Como usar marketing digital para contornar a crise?
Com a internet surgiram novas ferramentas e formas de propagar seu negócio, através do marketing digital. Dizem que o marketing é a alma do negócio, o primeiro contato da marca com seu possível consumidor. Por isso é importante criar um site que se destaque dos concorrentes entre outras ferramentas.
É nele que as empresas traçam toda uma estratégia para construir uma imagem que atribua valor aos seus negócios. Com o marketing é possível melhorar o relacionamento com seus clientes, conhecendo melhor seus perfis e os aproximando da sua empresa.
Como vivemos em uma sociedade em constantes mudanças, as formas como consumimos e vendemos também mudou.
O que é o marketing digital?
O marketing digital tem as mesmas propostas do marketing convencional, só que feito de uma forma e em um local diferente. Com o marketing digital é possível criar e conhecer melhor o perfil do seu público alvo, além de estreitar relações, promover a marca para novos clientes, gerenciar as interações e os ganhos. Tudo no ambiente digital usando os mecanismos disponibilizados.
Hoje as pessoas estão inseridas e criaram um vínculo muito forte com os meios digitais, e se é lá que o público está, o marketing também deve estar.
Diferente do seu surgimento, no início do século 2000, onde era muito caro, restrito e limitado, o marketing digital atualmente é uma ferramenta usada tanto por pequenos empreendedores como por empresas multinacionais. Como é muito versátil e promove um grande alcance, o marketing digital pode ser o que falta para seu negócio decolar.
Como saber se o marketing digital é ideal para sua marca
As pessoas estão cada vez mais migrando para os ambientes digitais, crianças, idosos, pessoas de classes econômicas altas e a das mais baixas.
O perfil de quem usa os meios digitais é diversa, são várias tribos com pessoas de todas as idades, crenças, gostos, gêneros e um leque de possibilidades. E é nesse meio que estará o seu consumidor, que com o marketing digital você poderá alcançá-lo.
Com o marketing digital, você inclui seu negócio na internet, que cada vez mais vem mudando a forma de vender e consumir.
Quando essa possibilidade é aberta sua marca pode ficar em evidência e ganhar engajamento, principalmente se usar o que o marketing digital tem para oferecer de forma correta.
O marketing digital pode ser usado pelos mais diversos tipos de empresas, desde o grande ao pequeno empreendedor, ele é muito flexível e oferece os mais variados resultados.
Ao começar a usar o marketing digital não quer dizer que você tenha que abandonar os meios convencionais, mas é uma forma de ampliar seus horizontes.
A construção da persona
Uma das primeiras coisas que se deve fazer ao começar a introduzir seu negócio nos meios digitais é a construção da persona, que é nada mais que o perfil fictício do seu cliente ideal.
Essa construção é feita respondendo perguntas que reunirá informações reais sobre comportamento, características demográficas, objetivos e motivos para montar o perfil do seu cliente em potencial, depois da persona definida fica mais fácil decidir qual estratégia de marketing seguir.
Algumas perguntas para montar sua persona:
- Idade
- Onde essa pessoa vive
- Quais são seus objetivos
- Quais são suas influências
- Onde busca informações
- O que consome
- Quais os produtos e serviços que busca
- E como sua empresa pode ser atrativo para essa pessoa
Estratégias de marketing
Depois de decidir introduzir sua marca no mercado digital é importante escolher qual estratégia é o ideal para seu negócio, existem várias possibilidades, no entanto, você tem que procurar o que vai trazer mais benefícios para sua empresa.
- Produção de conteúdo – O marketing de conteúdo é uma forma de ganhar confiança e autoridade com seus futuros clientes. A marca produz conteúdo com soluções e informações relevantes para o público. O principal meio de promover o marketing de conteúdo é com a criação de um blog, que é fácil de administrar e tem um custo baixo. É muito importante manter uma pauta e conteúdos relevantes.
- Redes sociais – É o local onde a empresa mais se relaciona com seu consumidor. Redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram são grandes canais de divulgação de uma marca. É nele que os relacionamentos se estreitam, onde a empresa tem um contato direto com o seu cliente. Essas redes tem suas versões comerciais, que oferece ferramentas para promover propagandas, resposta automatizadas e relatórios de engajamento.
- Outbound Marketing – Essa estratégia usa a relevância de outros meios para alcançar seu cliente. Essa é uma estratégia usada na forma convencional, como propagandas em tv, rádios e jornais. Só que agora no meio digital, essas propagandas estão presentes em sites como Youtube, onde o patrocinador tem sua propaganda exposta antes da produção de algum vídeo, em apps de streaming como Spotify e Deezer, nas mídias sociais, em banners de sites e pop-ups. Esse tipo de estratégia costuma ter um custo maior.
Essas dicas foram úteis para você? Quais os próximos passos que você planeja para contornar a crise na sua empresa? Se tiver alguma dúvida deixe um comentário.
*Guest post produzido por Up Sites.
Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, não deixe de conferir outros artigos relacionados:
As principais estratégias de Marketing Digital
Guia prático para uma comunicação visual eficaz
muito bom