O setor de serviços é muito concorrido, e para se destacar é preciso uma estratégia consistente de Marketing Digital a fim de entregar valor e se relacionar com os clientes! Quer saber como? Descubra agora.

Não importa o que sua empresa venda, há sempre alguém comercializando o mesmo produto e visando os clientes.

Pois é, assim é a área de serviços, onde geralmente as pessoas que contratam precisam alcançar objetivos ou realizar tarefas ao mesmo tempo em que terceirizam parte disso.

Este setor envolve contabilidade, transportes, comunicação, instituições financeiras, administrações públicas, dentre outros.

Com isso, conseguimos ver a importância do Marketing para que esse crescimento seja uma realidade hoje!

O que é o Marketing de Serviços?

O Marketing de Serviços é o conjunto de técnicas e estratégias que visam transparecer ou explicar o real valor de um serviço para que o cliente escolha determinada empresa no momento de compra.

O estudo de público e mercado é muito importante para ter sucesso, uma vez que o segmento é muito concorrido e existem diversos negócios fazendo promessas para seus clientes.

Um dentista, por exemplo, atua na área odontológica, uma das mais concorridas do país. Para ter sucesso não basta trabalhar com serviços modernos como aparelho ortodôntico transparente ou mesmo aparelho invisível preço baixo, é necessário “algo a mais”.

Portanto, o Marketing de Serviços é a base para empresas não tomarem decisões equivocadas relacionadas à captação de clientes e ampliarem sua carteira.

Diante disso, para ter assertividade você precisa conhecer os 7 P`s do Marketing de Serviços! São eles:

1 – Produto

O produto, diferente do que alguns pensam, não é um objeto, mas sim o que uma empresa vende aos seus clientes.

Por isso que, antes de começar a aplicar estratégias de marketing é fundamental saber o que seu negócio vende, como ele gera valor ao público e principalmente a forma com que isso se alinha à expectativa do comprador.

2 – Preço

Definir o preço correto é algo bastante difícil, ainda mais no Brasil onde serviços e mão de obra em geral não são valorizados.

Então, estude seus concorrentes, como eles precificam, calcule o tempo gasto em cada etapa da produção, as despesas e custos e por aí vai.

3 – Praça

A praça diz respeito ao local onde seu serviço irá circular e qual público irá atender.

Saiba distinguir quais serviços podem ser feitos presencialmente ou à distância e use esses fatores para definir prazos, expectativas e valor.

4 – Promoção

Neste caso, a promoção não está interligada ao preço, mas sim à comunicação que sua empresa faz para atingir potenciais compradores, seja na internet ou presencialmente.

Para promover o serviço é essencial que se tenha confiança e dinamismo, de modo que o valor daquilo seja captado pelo cliente.

Afinal, você pode falar sobre clareamento consultório mostrando ao cliente os benefícios de renovar o sorriso, autoestima, autoconfiança, dente outras informações úteis.

5 – Processos

Lembra do alinhamento entre expectativas do cliente e serviços prestados? Pois bem, aqui é um bom exemplo.

Para ter o serviço indicado ou recontratado por uma pessoa, é necessário entregar tudo o que ela espera, surpreendê-la.

Portanto, definir processos é essencial para padronizá-los e garantir um serviço de qualidade em todas as situações.

6 – Pessoas

Pessoas são as responsáveis por executar serviços, então é preciso contar com as melhores!

Com o foco em superar expectativas e encantar os clientes, uma equipe qualificada faz todo o trabalho necessário e aproveita melhor os recursos, evitando refações e desperdícios.

Assim, o serviço é recomendado e novas pessoas o contratam.

7 – Palpabilidade

Muitas vezes um cliente contrata o serviço e não domina o assunto tecnicamente, ou seja: para ele é algo não palpável.

Tendo isso em mente, fazer um serviço ser reconhecido de forma ampla requer o ato de torná-lo em algo mais visual e compreensível.

Neste caso, fazer uso de divulgação nas redes sociais, oferecer cartões de visita são fundamentais para que o serviço seja visualizado, compreendido e alcance novas pessoas.

Marketing Digital e serviços: como ser eficiente?

O Marketing Digital usa canais como a internet para melhorar o relacionamento com o público, fortalecer a imagem da marca, criar autoridade e vender mais, isso tudo tem a ver com serviços!

Lembra da palpalidade citada agora pouco? É uma prova simples de como usar o digital para fazer com que o serviço seja visto e entendido.

Além disso, a internet é um ambiente espetacular para promover serviços já que as pessoas estão o tempo todo procurando serviços e produtos no Google e em redes sociais.

A melhor parte disso tudo é: a fim de ganhar notoriedade, visibilidade e novos clientes, o Marketing Digital é uma estratégia imprescindível, pois garante retornos expressivos com investimentos relativamente baixos.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto – clínica odontológica especializada em implante dental e muitos outros procedimentos estéticos.

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5/5 (1 Review)
1 responder
  1. Felipe Cardoso
    Felipe Cardoso says:

    Marketing digita pode ser aplicado a qualquer ramo de negócio e serviços não é diferente. Com as devidas adaptações, uma campanha bem montada é sinônimo de clientes fieis e marca reconhecida no mercado offline e online.

    Responder

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