e original é sempre melhor. E se você tiver conteúdo semelhante, informe ao Google qual deve ser classificado como o mais autoritário usando URLs canônicos.
Noções básicas sobre palavras-chave LSI e Ranking SEO
Não é apenas sobre as principais palavras-chave; também é importante incluir termos relacionados aos termos principais que as pessoas pesquisam. Estas são chamadas de palavras-chave LSI (indexação semântica latente). Eles fornecem uma espécie de associação de palavras on-line para ajudar o Google a saber quais resultados exibir.
Por exemplo, usar as palavras-chave certas do LSI dirá ao Google que, quando os pesquisadores digitarem “mini”, sua página será relevante para o carro, e não para a saia, e vice-versa.
Este é um ponto importante: o uso excessivo de palavras-chave (keyword Stuffing) é totalmente proibido porque resultará em páginas da Web de baixa qualidade e prejudicará sua classificação de SEO.
Entendendo a intenção de busca para otimização de conteúdo
A intenção de busca também é importante ao otimizar o conteúdo. Isso significa entender o que as pessoas realmente estão procurando quando digitam palavras-chave de pesquisa.
Por exemplo, digamos que você tenha identificado “imóveis em Campinas” como uma palavra-chave para a qual você deseja classificar. Você pode pensar que escrever conteúdo para pessoas que procuram imóveis em Campinas é uma boa ideia. Mas, se as pessoas que pesquisam esse termo forem corretores de imóveis que querem vender também, seu conteúdo não atenderá às necessidades dele e sua página não será classificada.
Às vezes, fica claro o que as pessoas estão procurando. Por exemplo, se eles usarem a palavra “comparar”, provavelmente tentarão tomar uma decisão sobre a compra de um produto. E se eles usam a palavra “comprar”, eles querem fazer uma compra.
As palavras-chave que eles usam mudarão dependendo se eles quiserem:
encontrar um site específico (navegação)
obter a resposta a uma pergunta (informativa)
obter informações antes de fazer uma compra (investigacional)
fazer uma compra (transacional)
Sites de negócios bem otimizados incluirão conteúdo para cada um desses tipos de pesquisa. Saiba mais sobre a intenção de palavra-chave aqui.
O conteúdo é um fator de classificação SEO?
Em uma palavra, sim. O Google quer que o conteúdo seja de qualidade e tenha alguma duração. Enquanto escrever mais apenas para esticar o comprimento nunca é aconselhável, se um assunto exige profundidade, dê-lhe profundidade.
Pesquisas sugerem que o conteúdo de mais de 2000 palavras obtém dez posições a mais no ranking do Google.
O conteúdo mais longo atrai mais links e compartilhamentos, que são outros dois fatores de posicionamento no Google.
Uma agência de marketing digital Campinas especializada em SEO pode te ajudar a colocar em prática todos esses recursos e fazer essa análise para você.
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