Desde as pequenas empresas e startups até grandes companhias, todos os tipos de negócios precisam de estratégias para se posicionar de maneira consolidada e competitiva no mercado.

Afinal de contas, esse é um dos maiores diferenciais para garantir o sucesso de uma organização. A partir daí, a metodologia lean surge como uma alternativa para fortalecer os processos e a imagem da empresa.

Ela pode ser aplicada em comércios, indústrias de molde de injeção de plástico, empresas de construção civil, entre qualquer outro segmento, além de trazer diversas vantagens e benefícios.

Ou seja, a metodologia lean nada mais é do que uma forma de se adaptar à nova realidade do mercado para se destacar da concorrência de maneira consolidada e otimizada!

E se você deseja saber mais sobre a metodologia lean, nós elaboramos este post e vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto. Não deixe de nos acompanhar nas próximas linhas! Vamos lá?

Afinal, o que é a metodologia lean?

De forma geral, a metodologia lean se trata de um tipo gerenciamento que foca em evitar qualquer tipo de desperdício, seja de tempo, verba, mão de obra, processos, etc.

Ela é uma forma de revolucionar os processos de muitas empresas tradicionais com novas tecnologias e estratégias.

Se pensarmos em uma indústria de lona de caminhão, por exemplo, automaticamente remetemos a produção em massa, trabalho repetitivo e longas linhas de montagem.

Hoje em dia, esses processos estão ficando para trás. Diante das mudanças na sociedade de consumo, é necessário se reinventar para permanecer competitivo no mercado.

E por isso, a Toyota, montadora japonesa de veículos, implementou a metodologia lean para eliminar, ao máximo, qualquer tipo de desperdícios em sua empresa.

E isso se aplica a tudo dentro de uma companhia: desde as suas matérias-primas e recursos, até o espaço físico, colaboradores, processos, decoração, e muito mais.

Ou seja, é uma reestruturação da empresa a fim de minimizar o que não é realmente necessário para alavancar os resultados.

Quais os benefícios da metodologia lean?

Agora que você já sabe sobre o que é a metodologia lean, confira os seus maiores benefícios e vantagens:

Melhora da gestão

Uma das vantagens mais visíveis da metodologia lean é o aperfeiçoamento da gestão. Afinal de contas, essa estratégia faz com que os colaboradores tenham mais otimizaçao em relação às suas atividades.

Ou seja, o constante monitoramento e as burocracias das estratégias tradicionais costumam tomar muito tempo, tornando os processos mais desorganizados e desfavorecendo as equipes de uma empresa.

No entanto, com as etapas padronizadas e simplificadas, os colaboradores poderão estar mais alinhados em relação às informações e os processos.

Aumento da produtividade

Como resultado de uma gestão mais otimizada, os colaboradores também poderão ser mais produtivos.

Além disso, a metodologia lean também faz com que uma equipe se sinta mais motivada com o trabalho ao integrar os processos. A consequência será a produção mais eficiente, além da eliminação de falhas nos processos.

Redução dos custos

Mais uma das principais vantagens da metodologia Lean é a redução dos custos. Afinal de contas, a simplificação das tarefas faz com que a empresa apenas precise nos processos necessários. Gastos adicionais não são tratados como uma prioridade.

Como aplicar a metodologia lean?

Para aplicar a metodologia lean, é necessário seguir alguns princípios. Veja quais são eles abaixo:

  • Valor para o cliente: está relacionado ao valor que uma empresa, produto ou serviço pode criar ao cliente.
  • Fluxo de valor: inclui a geração de valor em todas as atividades realizadas na empresa.
  • Fluxo contínuo: se trata da capacitação de todos os colaboradores para garantir um fluxo contínuo e eficiente de trabalho.
  • Produção puxada: se baseia em desenvolver um projeto, produto ou serviço (como manutenção de aquecedor a gás, etc.) apenas quando solicitado pelo cliente.
  • Qualidade: por fim, se trata de manter a perfeição dos produtos e serviços utilizando o mínimo de materiais necessários.

Agora que você já sabe o que é a metodologia lean e como aplicar em sua empresa, o que está esperando para adotar essa tendência e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

[avs_toc]

0/5 (0 Reviews)
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *