Como humanizar o RH e oferecer mais equilíbrio emocional ao time? 3 dicas
Agora mais do que nunca a sua empresa precisa buscar formas como humanizar o RH. São em momentos complicados, de crise, que precisamos tornar o espaço de trabalho mais empático, mais acolhedor, confortável e comunicativo, pois tudo que já enfrentamos fora dele já é difícil. Já estamos tendo que lidar com uma pandemia global, então que tal deixar o trabalho mais leve e motivado?
Falando historicamente, as estratégias de negócios sempre giraram em torno da produção e dos resultados. E por muito tempo, o capital humano foi considerado um mero instrumento para atingir esses objetivos.
Embora algumas empresas possam ter conseguido se manter ativa seguindo esses princípios, as que realmente se destacaram são as organizações que ofereceram as melhores condições para os funcionários prosperarem e inovarem.
Hoje, a força de trabalho tem autonomia para definir seus próprios termos. A compensação financeira por si só não é suficiente para valorizar funcionários, pois os profissionais buscam ambientes de trabalho humanizados – onde suas vozes possam ser ouvidas e onde o ambiente colaborativo, a inclusão e a transparência sejam preservadas.
As estratégias de comunicação variam de acordo com mercados, setores, divisões e equipes. Mas, dadas as prioridades de negócios em evolução, humanizar o RH durante tempos difíceis é de extrema importância para apoiar e reter seu talento. Confira!
1) O feedback é seu amigo
A comunicação com os funcionários sempre foi desafiadora, mesmo antes do COVID. No “novo normal”, ele tem o potencial de ser ainda mais difícil. Os empregadores precisam encontrar novas maneiras de neutralizar a ausência de interações presenciais, já que agora é comum ter sua equipe remota.
Os funcionários devem se sentir vistos e ouvidos para se manterem produtivos; portanto, é vital que eles saibam que seus líderes estão prestando atenção. As equipes de RH precisam perguntar aos funcionários o que eles precisam para se manterem conectados e, a partir daí, avaliar a eficácia e o impacto das alterações feitas.
A melhor maneira de projetar e entregar essas mudanças é por meio de uma abordagem multicanal. É especialmente importante que as equipes criem diretrizes que conectem todos e incluam diversas vozes e experiências em toda a empresa, desde equipes de linha de frente até associados e gerentes de nível médio.
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2) Como humanizar o RH usando a comunicação
A comunicação impactante no local de trabalho começa com o reconhecimento de que seu time é seu ativo organizacional mais valioso. Para humanizar o RH, basta estabelecer uma comunicação mais próxima. Quando se trata de uma conexão eficaz, voz e tom são importantes, então seja o mais humano possível.
As equipes de RH devem medir, medir e medir novamente para avaliar o impacto de suas mensagens. Essa avaliação pode ser feita por meio de métricas de e-mail, visualizações de vídeo e pesquisas de engajamento para avaliar o sentimento e garantir que os canais de comunicação cumpram seu potencial.
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3) Mensagens concisas e claras são essenciais
A combinação de colaboradores internos e remotos trabalhando juntos apresenta uma necessidade mais forte de se comunicar de maneira diferente.
Para as equipes de RH, a construção de estratégias de comunicação práticas começa com uma voz unificada. A simplicidade é o outro lado da moeda. É importante ter mensagens claras e concisas que forneçam aos funcionários as informações que precisam para se sentirem confiantes nas condições de trabalho atuais e se prepararem para o futuro.
Vale a pena pensar também que talvez esse não seja o momento de pressionar ou fazer exigências e cobranças enormes, além de demandar atividades extremamente complexas. Repense como sua organização pode crescer contribuindo para o equilíbrio emocional do seu time!
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