Se você planeja uma estratégia de SEO forte para melhorar a performance do seu conteúdo, você precisa fazer um excelente planejamento e escolha das melhores palavras-chave para o seu negócio. 

Nesse artigo vamos te ensinar fazer isso para garantir que seu conteúdo produzido seja realmente relevante para o seu público e tenha pesquisas no Google. 

A pesquisa de palavras-chave geralmente é uma tarefa muito demorada e envolve muito esforço. É necessário analisar dados, números e comparar longas listas de palavras-chave. 

Mas, é extremamente importante fazer isso da forma correta. Uma pesquisa completa de palavras-chave será a base de sua estratégia de SEO e desenvolvimento do conteúdo.

O que é a pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa de palavras-chave é definida como a atividade de analisar e encontrar uma lista de palavras-chave valiosas para criar conteúdos otimizados para SEO. As palavras-chave, ou termos de pesquisa, geralmente dão um norte para produzir seu conteúdo e estratégia de marketing.

Uma palavra-chave pode consistir em uma única palavra, mas na maioria das vezes é composta por várias palavras, como uma frase. Por exemplo, “termos de pesquisa” é uma palavra-chave, assim como “melhor ferramenta de pesquisa de palavra-chave“.

Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?

Encontrar termos de pesquisa de alto volume por si só não é suficiente. Você precisa garantir que as palavras-chave de SEO usadas em seu conteúdo correspondam à sua marca, produto ou serviço com as palavras-chave que seu cliente usa. E é aqui que acontece a pesquisa de palavras-chave.

Depois de realizar uma pesquisa adequada e completa, só então você será capaz de criar uma estratégia de SEO viável. Com uma boa estratégia, você pode criar um plano de ação detalhado para atingir seus objetivos.

Por exemplo, se você atua no ramo de contabilidade e trabalha com “valuation” ou “avaliação de empresas” você pode encontrar a palavra-chave sendo usado em um outro contexto. Quando você joga esse termo nas pesquisas, ela pode levar para avaliação de empresas no Google Meu Negócio, o que foge totalmente da sua intenção e público. 

Embora ainda seja um termo tecnicamente correto, pode haver uma incompatibilidade com o que seus clientes em potencial estão pesquisando no Google.

As palavras-chave que você escolher para usar devem ser aquelas que seu público-alvo está pesquisando. Só então o esforço de otimizar sua página valerá a pena.

Mas, o mais importante, duas palavras-chave semelhantes costumam ter diferentes volumes de pesquisa, tendências e níveis de concorrência. A escolha de uma palavra-chave mais relevante e de maior volume pode fornecer melhores resultados em comparação com outras palavras-chave relacionadas.

Como fazer pesquisa de palavras-chave?

Há muitas maneiras de fazer isso, manualmente ou usando uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o Keyword Planner. Mas, seja qual for a forma que você escolher, há uma série de etapas importantes que você precisa seguir para ver resultados tangíveis.

Desde a definição de seus objetivos até a execução de seu plano de palavras-chave, siga este guia passo a passo detalhado para realizar uma pesquisa de palavras-chave adequada e completa:

Etapa 1: Estude o seu nicho

Antes de descobrir quais são as melhores palavras-chave para otimizar sua página, é melhor começar estudando mais a fundo o seu segmento. Essa prévia por si só pode te dar insights e novos ângulos que talvez você não tenha pensado antes. 

Aqui estão algumas ideias sobre como estudar o seu nicho:

  • Converse com seus clientes existentes. Descubra os termos que eles usam para descrever sua marca, empresa, produto ou serviço.
  • Tente pensar pela perspectiva de seus clientes potenciais. Se você fosse compartilhar com um amigo, como falaria sobre isso?
  • Envolva-se em suas comunidades online, como fóruns e redes sociais. Leia as discussões e descubra quais as principais perguntas que eles estão fazendo e pense como você poderia respondê-las. 

Etapa 2: Defina seus objetivos

Um plano precisa sempre começar definindo a meta final. Mas antes disso, você deve fazer perguntas importantes como:

  • Quem é você?
  • Qual é a sua marca?
  • Qual seu diferencial? 
  • Como é o seu site?
  • Que promessas você faz no seu site?

Depois de responder com eficácia a essas perguntas, você precisa especificar qual o objetivo da sua marca. Você quer aumentar o número de assinantes? Ou você tem uma meta de vendas específica em determinado prazo? 

É importante definir sua meta porque ela fornecerá uma direção para sua estratégia de SEO. Os termos de pesquisa que você eventualmente usará devem estar alinhados aos seus objetivos, idealmente segmentados em diferentes funis de marketing de conteúdo. Seus objetivos também informarão o propósito de seu conteúdo e redação de SEO.

Defina seus objetivos, desenhe gráficos, documente tudo. Eles fornecerão a estrutura e a direção necessárias para criar um conteúdo de alto nível. 

Etapa 3: Faça uma lista de tópicos relevantes

Com base na categoria principal de sua marca e nas metas que você pretende alcançar, divida-a em grupos de tópicos menores. Faça uma lista de todos os tópicos relacionados à sua marca que você deseja classificar no Google.

Por exemplo, se você é uma marca especializada em produtos de higiene pessoal masculinos, alguns tópicos relacionados à sua marca podem ser:

  • limpeza facial masculina
  • desodorante antitranspirante
  • calvície masculina

Eles precisam ser tópicos importantes para o seu negócio e relacionados às suas personas. Pense em que tipo de tópicos seu público-alvo pesquisará no Google. Esses grupos de tópicos podem ser posteriormente divididos em palavras-chave relacionadas a esses tópicos.

Etapa 4: Crie uma lista de palavras-chave

Agora que você dividiu sua categoria principal em diferentes grupos de subtópicos, pode começar a criar uma lista de palavras-chave iniciais. Essas palavras-chave precisam estar relacionadas aos seus vários tópicos que falamos acima e, mais importante, são termos que seu público-alvo pesquisa no Google.

Palavras-chave foco, são importantes porque se tornarão a base de sua pesquisa de palavras-chave. Elas definem seu nicho e identificam seus concorrentes.

Se você está se perguntando como encontrar as palavras-chave de foco de sua marca ou produto, na verdade é muito mais fácil do que você pensa. Tudo que você precisa fazer é descrever sua oferta da forma mais simples possível e pensar em como outras pessoas podem pesquisá-la no Google.

Etapa 5: Use boas ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Você pode pensar: “a pesquisa de palavras-chave não deveria começar com o uso de uma ferramenta de palavras-chave?” 

Não há resposta certa ou errada e isso pode variar de acordo com cada profissional. Não existe uma regra única. Existem pessoas que preferem procurar em ferramentas pagas, outras nas ferramentas do Google, ou quem sabe uma mistura de todas elas. 

Porém, pense comigo, ir direto pesquisar nas ferramentas pode abrir um leque muito grande de possibilidades e fazer com que você se perca ainda mais, por isso é importante que você delimite um pouco e especifique suas buscas, para facilitar e encontrar as melhores oportunidades.

Depois de identificar seus objetivos, tópicos e uma lista de palavras-chave iniciais, é hora de usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para refinar ainda mais seus termos de pesquisa.

O Google Keyword Planner é uma boa opção, a ferramenta oferece os volumes, termos e sugestões de palavras relacionadas. 

Tudo que você precisa fazer é digitar o tópico (ou palavra-chave original) na caixa de pesquisa e ela lhe dará uma lista de palavras-chave alternativas, incluindo aquelas que contêm preposições e perguntas.

Etapa 6: estude a intenção de pesquisa

Conectar palavras-chave de alto volume para aumentar as classificações de uma página costumava funcionar bastante anteriormente para criar uma estratégia de SEO. Mas, não é mais tão simples hoje em dia. Hoje, os algoritmos de pesquisa do Google comparam termos de pesquisa com as consultas do usuário para aprender sobre a intenção de pesquisa.

A intenção de pesquisa é definida como a intenção ou o motivo por que as pessoas pesquisam um termo específico. Existem muitos fatores determinantes por trás dos hábitos de pesquisa das pessoas, como:

  • Por que elas estão procurando?
  • Elas estão pesquisando porque querem uma resposta para uma pergunta?
  • Elas estão procurando por um site específico?
  • Elas estão pesquisando porque querem comprar algo?
  • Tente se colocar no lugar do seu público-alvo. Por que eles pesquisariam o seu tópico? Como eles digitariam os termos? Eles estão querendo comprar algo? Ou procuram um serviço para resolver um problema específico?

Depois de ter uma boa ideia da intenção de pesquisa por trás de leitores ou clientes em potencial, você poderá usá-la para ajustar sua pesquisa de palavras-chave. É ótimo obter uma lista de palavras-chave de alto volume relacionadas à sua marca ou tópico. Mas, encontrar palavras-chave que correspondam diretamente à intenção de pesquisa do seu público-alvo é ainda melhor.

 Etapa 7: identifique palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave foco geralmente são termos de pesquisa mais curtos que estão intimamente relacionados ao principal tópico ou categoria de sua marca. As palavras-chave de cauda longa, por outro lado, são mais descritivas e costumam estar relacionadas aos grupos menores de subtópicos de sua marca. Combinar a intenção de pesquisa do seu público-alvo com palavras-chave de cauda longa é muito mais fácil em comparação com palavras-chave originais

Por exemplo, se seu site publicou conteúdo sobre marketing digital, o uso de palavras-chave de cauda longa como “qual é a melhor ferramenta para análise de SEO?” atrairá um público mais relevante em comparação com a palavra-chave “ferramentas para marketing”.

Palavras-chave de cauda longa geralmente obtêm menos cliques, mas como se concentram em um tópico ou produto específico, geralmente obtêm uma taxa de conversão mais alta. Ou seja, quanto mais específico melhor para converter e também para reduzir as taxas de conversão. 

Etapa 8: Descubra mais sobre seus concorrentes

Fazer pesquisas de palavras-chave no Google sobre sua marca por si só não é suficiente. Você também precisa estar ciente do que seus concorrentes estão fazendo. Quanto melhor você entender o cenário de conteúdo do seu setor, melhor será para o seu SEO.

Compreender a competitividade de diferentes palavras-chave também permitirá que você identifique os termos de pesquisa que podem ser muito difíceis de classificar. Mas o mais importante, você será capaz de encontrar lacunas de oportunidade de palavras-chave. 

Essas oportunidades ocorrem quando você encontra palavras-chave relacionadas à sua marca ou setor com nível de concorrência baixo a médio. 

Para encontrar essas oportunidades de palavra-chave, você pode realizar uma pesquisa por palavra-chave em seus concorrentes. Existem algumas ferramentas como Sem Rush, Ubber Suggest que, ao digitar a URL do seu concorrente na caixa de pesquisa, os resultados mostrarão todas as palavras-chave para as quais a página está classificada.

E agora, quais os próximos passos?

Depois de passar por essas etapas, você deve ter insights suficientes para criar um bom conteúdo e estratégia de SEO. 

Se você estiver administrando um blog com foco em conteúdo, você precisará de uma pesquisa de palavras-chave para iniciar suas atividades de conteúdo e marketing.

Fazer pesquisas de palavras-chave pode ser uma tarefa demorada. Porém, na maioria das vezes, compensa muito no longo prazo. 

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Analista de conteúdo e marketing da Accenda Digital

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