Metodologia Lean: o que é e como aplicar

Metodologia-lean-o-que-e-como-aplicar

Para adentrarmos na Metodologia Lean, vamos partir do faro de que desde as pequenas empresas e startups até grandes companhias, todos os tipos de negócios precisam de estratégias para se posicionar de maneira consolidada e competitiva no mercado.

Afinal de contas, esse é um dos maiores diferenciais para garantir o sucesso de uma organização. A partir daí, a metodologia lean surge como uma alternativa para fortalecer os processos e a imagem da empresa.

Ela pode ser aplicada em comércios, indústrias de molde de injeção de plástico, empresas de construção civil, entre qualquer outro segmento, além de trazer diversas vantagens e benefícios.

Ou seja, a metodologia lean nada mais é do que uma forma de se adaptar à nova realidade do mercado para se destacar da concorrência de maneira consolidada e otimizada!

E se você deseja saber mais sobre a metodologia lean, nós elaboramos este post e vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto. Não deixe de nos acompanhar nas próximas linhas! Vamos lá?

Afinal, o que é a metodologia lean?

De forma geral, a metodologia lean se trata de um tipo gerenciamento que foca em evitar qualquer tipo de desperdício, seja de tempo, verba, mão de obra, processos, etc.

Ela é uma forma de revolucionar os processos de muitas empresas tradicionais com novas tecnologias e estratégias.

Se pensarmos em uma indústria de lona de caminhão, por exemplo, automaticamente remetemos a produção em massa, trabalho repetitivo e longas linhas de montagem.

Hoje em dia, esses processos estão ficando para trás. Diante das mudanças na sociedade de consumo, é necessário se reinventar para permanecer competitivo no mercado.

E por isso, a Toyota, montadora japonesa de veículos, implementou a metodologia lean para eliminar, ao máximo, qualquer tipo de desperdícios em sua empresa.

E isso se aplica a tudo dentro de uma companhia: desde as suas matérias-primas e recursos, até o espaço físico, colaboradores, processos, decoração, e muito mais.

Ou seja, é uma reestruturação da empresa a fim de minimizar o que não é realmente necessário para alavancar os resultados.

Quais os benefícios da metodologia lean?

Agora que você já sabe sobre o que é a metodologia lean, confira os seus maiores benefícios e vantagens:

Melhora da gestão

Uma das vantagens mais visíveis da metodologia lean é o aperfeiçoamento da gestão. Afinal de contas, essa estratégia faz com que os colaboradores tenham mais otimizaçao em relação às suas atividades.

Ou seja, o constante monitoramento e as burocracias das estratégias tradicionais costumam tomar muito tempo, tornando os processos mais desorganizados e desfavorecendo as equipes de uma empresa.

No entanto, com as etapas padronizadas e simplificadas, os colaboradores poderão estar mais alinhados em relação às informações e os processos.

Aumento da produtividade

Como resultado de uma gestão mais otimizada, os colaboradores também poderão ser mais produtivos.

Além disso, a metodologia lean também faz com que uma equipe se sinta mais motivada com o trabalho ao integrar os processos. A consequência será a produção mais eficiente, além da eliminação de falhas nos processos.

Redução dos custos

Mais uma das principais vantagens da metodologia Lean é a redução dos custos. Afinal de contas, a simplificação das tarefas faz com que a empresa apenas precise nos processos necessários. Gastos adicionais não são tratados como uma prioridade.

Como aplicar a metodologia lean?

Para aplicar a metodologia lean, é necessário seguir alguns princípios. Veja quais são eles abaixo:

  • Valor para o cliente: está relacionado ao valor que uma empresa, produto ou serviço pode criar ao cliente.
  • Fluxo de valor: inclui a geração de valor em todas as atividades realizadas na empresa.
  • Fluxo contínuo: se trata da capacitação de todos os colaboradores para garantir um fluxo contínuo e eficiente de trabalho.
  • Produção puxada: se baseia em desenvolver um projeto, produto ou serviço (como manutenção de aquecedor a gás, etc.) apenas quando solicitado pelo cliente.
  • Qualidade: por fim, se trata de manter a perfeição dos produtos e serviços utilizando o mínimo de materiais necessários.

Agora que você já sabe o que é a metodologia lean e como aplicar em sua empresa, o que está esperando para adotar essa tendência e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, não deixe de conferir outros artigos relacionados:

Fundamentos de Link Building

As principais estratégias de Marketing Digital

Guia prático para uma comunicação visual eficaz

6 Dicas para Melhorar Engajamento no Instagram

Como criar conteúdo viral na internet?

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    [avs_toc]

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *