O funil de vendas, ou pipeline, é uma ferramenta de análise que ajuda a compreender todas as etapas que um cliente passa para efetuar uma compra, o que também é comumente chamado de “Jornada da Compra”.

O funil pode transformar completamente seu negócio, identificando os pontos de foco e garantindo uma maior compreensão do funcionamento do mercado à sua volta.

Além disso, identificar o tipo de cliente que busca seus serviços é fundamental.

Se você vende aula fitdance iniciante, é importante compreender que seus futuros consumidores estão buscando ativamente pelo seu produto ou um similar, do qual você pode apresentar sua proposta e converter em negócio.

É fundamental compreender que a compra não é um processo direto. Existem diversas etapas desde o momento em que o cliente está visitando seu estabelecimento (seja físico ou virtual), até a conclusão de uma negociação.

As etapas do funil de vendas delimitam o nível de comprometimento e a maturidade que um cliente tem correlação a decisão de comprar, permitindo, assim, uma melhor análise de sua estratégia de negócios aliada ao posicionamento de sua empresa.

Nos casos digitais, esse tipo de funil é muito importante para compreender o que leva as pessoas até sua loja online, quais meios atraem mais a atenção do público-alvo, entre outros fatores.

Desse modo, é possível compreender como você deve agir como empresa para tornar o processo o mais agradável e o mais simples possível para o consumidor.

Logo, o pipeline é composto de alguns elementos que serão analisados para alcançar o resultado pretendido, de forma estruturada e direta.

É preciso compreender cada etapa, uma vez que se alguma delas for ignorada, você acabará estabelecendo uma análise incompleta que pode não bater com a realidade.

Se você pular etapas do processo, pode não compreender na totalidade a necessidade do cliente. Se ele precisa raspar assoalho madeira, é importante identificar isso nas primeiras etapas do funil, para dessa forma atendê-lo de forma eficiente e precisa.

Pensando nisso, para compreender melhor como aplicar o funil de vendas ao seu negócio, bem como suas vendas podem ser otimizadas através dessa estratégia, acompanhe a leitura deste artigo.

Etapas do funil de vendas

Para compreender a mente do cliente na hora da compra, seus anseios e necessidades, é preciso acompanhar todo o processo que ele trilha para chegar até o momento da  compra.

Para este processo foi pensado o funil de vendas, que apresenta as seguintes categorias:

  • Geração de leads;
  • Qualificar leads;
  • Avaliar desafios;
  • Solucionar problemas;
  • Converter;
  • Fechar o negócio.

Compreender cada uma dessas etapas fará o empreendedor pensar como o cliente, identificando quais são os pontos positivos e negativos do processo de vendas da empresa.

Assim, permitindo que uma nova estratégia de marketing seja lançada para otimização da conversão de clientes.

1. Geração de leads

O primeiro passo para começar seu funil de vendas é criar leads. Leads são pessoas que já tiveram algum tipo de interação direta com seu conteúdo, cedendo algumas informações básicas em troca desse acesso, ou seja: são potenciais clientes.

Antes desse ponto, ele é um visitante, e pode nunca mais retornar. Logo, neste primeiro momento é importante oferecer um conteúdo de qualidade que permita que essa pessoa se interesse em deixar algum tipo de contato em um cadastro, a fim de tornar-se um lead.

Deste momento em diante, é hora de mostrar ao seu novo lead que a empresa pode solucionar o problema do qual ele estava procurando solução quando encontrou você.

Uma pessoa que procure em ferramentas de busca por iphone tela quebrada conserto, irá encontrar um prestador de serviços adequado, mas é a interface do site, a agilidade de resposta e a qualidade do serviço apresentado que efetivamente irão garantir a venda.

2. Qualificação de leads

Aqui é importante considerar o quanto o cliente está de fato interessado e precisando de uma solução.

O quanto mais puder ser descoberto sobre o novo lead, melhor. Pontos importantes a se avaliar é a necessidade dele sob o produto ou serviço e seus recursos financeiros. 

Para conseguir essas informações, é possível criar um formulário especial ou mesmo realizar uma ligação telefônica.

Neste momento, a única preocupação deve ser compreender as necessidades do consumidor, e não tentar vender. Uma atitude invasiva pode acabar afastando-o da conclusão do negócio.

Se é possível identificar a necessidade e a capacidade de arcar com o orçamento, você pode começar a se preparar para a próxima etapa com seu serviço de locação de caçamba entulho.

3. Apresentação

Com o histórico de seu lead nas mãos, é o momento de apresentar sua equipe de vendas. Agora, os vendedores conseguem compreender os perfis de seus prospectos (ou prospects) e ofertar exatamente aquilo que é do interesse deles.

É um momento onde ainda podem ser feitas perguntas para conseguir qualificar melhor o cliente. Tirar dúvidas e responder questionamentos é fundamental nessa etapa, mais ainda do que falar sobre seu produto sem parar.

O foco aqui deve ser identificar para o lead que o seu produto ou serviço é exatamente aquilo que ele precisa, apresentando vantagens e pontos em comum com as necessidades dele.

Nesta etapa, sua empresa demolidora de casas, deve se preocupar em apresentar uma solução adequada para aquele cliente em particular. É o momento de se apresentar como um solucionador de problemas, identificando seu serviço como essencial.

4. Amadurecimento

Esta é uma etapa importante para seu cliente. Aqui, ele vai avaliar sua proposta, mas ainda estará disposto a conhecer a concorrência e identificar qual é o melhor negócio para ele.

Neste momento, é importante que você mantenha sua influência acompanhando o processo, mas sem parecer invasivo na sua abordagem.

Tente mostrar que o tempo todo você está disposto a resolver o problema do lead. Ofereça testes gratuitos, demonstre as utilizações e faça ele compreender porque deve escolher você em detrimento de outras empresas.

5. Negociação

Aqui, muitos clientes tentam apresentar uma contraproposta, diminuindo o valor ou tentando aumentar a quantidade de serviço ou produtos oferecidos.

É essencial ter uma margem de negociação, mas você precisa compreender o valor de seu trabalho.

Não entre em uma briga insensata de preços, utilizando seu conhecimento para identificar ao cliente os motivos que levaram você a fazer o orçamento desse determinado valor.

Por isso, é importante deixar tudo bem claro e identificado, sem prejudicar o relacionamento construído nesse funil de vendas.

Seu tempo e dedicação para se tornar um especialista é muito valioso. Quando você ofertar aula particular piano, seu estudo para ser um profissional deve ser levado em conta. Você pode distinguir suas qualificações para justificar a venda.

6. Fechamento do negócio

Transparência e clareza de informação são pontos-chave nessa etapa. Antes de assinar o contrato, é preciso que todo o processo esteja claro na mente do cliente, para evitar frustrações ou decepções.

Apresente prazos, resultados que você busca alcançar, condições e facilitações de pagamento, e toda e qualquer dúvida que o consumidor possa apresentar para sua equipe de vendas.

Quando tudo estiver pronto, é fundamental levar ao cliente o máximo de informações possíveis, sendo sempre direto e em constante comunicação para que ele fique mais tranquilo.

Depois de concluído, é importante pensar em um bom pós-venda, que será essencial para a fidelização do cliente e para atrair novos leads através do boca a boca gerado por aquele serviço prestado.

A satisfação de seu cliente pode gerar inúmeras novas oportunidades para você, então, mantenha este como sendo sempre o objetivo da empresa.

Quando você faz um procedimento como preenchimento contorno facial, é fundamental manter o contato com o cliente para ver se o resultado satisfez a necessidade dele, por exemplo.

Esse tipo de retorno não só é importante para saber a satisfação de seu cliente, como também é essencial para identificar as qualidades de seu trabalho.

Além disso, é muito provável que um cliente que recebe um bom retorno no pós-venda divulgue sua empresa para sua rede de contatos.

Como otimizar suas vendas?

Agora que você já compreendeu como o funil de vendas funciona, é preciso compreender a melhor forma de utilizá-lo para conseguir alcançar resultados mais satisfatórios e otimizados.

Um dos primeiros elementos a ser avaliado por um despachante renovação de cnh ou qualquer outra empresa, é compreender se as estratégias de marketing empregadas na empresa realmente estão alcançando os resultados esperados.

Para calcular o retorno de seu investimento (ROI) com marketing, é imprescindível compreender todos os custos envolvidos no processo de aquisição de clientes.

Esses podem ser os salários de sua equipe de marketing, investimentos em mídias tradicionais e digitais, ferramentas utilizadas para a análise de dados, entre outros. Tudo isso em vista de compreender o andamento da ação.

Por fim, busque sempre se especializar no nicho que sua empresa alcança. Esse tipo de estratégia fará você aumentar ainda mais a quantidade de pessoas impactadas por suas ações de marketing.

Planejar uma boa rotina de vendas é fundamental para que qualquer empreendimento saia na frente e passe a competir no mercado atual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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